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- Cultural and cognitive factors in symptom appraisal concerning menopausePublication . Figueiras, Maria JoãoMenopause is a biological and psychological phenomenon in the lives of middle-aged women. It is important to understand how biological variation is linked to the subjective experience of menopause. In different cultures menopause is seen variously as a normal passage in life, and as a prototype of an illness, the symptoms associated with it being seen to need medical assistance. These different views are influenced by cognitions, attributions and pre-existing beliefs about menopause and their relationship with psychological and social dimensions such as changing of roles, occupation, aging, stress among others. Although there is considerable variability in symptom appraisal within cultures, the meaning of menopause is also different across cultures. As a part of life, menopause is not necessarily traumatic, does not place healthy women at risk of an affective disorder, and is considered by some to be a normal phase that may or may not be accompanied by physical discomfort (Berkun, 1986).For these reasons, in the context of human aging menopause should be viewed as a process and not an event (Lock, 1986). The weight of evidence from anthropology and sociology strongly suggest that the experience of the menopause is shaped by historical factors and environmental and cultural contexts, and by the individual’s personal history, both in the biological and in the social senses. Psychological research is needed to determine the cognitive, emotional and social mediators of these factors.
- Representação materna, paterna e filial de crianças normais e deprimidasPublication . Almeida, Ana Mafalda Guimarães Bello Pais de; Salgueiro, Emílio Eduardo GuerraEste estudo tem por principal objectivo a comparação das representações materna, paterna e filial de crianças normais (n = 41) e deprimidas (n = 16), bem como as dos respectivos pais e mães. Assenta no pressuposto teórico de que o sentimento fundamental do deprimido é o de insatisfação profunda e de que a baixa auto-estima é o traço dominante em qualquer tipo de organização depressiva. A avaliação das representações em causa foi feita através de do teste do desenho da família e de um questionário. Por si só, os desenhos permitiram-nos diferenciar mais claramente os dois grupos de crianças. No seu conjunto, os resultados dos dois instrumentos não revelaram diferenças significativas ao nível da representação materna das crianças normais e deprimidas, assentando esta quer na dimensão afectiva, quer na dimensão funcional. Quanto ao pai, é representado pelas crianças normais como uma figura de autoridade e simultaneamente como parceiro nos divertimentos dos filhos, estando este último aspecto claramente ausente na representação paterna das crianças deprimidas. Em termos gerais, as representações materna e paterna dos progenitores das crianças normais revelaram-se em consonância com as dos seus filhos. O mesmo se pode dizer em relação à representação materna das mães e dos pais das crianças deprimidas. No que respeita ao pai, é representado por este grupo de mães com um figura de autoridade, algo centrada no seu trabalho profissional. A representação que estes pais têm de si próprios assenta sobretudo no seu papel de sustento económico. A nível das representações filiais, o estudo não nos permitiu diferenciar claramente as representações de filho e filha das de rapaz e rapariga, em nenhum dos grupos.
- Tensão psicológica e traços de personalidadePublication . Andrade, Elsa; Pereira, Orlindo GouveiaO presente trabalho tem por finalidade analisar as relações entre factores de personalidade e variáveis de stress, coping, locus de controlo, strain (físico e psicológico) e satisfação. Os instrumentos utilizados foram o teste de personalidade 16 PF de Cattell relativamente às variáveis de personalidade e o OSI (Organizational Stress Indicator) de Cooper et al. para operacionalizar as restantes variáveis. Estes dois questionários de resposta fechada foram preenchidos por uma amostra de 57 indivíduos portugueses, de ambos os sexos, todos trabalhadores no activo e por conta de outrem, com idades compreendidas entre os 21 e os 55 anos. O estudo correlacionai destas duas provas permitiu concluir que existem relações de co- variação entre as variáveis de stress acima descritas e os factores de personalidade. Após análise factorial de cada uma das provas separadamente, a regressão múltipla dos factores resultantes permitiu concluir que os principais preditores ao nível da personalidade são a tranquilidade, a extroversão e a assertividade, respectivamente para níveis de strain, estratégias de coping e grau de satisfação. A correlação canónica destes dois conjuntos de factores confirmou os resultados obtidos pelas outras análises. Verificou-se também se os sujeitos com determinado tipo de personalidade, o chamado comportamento Tipo A, diferiam nos resultados destes dois testes relativamente aos sujeitos Tipo B. De facto, os primeiros apresentavam níveis significativamente mais elevados de ansiedade e stress, espírito mais aventureiro e empreendedor e locus mais interno do que os segundos. Foi feita ainda uma segregação da amostra total por outros critérios, tais como níveis de stress e locus de controlo, o que também gerou diferenças significativas que foram analisadas e discutidas neste trabalho.
- Qualidade de vida em sujeitos com espondilite anquilosante (estudo exploratório)Publication . Schildberger, Renata; Teixeira, José A. CarvalhoNeste artigo, é feita uma breve abordagem teórica ao contexto da Qualidade de Vida ligado à saúde, introduz- se a «Escala de Ajustamento Psicossocial à Doença» (Derogatis, 1983) traduzida para a Língua Portuguesa, e apresentam-se os resultados da sua aplicação a uma amostra de pacientes com Espondilite Anquilosante.
- O desenho da árvore e o indice de WittgensteinPublication . Carneiro, Francisco de CastroO autor ocupa-se neste trabalho de uma técnica de interpretação do teste do desenho da árvore conhecida pela designação de Índice de Wittgenstein e que consiste em determinar a data de ocorrência de acontecimentos importantes ocorridos na vida das pessoas. E em primeiro lugar referida a especificidade desta técnica e indicado o contributo dos diversos autores, tanto da escola americana (Buck, Levine & Galanter, Hammer, Diamond, Lyons, Bolin e col. ), como da escola de Charles Koch (Wittgenstein, Koch, Ducceschi, Abad-Alegria e col.) relativamente ao emprego e a validade deste Índice no diagnóstico clínico. Os resultados da aplicação, pelo autor, do teste do desenho da árvore a dois grupos de adolescentes segundo uma metodologia indicada neste trabalho, levam a que sejam postas sérias reservas ao dito Índice de Wittgenstein.
- Stress nos enfermeiros especialistas do Hospital Júlio de Matos em função do sexoPublication . Aparício, Maria Fernanda; Pereira, Orlindo GouveiaO presente estudo tem como objectivo analisar o stress no trabalho (job stress) em função da variável sexo em enfermeiros especialistas do Hospital de Júlio de Matos e incide sobre o stress profissional, ocupacional e do dia-a-dia. Foram submetidos a entrevistas psicológicas estruturadas 15 sujeitos (27% do sexo masculino e 73% do sexo feminino) de modo a se conhecerem as experiências de stress que são influenciadas por factores organizacionais, factores do desempenho no trabalho e factores extraorganizacionais. 23 sujeitos (40% do sexo masculino e 60% do sexo feminino) participaram voluntariamente, durante 14 dias consecutivos no registo das principais contrariedades que ocorreram no seu dia-a-dia, deste modo pretendeu-se identificar as principais causas de stress para ambos os sexos. Por último 61 sujeitos (25 % do sexo masculino e 75% do sexo feminino) foram submetidos ao teste de Stroop, no início e no fim de cada período de trabalho a que correspondem 6 medições de interferência cognitiva. Os resultados foram obtidos através das interpretações qualitativas aos conteúdos das entrevistas e dos diários de acontecimentos stressantes e os dados do Stroop obtidos pela prova estatística MANOVA e a prova de Wilcoxon. Os resultados mostram que existem diferenças na identificação das principais fontes de stress segundo o sexo. Para as enfermeiras as fontes de stress são originadas por stressores organizacionais e de desempenho no trabalho bem como stressores extraorganizacionais. Para os enfermeiros os principais stressores identificados são maioritariamente de natureza extraorganizacionais. As experiências de stress das mulheres revelam que as situações ligadas com os problemas com os filhos, e os problemas ligados com a sobrecarga de trabalho doméstico e os problemas de congestionamento de trânsito característico da vida nas cidades constituem as principais causas de stress. Os resultados dos enfermeiros não referem os stressores relacionados com os problemas dos filhos pois as suas preocupações estão mais ligadas com o congestionamento de trânsito, problemas pessoais e os inerentes ao bulício das grandes cidades. Nas experiências de stress verifica-se que as mulheres têm uma maior tendência para associarem o stress com situações problemáticas de natureza organizacional e do desempenho no trabalho. Os resultados dos homens pelo contrário parecem não ser tão influenciados pelas variáveis organizacionais e do desempenho no trabalho. Nota-se também uma ligeira tendência para que as mulheres revelem menor disponibilidade para o lazer. Nos resultados do teste Stroop ou seja na medida de interferência cognitiva, não se verificaram diferenças significativas para as variáveis estudadas. Porém verifica-se que as mulheres têm idênticos valores na medida de interferência cognitiva no inicio do período de trabalho mas estes valores aumentam ligeiramente à medida que termina esse período de trabalho. Nos homens pelo contrário os valores obtidos na medida de interferência cognitiva vão diminuindo à medida que se aproxima o final do período de trabalho. Estes resultados mostram que para as mulheres as variáveis organizacionais e do desempenho no trabalho lhes criam maior tensão. Contrariamente nos homens a variável organizacional e do desempenho no trabalho parece ter um importante efeito de redução do stress.
- Conceito de número racional em alunos do 6º ano de escolaridade: Estratégias e dificuldades conceptuaisPublication . Oliveira, Isolina; Ramalho, GlóriaO interesse pela investigação da aprendizagem em Matemática tem vindo a aumentar nas últimas décadas, ao mesmo tempo que ocorrem mudanças nas sociedades industrializadas. Na realidade, a sociedade industrial tem vindo a dar lugar à sociedade da informação, o que naturalmente exige a definição de novos objectivos para a educação. É neste contexto que se propõe uma outra visão sobre a alfabetização matemática, acentuando-se não só a necessidade de enfatizar determinados conteúdos mas e, ainda, que se modifiquem capacidades e processos que os alunos devem desenvolver. Tentando dar resposta a essa necessidade, nos últimos vinte anos, começa a surgir uma colaboração mais estreita entre psicólogos educacionais e educadores matemáticos, destacando-se um novo campo de estudo, a Psicologia da Educação Matemática. Em Portugal, o insucesso em Matemática que, como se sabe, tem vindo a condicionar as opções vocacionais que os alunos fazem no final da escolaridade obrigatória, é uma questão que preocupa professores e psicólogos. Considero que a colaboração entre uns e outros é fundamental, mas apesar de ter aumentado está ainda longe daquilo que seria desejável. A grande finalidade deste estudo é compreender como funciona o pensamento dos sujeitos quando estes são postos a resolver situações ligadas à Matemática, em particular, aos números racionais. Mais especificamente os objectivos são os seguintes: investigar a capacidade do(s) aluno(s) para compreender o conceito de fracção, o conceito de unidade em situações relativas aos números racionais, a adição de fracções, a noção de equivalência de fracções e ainda a capacidade para lidar com situações que envolvem o conceito de proporcionalidade. O trabalho foi realizado com alunos do 6° ano de escolaridade, constituindo dois grupos - alunos com bom desempenho e alunos com mau desempenho - provenientes de três turmas de escolas de Lisboa. As entrevistas decorreram em contexto escolar, já que se trata de uma investigação sobre aprendizagens escolares e, nesse sentido, é fundamental uma ligação às práticas dos professores. De facto, o objectivo último deste estudo é contribuir para mudanças fundamentadas de práticas pedagógicas e, deste modo, facilitar o sucesso escolar em Matemática.
- A simple method using a single video camera to determine the three-dimensional position of a fishPublication . Pereira, Pedro; Oliveira, Rui FilipeIn the present paper, we describe a method for recording the coordinates of a fish in an aquarium in a three-dimensional space, using a single video camera and a mirror. Weuse photogrammetic equations for this, considering the image obtained in the mirror as a virtual image obtained by a second camera. Atransformation of the coordinate system is required to express the obtained coordinates in an x, y, z system defined by the edges of the aquarium. The accuracy of the proposed method was estimated, and errors in extreme conditions were found to be 0.8% to 1.2 %, compared with the dimensions of the aquarium used in the test.
- SIDA: Prevenção impossívelPublication . Matos, ManuelA prevenção da SIDA é indissociável da compreensão dos mecanismos psíquicos subjacentes às atitudes e aos comportamentos de risco dos sujeitos, tanto em relação a si próprio como em relação aos outros. A prevenção da SIDA está condenada ao fracasso se a mensagem sanitária não for interiorizada, integrada do ponto de vista psíquico, de modo a que cada um ponha em prática medidas de contenção e prevenção da doença. Muitos indivíduos, no exercício da sua sexualidade, ainda que adultos, estão momentaneamente sob influência de um estado sexual da mente infantil (perversa, polimorfa, imatura, impulsiva e projectiva) que lhe dita as atitudes e os comportamentos de risco através da negação da realidade. Alguns atacam mesmo a realidade, numa relação de ódio a vida, de inveja e de destrutividade, destruindo a vida pela raiz, reduzida a sexualidade ao sexo, ao acto. Ao fazê-lo agem sob a influência da identificação projectiva patológica. No estado actual dos conhecimentos, e nos países desenvolvidos, não nos parece que a prevenção seja possível se não dirigirmos a mensagem sanitária a parte perversa da personalidade que sabota a prevenção.
- Os computadores (não) têm sempre razãoPublication . Caldeira, Pedro ZanyA Interacção Homem-Computador (IHC) é uma área de crescente importância ao nível da Ergonomia. A IHC diz respeito a interacção que se estabelece entre o utilizador humano e a máquina, neste caso o computador, havendo um terceiro elemento nesta interacção: o designer. O objectivo da IHC é a construção de formas mais eficientes e eficazes de interacção entre o homem e o computador, tendo em atenção que deve ser este último a adaptar-se às características e às limitações dos utilizadores humanos. Para atingir este objectivo a IHC propõe que os utilizadores finais participem desde o início no processo de desenho e de desenvolvimento das interfaces entre o utilizador e o computador.