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- Perceções das lideranças escolares sobre o bem-estar laboral, eficácia coletiva e inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aulaPublication . Pinto, Maria Ana Gonçalves; Silva, José CastroA liderança escolar é consensualmente caracterizada como uma função bastante exigente, onde os líderes revelam frequentemente sintomas associados ao stress e burnout. As adversidades inerentes às suas funções resultam muitas vezes na sobrecarga laboral e comprometimento do seu bem-estar pessoal e profissional. Neste sentido, a presente investigação procurou descrever a relação entre o bem-estar laboral das lideranças escolares, as suas as perceções de eficácia coletiva e as suas crenças sobre inclusão de alunos com comportamento perturbador em sala de aula, variáveis empiricamente descritas como influentes do bem-estar. Para tal, contou-se com a participação voluntária de 251 líderes escolares, 25.5% do género masculino e 74.5% do género feminino, com experiência de cargos de liderança entre os 0 e os 40 anos, que responderam a quatro questionários relativos às temáticas em estudo. Os resultados deste estudo confirmaram a existência de correlações positivas e significativas entre a maioria das variáveis em estudo, revelando algumas dimensões dos indicadores avaliados como preditores significativos do bem-estar físico e mental. Tais resultados mostraram-se reveladores, e evidenciaram a complexidade das interações entre estas variáveis. Confirmaram-se na totalidade algumas das hipóteses e parcialmente outras, mostrando, de forma geral, que o bem-estar físico, mental e laboral se relaciona com as perceções de eficácia coletiva e com as crenças acerca da inclusão de alunos com comportamento perturbador.
- Associativismo e Integração: O papel das associações no apoio à construção da integração de migrantes brasileirosPublication . Sandins, Bruna Gabriela Laureano; Vargas-Moniz, Maria JoãoNesta dissertação investiga-se o papel das associações de migrantes e o impacto de sua intervenção no processo de adaptação e integração de pessoas migrantes brasileiras em Portugal. A pesquisa explora como estas organizações contribuem para a inclusão social, econômica e cultural, proporcionando apoio e promovendo a coesão comunitária. A partir de uma abordagem qualitativa, foram realizadas 9 entrevistas em profundidade com pessoas migrantes brasileiras residentes em Lisboa e que acessaram por alguma razão os serviços das Associações de migrantes. Os resultados indicam que apesar dos desafios e adversidades enfrentadas pelos entrevistados, a experiência é positiva revelando que as associações desempenham um papel crucial na orientação legal e na criação de redes de suporte e, desta forma, viabilizam a adaptação e integração da população atendida apesar das limitações apresentadas. Este estudo contribui para uma compreensão mais aprofundada do papel associativismo no contexto migratório, oferecendo recomendações para futuras discussões sobre a sobrevivência destas instituições frente às mudanças no cenário atual nas políticas na área das migrações em Portugal.