PCOM - Dissertações de Mestrado
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Browsing PCOM - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
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- Associativismo e Integração: O papel das associações no apoio à construção da integração de migrantes brasileirosPublication . Sandins, Bruna Gabriela Laureano; Vargas-Moniz, Maria JoãoNesta dissertação investiga-se o papel das associações de migrantes e o impacto de sua intervenção no processo de adaptação e integração de pessoas migrantes brasileiras em Portugal. A pesquisa explora como estas organizações contribuem para a inclusão social, econômica e cultural, proporcionando apoio e promovendo a coesão comunitária. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas 9 entrevistas em profundidade com pessoas migrantes brasileiras residentes em Lisboa e que acessaram por alguma razão os serviços das Associações de migrantes. Os resultados indicam que apesar dos desafios e adversidades enfrentadas pelos entrevistados, a experiência é positiva revelando que as associações desempenham um papel crucial na orientação legal e na criação de redes de suporte e, desta forma, viabilizam a adaptação e integração da população atendida apesar das limitações apresentadas. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel associativismo no contexto migratório, oferecendo recomendações para futuras discussões sobre a sobrevivência destas instituições frente às mudanças no cenário atual nas políticas na área das migrações em Portugal.
- Co-construção de uma rede de pares de autorepresentantes contra a violência de género promovendo o seu empoderamento em portugalPublication . Medina, Ana Beatriz Vieira; Moniz, Maria João VargasA violência contra as mulheres encontra-se em todas as partes do globo, não escolhe caras, pode acontecer a qualquer momento em variados contextos (Aghtaie & Gangoli, 2015). Neste trabalho procuramos estudar um processo de Co-construção de uma rede, através de métodos mistros convergentes (Creswell e Clark, 2018). (questionário- quantitativo; Reuniões qualitativas), para que possibilite uma visão alargada dos testemunhos e situações que tanto as técnicas como as sobreviventes têm de superar e transformar. A metodologia de co construção acaba por se mostrar eficaz para esta Rede de mulheres pares, bem como causou avanços na partilha de conhecimento científico para ser aplicado na pártica, abrindo as portas à transformação.
- Comunidades de prática virtuais: Preditores da sua eficácia em contexto empresarialPublication . Pestana, Nuno Luz Câmara; Caetano, AntónioPropósito – Com a necessidade de saber em que medida as empresas podem potenciar os resultados de Comunidades de Prática Virtuais em linha com os objetivos de negócio, este estudo tem como principal objetivo analisar se a existência de condições organizacionais facilitadoras para a participação, a performance da plataforma digital e a satisfação com as atividades desenvolvidas enquanto mediadora, podem ser fatores preditores da perceção de eficácia das Comunidades de Prática Virtuais. Metodologia - Com base nas variáveis acima mencionadas foram criadas hipóteses e construído o modelo de análise para testar a equação formulada. A amostra é constituída por 175 respostas a um questionário online submetido aos membros pertencentes a nove Comunidades de Prática Virtuais de uma empresa do setor privado. Descobertas - Os resultados obtidos revelam que os membros têm uma maior perceção da eficácia das Comunidades de Prática Virtuais quando a empresa cria condições facilitadoras para a sua participação e a plataforma digital de suporte ao ambiente virtual facilita a comunicação e arquiva o conhecimento partilhado. A satisfação dos membros com as atividades desenvolvidas revelou ser um mediador estatisticamente significativo desta relação. Originalidade – Este estudo é um dos primeiros a analisar os fatores contribuintes para a eficácia das Comunidades de Prática Virtuais em empresas do setor privado.
- Da situação de sem abrigo ao empowerment através do housing first : relatos de mulheres sobre violência e discriminaçãoPublication . Belo, Patrícia dos Santos; Moniz, Maria João VargasMuitas mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade extrema e acabando em situação de sem abrigo, devem a sua situação a vários fatores como o desemprego, falta da rede de suporte, mas em particular às situações de violência doméstica. O número de mulheres que se encontra em situação de sem abrigo e precaridade habitacional não é conhecida na sua totalidade, visto que muitas evitam os serviços tradicionais. Isto deve-se ao facto destes serviços serem vocacionados maioritariamente para a população masculina, não conseguindo garantir o a segurança e bem-estar destas mulheres, fazendo com que muitas procurem alternativas fora dos serviços. O estudo elaborado utilizou um método misto, recolha de dados qualitativos através de uma entrevista semi-estruturada e método quantitativo, apenas descritivo, com a aplicação da escala SVAWS (Marshall, 1992). O objetivo é compreender que forma as situações de violência doméstica e a sua severidade contribuem para os casos de mulheres em situação de sem abrigo e de que forma o modelo Housing Fisrt lhes confere o empowerment para retomarem o controlo das suas vidas e perfectivas de futuro após integração em habitação integrada e autónoma, não transitória.
- Desempenho dos estudantes cabo-verdianos nos cursos de formação profissional em portugal: estudo de algumas variáveis explicativasPublication . Rodrigues, Antonia Amílcar; Ribeiro, Rui BártoloO presente estudo teve como objectivo analisar e caracterizar o desempenho na formação de um grupo de estudantes cabo-verdianos que se encontram a frequentar cursos de formação profissional em algumas escolas profissionais em Portugal e por outro lado estudar que outras variáveis poderão estar a influenciar a sua aprendizagem, nomeadamente a auto-estima e a motivação enquanto variáveis metacognitivas relacionando-as com os aspectos sócio-demográficos destes sujeitos. Para a sua realização, fez-se uma recolha de dados através da aplicação de 2 questionários a uma amostra de 108 estudantes cabo-verdianos, num universo de 1360, correspondente a cerca de 10%, distribuídos um pouco por todo o país, de acordo com a listagem disponibilizada pela Embaixada de Cabo Verde em Lisboa. Posteriormente para tratarmos os dados obtidos, utilizamos o Software Informático SPSS versão 16, bem como, a análise de conteúdos de algumas questões abertas do questionário sócio-demográfico e das entrevistas exploratórias iniciais realizadas. Este estudo permitiu-nos concluir que: a) existe uma correlação entre as variáveis metacognitivas e o empenho na tarefa da formação, assim como a auto estima, apesar de existirem outras variáveis que também influenciam estes resultados b) os estudantes caboverdianos tem uma auto-estima média alta, sendo que mais de 50% está acima dos 40 na escala 28-40 c) a maioria pretende regressar ao país de origem e trabalhar por conta própria e respondem que querem contribuir para o desenvolvimento do seu país.
- “Uma diferença muito grande”: Estudo narrativo exploratório com pessoas inquilinas no Programa Housing First com experiência de situação de sem-abrigoPublication . Mota, Francisca Ribeiro de Sá; Moniz, Maria João VargasO principal objetivo desta investigação passou por procurar perceber como são os dias típicos de pessoas atualmente integrantes do Programa Housing First, anteriormente em situação de sem-abrigo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas de base exploratória em profundidade com 5 participantes inquilinos(as) do Programa Casas Primeiro - Housing First, da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial - AEIPS -, em 23 momentos diferentes. Em conjunto, colaborativamente, desenharam-se as rotinas num mapa de Lisboa, no sentido de compreender a amplitude dos seus percursos. As entrevistas foram analisadas segundo método da análise temática e os resultados mostraram que não existem dias típicos, mas idiossincráticos às situações específicas e prioridades do momento dos(as) inquilinos(as). Os(as) participantes testemunharam as alterações das suas rotinas e sentimentos, comparativamente a quando estavam em situação de sem-abrigo. As pessoas acederam a recursos novos, que diferiram entre si, mas que contribuíram para a sua integração psicossocial. Um tema importante que emergiu foi a gestão monetária, que influenciou os percursos e atividades realizadas. As pessoas perspetivavam, no futuro, ingressar no mercado de trabalho, ter um emprego estável com contrato, sem depender de apoios e subsídios do Estado, possibilitando o aumento da sua qualidade de vida. Com este estudo procura-se ampliar a voz de pessoas com experiência de situação de sem-abrigo e o seu percurso no Housing First, enfatizando que a habitação se constitui como um direito do ser humano e como um ponto básico para o desenvolvimento de novas regularidades sociais inclusivas e diversificadas.
- O Envolvimento parental e a parceria escola-família: a importância da colaboração na perspetiva da família em tempos de pandemiaPublication . Crespo, Sofia dos Santos; Moniz, Maria João VargasEste estudo enquadra-se numa realidade onde a criança tem um papel principal, na comunidade parental e escolar. O mesmo tem como objetivos avaliar, essencialmente, a perceção dos encarregados de educação de crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade da área geográfica do Algarve, sobre a sua comunicação, o envolvimento e a gestão de recursos durante a pandemia Covid-19. Participaram no estudo 305 encarregados de educação (80% do sexo feminino), na sua maioria com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos (52%). Os participantes responderam ao Questionário de Envolvimento de Pais e Professores, originalmente criado por Miller-Johnson e Maumary-Gremaud (1995), em formato online. Os resultados deste estudo revelaram que os encarregados de educação percecionam existir um elevado envolvimento entre pais e professores em todas as suas vertentes. Foi possível concluir também que a perceção dos encarregados de educação com diferentes rendimentos familiares não diferiu, significativamente, na maior parte das dimensões do envolvimento entre pais e professores. A partir da análise do envolvimento em termos de género, pôde concluir-se que as encarregadas de educação percecionam ter uma melhor comunicação com a escola conferindo, igualmente, um maior apoio na aprendizagem e tarefas escolares dos seus educandos em comparação com os encarregados de educação. No que se refere à comunicação, apurou-se que a maior parte dos encarregados de educação percecionaram ter havido uma alteração na relação/comunicação dos mesmos com a escola causada pelo contexto pandémico. Implicações e sugestões para a prática e investigação futura serão discutidas mais à frente neste trabalho.
- Escala de fidelidade Housing First: Avaliação da fidelidade do programa Casas Primeiro, LisboaPublication . Costa, Patrícia Jacob Martins da; Ornelas, José H.Este estudo tem como objetivo apresentar os resultados da avaliação da fidelidade do programa Casas Primeiro (CP) em relação ao modelo Housing First (HF) . O programa Casas Primeiro foi implementado na cidade de Lisboa por uma organização da área da saúde mental (AEIPS), que adotou este modelo de habitação independente com prática baseada nas evidências. O conceito de fidelidade em projetos tem sido tradicionalmente ligado à cópia integral do modelo original, no entanto, alguns investigadores argumentam que é necessário para as organizações fazerem adaptações ao modelo original tendo em conta circunstâncias particulares. Sabe-se que algumas adaptações poderão entrar em conflito direto com a filosofia subjacente ao modelo original. A escala de fidelidade foi desenvolvida especificamente para este modelo e está ser aplicada em vários programas inspirados no modelo HF, na Europa, Estados Unidos e Canada. Pretendemos investigar de que forma este instrumento contribui para o sucesso na implementação de programas inspirados no modelo HF, bem como perceber e estudar os desvios ao modelo original. Através de uma metodologia mista procedemos a avaliação: a) de forma quantitativa através do questionário de avaliação da fidelidade traduzido para Português, AEIPS., 2016 , « Escala de fidelidade Housing First», VP de ( Gilmer, T., Stefancic, A., Sklar, M., & Tsemberis, S. (2013).« Housing First fidelity Survey» e b) qualitativa através da análise das entrevistas aos informadores chave, com objetivo de explorar os resultados e justificar os índices de alta ou baixa fidelidade. A leitura dos resultados, elevados no que diz respeito à fidelidade do programa ao modelo original, permite-nos ir mais longe e identificar a presença de inúmeros desafios e contributos determinantes para a manutenção, disseminação e influência para mudança das políticas ligadas à habitação, que possam garantir a continuidade do programa, preservando as características originais do modelo. Foram identificados alguns domínios em que se colocam desafios para o desenvolvimento do programa Casas Primeiro, nomeadamente no que diz respeito à Estrutura da Equipa/Programa e Variedade de Serviços. Os resultados da avaliação da fidelidade foram interpretados no contexto da restante informação recolhida, incluindo entrevista a informadores chave e restante equipa.
- Escola inclusiva e Covid-19 - estado da artePublication . Pedroso, Vanda Isabel de Sousa; Ornelas, José H.Pretendeu-se com este trabalho fazer uma revisão da literatura relativa à Inclusão em Contexto Escolar, apresentando uma reflexão relativa ao facto de que em que medida, o novo Decreto-Lei que estabelece o Regime Jurídico da Educação Inclusiva em Portugal, o Decreto-Lei nº54/2018, promove as práticas da Educação Inclusiva. Porém, e tendo em conta a presente conjuntura de Pandemia de SARS-COV-2 COVID-19 em que nos encontramos, acresceu à nossa reflexão a questão de como aplicar, em contexto educativo, estratégias inclusivas ajustadas aos tempos de pandemia, promotoras de uma escola inclusiva, na realidade Portuguesa. Deste modo, procedeu-se a uma revisão de literatura subordinada aos temas (Inclusão, Educação Inclusiva, Covid-19, Pandemia), tendo em conta a informação produzida a partir de 2015 e informação de 2020 relativa à COVID-19, havendo, porém, alguns documentos que pela sua importância e conteúdo ainda atual têm data anterior. Realizou-se uma análise das conclusões a que os diversos autores chegaram, o que permitiu colocar em evidência as características, dimensões e estratégias relativas à Inclusão em Contexto Educativo, bem como evidenciar o impacto da Pandemia em geral e da COVID-19 em particular ao nível das práticas em contexto escolar, focando-se na realidade Portuguesa, identificando os procedimentos que procuraram manter as práticas inclusivas. As conclusões permitiram observar, por um lado, que o Decreto-Lei nº54/2018 apresenta uma boa base de sustentação teórica, preconizando uma política inclusiva, pois enquadra-se nos objetivos e estratégias a adotar para uma escola inclusiva preconizados pelos diversos acordos/declarações globais e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS4 – Educação de Qualidade (ONU, ODS4 da Agenda 2030). Por outro, ao nível das práticas, ainda há que investir na formação dos professores por forma a dotá-los de estratégias pedagógicas que contemplem esta nova abordagem, reduzir a burocracia inerente à implementação das medidas preconizadas no Decreto-Lei, incrementar a interação da Escola com as Famílias e a Comunidade bem como o envolvimento dos alunos no seu percurso educativo e proceder às alterações físicas das estruturas dos equipamentos escolares, por forma a que, por exemplo, um cadeirante possa ter acesso a toda a escola. Por fim, ao nível das práticas inclusivas em tempos de pandemia, e dentro das dimensões consideradas importantes para a Inclusão (participação, sucesso e presença), alunos e suas famílias e pessoal docente e não docente ficaram limitados nas suas ações, em virtude dos constrangimentos provocados pela mesma.
- Houve várias emoções, por não conhecer nem a cultura nem o idioma. Um pouco de tristeza por deixar o meu país e um pouco de alegria por começar uma vida nova... A Vivência da População Migrante no Processo de Integração em PortugalPublication . Carvalhão, Mariana Zeghbi; Vargas-Moniz, Maria JoãoEste estudo, desenvolvido no contexto do Mestrado em Psicologia Comunitária, analisa de forma crítica os processos, procedimentos e experiências de integração da população migrante em Portugal, com foco no Centro de Acolhimento para Refugiados (CPR) em Loures, visando promover mudanças nesses processos. Esta investigação procura expandir a compreensão sobre a integração da população migrante em Portugal, utilizando uma análise crítica direcionada para a transformação através do olhar e dos sentimentos desta população que, irá moldar essa integração. Esta investigação adota uma abordagem descritiva e exploratória, utilizando métodos mistos que integram dados quantitativos (análise descritiva e inferencial) e qualitativos (análise temática), permitindo uma análise mais detalhada. A resiliência e a integração são cruciais para a adaptação da população migrante, mas as barreiras estruturais e a falta de apoio inicial podem prejudicar esses processos. Assim, as políticas e as intervenções devem reforçar a resiliência, aprimorar o suporte comunitário e facilitar a integração cultural para promover o bem-estar da população migrante.
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