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Comunidades de prática virtuais: Preditores da sua eficácia em contexto empresarial

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Abstract(s)

Propósito – Com a necessidade de saber em que medida as empresas podem potenciar os resultados de Comunidades de Prática Virtuais em linha com os objetivos de negócio, este estudo tem como principal objetivo analisar se a existência de condições organizacionais facilitadoras para a participação, a performance da plataforma digital e a satisfação com as atividades desenvolvidas enquanto mediadora, podem ser fatores preditores da perceção de eficácia das Comunidades de Prática Virtuais. Metodologia - Com base nas variáveis acima mencionadas foram criadas hipóteses e construído o modelo de análise para testar a equação formulada. A amostra é constituída por 175 respostas a um questionário online submetido aos membros pertencentes a nove Comunidades de Prática Virtuais de uma empresa do setor privado. Descobertas - Os resultados obtidos revelam que os membros têm uma maior perceção da eficácia das Comunidades de Prática Virtuais quando a empresa cria condições facilitadoras para a sua participação e a plataforma digital de suporte ao ambiente virtual facilita a comunicação e arquiva o conhecimento partilhado. A satisfação dos membros com as atividades desenvolvidas revelou ser um mediador estatisticamente significativo desta relação. Originalidade – Este estudo é um dos primeiros a analisar os fatores contribuintes para a eficácia das Comunidades de Prática Virtuais em empresas do setor privado.
Purpose - With the need to know to what extent companies can enhance the results of Virtual Communities of Practice, this study has as main objective to analyse whether the existence of organizational conditions that facilitate participation, the performance of the digital platform and satisfaction with the activities as a mediator, can be predictive factors of the perception of the effectiveness of the Virtual Communities of Practice. Methodology - Based on the variables mentioned above, hypotheses were created, and the analysis model was built to test the formulated equation. The sample consists of 175 responses to an online questionnaire submitted to members belonging to nine Virtual Communities of Practice of a private sector company. Findings - The results obtained reveal that members have a greater perception of the effectiveness of Virtual Communities of Practice when the organization creates conditions that facilitate their participation and when the digital platform that supports the virtual environment facilitates communication and archives shared knowledge. Member satisfaction with the activities developed proved to be a statistically significant mediator of this relationship. Originality - This study is one of the first to analyse the factors contributing to the effectiveness of Virtual Communities of Practice in private sector companies.

Description

Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA – Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Clínica

Keywords

Gestão de conhecimento Comunidades de prática virtuais Capital intelectual Partilha de conhecimento Perceção de eficácia Knowledge management Virtual communities of practice Intellectual capital Knowledge sharing Perceived effectiveness

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