PSOC - Dissertações de Mestrado
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- Adaptação da Escala NADS ao contexto português: Um Estudo sobre Discriminação por Idade no Trabalho em Trabalhadores com Mais de 50 AnosPublication . Moura, David Manuel Avelar de; Sabino, Ana Margarida Fernandes Pereira do NascimentoPerante o crescente envelhecimento da população, o Idadismo, na sua forma de Discriminação por Idade no Trabalho (DIT), tornou-se um tema emergente a nível mundial, especialmente entre os trabalhadores mais velhos. O objetivo deste estudo foi adaptar a Escala NADS (Nordic Age Discrimination Scale) ao contexto laboral português, resultando na versão NADS_PT. Através do método hipotético-dedutivo e com recurso a inquéritos de autorrelato, este estudo quantitativo obteve dados de 195 indivíduos com 50 anos ou mais. Os resultados indicam que a NADS_PT é uma escala psicométrica robusta (α = .894) e unidimensional. Foi também observado que a experiência de DIT se relaciona negativamente com variáveis psicológicas do contexto de trabalho, como Autoeficácia, Capacidade de Trabalho e Satisfação no Trabalho e na Vida, bem como com aspetos de Interação Social com Colegas e Chefias. Também se verificou um aumento nos níveis de Stress entre os que experimentam DIT, embora não tenha havido um impacto significativo nas Intenções de Reforma ou no absentismo por Baixa Médica. O estudo explora ainda as diferenças de perceção de DIT em grupos sociodemográficos específicos, revelando que indivíduos com mais de 57 anos e desempregados têm uma maior perceção de DIT. Este estudo beneficiou da aplicação de uma escala anteriormente validada em três países nórdicos e em Espanha. Em resumo, o estudo sublinha a importância de abordar a DIT em Portugal e disponibiliza um instrumento válido para esse efeito. Estas conclusões oferecem uma base sólida para futuras investigações, e intervenções por parte de psicólogos e especialistas de RH, visando combater o idadismo nas organizações.
- Amor, paixão e atracção: Compreensão e delimitação de conceitosPublication . Santos, Carolina Manteigas Vieira dos; Garcia-Marques, TeresaAs relações interpessoais são das temáticas mais estudadas em Psicologia Social, nomeadamente os fenómenos de amor, atracção e paixão. Tais conceitos têm sido alvo de compreensão e tentativa de diferenciação devido a serem por vezes considerados erradamente como sinónimos. Para chegarmos às diferenças, semelhanças e a uma maior compreensão da natureza dos mesmos, foram aplicados questionários compostos pela Love Attitude Scale (LAS), Passionate Love Scale (PLS) e o Índice de Atracção Inicial (IAI) a 252 participantes que se distribuíram aleatoriamente por quatro condições experimentais definidas pelo alvo das escalas: uma pessoa pela qual sente fraquinho; uma pessoa pela qual não sente nem se sentiu um fraquinho; uma pessoa pela qual se sente paixão; e uma pessoa pela qual não sente nem sentiu paixão. As escalas foram estudadas em termos psicométricos e ajustamento às escalas originais. Testou-se o comportamento de cada escala na diferenciação dos alvos relativamente à Paixão e à simples Atracção. Tal procedimento possibilitou salientar o poder discriminativo de todas as escalas em diferenciar Paixão de Não Paixão e Fraquinho de Não Fraquinho e salientar o Índice de Atracção Inicial como a escala com maior poder discriminatório dos alvos em questão.
- Análise cinematográfica da liderança servidora como ferramenta da aprendizagem ao longo da vida: o caso dos filmes "Erin Brockovich", "Coach Carter" e "Freedom Writers"Publication . Campos, Patrícia Maria Alves de; Sabino, AnaO presente estudo pretende dar a conhecer novas formas de ensino e desenvolvimento de competências de liderança, tendo-se adotado o modelo de liderança servidora. O objetivo da investigação é explorar como a liderança servidora se encontra representada no meio cinematográfico, e demonstrar como os filmes podem ser ferramentas pedagógicas eficazes no ensino de competências de liderança servidora. Para tal, foram analisados três filmes com base em critérios pré-definidos, os quais serviram também de base para a criação de exercícios de desenvolvimento de competências de liderança servidora. Os resultados obtidos na análise qualitativa e cinematográfica dos filmes foram avaliados e discutidos em linha com os objetivos propostos e com a literatura existente, após foram sugeridos quatro outputs formativos que demonstraram como os filmes podem ser ferramentas eficazes para o desenvolvimento de competências para a partilha de conteúdos teóricos. Por fim, foram apresentadas e discutidas possíveis limitações, e as implicações teóricas e práticas que o presente estudo apresenta para a gestão.
- Análise da diferença do efeito de um argumento contrafactual e de um argumento causal no processo de persuasãoPublication . Neves, Andreia Luísa; Senos, JorgeEste estudo foi idealizado com o propósito de analisar a diferença no grau de mudança de atitude, caso exista, quando as pessoas são expostas a um argumento contra-atitudinal com uma conclusão contrafactual e ao mesmo argumento mas com um desfecho causal. Para tal, foi concebido um design experimental ancorado no Elaboration Likelihood Model, no qual foi manipulada a disponibilidade de recursos cognitivos para a interpretação de um argumento persuasivo. Um conjunto de 90 estudantes do primeiro ano da Licenciatura em Ciências Psicológicas, responderam a um questionário no qual teriam de assinalar o seu grau de concordância fase a cinco afirmações relacionadas com a justiça portuguesa e, após a leitura de um argumento contra-atitudinal cuja conclusão variava entre contrafactual, causal, ou sem conclusão, teriam de voltar a explicitar a sua atitude face ao mesmo tema, em cinco frases que, embora semanticamente diferentes, tinham o mesmo conteúdo das anteriormente respondidas. Adicionalmente, os participantes eram convidados a preencher uma lista de pensamentos que lhes ocorra naquele momento. O tratamento estatístico foi baseado numa ANOVA de medições repetidas mista. Os resultados obtidos não revelaram diferenças entre qualquer um dos grupos formados, e nem entre condições experimentais (com e sem recursos cognitivos), para um p-value de 0,05. Estamos em crer que estes resultados contrários às hipóteses formuladas, se deveram ao tema escolhido para a concepção do material; aparentemente, a atitude face à justiça em Portugal é tão negativa que não há argumentos que possam reverter esta avaliação. Esta conclusão foi sustentada no teor da listagem de pensamentos efectuada pelos participantes.
- Análise da relação entre a orientação motivacional e a cooperação desportiva no futebolPublication . Oliveira, Catarina Alexandra Gonçalves Fernandes Regueira Coimbra Martins de; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deCom o presente estudo pretende-se verificar se existe uma possível interligação entre a orientação motivacional para o ego e para a tarefa e a cooperação no futebol, nomeadamente nos escalões de iniciados, juvenis e juniores. Numa primeira parte achou-se importante começar este estudo por fazer uma pequena abordagem sobre Psicologia do Desporto para se perceber melhor o contexto no geral e só seguidamente reflectir sobre os dois constructos: orientação motivacional e cooperação. Seguidamente foi realizada uma abordagem à orientação motivacional (ego/tarefa), permitindo assim uma perspectiva mais reflexiva e aprofundada deste tema. Posteriormente foi abordada a cooperação de forma clara, para uma melhor compreensão do estudo em si. Neste estudo foram utilizados os seguintes instrumentos: TEOSQ (Task and Ego Orientation in Sport Questionnaire) na sua versão Portuguesa (Fonseca e Brito, 2005) e o Questionário de Cooperação Desportiva (QCD) na versão adaptada à população Portuguesa por Martins em 2007, sendo que o primeiro instrumento foi utilizado para a orientação motivacional e o sendo para a cooperação. Concluindo indivíduos mais cooperantes têm orientação motivacional superior para a tarefa, enquanto que indivíduos menos cooperantes têm uma orientação motivacional superior para o ego.
- Análise do efeito da tenacidade no desempenho percebido na prática de exercício físico: O papel mediador da auto-eficácia e do bem-estar afetivoPublication . Ferro, Tomás Ganhão; Caetano, AntónioO presente estudo tem como objetivo investigar de que forma o nível de tenacidade de um praticante de exercício físico pode contribuir para o seu desempenho, nessa atividade. Neste sentido, averiguou-se ainda o papel mediador da auto-eficácia e do bem-estar afetivo na relação entre a tenacidade e o desempenho. Os dados foram recolhidos através de um inquérito online, respondido por 212 praticantes de exercício físico. Os resultados suportam as hipóteses do estudo, demonstrando que a tenacidade influencia positivamente o desempenho e que esta relação é mediada pela auto-eficácia e o bem-estar afetivo. Assim, praticantes de exercício físico com maior tenacidade demonstram um melhor desempenho. Os resultados obtidos contribuem para um conhecimento mais aprofundado sobre o papel da tenacidade no desempenho na prática de exercício físico e dos processos psicológicos envolvidos nessa relação, especificamente a mediação da auto-eficácia e do bem-estar afetivo. Todavia, não é possível generalizar os resultados para outros contextos desportivos, nem inferir relações de causalidade, dada a natureza transversal do estudo. O estudo revelou implicações práticas interessantes tanto para praticantes de exercício físico como para treinadores, nomeadamente na conceção e implementação de programas para promover a tenacidade do indivíduo, o desempenho e o seu bem-estar afetivo.
- Anatomy of a weak argumentPublication . Lopes, Joana Palhavã Oliveira; Garcia-Marques, TeresaO presente estudo foi realizado com o intuito de estudar argumentos fracos. Especificamente, pretende-se perceber se a força percebida de um argumento fraco difere como consequência de alterações na valência da associação entre a consequência do argumento e o objeto atitudinal, bem como alterações ao nível da necessidade de cognição dos participantes. Tendo por base teórica o Modelo ELM, é esperado que o estudo dê os primeiros passos na resposta à questão “o que torna um argumento fraco?”. Esperávamos que argumentos com uma associação positiva fossem percebidos como mais fortes do que os com uma associação negativa. E esperávamos igualmente que a qualidade do argumento tivesse um maior impacto nos participantes que reportaram níveis altos de necessidade de cognição em detrimento dos participantes que reportaram níveis baixos. As hipóteses não foram corroboradas pelos resultados. No final do estudo levantam-se algumas limitações e sugerem-se estudos futuros.
- Aprendizagem informal é a solução? A aprendizagem formal e informal no desempenho e nos estados de humorPublication . Cachapa, Nelson Manuel Florêncio; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deRESUMO: A presente investigação apresenta evidências empíricas relativamente à relação entre a Aprendizagem Formal e Informal, os Estados de Humor e o Desempenho dos sujeitos. É também analisada relação entre os Estilos de Aprendizagem e o Desempenho nos participantes. Deste modo, foram criadas as seguintes hipóteses: O tipo de aprendizagem aplicado tem influência nos estados de humor dos indivíduos, o tipo de aprendizagem aplicado tem influência no desempenho individual dos participantes e ainda foi testado se os estilos de aprendizagem influenciam o desempenho individual dos participantes. Na realização desta investigação, foi recolhida uma amostra de 30 sujeitos, 10 por cada grupo, onde foi realizado um estudo de cariz experimental. Os resultados demonstram que o tipo de aprendizagem aplicado a cada grupo, não teve influencia, tanto nos estados de humor dos participantes, bem como no desempenho dos mesmos. Não foi também possível comprovar a existência de influência dos estilos de aprendizagem no desempenho dos participantes. Por último, as implicações teóricas e práticas são, igualmente discutidas.
- Atenção: inteligência não é tudo: um estudo comparativo utilizando a TCT e a TRIPublication . Araújo, Raul Duarte Carvalho; Ribeiro, Rui BártoloAtravés da literatura e do estado atual da arte foi possível perceber que ainda existe muita dúvida sobre se é preferível utilizar a Teoria de Resposta ao Item ou a Teoria Clássica dos Testes. Assim, utilizando um dos conceitos mais utilizados para esta comparação, este estudo compara os scores obtidos num teste de inteligência (D70) e a média escolar atual do sujeito. Cada sujeito teve dois scores, o score TCT e o score TRI. Adicionalmente, foi possível encontrar na literatura que a atenção e a confiança têm impacto nesta relação. A atenção, por estar também correlacionada com a média escolar, foi analisada como preditor nesta relação. A confiança, por estar relacionada com a inteligência, poderia ser eventualmente uma variável moderadora e foi neste sentido que se analisou. Este estudo é constituído por uma amostra de 132 participantes, com idades contidas entre os 20 e os 56, em que 66.6% são do género feminino e 33.3% do género masculino. Os participantes responderam a um teste de inteligência (D70), um teste de atenção (D2), uma pergunta sobre a confiança e uma sobre a média. Os resultados demonstraram, que para esta amostra não existe nenhuma correlação significativa entre os resultados do D70 e a média escolar, independentemente do método de correção. Foi encontrada uma relação positiva e significativa entre os resultados no teste de atenção e a média escolar, como seria de esperar. A confiança não se revelou um moderador na relação que se estabelece entre a inteligência e a média escolar.
- Atingi o meu limite? Efeito do papel moderador das atividades de recuperação na relação entre exaustão emocionalPublication . Inácio, Marta Filipa Santos; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deA presente investigação propõe-se a estudar o efeito moderador do papel das atividades de recuperação sobre a relação entre a exaustão emocional e as intenções de saída. Foi verificado na literatura que os indivíduos com vontade de abandonar a organização são, por vezes, aqueles que experienciam mais experiencias de stress. Do mesmo modo, um dos fatores que está na diminuição destes elevados níveis de stress são as atividades de recuperação. Deste modo, foram criadas as seguintes hipóteses: 1) que a Exaustão Emocional tem uma associação positiva e significativa com as Intenções de Saída e 2) as Atividades de Recuperação têm um efeito moderador na relação entre a Exaustão Emocional e as Intenções de Saída. Colaboraram neste estudo 152 participantes, sendo que apenas 106 praticavam atividades após o horário de trabalho. Com os resultados obtidos, é possível afirmar que a exaustão emocional tem um impacto positivo e significativo nas Intenções de saída. Por outro lado, as atividades de recuperação não têm um papel moderador nesta relação. Palavras-chaves: Intenções de saída; Exaustão Emocional; Burnout; Atividades de Recuperação; Efeito moderador