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- "We´re all in this together" - O papel mediador da team resilience na relação entre liderança e coesão grupalPublication . Rodrigues, Adriana Dias; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO estudo da team resilience na psicologia das equipas é relativamente prematuro na literatura, mas já tem revelado exercer um papel importante em várias dinâmicas grupais e na relação entre variáveis presentes no mundo desportivo. Neste sentido, o objetivo deste estudo prende-se com a compreensão do papel mediador da team resilience na relação entre a liderança transformacional e transacional e a coesão grupal. Para este efeito, foram recolhidos dados de 328 atletas de diversas equipas e diversas modalidades que preencheram um questionário constituído pelas escalas MLQ-5X (Liderança), GEQ (Coesão Grupal) e CREST Inventory (Team Resilience) bem como algumas questões sócio-demográficas. Os resultados obtidos evidenciaram correlações positivas entre todas as variáveis em estudo e suas dimensões e uma mediação significativa da team resilience na relação entre a liderança e a coesão grupal. Os resultados obtidos neste estudo sugerem que a relação entre a liderança, tanto no seu estilo transformacional como transacional, e a coesão grupal pode ser explicada pela presença da team resilience no contexto. Limitações, propostas de estudos futuros e algumas implicações para a prática são delineados.
- Estás comigo ou contra mim? : o papel moderador da relação treinador-atleta na relação entre grit e engagement desportivo nos atletasPublication . Silva, Joana Gonçalves; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deO presente estudo teve como principal objetivo contribuir para o estudo da relação entre treinador e atleta e a testar o seu papel moderador entre na relação entre as variáveis individuais de grit e engagement desportivo dos atletas. Participaram neste estudo 315 atletas de várias modalidades individuais e coletivas. Foi elaborado um questionário aplicado online constituído pela Escala de Relação Treinador-Atleta (CART-Q), a Escala de Grit (GRIT-S) e a Escala de Engagement Desportivo (AEQ). Os resultados demostram que a relação treinador-atleta influencia positivamente o nível de grit e o nível de engagement dos atletas, e evidenciam ainda uma associação positiva entre o nível de grit e o nível de engagement. Verificou-se também que a relação treinador-atleta tem um efeito moderador nos níveis de grit e uma dimensão específica engagement do atleta, a Dedicação. Os resultados são discutidos, analisados e são apresentadas as limitações do estudo, assim como sugestões para estudos futuros.
- Melhorar para alcançar - A Perfeição como Meta: o papel mediador da motivação para o crescimento na relação entre o perfecionismo e a perceção de desempenho em atletasPublication . Laranjeira, Sara Raquel Viana; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes deA presente dissertação tem como objetivo contribuir para o estudo do Perfecionismo no contexto desportivo, ao analisar o impacto das suas diferentes dimensões na Perceção de Desempenho dos atletas. Adicionalmente, procura averiguar de que forma este impacto poderá ser mediado pela Motivação para o Crescimento, e explora se estas associações poderão variar entre grupos específicos de desportos, para os quais se esperam diferentes níveis de Perfecionismo. A amostra do estudo foi constituída por 305 atletas que participaram de forma voluntária no preenchimento do questionário divulgado online. Os resultados demonstraram que a dimensão Padrões Pessoais de Perfecionismo prediz positivamente a Perceção de Desempenho e que a dimensão Pressão Percebida do Treinador o faz de forma negativa. Ainda, foi possível verificar que somente a dimensão Padrões Pessoais se relaciona positivamente com a Motivação para o Crescimento, e que esta por sua vez está positivamente associada à Perceção de Desempenho. Relativamente às outras dimensões não foram encontrados efeitos significativos. Os resultados indicam também que a Motivação para o Crescimento explica a relação entre os Padrões Pessoais de Perfecionismo e a Perceção de Desempenho. Esta relação ocorreu para o agrupamento de desportos quantitativos e competitivos, que revelaram também diferentes níveis de Perfecionismo nas suas dimensões. O presente estudo contribui para o desenvolvimento do conhecimento sobre estas variáveis e a sua relação no contexto desportivo. Adicionalmente, sugere a importância da Motivação para o Crescimento enquanto variável explicativa do efeito do Perfecionismo sobre a Perceção de Desempenho, fornecendo possíveis implicações para a prática e futuros estudos.
- "Gestos Inúteis" em "1984" de George Orwell : Análise psicanalítica das relações de objeto de Winston SmithPublication . Bandeira, Bernardo Manuel Cartas; Gonzalez, António José César de Almeida“1984” é uma obra marcante do século XX e apesar ter sido alvo de muitos estudos linguísticos e políticos, as relações entre as personagens têm passado despercebidas. A presente dissertação analisa as relações de objeto de Winston Smith, o protagonista da obra “1984” de George Orwell, seguindo-se a abordagem narrativa do método qualitativo. Procedendo-se à análise a partir da técnica de investigação da psicanálise aplicada, a prosa de “1984” permite o estudo das dinâmicas relacionais de Winston, a partir dos diálogos com as outras personagens, e pelo narrador, sendo omnisciente, dar a conhecer ao leitor as experiências de Smith e a leitura que ele faz das mesmas. Atendendo ao contexto distópico que subjaz o mundo da obra, e seguindo como linha orientadora o pensamento kleiniano, a análise foca-se, primordialmente, nos relacionamentos de Smith com as personagens Julia, O’Brien e na sua tentativa de recuperar a memória traumática da sua mãe. No começo da dissertação aborda-se a abertura da narrativa edipiana da personagem, cujo enredo possibilita o amainar da sua agressividade e solidão, a partir do relacionamento amoroso com Julia, a busca de conhecimento, e a identificação com uma figura paterna idealizada que determina o final trágico da obra. Sublinha-se também a função sublimatória e reparadora da busca do passado realizada pelo protagonista, procurando elaborar o processo de luto pela perda da mãe, cuja morte sente ter causado, e o modo como o desejo de derrubar a ordem societal vigente, interfere e vai sendo diluído nas relações significativas que desenvolve.
- DICA (dependências na internet e comportamento alimentar) : relação entre as dependências tecnológicas, alimentares e autorregulação numa amostra de adolescentesPublication . Laranjo, Maria Miguel Rodrigues; Pimenta, FilipaA dependência alimentar pode ser definida como um funcionamento bastante semelhante ao uso e dependência de substâncias psicoativas, existindo assim um padrão de comportamentos viciantes e compulsivos que são parecidos, sendo o foco a comida e a relação com ela (Davis, 2013). Em estudos anteriores, estima-se que a percentagem de prevalência deste tipo de dependência se encontre entre os 2 e os 16% (Rodrigue et al., 2019). Assim, a presente investigação procura explorar preditores de dependência alimentar em adolescentes portugueses, bem como a possível associação com a autorregulação e dependência de Smartphone. No total, 598 alunos entre o 7º e o 12º ano preencheram questionários online, que incluíram o SAS - Smartphone Addiction Scale e a YFAS – Yale Food Addiction Scale. Verificou-se que 12,3% dos adolescentes (n=71) apresentam sintomas congruentes com dependência alimentar e 30,3% (n=175), indica ter dependência de Smartphone. Valores mais elevados de dependência alimentar são predicados pela dependência do Smartphone (β =,264, p<,001), menor controlo de impulsos (β= -,152, p<,001), maior número de horas de sono dormidas durante o fim de semana, (β =,078, p = ,048), maior número de horas de sono dormidas durante a semana (β =,070, p = ,083) e ser do sexo masculino (β =,070, p = ,078). Este estudo vem frisar a importância da investigação sobre dependência alimentar em adolescentes, para construção de estratégias de deteção precoce e de intervenções apropriadas.
- Show me your best side : lateralization of social behaviours on a population of feral horses - a case studyPublication . Cruz, André de Santa Bárbara Beirão da; Santos, Manuel Eduardo dos; Mendonça, Renata da SilvaRecent evidence in the animal kingdom, specifically in the Phylum Chordata, has revealed a variety of asymmetries regarding social and non-social behaviours. These preferences for side use can be translated into a lateralized processing of information in the brain. Studies performed with domestic horses show several behavioural asymmetries, however, domestic horses have a lot of interaction with caretakers and tend to lack real threats. This study investigated lateralization in frequency and duration of social interactions (affiliative and agonistic) and in resting behaviours on feral horses (Equus ferus caballus). While a small skewness of the data for a left-side preference was found for agonistic behaviours, statistical analyses revealed no significant bias. Horses were more prone to display grooming interactions using the right side and this behaviour lasted longer on this side, but no bias was found for cross-resting (although a skewness was visible for the left side). As for resting, although no bias was found for frequency of side use, a marginal (albeit non-significant) difference was present for the duration, resting tends to last longer when performed on the left side. These results do not entirely support a right-hemisphere dominance for social interactions nor a valence-specific assumption (left-hemisphere dominance for positive affect and right-hemisphere dominance for negative affect). Our findings on the right-side bias for grooming may eventually be interpreted as a role of the environment (ecological pressures) that shapes lateralization in different behaviours.
- Uma visão psicocorporal : o bem-estar psicológico através da prática do yogaPublication . Gonçalves, Inês Bento Picão; Gonzalez, António José César de AlmeidaNos últimos anos, os estudos têm indicado que a prática regular de yoga estava conectada com níveis mais altos de bem-estar psicológico. No entanto, são escassos os estudos que explicam os mecanismos psicológicos desta relação. No estudo presente, foram investigadas as relações funcionais entre a prática de yoga, o bem-estar psicológico, a consciência corporal e a satisfação com a imagem corporal. 344 adultos (268 mulheres e 76 homens, idade média: 41,44), 105 que nunca praticaram yoga e 239 que já praticou yoga dos quais 171 ainda pratica, participaram no estudo. Os participantes preencheram o questionário online que incluía o Multi Assessment Interoceptive Awareness (MAIA), a escala de satisfação com a imagem corporal (ESIC) e o Clinical Outcome Routine Evaluation - Outcome Measure (CORE-OM). A consciência corporal, o bem-estar psicológico e a satisfação com a imagem corporal demonstraram estar significativamente relacionadas com a prática de yoga. A consciência corporal e a satisfação com a imagem corporal revelaram ser variáveis preditoras da relação entre a prática de yoga e o bem-estar psicológico.
- O impacto da pandemia pela COVID-19 nos adolescentes e jovens : revisão crítica da literaturaPublication . Loureiro, Marta Catarina de Almeida Castelo Assis; Ornelas, José H.presente estudo tem por objetivo apresentar uma revisão crítica da literatura, sobre o impacto e os efeitos da pandemia causada pela COVID-19, junto de adolescentes e jovens, quer a nível nacional como internacional. Com o intuito de sumarizar os seus principais resultados e servir de base para investigações futuras foi, primeiramente, realizada uma análise das palavras-chave consideradas relevantes para o estudo, considerando alguns desafios pré-pandémicos já existentes, agrupados em três categorias distintas: educação e emprego, questões sociais e participação comunitária, e saúde mental. Cumprindo com o objetivo proposto, foram selecionados e analisados 46 artigos e relatórios com base nas mesmas três categorias atribuídas, entre abril e novembro de 2020, onde se pretendeu conhecer e explorar quais os aspetos e fatores mais impactantes e desafiantes que esta pandemia está a causar nas vidas dos adolescentes e jovens. Destaca-se a relevância desta temática para a compreensão e preparação das comunidades em geral, com particular enfoque para os profissionais das áreas da educação, do apoio psicossocial e da saúde, dado tratar-se de um fenómeno mundial sem precedentes na história moderna, com contornos multifacetados e complexos, mas de enorme importância para uma maior compreensão do desenvolvimento e dos papéis interventivos dos adolescentes e dos jovens, no mundo atual.
- Escola inclusiva e Covid-19 - estado da artePublication . Pedroso, Vanda Isabel de Sousa; Ornelas, José H.Pretendeu-se com este trabalho fazer uma revisão da literatura relativa à Inclusão em Contexto Escolar, apresentando uma reflexão relativa ao facto de que em que medida, o novo Decreto-Lei que estabelece o Regime Jurídico da Educação Inclusiva em Portugal, o Decreto-Lei nº54/2018, promove as práticas da Educação Inclusiva. Porém, e tendo em conta a presente conjuntura de Pandemia de SARS-COV-2 COVID-19 em que nos encontramos, acresceu à nossa reflexão a questão de como aplicar, em contexto educativo, estratégias inclusivas ajustadas aos tempos de pandemia, promotoras de uma escola inclusiva, na realidade Portuguesa. Deste modo, procedeu-se a uma revisão de literatura subordinada aos temas (Inclusão, Educação Inclusiva, Covid-19, Pandemia), tendo em conta a informação produzida a partir de 2015 e informação de 2020 relativa à COVID-19, havendo, porém, alguns documentos que pela sua importância e conteúdo ainda atual têm data anterior. Realizou-se uma análise das conclusões a que os diversos autores chegaram, o que permitiu colocar em evidência as características, dimensões e estratégias relativas à Inclusão em Contexto Educativo, bem como evidenciar o impacto da Pandemia em geral e da COVID-19 em particular ao nível das práticas em contexto escolar, focando-se na realidade Portuguesa, identificando os procedimentos que procuraram manter as práticas inclusivas. As conclusões permitiram observar, por um lado, que o Decreto-Lei nº54/2018 apresenta uma boa base de sustentação teórica, preconizando uma política inclusiva, pois enquadra-se nos objetivos e estratégias a adotar para uma escola inclusiva preconizados pelos diversos acordos/declarações globais e pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS4 – Educação de Qualidade (ONU, ODS4 da Agenda 2030). Por outro, ao nível das práticas, ainda há que investir na formação dos professores por forma a dotá-los de estratégias pedagógicas que contemplem esta nova abordagem, reduzir a burocracia inerente à implementação das medidas preconizadas no Decreto-Lei, incrementar a interação da Escola com as Famílias e a Comunidade bem como o envolvimento dos alunos no seu percurso educativo e proceder às alterações físicas das estruturas dos equipamentos escolares, por forma a que, por exemplo, um cadeirante possa ter acesso a toda a escola. Por fim, ao nível das práticas inclusivas em tempos de pandemia, e dentro das dimensões consideradas importantes para a Inclusão (participação, sucesso e presença), alunos e suas famílias e pessoal docente e não docente ficaram limitados nas suas ações, em virtude dos constrangimentos provocados pela mesma.
- La luna : Uma circum-navegação à descoberta da identidade pelo olhar de Coimbra de MatosPublication . Igreja, José Guilherme Brito da; Gonzalez, António José César de AlmeidaEnquanto área do saber que define o sujeito relacional como objeto de estudo e de intervenção, a identidade é um conceito-chave na Psicologia: por estar no cerne do que define o sujeito, a identidade encontra-se no âmago da sua ciência. Ora, se a identidade for conceptualizada como uma construção, compreender este conceito implica entender os processos de formação através dos quais se concretiza. Contudo, e como consequência da polissemia de pensares sobre a identidade, assiste-se a uma dispersão de teorizações sobre a construção identitária, consoante o ponto de observação do quadro epistemológico empregue. Já no quadro das conceções psicanalíticas clássicas, onde a formação da identidade constitui um dos núcleos duros das suas teorizações, vemos a concepção de uma identidade pessoal que se constrói pela via de processos identificativos. Afigura-se a pergunta: se a construção da identidade resulta do processo de identificação ao objeto da relação, onde fica o lugar do sujeito no seu próprio trajeto identitário? A partir desta questão sobre a natureza fundamental da construção identitária, procuraremos, no modelo proposto por António Coimbra de Matos, uma formulação que permita contribuir para a clarificação deste aparente paradoxo conceptual. É pela dialética, fluída e fecunda, com um objeto artístico, que procuraremos outros olhares, e encontraremos novos significados, numa circum-navegação sobre a teoria da co-construção identitária que apresenta.