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- Anatomy of a weak argumentPublication . Lopes, Joana Palhavã Oliveira; Garcia-Marques, TeresaO presente estudo foi realizado com o intuito de estudar argumentos fracos. Especificamente, pretende-se perceber se a força percebida de um argumento fraco difere como consequência de alterações na valência da associação entre a consequência do argumento e o objeto atitudinal, bem como alterações ao nível da necessidade de cognição dos participantes. Tendo por base teórica o Modelo ELM, é esperado que o estudo dê os primeiros passos na resposta à questão “o que torna um argumento fraco?”. Esperávamos que argumentos com uma associação positiva fossem percebidos como mais fortes do que os com uma associação negativa. E esperávamos igualmente que a qualidade do argumento tivesse um maior impacto nos participantes que reportaram níveis altos de necessidade de cognição em detrimento dos participantes que reportaram níveis baixos. As hipóteses não foram corroboradas pelos resultados. No final do estudo levantam-se algumas limitações e sugerem-se estudos futuros.
- Influência do estilo parental nos níveis de ansiedade social e autoestima em adolescentesPublication . Ferreira, Diana Isabel Tereso; Juhos, CsongorEnquadramento: Os estilos parentais influenciam o desenvolvimento da criança e do adolescente, podendo ser um fator protetor ou de risco para a sua saúde mental. A literatura tem mostrado que existe uma relação entre os estilos parentais (democrático, autoritário, permissivo, negligente) e a ansiedade social e autoestima das crianças e adolescentes. Esta investigação tem como principal objetivo perceber de que forma cada estilo parental influencia o nível de ansiedade social e autoestima numa amostra de adolescentes. Metodologia: Nesta investigação participaram 73 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário de Estilos Educativos Parentais (QEEP); Escala de Ansiedade Social para Adolescentes (SAS-A); Escala de Autoestima de Rosenberg (RSES). Resultados: Tendo em conta os resultados, verifica-se que: (1) o estilo autoritário leva a um nível mais elevado de ansiedade social, enquanto o estilo negligente leva a um menor nível; o estilo permissivo leva a níveis mais elevados de autoestima, enquanto o estilo autoritário leva a níveis mais reduzidos; (2) o estilo autoritário leva a maiores níveis de ansiedade social nas três subescalas; (3) as raparigas apresentam maiores níveis de ansiedade social e menores níveis de autoestima do que os rapazes; (4) o nível de ansiedade social é mais elevado no 8º ano e mais reduzido no 10º ano; o nível de autoestima é mais elevado no 10º ano e mais reduzido no 7º ano; (5) existem diferenças na perceção do estilo parental nos dois grupos etários; (6) viver com a mãe leva a maiores níveis de ansiedade social e menores níveis de autoestima do que viver com família alargada.
- A prática de intervenção psicológica à distância em PortugalPublication . Gamito, Alexandre Miguel Pereira; Juhos, CsongorA rápida evolução tecnológica, abriu novas possibilidades e caminho a novos desenvolvimentos, nas várias disciplinas. A Psicologia, foi uma delas e assiste-se hoje em dia à prática de um serviço de intervenção psicológica à distância, diferente do tradicionalmente prestado. Este, é um serviço acerca do qual se sabe relativamente pouco e por isso, alguns órgãos regulatórios produziram documentos no sentido de promoverem as boas práticas. O objetivo do presente estudo é caracterizar a prática dos psicoterapeutas portugueses e compará-la às orientações de boas práticas. Delineou-se um estudo exploratório, misto e utilizou-se um questionário, construído a partir de diversos documentos orientadores. Recolheram-se dados de uma amostra de 100 participantes (N=100), psicoterapeutas portugueses. Os resultados indicam, que a maioria dos profissionais presta este serviço, que o fazem de uma forma semelhante à prática presencial e que os aspetos mais específicos desta nova modalidade não são tidos em conta. Mostram ainda, que a OPP e as sociedades/associações científicas, são as fontes a que os profissionais menos recorrem para se informar.
- How does learning about the spatial environment modulate the defensive responses of Drosophila Melanogaster?Publication . Mendes, Ana Catarina Silva Carvalho CaldeiraA capacidade de percepcionar e de responder a ameaças iminentes é crucial para assegurar a sobrivência dos animais e a prepetuação das espécies. Notavelmente, sabe-se muito pouco sobre como é que os animais selecionam comportamentos defensivos especificos (e.g. freeze vs fuga) e sobre como é que certas variáveis, tais como a familiaridade com o contexto espacial, modulam estas decisões. Para estudar como é que a familiaridade com o contexto afecta a selecção dos comportamentos de defesa, apresentámos, a moscas da fruta, um estímulo designado de looming – uma sombra que se expande mimetizando um objecto de grandes dimensões em rota de colisão – num ambiente onde a fuga não era possível. Nestas condições, as moscas tipicamente correm or freezam. Deste modo, hipotetizámos que o nível de familiaridade com o contexto pode ter um impacto na seleção dos comportamentos de defesa. Para testar isto, analizámos os comportamentos defensivos da D. melanogaster exposta aos loomings num ambiente inescapável enquanto manipulávamos a expressão de genes relacionados com a memória e com a aprendizagem (rutabaga, foraging e S6KII). Os nossos resultados mostraram que moscas com uma expressão diminuída ou aumentada destes genes, adoptam estratégias de defesa diferentes quando comparadas com os controlos. As primeiras freezam menos enquanto que as segundas freezam mais, o que sugere que a capacidade de aprender e memorizar características específicas do contexto é importante para a seleção dos comportamentos de defesa. Esta descoberta suporta a hipótese de que a aprendizagem durante o período de exploração do ambiente onde o animal se encontra tem um papel importante na seleção de respostas de defesa e identifica 3 genes que estão, muito provavelmente, envolvidos neste processo, aumentanto assim o nosso conhecimento sobre como é que a familiaridade relativa ao contexto contribui para uma seleção adaptativa de estratégias defensivas.
- Compreender o que lhe vem à cabeça, quais as redes associativas que são criadas nas mentes dos consumidores para as marcas A, marca H, marca S, marca M, marca N, marca NW e marca VPublication . Santos, Gil Tiago Duarte dos; Garcia-Marques, TeresaTodos os seres humanos associam facilmente atributos um pouco a tudo o que existe no mundo, sugerindo que representamos a realidade à nossa volta em termos de redes associativas que sustentem essas associações. Estas redes associativas contém informações importantes para a perceção e compreensão geral que um indivíduo tem da sua realidade. Sendo estas redes socialmente partilhadas internas, ou seja, não são visíveis, é necessário criar formas de lhe aceder. Um modo é pedir as pessoas refira livremente as associações a um alvo, de forma a que se possa aceder a todos os construtos que rodeiam esse alvo. Este estudo foi realizado para compreender a perceção que os consumidores portugueses têm de sete marcas líderes no mercado de telecomunicações (marca M, marca N, marca NW e marca V) e no mercado de tecnologia (marca A, marca H e marca S). Acedeu-se à rede associativa dando a marca como alvo e pedindo aos participantes para gerarem, palavras que associavam a cada marca (procedimento de associação livre). Após realizarem esta tarefa, os participantes cotavam quão relevante e qual a valência atribuída a cada uma das associações que fizeram. Tal permitiu uma análise de conteúdo detalhada onde seja avaliada a ordem das palavras face à relevância que os participantes atribuíam e a atitude que os participantes têm perante a marca através da análise da valência. Compararam-se as marcas entre si dentro de cada mercado, de forma a perceber o seu posicionamento relativo. Esta abordagem tem por base a investigação realizada no campo da Psicologia Social e a Psicologia do Consumidor sendo duas áreas que avaliam o comportamento do consumidor em diversos aspetos.
- Como funcionam as famílias de adolescentes com comportamentos autolesivos e com ideação suicidaPublication . Ascensão, Ana Rita Tomé Geraldes de; Pereira, Maria GouveiaCom recurso à literatura, tem sido possível verificar que o funcionamento familiar tem influência nos comportamentos autolesivos (CAL) (Randel, Wang, Herting & Eggert, 2006) e na ideação suicida (IS) (Gouveia-Pereira, Abreu & Martins, 2014). Esta investigação tem como principal objetivo perceber a relação existente entre CAL, a IS e o funcionamento familiar, tendo em conta as perceções dos três elementos do agregado familiar (pai, mãe e filho), com recurso ao Modelo Circumplexo de Olson. Os dados deste estudo, foram recolhidos de uma amostra de 93 adolescentes, com idades compreendidas entre os 14 e os 20 anos de idade, da área da grande Lisboa, respetivos pais e mães. Foi pedido que preenchessem as seguintes escalas: Escala de Avaliação da Coesão e Flexibilidade Familiar FACES-IV (Olson, 2011), Inventário do Comportamentos Autolesivos (Duarte & Gouveia-Pereira, 2019) e o Questionário de Ideação Suicida (Reynolds, 1988), tendo-se verificado que: 33,1% dos adolescentes apresentam CAL (N=31), 66,7% não apresentam estes comportamentos (N=62), 18,28% apresentam IS (N=17) e 17,20% dos jovens que apresentam CAL, também apresentam IS. Verifica-se uma correlação negativa entre os CAL a IS e o funcionamento familiar, o que significa que, quanto melhor o segundo, menor a presença de CAL e IS no adolescente. Os resultados mostram que não existem diferenças na perceção do funcionamento familiar entre Pais de adolescentes com e sem CAL e com e sem IS, existindo entre Pais e filhos com Cal, entre Pais e filhos sem CAL e entre jovens com e sem CAL, e com e sem IS.
- A que horas estamos mais tristes e ansiosos : a manifestação da depressão e a ansiedade de acordo com o nosso cronótipoPublication . Pereira, Telma Cunha; Garcia-Marques, TeresaO objectivo deste estudo era avaliar de que modo é que os nossos ritmos biológicos estão relacionados com a psicopatologia, mais nomeadamente, de que modo é que a depressão e a ansiedade se manifesta de acordo com o nosso cronótipo. Ou seja, se os vespertinos são mais deprimidos e ansiosos do que os matutinos, e qual o momento do dia em que isso mais acontece. Para tal, recorremos à aplicação de um questionário composto por várias escalas: O Morningness-Eveningness Questionaire (rMEQ), o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II), e o Inventário de Estado-Traço de Ansiedade (STAI), pedindo aos participantes que preenchessem ou de manhã (8:00-11:00), ou à noite (21:00-24:00). Segundo os resultados, os vespertinos não se revelaram mais deprimidos do que os matutinos, contudo revelaram maiores níveis de ansiedade estado. Quanto ao momento do dia, os resultados revelaram que os participantes apresentaram maiores níveis de depressão e ansiedade no período da tarde.
- Os scripts culturais de vida e importantes memórias autobiográficas : estudo na população portuguesaPublication . Silva, Mariana Nascimento da Costa e; Pires, António Augusto PazoOs Scripts Culturais de Vida são expectativas partilhadas culturalmente quanto à ordem e tempo em que importantes acontecimentos transitivos devem ocorrer num curso de vida prototípico de uma determinada cultura. São conhecimento semântico, permitem estabilidade, sendo centrais na vida dos sujeitos. São de grande importância para a compreensão da memória autobiográfica quanto ao seu papel na organização e recordação de importantes memórias com carga emocional associada. Assim, os scripts permitem uma explicação para o efeito de reminiscência – fenómeno observado na distribuição temporal das memórias autobiográficas. Enfatiza-se o efeito de positividade referentes a eventos de scripts no período da adolescência e início da vida adulta. O objectivo desta investigação centrou-se no estudo de algumas propriedades dos scripts culturais de vida, na relação entre estes e eventos de história de vida, comparação das suas distribuições temporais numa amostra da população portuguesa. Neste estudo o protocolo instrumental aplicado foi constituído pelo Questionário Sócio-Demográfico, Questionário de Scripts de Vida, Questionário de Eventos de História de Vida, Escala Centralidade de Evento e B.D.I. A amostra é composta por 123 participantes (75 do género feminino e 48 masculino) com média de idade 46,42. Os resultados demonstraram existir estabilidade quanto às categorias dos scripts previamente geradas. Verificou-se sobreposição e efeito de reminiscência em ambas as distribuições temporais para eventos de valência emocional positiva. Encontrou-se uma distribuição temporal não uniforme para eventos de scripts e de história de vida de valência emocional negativa. Estes resultados são relevantes não indo de encontro à literatura, distinguindo-se de outras investigações.
- O estigma da doença mental e física no mundo do trabalhoPublication . Santos, Mara Sofia Brás dos; Martins, Ana Cristina CarvalhoA presente dissertação analisa a influência da atribuição de rótulos na percepção das pessoas e na variável sexo, bem como os enviesamentos passíveis de ocorrerem na avaliação e formação de impressões, neste caso, sobre indivíduos com doença física ou mental em contexto laboral. Bem como, perceber se no referido contexto existe estigma relativamente às doenças mencionadas. Os participantes foram distribuídos, aleatoriamente, por quatro condições experimentais (candidato com doença mental; candidata com doença mental; candidato com doença física e candidata com doença física), aplicando-se quatro questionários diferentes, construídos de acordo com a sequência de informação e tarefas próprias de um processo de selecção. Este estudo experimental assenta num plano factorial de 2x2. Aplicaram-se questionários com a descrição da função e informações sobre o(a) candidato(a), foi-lhes solicitado descrição da impressão com que ficaram do(a) mesmo(a). Seguiram-se questões de resposta numa escala de 5 pontos, onde se pede a opinião sobre o(a) candidato(a) com base nos seguintes critérios: adequação à função, assiduidade, disposição para o integrar na sua equipa, qualidade da relação estabelecida com colegas, adequação à contratação, importância da experiência profissional e a emissão de um parecer. Solicitou-se, que formulassem questões que gostariam de colocar ao candidato(a) numa entrevista de selecção, bem como o objectivo de cada uma. Os resultados obtidos não sustentaram as hipóteses desta investigação, não foram encontradas diferenças significativas entre as várias condições experimentais. Contudo, para a variável “Assiduidade” os resultados revelaram uma diferença marginalmente significativa. Estudo não confirmou existência de estigma das doenças consideradas no mundo do trabalho.
- As matrafonas de Torres Vedras uma exploração psicanalíticaPublication . Teixeira, Bernardo Maria Fernandes Costa Branco; Juhos, CsongorO presente trabalho trata-se de um estudo psicológico exploratório e qualitativo do fenómeno de cross-dressing em contexto tradicional/carnavalesco das matrafonas de Torres Vedras. Este tipo de fenómeno tem pouca representatividade na literatura das ciências sociais, sendo que não foram encontrados quaisquer tipos de estudos relativamente ao mesmo no campo da psicologia. Como tal e tendo como objectivo o colmatar desta lacuna científica, pretende-se através de uma entrevista de grupo de enfoque e de quatro entrevistas semi-estruturadas realizar um levantamento de tópicos que possibilitem o enquadramento do objecto de estudo numa moldura psicanalítica de forma a permitir a compreensão da sua função social, as motivações subjacentes à realização do acto e de que forma é que este se relaciona com o travestismo psicopatológico.