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- Interacção professor-aluno em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professorPublication . Carita, Ana; Martins, Margarida AlvesInexistente
- A educação parental: Delineamentos para uma intervençãoPublication . Machado, Manuela; Morgado, Rosário BelloO principal objectivo deste artigo é sublinhar as implicações práticas da investigação no domínio das experiências precoces. Num primeiro momento, os autores defendem que a relação entre meio ambiente familiar e desenvolvimento socioafectivo e cognitivo, por um lado, e o (in)sucesso escolar, por outro, deve ser estudada segundo o modelo que postula a especificidade da acção ambiental. Em conformidade com dados teóricos e de investigação, o fracasso de programas de intervenção socioeducativo negou o modelo de acção global do meio ambiente. O conhecimento das componentes críticas do meio ambiente precoce ao nível do desenvolvimento da criança reveste-se da maior importância, no âmbito da intervenção precoce e educação parental. São discutidos alguns aspectos fundamentais relativos a qualquer programa de intervenção socioeducativa, nomeadamente a exigência de uma análise sistémica das variáveis que, directa e indirectamente, interferem com o ecossistema familiar. Por último, é realçada a dificuldade em traduzir modelos teóricos em estratégias efectivas de intervenção socioeducativa, apresentando-se alguns aspectos- -chave deste tipo de programa. ------- ABSTRACT ------ The main purpose of this article is to point out the practical implications of research results as far as the early experiments are concerned. At first, its authors support that the relationship between the home environment and the child cognitive socio-affective development as well as the school sucess/failure can’t help being considered following the pattern of the specific environmental action. According to theoretical and research data, the failure of socio-educational intervention has rejected the global environmental action. The knowledge of critical features of the early environment related to the child development is actually of the greatest importance fer the educational intervention programmes as weli as, broadly speaking, the parental education. Some fundamental aspects referring to any socio- -educationa1 programmes are also discussed, namely the need of a systemic analysis of the variables interfering, either directly or indirectly, with the familiar setting. At last, the article is emphasizing the difficulty in delineating intervention effective some key aspects of this kind of programme.
- A psicoterapia breve nas doenças somáticasPublication . Cardoso, GraçaApós um historial da ideia de Psicoterapia Breve, a autora passa em rWiSh, Sucessivamente, as indicações, princípios gerais e temas principais das Psico-terapias Breves em situações de doença somática, concluindo com 0 tipo de relação terapêutica a estabelecer.
- Expectativas e padrões de atribuição num processo de selecçãoPublication . Sousa, Elizabeth; Cunha, Miguel Pina e; Ribeiro, Rui BártoloA necessidade de controlo sobre o meio ambiente, leva o indivíduo a interpretar os seus comportamentos bem como os outros eventos de relevo social. Frequentemente, os investigadores no âmbito da abordagem da cognição social, têm efectuado estudos laboratoriais, mas obtendo resultados contraditórios. Este estudo foi desenvolvido longitudinalmente num contexto real de selecção profissional, potencialmente gerador de stress, e pretendeu analisar o impacto das expectativas individuais quanto ao desempenho e ti forma como os indivíduos percepcionam a situação. Os resultados obtidos, sugerem a inadequação dos modelos de Deaux e Weiner a este contexto espedfico. A hipótese de que a consistência entre as expectativas e resultados gera atribuições a factores estáveis (capacidade e dificuldade da tarefa) e que a inconsistência entre as expectativas e os resultados, leva os indivíduos a procurar causas instáveis (esforço e sorte), não encontrou suporte empírico. Verificou-se que o processo de atribuição causal se apresenta mais dependente do resultado final obtido que propriamente do facto de este ser ou não consistente com as expectativas iniciais. ------ ABSTRACT ------ The interpretation of behaviour as well as other social issues, is based on the need to control the environment . The present study had been developped longitudinaiiy, based upon a personnel selection context, which consists on a strong source of stress. This paper searches to analyse the impact of individual apectancies on performance and on the perception of the situation. Results showed that Deaux and Weiner’s models about this issue are not adequate. The hypothesis that consistency between expectancies and results leads to unstable attributional causes, has not find empiricai support. Data showed that the attributional process is more dependent on the individual outcome of the selection process, than on the consistency between this result and the initial individual expectancies.
- Estudo da angústia em sujeitos seropositivos para o vírus da irnunodeficiência humana (VIH) através do T.A.T.Publication . Clérigo, Maria da ConceiçãoEste estudo foi efectuado a partir de uma amostra de sujeitos infectados com o vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). O primeiro instrumento de trabalho foi o T.A.T. e foi a partir dos seus resultados - a que foi aplicada a folha de Análise da Escola Francesa - e da Análise de Conteúdo, que teve subjacente a teoria metapsicológica, que foram por fim encontrados índices de angústia. As conclusões resultam do trabalho sobre as histórias dadas no T.A.T. e da integração de outros dados inerentes à história de cada sujeito e da problemática própria da seropositividade.
- Relações interpessoais. Construção do conhecimento e educaçãoPublication . Pereira, FredericoDesenvolve-se do ponto de vista segundo o qual todo o conhecimento só é inteligível como actividade construtiva do sujeito enquanto sujeito da relação. A relação interpessoal presente em todo o processo cognitivo articula-se à relação interna constitutiva do mundo subjectivo. Esta articulação opera no interior do Espaço psíquico que é ele mesmo espaço de relação. São referidos conhecimentos originários da investigação psicanalítica e da investigação psicológica e psicossociológica, assinalando-se a necessidade de os coordenar.
- Educação, desenvolvimento e participação política dos professores: Contributo para uma análise crítica da política educativa portuguesa dos anos 80Publication . Teodoro, António Neves; Stoer, StephenA década de oitenta é marcada, nos planos político e económico, pela adesão de Portugal à Comunidade Europeia. Todos os sectores da vida nacional foram confrontados com a necessidade de darem uma resposta a esse desafio, tornado um verdadeiro motor exógeno do desenvolvimento do país. Assumindo que o discurso político pode ser transformado em Instrumento de dissimulação, pelo que se utilizam cuidados metodológicos particulares, procura-se determinar em que medida o desafio nacional da integração europeia atribuiu, no discurso político dominante, um novo mandato à educação. Partindo da análise de uma multiplicidade de documentos, constata-se a emergência do discurso político sobre a prioridade educativa, embora com um propósito dominante distinto do prevalecente na década de setenta: já não se aponta a democratização da educação como a finalidade primeira das políticas educativas mas antes a adequação do sistema educativo às necessidades da modernização da economia portuguesa, em função da sua integração na CEE e da construção do mercado único. Ou seja, a prioridade vai para a reforma do sistema de ensino, de forma a que este contribua decididamente para a elevação da qualificação dos recursos humanos. A Lei de Bases do Sistema Educativo, aprovada em 1986 na base de um amplo compromisso social e político, marcou toda a década de oitenta. Primeiro, pelo debate que gerou até estarem reunidas as condições que permitiram a sua elaboração e aprovação. Depois, encerrando o período da normalização, abriu uma nova fase na política educativa nacional centrada no propósito de realizar uma reforma global do sistema educativo. Procedendo a uma análise dos principais documentos sobre a reforma educativa, procura-se determinar os seus propósitos principais, que se inserem no processo contraditório de construção e de legitimação do Estado e pretendem estabelecer uma continuidade com a grande reforma dos anos setenta de Veiga Simão. A reforma educativa, em Portugal como em outros países, tem significado a tentativa de consolidar tutelas diversas sobre os professores. Com o objectivo de conhecer melhor os professores, enquanto grupo profissional em busca de uma identidade, aborda-se a questão do poder dos professores nas sociedades modernas, através de um levantamento da sua participação nas principais instâncias democráticas do poder político (Câmaras Municipais, Assembleia da República e Governo). Constata-se que os professores têm vindo, progressivamente, a assumir um maior protagonismo na vida política, o que pode prenunciar mudanças no seu tradicional posicionamento de agentes de ensino, ou de funcionários de um poder em que não intervinham. Conclui-se pela abordagem dos paradoxos com que se debate, neste início da década de noventa, a reforma educativa, e apontam-se direcções de trabalho centrais para uma perspectiva alternativa que assuma a escola enquanto esfera pública democrática, entendida (e guardada) como um espaço da justiça e do interesse geral, e permita ao professor assumir a sua plena condição de intelectual nas condições específicas do sistema escolar português, marcado por uma simultaneidade entre a crise e a consolidação da escola de massas.
- Toxicodependência: Representações de jovens e progenitoresPublication . Carrilho, Luisa Maria Gentil Ferreira; Pereira, FredericoO presente estudo visa clarificar alguns aspectos relacionados com as representações que têm os jovens toxicodependentes e não toxicodependentes e os seus progenitores sobre toxicodependência. Foram recolhidas 32 entrevistas a jovens toxicodependentes e não toxicodependentes e respectivos progenitores em diferentes zonas habitacionais-Oeiras (16) e Casal Ventoso (16). Os jovens com idades superiores a 15 anos de ambos os sexos, são estudantes ou trabalhadores no activo ou em situação de desemprego. Os discursos dos jovens e dos progenitores que fazem parte da amostra foram posteriormente submetidos a uma análise de conteúdo que permitiu identificar as componentes representacionais que aqueles possuem acerca da toxicodependência. Os resultados sugerem que existem diferenças nas representações dos jovens toxicodependentes e não toxicodependentes no que diz respeito a personalidade, dinâmica familiar e atitude face ao contexto, que não existem diferenças entre populações de diferentes contexto (Oeiras e Casal Ventoso), no que diz respeito ás representações da motivação dos jovens para o consumo de substâncias e que existem diferenças de representação entre os jovens e os seus progenitores, no que diz respeito á motivação dos jovens para o consumo de substâncias. As implicações destes resultados poderão ser consideradas em novas estratégias de prevenção do consumo de drogas, introduzindo a problemática da toxicodependência num quadro social ou comunitário mais amplo e adoptando perspectivas e modelos teóricos, orientados no sentido da compreensão do impacto dos sistemas sociais e comunidades ao nível do comportamento individual, para que as acções preventivas possam contribuir para a diminuição de comportamentos juvenis que possam levar ao uso de drogas.
- O teste de associação de palavras na psicologia e psiquiatria: História, método e resultadosPublication . Merten, ThomasA história da ciência é também uma história dos métodos, e a validade dos métodos usados determina o limite máximo da utilidade dos resultados de uma investigação. O artigo apresenta uma breve história do teste de associação de palavras tal como tem vindo a ser usado em Psicologia há uma centena de anos. São discutidos os campos principais da sua aplicação e alguns resultados importantes obtidos com ele. ------ ABSTRACT ------ History of science is also history of methods, and the validity of the methods used sets the upper limit to the utility of research findings. The article presents a short history of the word association test as used in Psychology for about a hundred years. The main fields of its application and some important results obtained with it, are discussed.
- Intervenção psicológica na área da diabetesPublication . Seabra, Helena6 apresentada a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (A.P.D.P.), o atendimento feito ao diabético e uma breve introdução a problemática da diabetes. 6 descrito também o início da intervenção psicológica nesta área, suas características e problemas que enfrenta, salientando-se a sua contribuição para o equilíbrio da diabetes.