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- O papel das representações da vinculação no desenvolvimento do comportamento pró-social em crianças em idade pré-escolarPublication . Arez, Sofia Salgado; Fernandes, CarlaA teoria da vinculação relata a importância da relação entre a criança e o seu cuidador e explica como é que as interações com os mesmos impactam a maneira como as crianças criam e organizam as representações mentais. Estas representações internas são formadas nas experiências diárias entre o cuidador-criança. Representações mentais positivas, permitem à criança ter uma perspetiva de si mesma como capaz de lidar com as necessidades dos outros, uma perspetiva dos outros como confiáveis e merecedores de ajuda, conforto e partilha. Elementos estes, pertencentes ao comportamento pró-social que é uma ação ativa, voluntária destinada a beneficiar os outros. O objetivo principal desta dissertação é analisar o papel das representações da vinculação no desenvolvimento do comportamento pró-social em crianças do pré-escolar, com foco nas diferentes dimensões, como a ajuda, a partilha e o conforto. Participaram 82 crianças, com 5 a 6 anos (M=70,78; DP=4,27), dos quais 57,3% eram rapazes. Para avaliar a vinculação foi utilizado o Attachment Story Completion Task – ASCT e a variável comportamento prósocial foi avaliada através de Tarefas pró-sociais. Foi também avaliada a competência verbal como co-variável, da Wechsler Preschool and Primary Scale of Intelligence - WPPSI. Os resultados mostraram uma relação significativa entre as dimensões do pró-social. Entre a ajuda, a partilha e o conforto existiram correlações significativas positivas. Houve também uma correlação positiva com significância entre dimensões do comportamento prósocial (partilha e conforto) e o QI Verbal. Relativamente ao comportamento pró-social e às representações da vinculação, não exisitram correlações estatisticamente significativas. Em geral, os resultados indicam que, nesta amostra, as representações da vinculação não se mostram um fator determinante no comportamento pró-social.
- Depressão pós-parto: Relações com dimensões da vinculação e sentimento de competência parentalPublication . Silva, Francisca Isabel Santos Leitão Marinho da; Santos, António JoséEntre 3 e 6 % das mulheres experienciam depressão pós-parto (APA, 2013). As mulheres com esta perturbação revelam uma diminuição de ânimo e perda de interesse, culpa, baixa autoestima, perturbações do sono e apetite e diminuição da vitalidade, que poderá levar a limitações e incapacidade no cuidado ao bebé (Hajipoor, Pakseresht, Niknamim, Roshan e Nikandish, 2021). Um levantamento transversal de dados com mães primíparas (N =35) foi conduzido com o intuito de investigar a relação entre a depressão pós-parto e a perceção de eficácia nos cuidados parentais, bem como, a relação entre os seus modelos internos de vinculação e a depressão pós-parto. Através das correlações de Pearson e comparação de médias entre grupos, verificou-se que mães com níveis mais elevados de depressão pós-parto relataram menores níveis de eficácia percebida e que uma dimensão de vinculação de ansiedade à figura materna está associada a níveis mais elevados de depressão pós-parto. Assim, este estudo permitiu compreender a natureza complexa e multifacetada da depressão pós-parto e o impacto profundo que pode ter no bem-estar materno e nos cuidados percebidos ao bebé.
- A gestão de conflito como pilar estruturante de uma comunidade de aprendizagemPublication . Leal, Maria Leonor Almeida da Rosa; Gaitas, SérgioO presente relatório nasce de um de um trabalho de investigação, desenvolvido ao longo de um estágio curricular, inserido no mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo procura aprofundar como a gestão de conflitos pode ser estruturante numa comunidade de aprendizagem, neste caso, do 4º ano do ensino básico. Desta forma, o objetivo que direcionou toda a investigação prevê a análise de momentos e processos envolvidos na gestão de conflitos, no contexto de estágio. Considerando esta direcção, o estudo tem como sustento as seguintes questões de investigação: “Quais são as principais etapas envolvidas na gestão de conflitos?”, “Qual o papel dos alunos e da professora na gestão de conflitos?” e “Quais os benefícios percebidos pelos alunos e pela professora decorrentes do processo de gestão de conflitos?”. Para a elaboração da investigação, recorreu-se à metodologia qualitativa, sustentada pela observação, nomeadamente notas de campo de registo livre, e entrevistas realizadas tanto a crianças como a adultas. Para a escolha dos entrevistados, recorreu-se a uma conversa e votação entre o grupo, onde se escolheram nove crianças e três professoras que acompanharam de perto o crescimento do grupo. Este trabalho de investigação permitiu a reflexão e conhecimento mais aprofundados das práticas de gestão de conflitos do grupo, a par da perceção das crianças e professoras sobre este pilar estruturante para o desenvolvimento e aprendizagem da comunidade de aprendizagem. Com este, percebi como o diálogo, uma estrutura sólida e consistente e princípios cooperativos e democráticos foram chaves para que a gestão de conflito se tornasse então, para este grupo, um pilar estruturante.
- Vivências de masculinidade(s) em homens que superaram o alcoolismo: Uma análise temáticaPublication . Santos, Breno de Souza; Ornelas, José H.O presente estudo tem como principal objetivo aprofundar o conhecimento sobre como os homens vivenciam a masculinidade após deixarem de beber álcool. A investigação sobre este tema revela-se cada vez mais essencial para promover uma sociedade onde os homens possam redescobrir-se e focar-se nos seus próprios aspetos. O instrumento utilizado foi um guião de entrevista semi-estruturada, baseado no Inventário de Conformidade com as Normas Masculinas (CMNI; Mahalik, Locke, et al., 2003). A amostra foi constituída por 5 participantes do sexo masculino, e a análise temática foi a metodologia aplicada. Os resultados indicam mudanças em relação às normas masculinas associadas ao controlo emocional, ganhar, playboy, violência e primazia do trabalho. Concluímos que os resultados desta investigação contribuem para uma visão compreensiva da masculinidade, evitando a sua patologização.
- Agressividade e retraimento social na adolescência: Relações com a vinculação, regulação emocional e depressãoPublication . Marques, Inês Carvalho Gomes; Santos, António José dosEste estudo tem como objetivo compreender de que forma a segurança percebida na relação com as figuras parentais e as estratégias de regulação emocional adotadas, influenciam a agressividade e o retraimento social em adolescentes, bem como a sua relação com a sintomatologia depressiva. Foi utilizada uma amostra parcial de um projeto de investigação financiado pela FCT, constituída por 52 adolescentes do 7º, 8º e 9º ano de escolaridade, dos quais 23 são do sexo feminino e 29 do sexo masculino. De forma a estudar as variáveis, foram utilizados como instrumentos o Extended Class Play (ECP), o Kerns Security Scale (KSS), o Emotional Regulation Questionnaire for Children and Adolescents (ERQ-CA) e o Children's Depression Inventory (CDI). Foi realizada uma análise de variância multivariada, de forma a analisar os efeitos do Sexo (masculino e feminino) e do tipo de Grupo (retraídos não-agressivos, retraídos agressivos, controlo e agressivos não-retraídos). Os resultados revelam que uma maior segurança na relação de vinculação com as figuras parentais está associada a menores níveis de agressividade. Em contrapartida, jovens com uma relação de vinculação insegura e dificuldades em regular as emoções, principalmente aqueles que recorrem a estratégias de supressão emocional, tendem a desenvolver mais sintomas depressivos. Observou-se também que os participantes do grupo retraídos agressivos se encontram numa situação de maior risco, uma vez que tendem, não só, a internalizar as emoções, o que leva ao retraimento social, como também, a externalizá-las, nomeadamente através de comportamentos agressivos.
- O papel do voluntário e impacto da sua intervenção em cuidadores familiares de doentes oncológicosPublication . Parracho, Inês Freire da Cruz Alexandre; Miranda, Mariana PiresUma das maiores consequências indiretas das alterações no ambiente está relacionada com a ansiedade que as pessoas sentem. A eco-ansiedade tem sido relacionada com maiores níveis de comportamentos pró-ambientais, mas também com uma possível eco-paralisia. Neste sentido, o objetivo principal deste estudo foi avaliar de que forma a eco-ansiedade se relaciona com os comportamentos pró-ambientais e testar se a eficácia, coletiva (no estudo 1; n = 103) e individual (no estudo 2; n = 105), modera esta relação, podendo, assim, no futuro, ser a base de intervenções socio-clínicas para fazer face à eco-paralisia. De uma forma geral, a eco-ansiedade está correlacionada positivamente com comportamentos pró-ambientais, embora de forma inconstante quando analisamos os fatores específicos da eco-ansiedade e o tipo de comportamento pró-ambiental. Temos, também, evidência que parece suportar uma relação quadrática entre ambas as variáveis, embora com pouca variabilidade no espetro mais elevado da variável eco-ansiedade. Esta limitação parece poder explicar, igualmente, a ausência de moderação tanto da eficácia coletiva, como da auto-eficácia. Sugere-se que se realizem novos estudos com um maior número de participantes que apresentem níveis de ecoansiedade mais elevados e que se invista no desenvolvimento de instrumentos mais adaptados ao contexto, que possam melhor mapear o contexto específico da crise climática em Portugal
- A cooperação: Um fator de pertença para as crianças migrantes no 1º cicloPublication . Pais, Inês Afonso Martinho; Gaitas, SérgioEste estudo foca-se na reflexão acerca das práticas de aprendizagem cooperativa, escolhidas por uma professora titular, enquanto criadoras de oportunidades para as crianças migrantes desenvolverem as suas experiências de pertença à escola, com enfoque no 1º Ciclo do Ensino Básico. O mesmo realizou-se no âmbito de um estágio junto de uma turma do 4º ano, composta por dezasseis crianças, das quais cinco são migrantes. A investigação é orientada por dois eixos: a descrição e análise das práticas de aprendizagem cooperativa e respetivas intencionalidades pedagógicas da professora; a descrição e análise de experiências de pertença à escola das crianças migrantes. A metodologia adotada foi qualitativa, recorrendo à observação, sustentada por meio de registos em diário de bordo, uma entrevista à professora e um focus group com a turma. Para a análise dos dados obtidos acerca das práticas cooperativas e experiências de pertença à escola é mobilizado o modelo teórico de Kuttner (2023), acerca das seis dimensões de pertença à escola: agencial, sistémica, interseccional, política, baseada no lugar e como um direito. Os resultados da investigação demonstram que as práticas cooperativas promovem oportunidades sucessivas para as crianças migrantes interagirem na turma, através do apoio mútuo, refletindo os seis aspetos de pertença à escola (Kuttner, 2023). Estes resultados são coincidentes com a literatura que sublinha a centralidade das relações entre pares e com os profissionais da educação para o desenvolvimento dos sentimentos de pertença à escola, à medida que as várias identidades culturais presentes na turma se cruzam, estabelecendo um lugar para si mesmas, num contexto educativo partilhado.
- A importância da internet na participação social dos idososPublication . Sousa, Lúcia Maria Oliveira Ramos de; Ornelas, José H.Num mundo cada vez mais digital, é fundamental compreender a importância da Internet na participação social dos idosos. Esta população enfrenta vários desafios como a solidão e a redução das oportunidades de envolvimento, o que pode afetar o seu bem-estar e qualidade de vida. Esta investigação pretende aprofundar, se existem benefícios na utilização da Internet pelos idosos e de que forma esta pode manter e dinamizar as relações sociais. Ao explorar este tema, pretendemos conhecer a forma como as plataformas digitais podem servir como vias de ligação social, troca de informações e construção de comunidades entre os séniores. O estudo utiliza uma abordagem quantitativa para investigar a relação entre a participação social online e o bem-estar dos indivíduos idosos. Será aplicado um inquérito por questionário a uma amostra diversificada de participantes idosos, incidindo sobre os seus padrões de utilização da Internet, benefícios percebidos e medidas de bem-estar. Serão efetuadas análises estatísticas, incluindo correlações para examinar a influência do digital na participação social em várias áreas, como a saúde emocional, a ligação social e a satisfação com a vida. Em termos teóricos, a participação social dos idosos, será analisada de acordo com o modelo ecológico do envelhecimento.
- A experiência na casa de Alba através dos olhos dos ex-residentes: Uma análise fenomenológicaPublication . Santos, Iuri Ricardo Dias Lopes dos; Rodrigues, Vitor AmorimO presente estudo tem como objetivo principal a exploração e compreensão da experiência subjetiva de seis ex-residentes da comunidade terapêutica Casa de Alba, através dos significados e sentidos encontrados pelos mesmos. Pretende-se analisar as experiências vividas por cada um deles no seio de uma comunidade terapêutica no Alentejo, através do olhar de ex-residente. A metodologia desenvolvida neste estudo será o método fenomenológico – Interpretative Phenomenological Analysis (IPA), onde se procura através de entrevistas semiestruturadas explorar significados e sentidos elaborados por seis ex-residentes de uma comunidade terapêutica e, consequentemente, delinear uma análise final com os constituintes essenciais e variantes da experiência subjetiva. A amostra é constituída por seis participantes, três do sexo masculino e três do sexo feminino, que cumpriram um programa residencial na Casa de Alba (sem dropout) e deixaram a comunidade até um período máximo de 2 anos. Os resultados sugerem que a experiência na Casa de Alba foi potenciadora e facilitadora de melhoras no funcionamento social e redescoberta de si próprio, indo ao encontro dos resultados de outras investigações sobre o tratamento de pessoas em comunidades terapêuticas. Também são congruentes com os benefícios estudados nas abordagens Open Dialogue (OD) e Mentalization-Based Treatment (MBT). Destacam-se como temas principais da experiência, a relação como fator terapêutico, a ressignificação da vida através do programa terapêutico e a redescoberta do self em comunidade.
- Aprender em duas línguas: O papel das interações entre pares na sala de aula bilinguePublication . Baptista, Joana Pinto; Salvador, LilianaNuma era marcada por fluxos migratórios e avanços tecnológicos, o bilinguismo assume um papel central na educação contemporânea, proporcionando às crianças oportunidades de desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Compreender como as interações entre crianças promovem a aprendizagem de uma segunda língua em contextos bilingues é fundamental, pois essas interações enriquecem o repertório linguístico das crianças e fomentam um ambiente de comunicação e colaboração. Este Relatório de Prática de Ensino Supervisionada (RPES), realizado numa turma do 2.º ano do 1.º CEB, teve como objetivo identificar de que forma as interações entre as crianças promovem a aprendizagem de uma segunda língua: como essas interações facilitam a aprendizagem em sala de aula; quais as estratégias utilizadas pelas crianças; e qual a perceção da professora sobre os momentos de interação entre pares. Seguindo uma metodologia qualitativa, com observação não participante e entrevistas semiestruturadas, o estudo revelou que as interações entre crianças facilitam a aprendizagem da segunda língua, principalmente em situações de resolução conjunta e partilha de conhecimentos. As crianças desenvolveram estratégias como repetição, gesticulação e apoio mútuo, demonstrando uma evolução progressiva em autonomia e confiança. Quanto à perceção da professora, esta valorizava as interações e reconhecia o seu potencial para o desenvolvimento linguístico, embora as estratégias de mediação nem sempre fossem aplicadas de forma consistente. Assim, sublinha-se a importância de uma mediação intencional e estruturada para garantir que as interações entre as crianças contribuam de forma significativa para a aprendizagem da segunda língua