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- A vivência de um programa de redução do estigma internalizadopor pessoas com experiência em doença mentalPublication . Pinto, Nicolle Galperin Gomes; Gonzalez, António José César de AlmeidaEnquadramento: O auto estigma em pessoas com doença mental grave pode vir a acarretar consequências negativas ao nível da sua qualidade de vida. Devido à magnitude dos seus efeitos nesta população revela-se fulcral o desenvolvimento de investigações nesta temática. Objetivos: O principal objetivo da presente investigação foi dar a conhecer a vivência de um grupo de pessoas com experiência em doença mental grave que participaram num programa de redução do estigma internalizado. Método: Participaram 6 utentes, com idades compreendidas entre os 25 e 55 anos, em que se implementaram entrevistas semiestruturadas para a realização da sua análise e obtenção de dados qualitativos, através de uma análise temática. Resultados: O resultado da recolha e análise de dados resultou em quatro grandes temas, entre eles, a experiência de participação, a identificação de conteúdos do programa, efeitos e conteúdos associados à promoção de saúde mental, verificando assim um impacto positivo do programa face ao estigma internalizado nos participantes.
- Processos e percursos de empoderamento e promoção de qualidade de vida das pessoas mais velhasPublication . Carnoto, Melissa CoutinhoO envelhecimento populacional tem sido um dos principais desafios contemporâneos da atualidade. A grande maioria das pessoas deseja permanecer nas suas casas e na comunidade, de forma a evitar a institucionalização, no entanto grande parte dos investimentos são direcionados para respostas de ERPI ao invés na procura de respostas de intervenção comunitária que tenham como base orientadora uma intervenção que tenha em consideração as necessidades das pessoas mais velhas, assim como o bem-estar, as capacidades e o empoderamento. O estudo analisou as várias dimensões da qualidade de vida das pessoas mais velhas, assim como as capacidades e o empoderamento, em dois contextos distintos: institucional e nas suas casas. Foi aplicada uma abordagem Multi-método, utilizando o questionário VITOR QLSE (quantitativo) aplicado a 141 pessoas e a entrevista Semi-estruturada (qualitativo) aplicada a 9 pessoas. Os resultados indicaram que o contexto nas suas casas tem uma influência positiva e significativa nas dimensões da qualidade de vida, com a exceção na dimensão da saúde e família.Concluiu-se também que grande parte das pessoas considera como parte integrante do bem-estar e qualidade de vida a permanência nas suas casas, e como necessidade o convívio e a realização de atividades dos seus interesses. Uma intervenção comunitária poderá dar respostas adequadas às necessidades das pessoas, tendo em conta os seus interesses, capacidades de o empoderamento.
- A experiência vivida por pessoas com experiência de doença mental face a uma intervenção com foco nas emoçõesPublication . Barbeitoli, Maria Margarida Goarmon Palma Oveira; Gonzalez, António José César de AlmeidaEnquadramento: “Não há saúde sem saúde mental”, assim, podemos inferir que o processo de recovery é um ponto fundamental na vida de pessoas com experiência de doença mental. A psicoeducação revela-se como uma ferramenta complementar à psicoterapia, para o treino e aprendizagem de temas áreas de interesse para os indivíduos envolvidos, revelando impactos na saúde e bem-estar dos seus usufrutuários. As emoções podem e devem ser um tema a explorar neste tipo de programas, dada a sua importância e peso no bem-estar e qualidade de vida. Objetivos: Conhecer e compreender a experiência vivenciada na participação de utentes de uma IPSS num programa de intervenção com foco nas emoções, através das opiniões doa participantes e técnicos da instituição. Método: 8 participantes divididos em dois grupos (utentes e técnicos), com idades compreendidas entre os 24 e os 72 anos, relatam as suas vivências e pareceres numa entrevista individual. Método qualitativo, recorrendo à análise temática. Resultados e conclusões: Os resultados e conclusões deste estudo provêm da experiência subjetiva dos participantes. Concluiu-se que este é um tema de grande importância para a sua saúde mental, trazendo diversos benefícios ligados à Inteligência Emocional e às relações interpessoais dos seus usufruidores. Sublinha-se ainda que programas de intervenção como a psicoeducação deveriam ser mais explorados nesta área, tendo em conta os efeitos positivos que tem nesta população, como as melhorias no bem-estar dos seus usufrutuários.
- Projeto work happy : fatores preditores das emoções positivas e significado em contexto laboralPublication . Mainprize, Helena Judith Santos; Pimenta, Ana Filipa FernandesIntrodução: Ao longo dos anos tem sido possível assistir a uma mudança de paradigma relativo ao bem-estar e ao trabalho, tendo estas duas dimensões vindo a ganhar maior destaque no dia-a-dia de cada um de nós. O presente estudo tem como objetivo explorar se a idade, o sexo, a relação amorosa, a ansiedade, o stress e o humor deprimido/ depressão, o sono e o equilíbrio vida-trabalho predizem emoções positivas e significado em adultos profissionalmente ativos. Método: Um total de 1000 trabalhadores (mulheres=68,4%), com idades compreendidas entre os 19 e 75 anos (M=40,76; DP=10,58) procederam ao preenchimento de um questionário sociodemográfico, profissional e de saúde, da escala PERMA-Profiler, de 3 itens exemplificativos das dimensões de ansiedade, humor deprimido/ depressão e stress e, por fim, a escala WorkLife Balance (WLB). Resultados: O modelo refinado demonstrou um ajustamento sofrível (𝜒2/df=6,752; SRMR=0,153; CFI=0,948; TLI=0,934; NFI=0,939; RMSEA=0,076). As emoções positivas são experimentadas mais frequentemente por mulheres (β=-0,095; p=0,001), por participantes com níveis menores de humor deprimido/depressão (β=-0,316; p<0,001), pelos que revelam uma melhor qualidade de sono (β=0,040; p=0,018) e um maior equilíbrio vida trabalho (β=0,426; p<0,001). Quanto ao significado no trabalho, o mesmo é menos percebido por mulheres (β=-0,102; p=0,001) e por participantes com maiores níveis de humor deprimido/ depressão (β=- 0,288; p<0,001). No entanto, a sua perceção é maior em participantes com níveis mais elevados de stress (β=0,098; p<0,001) e quanto maior for o equilíbrio vida-trabalho (β=0,370; p<0,001). Conclusão: Sabendo que algumas variáveis (como o stress, sono e equilíbrio vida-trabalho) podem estar associadas a um maior bem-estar e produtividade, seria importante desenvolver estudos no contexto organizacional que informassem sobre a cultura empresarial com vista a melhorar e aumentar o bem-estar dos seus trabalhadores.
- A implementação do acolhimento familiar em Portugal: Potencialidades e desafios na perspectiva de intervenientes-chave do sistema Nacional de acolhimento de crianças e jovensPublication . Cuña, Rita Catarino de Castro; Moniz, Maria João VargasO acolhimento familiar é uma medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens em perigo, consagrada na Lei de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Perigo, Lei nº142/2015. Apesar da Lei determinar o acolhimento familiar como medida de acolhimento preferencial, em Portugal no ano de 2020, do total de 6706 crianças e jovens que integram o sistema de acolhimento, apenas 3% foram acolhidas em ambiente familiar, sendo que mais de 95% das crianças com menos de 6 anos encontraram-se em acolhimento residencial (ISS. IP., 2020). A implementação da medida de acolhimento familiar em Portugal tem permanecido fraturada, ou inexistente, contrariando as tendências internacionais de desinstitucionalização e os regulamentos e diretivas da União Europeia. De modo a compreender os fatores que influenciam a implementação do acolhimento familiar em Portugal, foram acolhidas as perspetivas de intervenientes-chave do sistema nacional de acolhimento através da técnica qualitativa de entrevistas-semiestruturadas. A análise de conteúdo das entrevistas de 18 participantes permitiu identificar um conjunto de fatores contextuais e organizacionais, ao longo dos diferentes níveis do sistema de proteção de crianças e jovens em Portugal, informados pela Estrutura teórica de implementação EPIS (Exploração, Preparação, Implementação, Sustentação) desenvolvida por Aarons e colaboradores (2011). Os resultados deste estudo, identificaram fatores facilitadores e bloqueadores da implementação do acolhimento familiar ao longo de 7 dimensões principais, de acordo com os diferentes níveis e influências percebidas que estes têm no processo de implementação do acolhimento familiar em Portugal, designadamente: ao nível da política e sistema, de uma estratégia nacional; da monitorização, avaliação e sistemas de informação; dos recursos humanos e financeiros; do ambiente inter-organizacional e trabalho em rede; das características organizacionais e das características da medida de acolhimento familiar. Os resultados percebidos, foram por sua vez consolidados em 19 ideias-chave, que se divulgam neste estudo sob a forma de recomendações e pragmáticas, com vista a promover a implementação da medida de acolhimento familiar em Portugal, e colocar em primeiro plano, a promoção dos direitos e a proteção das crianças e jovens em Portugal.
- Face mask and emotion discrimination: a duchenne smile studyPublication . Hohenberger, Giuliana; Fernandes, AlexandreThis project efforts to investigate the impact of face masks in emotion discrimination. More specifically, this influence was meticulously observed on the judgement of happiness. Is known that this emotion is mainly expressed by the smile. Therefore, the paradigm was constructed around two types of smiles: Duchenne – considered as a happy genuine expression, and the non-Duchenne - which embrace a range of deliberate /fake smiles – contemplated as social and polite smiles. It was hypothesized that the faces covered with the protective masks would reveal a less accurate discrimination than the unmasked faces. Align to this perspective, it was assumed that the masked non-Duchenne smile would be the most impaired, predicting the lowest accuracy proportions. This premise was formulated starting from the assumption that when covering the main clue (the smile), which supports most of a happiness discrimination, a decrease to classify this smile as a happy expression would be expected. Therefore, this research carried out three studies. In Study 1 (N = 29), participants responded two discrimination judgments for masked and unmasked faces: (1) happiness discrimination from other emotions and (2) whether the happy emotion was a genuine expression or not. Happy faces of Duchenne and non-Duchenne were presented mixed with each other, so it was assumed that the high accuracy discrimination responses from the experiment, were a consequence from how the faces were displayed - which could have provoked a greater ease to discriminate the smiles, since there is a distinct contrast between them. Consequently, Study 2 (N = 32) was designed to verify if the responses were not affected by the appearance´ configuration, that could facilitate the judgment by contrasting the smiles. Hence, the smiles were displayed separately in two different blocks, representing happiness. Three additional blocks were added to analyze mask impact and discrimination for fear, anger, and sadness. Considering the current context, empathy and anxiety measures were incorporated to this project, aiming to examine if the discriminations were associated to these variables, and consequently, influenced by the present setting. Primarily, the results indicated a decrease in emotion perception when faces appear covered by protective masks. The discrimination accuracy was lower for masked faces, but not statistically significative for anger and fear. A difficulty to judge the masked non-Duchenne smile was detected in all the judgements. For this type of smile the only clue to a happiness expression is the smile, and when covered by the face mask, it confirms the that lack of this main sign impact happiness discrimination. On contrary, the Duchenne smile revealed a great level of sensitivity, with and without the mask, highlighting the importance of the orbicularis oculi in the happiness discrimination. Additionally, sadness, when compared to the other emotions, revealed a substantial decrease in emotion discrimination. This variation was evident when the faces appeared with and without mask, indicating a significant lower accuracy when the faces were partially covered.
- O Envolvimento parental e a parceria escola-família: a importância da colaboração na perspetiva da família em tempos de pandemiaPublication . Crespo, Sofia dos Santos; Moniz, Maria João VargasEste estudo enquadra-se numa realidade onde a criança tem um papel principal, na comunidade parental e escolar. O mesmo tem como objetivos avaliar, essencialmente, a perceção dos encarregados de educação de crianças do 1º ao 4º ano de escolaridade da área geográfica do Algarve, sobre a sua comunicação, o envolvimento e a gestão de recursos durante a pandemia Covid-19. Participaram no estudo 305 encarregados de educação (80% do sexo feminino), na sua maioria com idades compreendidas entre os 30 e os 40 anos (52%). Os participantes responderam ao Questionário de Envolvimento de Pais e Professores, originalmente criado por Miller-Johnson e Maumary-Gremaud (1995), em formato online. Os resultados deste estudo revelaram que os encarregados de educação percecionam existir um elevado envolvimento entre pais e professores em todas as suas vertentes. Foi possível concluir também que a perceção dos encarregados de educação com diferentes rendimentos familiares não diferiu, significativamente, na maior parte das dimensões do envolvimento entre pais e professores. A partir da análise do envolvimento em termos de género, pôde concluir-se que as encarregadas de educação percecionam ter uma melhor comunicação com a escola conferindo, igualmente, um maior apoio na aprendizagem e tarefas escolares dos seus educandos em comparação com os encarregados de educação. No que se refere à comunicação, apurou-se que a maior parte dos encarregados de educação percecionaram ter havido uma alteração na relação/comunicação dos mesmos com a escola causada pelo contexto pandémico. Implicações e sugestões para a prática e investigação futura serão discutidas mais à frente neste trabalho.