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- Juveniles of non-resident fish found in sheltered rocky subtidal areasPublication . Henriques, Miguel; Almada, Vítor CarvalhoJuvenile fishes of 22 species collected on a rocky shore area at Arrábida (Portugal) fell into three groups: (i) incidentals (four species); (ii) those in transit to a nearby estuary (three species); and (iii) nursery residents (15 species). For groups ii and iii this habitat seems to play an important role in their early life stages.
- O papel do psicólogo pediátricoPublication . Fonseca, Maria Teresa AndréO objectivo do psicólogo pediátrico centra-se na Promoção da Saúde e na intervenção precoce e rápida na resolução de problemas de indole psicológica e psicossocial que surgem em contexto pediátrico, e na investigação. Focaliza a sua acção na criança, família e equipa médica.
- Notes on the social behaviour of Gobius cobitis (Pisces, Gobiidae)Publication . Faria, Cláudia Barreiros Macedo de; Almada, Vítor Carvalho; Gonçalves, Emanuel João; Gil, Fátima; Baptista, Maria Céu; Carreiro, Helena Alexandra VazThe agonistic and reproductive behaviour of Gobius cobitis (Pisces: Gobiidae)are described based on observations of fishes kept in captivity. It is argued that some features of agonistic and reproductive behaviour of this species share many functional similarities with thoes of other taxa of benthic fish, while others seem to be convergent traits typical of fishes with male parental care. The behaviour of the larvae is also described
- Digressões psicopatológicas sobre os primogénitos ou o mito de EsaúPublication . Rosa, José Carlos CoelhoUtilizando analogias entre o «fado-destino» e o «fado- canção», o autor aborda a situação dos primogénitos, tentando descrever alguns problemas típicos destes casos. Ilustra, por fim, a sua comunicação com o mito bíblico de Esaú.
- Análise dos assobios emitidos por golfinhos-roazes (Tursiops truncatus) em cativeiroPublication . Silva, Inês de Melo; Santos, Manuel Eduardo dosO estudo foi realizado com um grupo de oito golfinhos-roazes no Zoomarine (Algarve). Os sons foram recolhidos utilizando-se um hidrofone Bruel &Kjaer 8103, um amplificador e um gravador DAT Sony TCD 10-PRO. Os sons foram recolhidos nos primeiros 15 minutos de cada hora, desde as 9h às 19h. Simultaneamente, procedia-se à descrição dos comportamentos exibidos pelos golfinhos. Recolheram-se também os sons e os comportamentos de três espectáculos, nos quais se registaram os primeiros 15 minutos, os 30 minutos de duração e os 15 minutos posteriores. Os assobios foram os sons mais abundantes (47% da amostra total) e a sua emissão foi concordante ao longo dos dias de amostragem, em cada hora do dia. A todas as horas do dia, a natação foi o comportamento mais abundante, seguindo-se o repouso, mas a uma frequência bastante mais baixa. A interacção com os treinadores apresenta dois picos de actividade (às l0h e 18h), em simultâneo com a alimentação. Os assobios são mais abundantes em situações em que há interacção entre os golfinhos e os treinadores e situações de alimentação, durante a qual, por vezes, existiam sessões de treino. Na amostra de assobios categorizados (1755), a sua duração média é inferior a 1 segundo, sendo a maior parte dos assobios (n=768) inferiores a 300ms. Quanto à frequência, os valores médios encontram-se entre os '5 e os 15 kHz, típicos destes sinais acústicos. Os pares de "frequência inicial" e "frequência mínima", "frequência final" e "frequência máxima” e "frequência inicial" e "frequência final" estão correlacionados. Foram encontrados 15 categorias de perfis de modulação de frequência, entre os quais a categoria n° 9 (em forma de U, 22.67%) foi a mais abundante. Somente 4 categorias possuíam loops, cujo número médio foi de 3 loops por assobio. As várias categorias de perfis de modulação foram emitidas mais abundantemente durante situações de interacção, quer entre os golfinhos quer com os treinadores, bem como em contextos de jogo não social. Todos os golfinhos participaram na emissão dos diversos perfis de modulação de frequência. Tanto o Happy como o King parecem emitir em maior abundância os perfis n° 2, 3, 5 e 10. A Missy emite mais o perfil n° 6, enquanto a Colby produz mais assobios com os perfis 7, 8 e 10. Para o perfil n° 11, a Cher emite-o em maior abundância, bem como o perfil n° 8. Já o Sam e o Lucky parecem produzir, mais que o esperado, o perfil n° 9.
- Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivosPublication . Monteiro, VeraO presente trabalho teve como propósito o estudo do efeito-tutor, ou seja, pretendeu-se investigar os benefícios cognitivos que uma criança de 9 anos poderia retirar do facto de ser colocada na situação de tutor de 282 uma outra criança mais nova. A amostra foi constituida por 14 alunos do 3." ano de escolaridade e 22 alunos do 4." ano de escolaridade do ensino básico. Oito alunos do 4.O ano trabalharam individualmente (grupo de controlo), enquanto que 14 díades cada uma composta por uma criança tutor do 4." ano e um tutorando do 3." ano formaram o grupo experimental. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em procurar palavras num dicionário de língua materna. Na situação diádica o tutor ajudava o seu colega a resolver a tarefa que este desconhecia. Da análise dos resultados pode retirar-se a seguinte conclusão: As crianças que funcionaram como tutores apresentaram, relativamente aos colegas que trabalharam individualmente, mais benefícios cognitivos.
- Da representação de coisa à representação de palavra: sonho delírio e linguagemPublication . Curado, Vasco Luís Ferro; Dias, Carlos Amaral
- Motivações e desempenho de estudantes universitáriosPublication . Rego, ArménioO estudo debruça-se sobre a relação dos motivos de sucesso, afiliação e poder com o desempenho escolar de estudantes universitários. A amostra é constituída por 3 10 estudantes de três cursos da Universidade de Aveiro. Os resultados mostram que a motivação para a afiiiação se relaciona nula ou negativamente com o desempenho. A relação positiva dos motivos de sucesso e poder com o desempenho é contingente da dificuidade percepcionada pelos estudantes. Os motivos e os factores de dificuldade explicam uma percentagem da variância nas notas de curso que se situa em tomo de 15%.
- Qualidade de vida em mulheres com artrite reumatóidePublication . Rolo, Ana Isabel; Leal, Isabel PereiraEste trabalho de dissertação enquadra-se na área da Psicologia da Saúde e consiste num estudo exploratório que procura investigar a Qualidade de Vida na Artrite Reumatóide. Assim, foi realizada uma extensa revisão bibliográfica, na primeira parte do trabalho, cujo conteúdo fundamenta e orienta as opções tomadas quanto à escolha do tema do trabalho de campo e respectiva metodologia. Foram descritas as mais importantes características definidoras quer da Qualidade de Vida, quer da Artrite Reumatóide. A amostra que foi objecto deste estudo foi constuída por 60 mulheres, 30 com Artrite Reumatóide e 30 sem Areite Reumatóide e sem outra doença crónica, situadas numa faixa etária entre os 25 e os 65 anos de idade. Esta, foi avaliada através da aplicação dos Questionários de Qualidade de Vida (F-84 e 36-Item Short Health Survey), pretendendo-se, deste modo, caracterizar a Qualidade de Vida em mulheres com Artrite Reumatóide, identificar variáveis que influenciam a Qualidade de Vida, e comparar a Qualidade de Vida de mulheres com Artrite Reumatóide com a de mulheres sem doença crónica. Este estudo utilizou tanto o método descritivo para descrever a Qualidade de Vida nas mulheres com Artrite Reumatóide, conhecendo e analisando as variáveis da Qualidade de Vida afectadas por esta doença, como o método comparativo de forma a comparar a Qualidade de Vida entre as mulheres com Artrite Reumatóide e mulheres sem doença crónica. Através da análise estatística dos resultados, concluímos que por um lado, a Qualidade de Vida nas mulheres com Artrite Reumatóide é média baixa, apresentando baixos valores nas variáveis como Saúde Geral, Funcionamento Físico, Papel Físico, Dor Física e Vitalidade, e que por outro lado, existem diferenças significativas entre as mulheres com Artrite Reumatóide e as mulheres sem doença crónica, no que diz respeito à Qualidade de Vida. No geral, verifica-se que avaliação da Qualidade de Vida efectuada pelas mulheres com Artrite Reumatóide é mais baixa do que a avaliação nas mulheres sem doença crónica, o que está de acordo com a hipótese geral formulada neste estudo.
- Auto-estima, resultados escolares e indisciplina. Estudo exploratório numa amostra de adolescentes.Publication . Senos, JorgeA proliferação de comportamentos de indisciplina na escola tem sido fonte de crescente preocupação e investimento dos diferentes intervenientes da acção educativa. Estudos realizados em tomo das estratégias de protecção da auto-estima, perante a ameaça potencial constituída por resultados escolares negativos, têm vindo a sugerir que a indisciplina poderá constituir um recurso para os alunos com insucesso académico se furtarem ao efeito daquela ameaça potencial. O presente estudo revisita esta questão motivada pela inconsistência de alguns resultados reportados pela literatura, com uma amostra de sujeitos do 9." ano de escolaridade. Os resultados obtidos sugerem três conclusões fundamentais: a) a auto-estima correlaciona-se com o auto-conceito académico, mas não com os resultados escolares; b) os alunos com baixos resultados escolares exibem valores idênticos aos alunos com melhores resultados escolares, relativamente ao auto- -conceito e a auto-estima; c) os alunos mais indisciplinados, para além de piores resultados escolares, mostram igualmente valores mais baixos para o auto-conceito e a auto-estima. Estes resultados são discutidos a partir dos modelos teóricos da identidade social e do quadro de referência, sendo adiantada a hipótese da existência de cenários de indisciplina diferenciados e com significações psicológicas e educativas diferentes, para explicar diferentes resultados reportados pela literatura.