Browsing by Author "Barros, Luísa"
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- Aceitação e eficácia de um programa de intervenção psicoeducativa para pais de crianças com asma : estudo exploratórioPublication . Da Silva, Cláudia Mendes; Barros, Luísa; Simões, FátimaResumo: Considerando a importância que a educação sobre a asma deve assumir no plano de gestão familiar da doença, e a falta de programas deste tipo em Portugal, construímos uma intervenção psicoeducativa breve para pais de crianças com asma entre os 7 e os 13 anos, visando a aquisição de atitudes mais positivas na gestão da doença. O estudo teve como objetivo avaliar a aceitação, eficácia e a satisfação relativa ao programa intervenção. Completaram a intervenção 10 mães, tendo participado nas 3 sessões de grupo e nos 3 momentos de avaliação (linha de base, final da intervenção e follow-up a 9 meses). Para além da recolha de informação sociodemográfica e clínica, aplicaram-se dois questionários, um de conhecimentos sobre a asma e outro de qualidade de vida da criança (DISABKIDS-37, versões pais e criança). Utilizou-se também uma entrevista sobre a gestão da asma pela família (FAMSS) na avaliação inicial e no follow-up. Os resultados evidenciaram uma melhoria moderada no conhecimento dos pais e nas práticas de gestão da asma, confirmando a utilidade de incluir a intervenção psicoeducativa nos cuidados às crianças com asma.
- As consequências psicológicas da hospitalização infantil: Prevenção e controloPublication . Barros, LuísaA investigação sobre as consequências psicológicas da hospitalização infantil começou por ser essencialmente um campo de estudo sobre as perturbações da vinculação. A alteração das condições de hospitalização nos serviços de pediatria, e os novos paradigmas de investigação sobre as perturbações do desenvolvimento, contribuíram para uma importante evolução no estudo deste tipo de situação, que é hoje sobretudo relevante para a compreensão dos processos de confronto infantil e familiar com as situações de ansiedade. Neste trabalho, a partir de uma análise da literatura sobre a hospitalização pediátrica, propõe-se um conjunto de estratégias com vista a prevenir e remediar as sequelas psicológicas e psicopatológicas desta experiência stressante, enfatizando-se o papel do psicólogo de pediatria.
- Contribuição do estudo das significações sobre saúde e doença para as intervenções em psicologia pediátricaPublication . Barros, LuísaNo domínio da Psicologia Pediátrica as metodologias que têm provado maior eficácia são as que valo - rizam as características da compreensão infantil sobre a doença, tanto na elaboração das explicações sobre os procedimentos médicos, como na própria estruturação das metodologias de confronto. Neste trabalho, a autora considera que é necessário alargar esta centração na compreensão da causalidade para um ênfase mais alargado e abrangente nos processos de significação pessoal sobre saúde e doença. O reconhecimento do primado das significações na sua complexidade cognitiva e emocional conduz a definir três linhas de força para a definição das intervenções em Psicologia Pediátrica: I) reconhecimento da importância dos estudos da Psicopatologia do Desenvolvimento sobre o impacto das vivências da doença no processo global de desenvolvimento da criança e da família; 2) centração nos processos de significação infantil sobre doença e saúde; 3) centração nos processos de significação parental sobre a doença, sobre as relações entre os problemas de saúde e o desenvolvimento infantil, e sobre a resolução de problemas educacionais e a adesão às recomendações dos profissionais. Em seguida são analisadas cada uma destas recomendações, explicitando a sua relevância para a intervenção em Psicologia Pediátrica.
- A gestão da asma pela família: Alguns dados preliminaresPublication . Silva, Cláudia Mendes; Barros, Luísa
- Intervenção construtivista e dialéctica para o desenvolvimento das significações parentaisPublication . Barros, LuísaNeste trabalho, a autora estabelece dois objectivos. Por um lado, apresentar um breve historial dos principais procedimentos de treino ou aconselhamento parental, assim como conclusões mais significativas do estudo desenvolvimentista das crenças de pais. Por outro lado, definir um modelo alternativo, de cariz construtivista e dialéctico, visando o desenvolvimento das crenças ou significações parentais, subjacentes a acções educacionais adaptativas e eficazes.
- Intervenção desenvolvimentista em psicologia da doençaPublication . Joyce-Moniz, Luís; Barros, LuísaAs teorias mais eloquentes da Psicologia da Saúde têm sobretudo a ver com a doença. Esta Psicologia, centrada nas significações das pessoas doentes, coloca questões metodológicas muito mais complexas do que a Psicologia interessada na promoção da Saúde. Na perspectiva aqui defendida, as grandes dificuldades metodológicas da Psicologia da Doença provêm do paradigma estrutural que orienta os modelos cognitivistas mais frequentemente usados. Em alternativa, é apresentado um modelo desenvolvimentista de intervenção em Psicologia da Doença. Neste modelo, considera-se que a pessoa doente actua de acordo com as suas significações, e que estas podem ser representadas por um nível, que integra uma sequência de níveis de significações – associadas ao sofrimento e/ao seu confronto – cada vez mais abertas, flexíveis, reversíveis, complexas e/ou universais, e caracterizadas pelas acções de diferenciação e de restruturação mais usadas. O diagnóstico dos níveis de significação do doente, dos seus desfasamentos, quanto ao processo de doença, e das acções dialécticas associadas a esses níveis e desfasamentos, permite formular os objectivos e escolher as metodologias a utilizar de modo mais direccionado e eficaz.
- Parents’ perspectives about their experience in the ACT-Raising Safe Kids program : a qualitative studyPublication . Ramos, Filipa; Pereira, Ana Isabel; Marques, Teresa; Barros, LuísaAbstract: The present study aimed to explore Portuguese parents’ perspective about their experience and participation in the ACT-Raising Safe Kids Program (RSK), a universal parenting program to prevent child maltreatment. The sample consisted of 9 mothers and 1 father of 3 to 8 years old children who completed the ACT-RSK. Parental perspectives were assessed through a semi-structured face-to-face interview. Content analysis and descriptive statistic procedures were used to analyze the data. Findings indicate that parents chose to participate because they needed help to solve specific problems, wanted to improve parenting abilities and knowledge, and share experiences. As results of participating in the ACT-RSK, parents reported an increased awareness of parenting behaviors, an adjustment of expectations and acquisition of information. They also perceived increased emotional self-regulation, self-efficacy and use of positive parenting practices. These changes led to the enhancement of their child’s self-regulation and awareness of rules, and a reduction in behavior problems. Regarding the implementation of the ACT-RSK, parents valued the contents addressed and belonging to a group. However, they identified personal and program barriers, including competing demands on parent’s time and considering some sessions less useful. Implications of these findings are discussed and future research questions are addressed.
- Predictors of outcomes following a brief Portuguese parental nutrition interventionPublication . Gomes, Ana Isabel; Barros, Luísa; Pereira, Ana IsabelAbstract: Early childhood is largely recognized as a critical period for shaping the child’s eating patterns. Although interventions studies that focus on first years of life are increasing, with positive impact, the moderators of treatment gains and the relative importance of each determinant of the change process have been rarely explored. This study aimed to identify potential predictors of outcomes concerning children’s healthy and unhealthy eating behaviors after a parental school-based intervention. An intervention longitudinal study with repeated measures at baseline and after participation in the Red Apple program was performed. Parents and children were recruited in public and state-funded kindergartens near Lisbon, Portugal. A total of 44 parents of 3- to 6-year-old children agreed to participate in the study and 39 met the inclusion criteria. The Red Apple program included four parental group sessions about young children’s growth, nutritional guidelines, and positive parental feeding strategies, and adult-child activities and newsletters delivered to caregivers. Data regarding children’s dietary intake, food preferences, neophobia/neophilia, parental concerns about the child’s weight, and self-efficacy in promoting healthy dietary patterns in children were collected before (T1) and after (T2) the intervention. Higher parental concerns about weight and self-efficacy at T1 significantly predicted children’s healthy dietary intake at T2. The only significant contribution for children’s unhealthy dietary intake at T2 was the previous consumption of those foods at T1. Interventions that focus on parental cognitive variables might effectively contribute to positive changes in children’s dietary intake. Findings also suggest that specific targets of children’s diet may pose unlike challenges that respond differently to the mechanisms of influence of the intervention.
- Psicologia da doençaPublication . Joyce-Moniz, Luís; Barros, LuísaAo conjunto de teorizações e estudos sobre as representações acerca da doença, e dos seus processos, pode atribuir-se a designação Psicologia da Doença. Este domínio integra-se na Psicologia da Saúde, uma vez que visa a aquisição de representações de processos de saúde, mas fundamenta-se na reflexão e na operacionalidade das significações individuais sobre a identificação, as causas, a duração e as consequências da doença, assim como dos meios para a confrontar, para atingir este objectivo. Nesta análise, estes esquemas da representação da doença e do seu confronto, e a consequente dialéctica de adesão vs. não-adesão ao tratamento médico, são enquadrados em três orientações psicopatológicas: cognitiva, somatoforme-descritiva e somatoforme-desenvolvimentista.
- Psicologia pediátrica e seus desafios actuais na formação, pesquisa e intervençãoPublication . Menezes, Marina; Moré, Carmen Ocampo; Barros, LuísaO presente artigo visa apresentar os desafios actuais da psicologia pediátrica no âmbito da formação, pesquisa e intervenção. Após breve resgate histórico das diferentes áreas que se conjugam na psicologia pediátrica, enquanto campo teórico-científico, analisa-se a formação nessa área, observando-se o constante processo de “desconstrução de saberes tradicionais”, não os renegando enquanto conhecimentos já instituídos cientificamente, mas integrando- os na intervenção e ou pesquisa, a partir das demandas que se impõem ao profissional no contexto infantil. Nessa perspectiva, aponta-se a necessidade do mesmo desenvolver, durante sua formação, as habilidades e competências necessárias para actuar de forma contextualizada com crianças, suas famílias e equipe de saúde. Assim as acções do profissional de psicologia pediátrica devem ser necessariamente orientadas pelos pressupostos da humanização, integralidade e promoção da saúde, visto que não se concebe mais a dissociação das acções da esfera físico-mental-social, no atendimento à saúde infantil.