Browsing by Issue Date, starting with "2008"
Now showing 1 - 10 of 529
Results Per Page
Sort Options
- Concepções e práticas de envolvimento dos pais na escolaridade dos filhosPublication . Correia, Ana Sofia de Aguiar; Pedro, Isaura; Peixoto, Francisco José BritoO envolvimento parental, tem sido compreendido como uma peça fundamental no sucesso dos jovens, vários estudos têm procurado compreender as variáveis demográficas e psicológicas que estão relacionadas com níveis de envolvimento parental. Neste estudo procurámos avaliar se as concepções de responsabilidade dos pais na escolaridade dos filhos estavam relacionadas com as práticas de envolvimento parental, preocupámo-nos também em perceber se o género e o nível de escolaridade dos pais estavam associados com as concepções de responsabilidade e as práticas de envolvimento. Outro objectivo deste trabalho foi o de investigar se a distribuição da responsabilidade nas tarefas educativas a nível intra-familiar variam consoante o género dos pais. Foram analisados 145 questionários de pais e mães, de alunos a frequentar o 5º e 6º anos de escolaridade. Os resultados do estudo mostraram a existência de relação entre as concepções de responsabilidade dos pais na escolaridade e as diferentes práticas de envolvimento. As práticas de envolvimento estudadas, compreendiam as áreas da mediação social e cultural, comunicação sobre a escolaridade, apoio a tarefas escolares e participação em eventos escolares e extra-escolares. O género dos pais mostrou estar relacionado com as práticas de apoio às tarefas escolares. Enquanto que, o nível de escolaridade dos pais mostrou estar relacionado com as práticas de comunicação sobre a escolaridade do adolescente. No que se refere à distribuição da responsabilidade nas tarefas educativas a nível intra-familiar, verificou-se que, de uma forma geral, existe uma partilha de responsabilidade entre as figuras parentais.
- A expressão da depressão e da psicose no desenho infantil na fase da latênciaPublication . Rosa, Márcia Isabel Cardoso dos Santos; Salgueiro, Emílio Eduardo GuerraO principal objectivo do nosso estudo foi o de analisar se as crianças com diagnóstico de organização depressiva e de organização psicótica manifestariam nos resultados das suas provas projectivas de desenho e, complementarmente, na prova temática infantil, elementos que indiciassem funcionamentos psíquicos diferentes. Utilizámos uma amostra composta por cinco crianças com diagnóstico prévio de organização depressiva e outras cinco crianças com diagnóstico prévio de organização psicótica. A cada criança foram administradas as provas de desenho da figura humana, da família e do desenho livre e, as provas temáticas infantis (C.A.T-A/H.), fazendo-se a sua análise e interpretação. Verificou-se a existência de características diferenciadoras de que se destaca, para a organização depressiva, a agressividade reprimida e, para a organização psicótica os dentes, as mãos em flor, garfo ou estrela, a fusão dos membros superiores e inferiores, o desligamento das partes do corpo, a ausência de limites internos e externos, a robotização das figuras e, a inclusão de símbolos irreais e bizarros. As organizações depressivas manifestaram menor ambiguidade e maior coesão na percepção corporal, ligação concreta ao real, percebendo-o a sua totalidade. As organizações psicóticas manifestaram distorção corporal, distanciamento ao real, percebendo-o em detalhes e, clivando-o sem o abranger na sua totalidade.
- Adaptação da Revised Death Anxiety Scale (RDAS) para adultos idosos portuguesesPublication . Carvalho, Graça Maria Ramos Jara de; Diniz, António Augusto Pinto MoreiraO estudo da ansiedade face à morte no adulto idoso merece uma atenção especial. Este trabalho visa a análise da validade de constructo da adaptação para adultos idosos portugueses da Revised Death Anxiety Scale (RDAS), consistindo no teste (análise factorial confirmatória) de duas estruturas tetradimensionais oblíquas alternativas propostas para a prova (Thorson & Powell, 1984, 1992). Foi também testada a hipótese de uma estrutura unidimensional para a RDAS, porque no apuramento de resultados comummente seguido na utilização da escala não são consideradas as suas subescalas. A amostra foi constituída por 451 participantes (M = 77 anos), institucionalizados e não institucionalizados. Descreve-se sumariamente o procedimento de tradução e de recolha de dados (hetero-administração) e comparam-se os resultados do teste dos três modelos alternativos. A selecção do modelo de alta ansiedade de Thorson e Powell (1992), mas com uma estrutura bidimensional obliqua de 12 itens, resultou da análise da validade convergente e da consistência interna dos factores, e da validade discriminante entre factores. Avaliou-se ainda a validade concorrente deste modelo através do teste de diferenciação entre grupos conhecidos. Discute-se a sustentação teórica desta estrutura factorial alternativa da RDAS para adultos idosos.
- Significações de doença, confronto sintomático e adaptação em pacientes de Reumatologia e Ortopedia: Uma abordagem desenvolvimentista e dialécticaPublication . Pires, Ana; Moniz, Joyce L.O estudo das significações, representações ou crenças dos doentes sobre as suas doenças tem constituído um domínio prevalecente na Psicologia da Saúde e da Doença. Numa perspectiva desenvolvimentista, estas significações podem ser categorizadas em termos de níveis de progressiva abstracção e complexidade, e as acções a que estão ligadas em termos de operações dialécticas de descentração e compensação. Para ilustrar um enquadramento metodológico desta concepção, os autores apresentam os primeiros resultados de uma investigação com doentes de Ortopedia e Reumatologia, sobre a ligação desses níveis e operações a uma metodologia de auto-monitorização do sintoma principal, geralmente a dor física, e do controlo percebido sobre o mesmo.
- A relação entre a depressão e o sentido de imortalidade simbólicaPublication . Sousa, Nuno Ferreira Cristiano de; Carreiras, Maria Antónia Trigueiros de CastroAo longo do acompanhamento clínico de diversos sujeitos, muitos manifestaram o receio de serem esquecidos pelas pessoas que lhe são mais próximas uma vez que, por diversas razões, não se sentiam suficientemente bons para serem amados, para serem lembrados (em vida e postumamente). Este trabalho procura, em primeiro lugar, a relação entre a ‘Depressão’ e o ‘Sentido de Imortalidade Simbólica’ em estudantes do ensino superior através do ‘Inventário de Depressão de Beck II (IDB-II)’ (Beck, 1996) e da ‘Escala do Sentido de Imortalidade Simbólica (ESIS)’ (Matheus & Mister, 1887-88). Ademais, tendo em conta a teoria subjacente ao conceito de Sentimento de Imortalidade Simbólica, foram elaboradas cinco variáveis independentes que poderiam influenciar os resultados da ESIS. Foram obtidos dados que sugerem uma correlação entre a IDB-II e a ESIS e, também, entre algumas das variáveis independentes formuladas para a ESIS.
- Motivação para a leitura, atitudes parentais e desempenho escolar em alunos do 7º e 10º ano de escolaridadePublication . Oliveira, Carolina Maria Vieira de; Peixoto, Francisco José BritoA influência da família e do contexto familiar como suporte e factor gerador de situações múltiplas de aprendizagem tem sido considerada, valorizada e estruturada desde há muitos anos (Mata, 2006). Este trabalho procurou analisar a relação entre as atitudes parentais e o nível motivacional dos alunos para a leitura, pretendendo ainda perceber qual a relação entre as variáveis género e ano de escolaridade. Para além de nos propormos a analisar a existência ou não desta relação, também nos centramos na análise do nível motivacional dos alunos para a leitura. Participaram neste estudo 136 adolescentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, respectivamente 7º e 10º anos de escolaridade. Destes, 72 eram do sexo feminino e 64 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos de idade. Tendo em conta o estudo apresentado, foram utilizados dois instrumentos: a Escala de Atitudes Parentais e o Questionário de Motivação para a Leitura. No que diz respeito às atitudes parentais, o nosso estudo mostrou que os alunos percepcionam as atitudes parentais mais centradas no processo. O nosso estudo demonstrou, de uma forma geral, que os alunos apresentam níveis motivacionais positivos face à leitura. Estes níveis positivos de empenho estão relacionados com o desempenho na disciplina de Língua portuguesa.
- Memórias autobiográficas de adultos idosos : Comparações quanto ao género e ao meio sociocultural de residênciaPublication . Silva, Margarida Gil Alves Honório da; Diniz, António Augusto Pinto MoreiraTendo como intenção a apreciação das temáticas de memórias autobiográficas de adultos idosos, procedeu-se ao presente estudo que envolveu uma amostra de 39 sujeitos (leque etário=65-88 anos; M=80) de ambos os géneros, provenientes de meios predominantemente urbanos (n=22) e mediamente urbanos (n=17). Recorreu-se a um procedimento misto (fechado e aberto) de análise de conteúdo para identificar os temas das memórias e a tonalidade emocional das mesmas. Os resultados obtidos indicaram que as mulheres evocaram mais memórias com conteúdos temáticos direccionados para aspectos relacionais, tendo o género masculino focado mais temas relacionados com a acção individual. Observaram-se, ainda, diferenças estatisticamente significativas quanto ao género nos temas lesões ou acidentes, serviço militar e acontecimentos públicos, referidos prevalentemente pelos homens, e quanto ao meio na vida profissional, abordada preferencialmente pelos residentes nos meios mediamente urbanos, estes menos diferenciados quanto à posição social.
- Práticas pedagógicas diferenciadas, experiência docente e relação com o autoconceito e autonomia em alunos do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Cavalinhos, Filipa; Monteiro, Vera; Silva, José Maria de CastroO presente estudo insere-se na temática da escola inclusiva, essencialmente no tipo de práticas pedagógicas diferenciadas e a relação com o autoconceito dos alunos e a autonomia na realização das aprendizagens. A presente investigação tem como base teórica os fundamentos da escola inclusiva, a problemática da qualidade na escola e o papel da diferenciação pedagógica ao suporte a essa qualidade. O desenvolvimento da carreira docente como suporte à experiência docente e ao tipo de práticas utilizadas. A autonomia como domínio central num conjunto de práticas de qualidade e como suporte ao envolvimento efectivo dos alunos no decorrer do processo de ensino-aprendizagem. E ao autoconceito como medida do desenvolvimento global do indivíduo e como suporte ao sucesso educativo e à realização de novas aprendizagens. A amostra do estudo corresponde a 131 alunos, de oito turmas do 3º e 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, de duas Escolas Públicas de Portimão e aos 8 Professores titulares respectivos a cada turma. Foram utilizados três questionários, o primeiro com o objectivo de avaliar o tipo e a frequência de utilização de um conjunto de práticas pedagógicas diferenciadas. O segundo para avaliar o autoconceito dos alunos. E o terceiro e último para medir e identificar o pólo motivacional da autonomia de cada aluno. Como resultados expressivos, destacam-se as diferenças significativas na dimensão da competência académica do autoconceito para os professores com menos experiência. São aqueles que parecem utilizar com mais frequência práticas pedagógicas que promovem o desenvolvimento positivo do autoconceito no domínio exclusivo da percepção dos alunos ao desempenho académico. Apesar de não se verificarem diferenças significativas, os alunos encontram-se no pólo motivacional mais intrínseco, o que demonstra que a autonomia nas aprendizagens parece ocorrer por variáveis internas ao indivíduo. E por último, a superior posição dos itens da dimensão Clima Social no conjunto total de práticas pedagógicas e a baixa posição dos itens correspondentes à dimensão Organização do Trabalho. De realçar ainda a posição superior dos itens correspondentes à dimensão Autonomia, variável central do estudo.
- Um programa de educação parentalPublication . Martins, Eva Delgado
- Fado como expressão musical e não ―fatumPublication . Sousa , Ângelo Miguel Ramos de; Amaral, Virgílio RibeiroNo presente trabalho, aborda-se uma expressão musical tipicamente portuguesa, e procura-se articular as subculturas de duas gerações de fadistas amadores - um grupo de fadistas amadores que designamos por ―grupo dos adultos‖ e um grupo de fadistas amadores que designamos por ―grupo dos jovens adultos‖ – com as identidades destes sujeitos sociais. A questão da identidade é abordada do ponto de vista filosófico (com base na noção de Ipseidade ou Identidade Pessoal) e em termos do entendimento daquela noção no âmbito da Psicologia Social. São abordadas as noções de cultura, cultura musical e da expressão musical fado. Formularam-se uma serie de questões de investigação, a saber a atitude dos sujeitos em relação ao fado, perspectivas sobre a identidade e o fado, concepções de praticas inerentes a subcultura do fado, ícones musicais, sentimentos, concepções da influência social do fado, atitudes e estereótipos associados ao fado e, finalmente, a importância da musica na vida dos participantes. Em termos metodológicos foi adoptado o método de histórias de vida, seguindo o protocolo proposto por Flick (2004), tendo-se procedido à análise de conteúdo do corpus. Os resultados mostram, de entre outras, algumas diferenças entre os dois grupos sobretudo: ao nível da identidade, sendo a dimensão social mais pronunciada no grupo dos fadistas mais velhos, diferenças ao nível dos ícones, diferentes experiências vividas do fado, recusa de estereótipo por parte do grupo dos fadistas mais antigos e construção de uma representação protótipica nos mais jovens, a existência de uma representação de uma matriz comum do fado em ambos os grupos, mas divergências no que respeita à projecção do fado no futuro. Os resultados são discutidos não só em termos dos conteúdos ligados às diferentes consignes das entrevistas mas também em termos da concepção de identidade (na sua narratividade, actualidade, na sua dimensão prospectiva) que operacionalizámos através do protocolo de entrevista.