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- O esteriótipo dos espanhóis e dos portugueses no seio dos enfermeirosPublication . Varela, Vitor Manuel Leão Batista; Pereira, Orlindo GouveiaO presente Estudo, têm como objectivos, analisar o Autoesteriótipo de uma amostra dos Enfermeiros enquanto Profissionais de Saúde, analisar o Autoesteriótipo de uma amostra dos Enfermeiros enquanto Portugueses, analisar o Esteriótipo de uma amostra de Enfermeiros em relação aos Profissionais de Saúde Espanhois e analisar o Esteriótipo de uma amostra de Enfermeiros em relação aos Espanhois. Os Estudos anteriores demonstraram que existe uma certa diferenciação em termos de grau de positividade/negatividade Nacional. Tentamos encontrar uma separação que já tinha dado "frutos" noutros Estudos que era a separação Norte/Sul e outra Litoral/Interior-Fronteira para maximinizar as hipóteses de diferenciação entre os grupos. Foram definidos três níveis geográficos; Porto (Litoral Norte); Lisboa (Litoral Sul) e Eivas (Interior Fronteira), ou seja, uma amostra do grupo dos Enfermeiros em três regiões do País, consideradas importantes em termos de diferenciação Social, Politica e Económica. O número de sujeitos na amostra foi de 105, distribuídos por um plano em zonas geográficas como mostra o quadro seguinte. Elaboramos um questionário, onde tinhamos vários objectivos, sendo um deles, fazer a avaliação de contacto através de perguntas preliminares, para tentar perceber até que ponto de onde e como é que tinham surgido nos últimos meses, informações sobre Espanha, ou seja a Análise do Contacto Percebido. Existem várias metodologias para perceber o conteúdo do Esteriótipo. Aquilo que nos interessava essencialmente era criar duas situações. Considerar basicamente no nosso questionário as duas grandes formas de tratarmos esta questão: a) uma que era a questão aberta Possibilitamos aos sujeitos, eles próprios fazerem uma atribuição, o mais possível aberta, das características do outro grupo e do seu grupo, através da Introspecção Focalizada (questões abertas), obtendo também a positividade, negatividade pedindo às pessoas para avaliar a positividade, negatividade de cada um dos atributos gerados. b) outra que era a questão fechada Aí, através de uma Grelha de Adjectivos requeria-se a avaliação dos grupos pelos sujeitos de modo a obter o Autoesteriótipo e o Esteriótipo. Na última década os Psicólogos Sociais Portugueses dedicaram grande extenção do seu Estudo para identificarem os Autoesteriótipos dos Portugueses enquanto Portugueses e identificarem a Imagem ou Esteriotipo dos Espanhois. Os resultados dessas investigações demonstraram que basicamente as estruturas das Identidades Sociais Portuguesas e portanto o Esteriotipo dos Espanhois, articula-se e pode ser compreendido à luz da Teoria da Identidade Social de Tajfel, ou seja, haveria uma positividade da Autoimagem dos Portugueses que era acompanhada de uma maior negatividade ou menor negatividade da imagem dos Espanhois, ademais esses mesmos Estudos de Palma Oliveira, Garcia Marques e Correia Jesuíno (1992 ), encontravam uma diferenciação importante a nível de regiões, ou seja, haveria uma diferenciação na positividade, negatividade desses Esteriótipos, conforme se tratasse de amostras recolhidas no "grande sul" e no "grande norte" ou mais próximo das fronteiras. Este Estudo pretende continuar a orientação dos anteriores, mas com delimitação especifica no grupo de análise, não nos interessa a população em geral, mas interessa-nos apenas focalizar os Profissionais de Saúde, nomeadamente a nível dos Enfermeiros, conservando e utilizando a mesma diferenciação por regiões já utilizada nalguns Estudos referidos. Este Estudo é importante em dois níveis completamente diferentes, por um lado para tentar perceber até que ponto existe ou não consistência nos conteúdos esteriótipicos da última década (tal como existe nos trabalhos Americanos que tentam investigar a consistência dos Esteriótipos ao longo das décadas, para perceber a evolução dos Esteriótipos ). Este Estudo é importante para investigar as possíveis evoluções do conteúdo do Esteriotipo tal como será importante perceber até que ponto um grupo de profissionais específicos, acompanham a tendência geral manifestada a nível da população geral como um todo. Ademais este Estudo possui também uma particularidade e uma novidade em relação aos anteriores, essa novidade advém de investigarmos Esteriótipos e Auto esteriótipo Profissionais, ou seja, interessava-nos perceber até que ponto os Profissionais de Saúde Portugueses possuíam de si próprios uma Identidade positiva, uma Imagem positiva. Investigamos o conteúdo do Autoesteriótipo dos Profissionais de Saúde, enquanto Profissionais de Saúde Portugueses. Por último, isto fornecia-nos a oportunidade de testar uma importante preposição teórica realizada por alguns Psicólogos Sociais Europeus, por exemplo Doise e Deschamps no final dos anos 70 que têm a ver com a existência ou não de categorização cruzada e diminuição de categorização peia existência de dois grupos de descrição, pelo que era necessário investigar até que ponto o efeito da categorização cruzada se verificava na medida em que neste caso nós iríamos investigar um Esteriótipo que são os Profissionais de Saúde Espanhóis onde existem duas categorizações e uma delas equivalente, definida pelos próprios sujeitos Portugueses que eram os Profissionais de Saúde, ou seja, era importante perceber até que ponto os fenómenos de categorização cruzada eram ou não perceptíveis. Em suma, era importante verificar a existência de categorização cruzada ( Profissionais de Saúde Espanhois ) ou seja, tentar investigar o conteúdo do Esteriótipo de um grupo que fosse definido como parcialmente como idêntico ao grupo de sujeitos ( Profissionais de Saúde ) e parcialmente como pertencendo a outro grupo ( Espanhois ). Este Estudo tenta testar se existe ou não diminuição da discriminação, neste caso diminuição da positividade neste contexto da categorização cruzada. Os resultados obtidos confirmam tendêncialmente as conclusões dos Estudos anteriores ou seja, existe uma positividade marcada do Autoesteriótipo dos Portugueses, tal como a diminuição dessa positividade quando estamos a compará-los com o Esteriótipo dos Espanhois. Em suma os nossos resultados, confirmam os resultados anteriores, o que indica a Teoria da Identidade Social de Tajfel como boa preditora e enquadradora das diferenças dos conteúdos dos Esteriótipos. No que diz respeito à categorização cruzada os resultados deste Estudo mostram inequivocamente que não existe propriamente uma diminuição da discriminação o que existe, é que os sujeitos consideram, quando avaliam os Profissionais de Saúde Espanhois não estão a avaliá-los enquanto Espanhois, mas sim enquanto Profissionais de Saúde. Isto significa e confirma a opinião daqueles que consideram que a categorização cruzada como fenómeno não têm razão psicológica para existir, mas o que existe sim é a consideração de uma ou outra das pertenças ao grupo como referência avaliativa. Pensamos ter conseguido com este Estudo, atingir os objectivos que nos proposemos, assim a delimitação e a consistência do Autoesteriótipo Nacional e a delimitação e a consistência do Esteriótipo dos Espanhois continua e é altamente consistente com os Estudos anteriores tal como a verificação da não existência da categorização cruzada, o que nos parece ser teóricamente relevante.
- Reabilitação e integração escolar e social de crianças com deficiência : A experiência da Liga Portuguesa dos Deficientes MotoresPublication . Faria, MafaldaNeste artigo, começamos por apresentar os princípios e pressupostos da integração que consubstanciam a filosofia de intervenção da Liga Portuguesa dos Deficientes Motores como Centro de Recursos Sociais. Seguidamente caracterizamos o Programa Infããcia, focando os seus objectivos, população atendida, equi - pa envolvida e áreas de intervenção. Finalmente são apresentadas as diversas fases da programação e organização do projecto de apoio ti integração da criança com deficiência em creches e jardins de infância da Comunidade, e avaliados os resultados da experiência desenvolvida.
- Rehabilitación post-infarto de miocardio : Propuesta de un modelo de intervención psicológicaPublication . Bueno, Ana MariaRESUMEN: Numerosos estudios epidemiológicos han señalado la importancia de diversas variables psicológicas como factores de riesgo de infarto de miocardio, así como la frecuente presencia de problemas psicológicos en la rehabilitación después de un ataque cardíaco. Sin embargo, a pesar de la importancia de la intervención psi - cológica en este área, los programas terapéuticos tradicionalmente empleados parecen presentar múltiples deficiencias que limitan los resultados obtenidos. Con el fin de superar tales deficiencias, en el presente artículo se propone un modelo de intervención específicamente diseñado para la atención psicológica a los pacientes post-infarto de miocardio. El modelo parte de la consideración del infarto de miocardio como un evento altamente estresante en cuyo manejo el paciente puede fracasar, manifestándose entonces consecuencias conductuales y cognitivas que interfieren con su bienestar personal, le impiden reincorporarse a sus actividades habituales y perjudican seriamente su salud. En consecuencia, la intervención psicológica se dirige, en primer lugar, a reducir el impacto emocional provocado por el infarto y, una vez logrado un estado psicológico adecuado, a entrenar al paciente en las habilidades necesarias para abordar los cambios en su estilo de vida que le permitan una reincorporación exitosa y saludable a las distintas esferas de funcionamiento diario.
- Avaliação de competências fonológicas em crianças portuguesas de idade pré-escolarPublication . Silva, Ana CristinaEste estudo evidencia através da aplicação de uma bateria de provas fonológicas a uma amostra de 56 crianças de idade pré-escolar, que estas crianças têm sistematicamente melhores resultados nas provas silábicas do que nas provas fonémicas. Demonstra ainda que o nível de sucesso nas tarefas depende não só da unidade oral a manipular mas dos requisitos cognitivos necessários à resolução da tarefa.
- Da história de uma profissão em mutação : As professoras primárias na viragem do séculoPublication . Araújo, Helena CostaNeste artigo, trata-se da apresentar um trabalho de investigação sobre a construção do ensinar na escola primária como trabalho de mulheres, no período 1870- -1933. Não só se procura perceber as subjectividades e experiências das professoras na construção da actividade de ensinar, como se dá conta das políticas educativas e dos «mecanismos discursivos» que, de forma estrutural, começam a projectar a ocupação como apropriada a ser exercida por mulheres.
- Em busca da esmeralda perdida: A informação ao doente com cancro da mamaPublication . Martins, Maria do Rosário de FátimaInexistente
- Participação na decisão em Escolas Superiores de EnfermagemPublication . Gaspar, Maria Filomena Mendes; Jesuíno, Jorge Correia
- Atribuição causal, auto-estima e resultados escolaresPublication . Senos, JorgePartindo do quadro de referência proposto por Weiner sobre atribuição causal para o sucesso e insucesso, o autor procura estabelecer o efeito de seZfserving bias que permite a protecção da auto-estima perante situações de insucesso. Utilizando uma versão adaptada da Causal Dimension Scale bem como do Self-Perception Profile for Children com uma amostra de 49 alunos do 5.” ano de escolaridade, foi possível estabelecer que os alunos com piores resultados escolares produzem preferencialmente atribuições externas para o insucesso, protegendo deste modo a autoestima que se mantém em valores idênticos aos dos bons alunos. No entanto, estes alunos mostram um auto- conceito académico mais baixo do que os alunos com elevados resultados escolares. Os resultados são discutidos no quadro das relações estabelecidas entre atribuição causal, auto-estima e resultados escolares, fornecendo indicações relativamente ao caracter cumulativo do insucesso e ao abandono precoce da escolaridade obrigatória.
- Leitura e escrita no 1º ano de escolaridadePublication . Perrolas, Maria Paula de Carvalho RodriguesNeste trabalho procurámos investigar as diferenças quantitativas (nível de sucesso) e qualitativas (tipo de erros) entre a leitura e a escrita. Trabalhamos com uma turma de crianças do 1o ano de escolaridade, que leram e escreveram individualmente (em tempos diferentes) dez palavras de cada estrutura: CV, VCV, Ditongos e CC. Verificamos que a estrutura das palavras tem influência nos resultados, tanto quantitativamente, como qualitativamente, quer para a leitura como para a escrita. Observamos que existe uma superioridade no sucesso de leitura comparada com a escrita, mas que a discrepância entre ler e escrever ocorre em ambos os sentidos, já que houve palavras que algumas crianças conseguiram ler e não escrever, apontando para uma independência entre os mecanismos cognitivos envolvidos na leitura e na escrita. As crianças não cometeram o mesmo tipo de erros na leitura e na escrita da mesma palavra, demonstrando que as ambiguidades da leitura não coincidem com as da escrita. Observamos diferenças no tipo de erros efectuados pelos leitores/escritores mais e menos eficazes.
- Génese e evolução da organização pedagógica e da administração dos liceus: Uma investigação no cruzamento de várias disciplinasPublication . Barroso, JoãoO presente artigo toma como base a investigação que realizei sobre a organização pedagógica e a administração dos liceus, em Portugal, no período compreendido entre 1836 e 1960. Esta investigação desenvolveu-se segundo dois planos de análise: o plano das normas definidas pela legislação e o plano da sua aplicação prática. O primeiro, permitiu fazer uma reconstrução histórica das origens, finalidades e processos que estão na base da criação de uma organização pedagógica específica para o ensino das diferentes disciplinas (o regime de classes) e o modo como se transitou de uma normativização pedagógica para uma normativização administrativa. O segundo, permitiu recontextualizar a aplicação das normas que foram sendo definidas sobre a organização e administração escolar através da análise do relato das práticas dos diferentes reitores no período considerado. Para além de apresentar, de modo abreviado, a problemática de origem e alguns dos resultados mais significativos dessa investigação, o artigo contém uma reflexão metodológica sobre as diferentes abordagens disciplinares que foram utilizadas. Nesse sentido é posto em evidência o contributo que a História da Educação, a Sociologia das Organizações e a Administração Educacional tiveram na formulação dos próprios quadros conceptuais e na construção dos instrumentos metodológicos de recolha e análise de dados.