Browsing by Issue Date, starting with "2012"
Now showing 1 - 10 of 535
Results Per Page
Sort Options
- Desafios da gravidez gemelar: do diagnóstico ao parto.Publication . Veiga, SofiaAs gestações gemelares têm vindo a aumentar nas últimas décadas. A literatura científica tem revelado que estas são sempre consideradas gestações de risco, não só por haver uma maior probabilidade de morbilidade e de mortalidade da mãe e dos bebés, como também pela dificuldade apresentada por muitas mulheres em aceitar o diagnóstico de gestação gemelar e as vivências emocionais e fisiológicas a ela associadas. A aceitação da situação gemelar parece estar relacionada com a capacidade da mulher: pensar num futuro com dois bebés, começar a relacionar-se com os dois fetos, fazer o enxoval e preparar fisicamente as suas casas e os seus contextos para o nascimento de duas crianças. A zigotia, o sexo dos bebés bem como a existência de uma rede de suporte surgem como fatores que podem condicionar os processos de vinculação e de separação-individuação na díade mãe gémeos. O presente trabalho, partindo de uma resenha bibliográfica sobre o tema, tem como intuito refletir sobre as especificidades, os desafios e as dificuldades destas gestações particulares
- Chorusing Behaviour in the Lusitanian Toadfish: Should I Match My Neighbours' Calling Rate?Publication . Jordão, Joana; Fonseca, Paulo; Amorim, Maria Clara PChoruses have been described mostly in birds, anurans and insects but have been poorly studied in fish. Research in batrachoidid (toadfishes) species suggest vocal facilitation among neighbouring males, but whether chorusing fish present more complex interactions is unknown. In this study, we test the hypothesis that chorusing fish males compete actively to increase attractiveness to females. We first describe vocal interactions in natural choruses of Lusitanian toadfish males. Our analysis found positive correlations between the calling rates of neighbouring males in several occasions. However, we also found that males that showed an overall low vocal activity throughout the observation period exhibited peaks of increased calling activity when neighbours decreased their calling rate, suggesting an opportunistic maximisation of attractiveness. We further test with playback experiments how toadfish males adjust calling activity relative to their neighbours’. We observed that males silent at the time of the playbacks but who had an overall high vocal performance tended to start calling when exposed to playbacks in contrast to low-activity males. Playback experiments further showed that males initially calling at a high rate adjust their calling rate according to the neighbour’s vocal activity level, that is, they increased calling rate when exposed to a high calling rate and decreased it when confronted with a low calling rate. However, males calling at a low rate did not significantly alter their calling rate when presented with a low (similar) or higher calling rate, probably due to temporary physiological and/or ecological constraints. We argue that Lusitanian toadfish males tend to optimise calling effort in relation to their neighbours when they are actively advertising. Further studies are necessary to better understand vocal behaviour with increased chorus size.
- Uma psicologia encarnada na busca de outros modos para pensar e fazer a formação inicial de professores: a autobiografia como projeto (auto)formativo.Publication . Peres, Lucia Maria VazO presente trabalho tem como objetivo socializar uma prática pedagógica como professora de Fundamentos da Educação, na área da psicologia, no bloco temático Práticas Educativas, no 1º semestre do Curso de Pedagogia da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas/Brasil/RS). Ao longo do meu trabalho como professora formadora de futuros professores algumas perguntas vem me acompanhando: como tocá-los efetivamente? Como sensibilizá-los a tal ponto que possam reverter as “formas” instituidas de ser professor? Como fazer para que os conteúdos da psicologia sejam incorporados? Diante de tais indagações, propûs um trabalho metodológico (a partir da reforma curricular de 2000) no sentido de acordar as crianças que foram, para posteriormente, sensibilizarem-se com a criança que irão trabalhar. Tem como referencial teórico principal os estudos autobiográficos preconizados pela pesquisadora Suíça, Marie-Christine Josso (2004), sobre as histórias de vida em formação e, pela noção de biografização, proposta por Christine Delory-Momberger (2008). A partir destas autoras venho buscando uma psicologia viva e encarnada através da qual poderemos nos apropriar de mundos sociais preexistentes e reeditá-los. Os procedimentos são autobiográficos onde a escrita fora a tônica, tais como: diários, portfólios, técnicas expressivas. Tudo isso, tendo por base a escrita e reescrita da criança que pensam ter sido como vistas a criança que desejam ressignificar.
- Relação entre os requisitos do trabalho emocional e a dissonância emocional em diferentes sectores de actividade - Enfermeiros e professoresPublication . Correia, Ana Teresa MaurícioO presente estudo tem como finalidade analisar se existem diferenças significativas entre alguns dos requisitos do Trabalho Emocional (exigências em expressar emoções que vão de encontro às regras organizacionais) em diferentes sectores de actividade (enfermeiros e professores) e se existe uma relação entre esses mesmos requisitos na Dissonância Emocional (discrepância entre as emoções sentidas e manifestadas por parte dos trabalhadores). Para tal, foram convidados a participar, 125 profissionais destes dois sectores de actividade e aplicada a Escala do Trabalho Emocional de Frankfurt (“Frankfurt Emotion Work Scales – FEWS”), de Zapf. et al. (1999). Numa primeira fase foi conduzida uma análise factorial exploratória para as quatro subescalas em estudo (“Expressão de Emoções Positivas (EP)”, “Expressão de Emoções Negativas (EN)”, “Normas de Sensibilidade Emocional (NSE)” e “Dissonância Emocional (DE)”). Numa segunda fase foi realizada uma MANOVA com o objectivo de verificar se existem diferenças significativas entre os requisitos do Trabalho Emocional, avaliados pelas 4 subescalas e respectivas dimensões, nos diferentes sectores de actividade. Posteriormente, através do método de Correlações e Regressão Linear Múltipla, verificou-se se alguns dos requisitos do Trabalho Emocional e respectivas dimensões (“EP – globais e específicas”, “EN – globais e específicas” e “NSE”) eram preditores da “Dissonância Emocional” nos vários sectores de actividade. Os resultados sugerem que existem diferenças significativas entre os requisitos do trabalho emocional nos dois sectores de actividade, nomeadamente a nível das “EP globais”, “EN globais” e “NSE”. No caso dos enfermeiros apenas os requisitos relativos às “EP globais”, às “EN globais e específicas”, são preditores da Dissonância Emocional. Nos professores os requisitos que são preditores da Dissonância Emocional dizem respeito às “EP globais e específicas”. As implicações para estudos futuros e aplicações práticas serão apresentadas e discutidas. ------ ABSTRACT ------ The current study was designed to examine the existence of significant differences between some determinants of Emotional Labor (demands in expressing the emotions which meet some organizational rules) in distinguished areas of activity (nurses and teachers) and also the possible influence of these same demands in Emotional Dissonance (the gap between the emotions experienced and expressed by the workers). Therefore, 125 participants of the sectors previously mentioned were appropriately assigned. Each participant completed the “Frankfurt Emotion Work Scales – FEWS” - Zapf. et al. (1999). At first was carried out an exploratory factor analysis for the four scales in study (“Display of Positive Emotions (PE)”, “Display of Negative Emotions (NE)”, “Demands for Sensitivity (DS)” and “Emotional Dissonance (ED)”). In a second stage was held a MANOVA in order to examine whether there are differences between the Emotional Labor requirements, assessed by the four subscales and their dimensions, among the different areas of activity. Lastly, through the method of Correlation and Multiple Linear Regression, was verified if some of the Emotional Labor requirements and their dimensions (“EP – global and specific”, “EN – global and specific” and “NSE”) were predictors of the “Emotional Dissonance” between the diverse areas of activity. The results point out that there are significant differences between the Emotional Labor requirements in both areas of activity, particularly in the “global PE”, “global NE” and “DS”. On nurses only the requirements related to the “global PE” and “global and specific NE” emerges as predictors of Emotional Dissonance. On the other hand, for teachers the requirements that appear as predictors of Emotional Dissonance are the “global and specific PE”. The significance in future studies and the practical applicability will be presented and discusses later in.
- O SPC como medida de mudança estruturalPublication . Paiva, Telmo Nuno Rolo; Pires, António Augusto PazoA investigação em psicanálise nos últimos anos tem procurado formas de avaliar e comprovar a sua eficácia e demonstrar os resultados e mudanças operados ao longo de uma terapia, o que está intimamente ligado a mudanças na estrutura psíquica. Pretende-se compreender as diferentes dificuldades e alternativas na concepção da estrutura e quais as formas de medir a mudança estrutural. Neste sentido, foi feita uma análise acerca da evolução da investigação nesta área, procurando perceber de que forma a sociedade científica psicanalítica tem gerido os conflitos teóricos em torno da estrutura psíquica e mudança estrutural e de que forma podem ser acedidos e medidos.
- Intervenção em grupo com vítimas de violência doméstica : Uma revisão da sua eficáciaPublication . Matos, Marlene; Machado, Andreia; Santos, Anita; Machado, CarlaApós o reconhecimento social, a violência doméstica tem adquirido progressivamente uma expressão significativa nas estatísticas criminais no nosso país. Paralelamente, atendendo aos elevados custos que habitualmente estão associados a esta experiência (e.g., saúde física e psicológica), a actuação de profissionais especializados nesta área foi assumindo cada vez mais relevância, constituindo-se a mulher vítima como um dos principais alvos da intervenção. Nesse contexto, assistiu-se nos últimos anos ao desenvolvimento de diferentes modalidades psicoterapêuticas dirigidas a essa população, entre as quais a intervenção em grupo. O objectivo deste trabalho consiste, pois, em sistematizar o conhecimento actual sobre a eficácia da intervenção em grupo com mulheres vítimas desse tipo de violência, reflectindo criticamente sobre as suas potencialidades. Após uma revisão da literatura internacional (e.g., Cox & Stolberg, 1991; McBride, 2001; Rinfret-Raynor & Cantin, 1997; Tutty, Bidgood, & Rothery, 1993), constata-se que essa é uma das mais comuns modalidades de intervenção facultadas às vítimas, revelando-se útil e com grande impacto junto dessas mulheres (e.g., Trimpey, 1989, citado por McBride, 2001; Tutty et al., 1993). Finalmente, a partir dos estudos disponíveis, apontamos os principais desafios no desenvolvimento de estudos empíricos neste contexto, bem como algumas implicações práticas para a implementação de intervenções em grupo com esta população.
- Menopausal symptoms: Do life events predict severity of symptoms in peri- and post-menopause?Publication . Pimenta, Filipa; Leal, I.; Marôco, J. P.; Ramos, CatarinaObjective: Hormonal changes during menopausal transition are linked to physical and psychological symptoms’ emergence. This study aims to explore if life events predict menopausal symptoms. Methods: This cross-sectional research encompasses a community sample of 992 women who answered to socio-demographic, health, menopause-related and lifestyle questionnaires; menopausal symptoms and life events were assessed with validated instruments. Structural equation modeling was used to build a causal model. Results: Menopausal status predicted only three symptoms: skin/facial hair changes (B = .136; p = .020), sexual (B = .157; p = .004) and, marginally, vasomotor symptoms (B = .094; p = .054). Life events predicted depressive mood (B = −.391; p = .002), anxiety (B = −.271; p = .003), perceived cognitive impairment (B = −.295; p = .003), body shape changes (B = −.136; p = .031), aches/pain (B = −.212; p = .007), skin/facial hair changes (B = −.171; p = .021), numbness (B = −.169; p = .015), perceived loss of control (B = −.234; p = .008), mouth, nails and hair changes (B = −.290; p = .004), vasomotor (B = −.113; p = .044) and sexual symptoms (B = −.208; p = .009). Conclusions: Although women in peri- and post-menopausal manifested higher symptoms’ severity than their pre-menopausal counterparts, only three of the menopausal symptoms assessed were predicted by menopausal status. Since the vast majority of menopausal symptoms’ severity was significantly influenced by the way women perceived their recent life events, it is concluded that the symptomatology exacerbation, in peri- and post-menopausal women, might be due to life conditions and events, rather than hormonal changes (nonetheless, the inverse influence should be investigated in future studies). Therefore, these should be accounted for in menopause-related clinical and research settings.
- Crenças e literacia emocional na formação de um grupo de professoresPublication . Freire, Isabel; Bahia, Sara; Estrela, Maria Teresa; Amaral, AnabelaEmbora sem unanimidade de resultados, a investigação evidencia, desde os finais dos anos 70, que as crenças educativas influenciam a conduta docente (Fullan, 1991) e que, por vezes, elas se tornam conflituais (Villar Angulo, 1987). Mais recentemente tem sido salientada a influência das crenças na vida emocional dos professores e sua relação com a conduta profissional (Cross e Hong, 2011). As emoções são igualmente fonte de influência na formação de novas crenças, modificando e alterando o impacto das crenças existentes. As experiências vividas na interação com os contextos em que ocorrem são fontes de emoções e podem ser oportunidades de mudança das crenças e também da ação. Para o bem estar emocional dos professores, as crenças iniciais sobre a profissão e sobre as emoções podem ser substituídas por crenças mais adequadas, se associadas à aquisição ou desenvolvimento da literacia emocional; na sua falta, crenças relacionadas com o perfeccionismo do professor (e.g., o bom professor é aquele que revela um controlo absoluto sobre todas as situações que ocorrem na sala de aula) poderão conduzir ao desgaste emocional. A formação, dando lugar à reflexão e ao autoconhecimento, tem um importante papel no processo de desvelar determinadas crenças. Nesta comunicação apresentaremos parte de um estudo de investigação-formação realizado com professores do ensino básico, focado na dimensão emocional da docência. Partindo da análise de dados recolhidos a partir de entrevistas iniciais e finais e de outros materiais, como reflexões dos professores participantes, tentaremos evidenciar a interação entre as crenças, emoções e as mudanças experimentadas pelos professores no processo de formação e relação com as práticas pedagógicas.
- Práticas educativas em professores portugueses: A influência das preocupações profissionais, condições organizacionais e reconhecimento profissionalPublication . Patrão, Ivone Alexandra Martins; Rita, Joana SantosA pesquisa com base na evidência alerta para a importância de práticas educativas efectivas na gestão da relação com os alunos e os pais. A gestão do comportamento do aluno não começa na sala de aula, implicando um conjunto de práticas que se relacionam com o empowerment do aluno no seu percurso académico e com o aumento do bem-estar e do sucesso profissional nos professores (Hart, 2010; Simonsen, Fairbanks, Briesch, Myers & Sugai, 2008). Actualmente, num contexto de mudança no sistema educativo, discute-se um modelo de prática educativa emergente. Não obstante, nem sempre a formação dos professores acompanha todas estas mudanças e exigências (Del Carlo, Hinkhouse & Isbell, 2010; Recalde, 2009). Neste sentido, alguns estudos demonstram que o bem-estar docente pode ser um factor de influência no sucesso das aprendizagens e gestão dos comportamentos dos alunos (Carlotto, 2002; Jesus, 2005; Rita, Patrão & Sampaio, 2010; Picado & Pinto, 2011). O presente estudo teve como objectivo avaliar a relação entre as práticas educativas e o bem-estar profissional de 513 professores portugueses dos vários níveis de ensino básico e secundário. Foram utilizados o QPPE (questionário de percepção de praticas educativas, Rita & Patrão, 2010) e o CBP-R (questionário burnout professores revisto, Patrão & Rita, 2012). Os resultados indicam que os professores com práticas educativas facilitadoras são aqueles que sentem menos preocupações profissionais, maior reconhecimento pelo papel que desempenham e condições adequadas para a aprendizagem. Existem também algumas diferenças de acordo com os níveis de ensino e género.
- Ensino de matemática e inclusão: concepções de professores da educação básica de escolas públicas da região do Minho – PortugalPublication . Moreira, Geraldo Eustáquio; Manrique, Ana LúciaConsiderando a quase inexistência de estudos focalizando o cotidiano da aula de Matemática para alunos com necessidades educativas especiais (NEE), buscamos realizar entrevistas com professores da área, que atuam na Educação Básica na região do Minho, Portugal. O presente estudo teve como objetivos investigar como esses professores que ensinam Matemática, entendem o conceito de NEE e, ainda, verificar que percentual desses profissionais, teve alguma formação pedagógica ou continuada para atuar com alunos especiais. Além disso, foram levantadas questões referentes à atuação pedagógica dos docentes em relação aos alunos com NEE presentes em suas classes. Foi utilizado um inventário para a coleta dos dados e os resultados preliminares foram semelhantes aos resultados encontrados na pesquisa realizada no Brasil: que os participantes conseguem caracterizar o tipo de NEE de seus alunos, contudo alguns não sabem identificar a deficiência de um aluno que não conheçam; alguns acham benéfica a inclusão do aluno com NEE em classes regulares, enquanto outros se sentem pouco à vontade com a presença desses alunos em suas classes, entre outros resultados.