PEDU - Dissertações de Mestrado
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- À descoberta do mundo da escrita: um programa de intervenção com uma criança surda no pré-escolar.Publication . Palha, Sebastião de Andrade e Sousa Pereira; Martins, Margarida AlvesO presente estudo teve como objetivo geral desenvolver um programa de intervenção capaz de promover a evolução do desenvolvimento da linguagem escrita de crianças surdas, no pré-escolar. Recorreu-se a um estudo de caso com uma criança surda do tipo neuro sensorial e de grau profundo. Foi realizado um pré teste em que se avaliou os conhecimentos da criança sobre linguagem escrita, um programa de intervenção baseado em princípios construtivistas com 22 sessões e um pós-teste. O programa visou, através de atividades relacionadas com a linguagem escrita e adaptadas às características cognitivas e motivacionais da criança, levá-la a compreender que as palavras são compostas por letras numa determinada sequência, a reforçar as relações entre os gestos, as imagens e as palavras impressas e a desenvolver a linguagem em situações comunicativas. Foi realizada uma análise exaustiva do tipo de estratégias usadas que demonstraram um impacto significativo do programa de intervenção na evolução do desenvolvimento da linguagem escrita desta criança. Conclui-se, portanto, que promover a reflexão acerca da linguagem escrita permitiu à criança colocar novas hipóteses infantis acerca do mundo da escrita, adquirindo conhecimentos relacionados com o princípio alfabético. Analisaram-se finalmente as implicações educativas deste estudo.
- A relação entre a motivação, a resiliência, a intenção de abandono da profissão e os grupos de recrutamento dos professores na RAMPublication . Araújo, Diogo Ramos; Silva, José CastroUm dos tópicos mais falados e debatidos na atualidade é o estado da profissão docente. As constantes manifestações por todo o país, em conjunto com as queixas das escolas que não conseguem fornecer professores suficientes para os seus alunos, pintam um quadro perturbador relativamente ao possível futuro desta profissão. Nesse sentido, a literatura tem alterado o seu foco para compreender como conseguimos reter professores nas escolas, procurando desta forma combater o problema em vigor. Dois dos construtos que tem sido amplamente investigados são a motivação e a resiliência, assim como o seu fator preditor do abandono de profissão. Por outro lado, os grupos de recrutamento são um construto pouco investigado pela literatura, contudo, os autores desta área referem existir diferenças na maneira como os docentes agem, pensam e lecionam, suscitando o interesse na presente investigação. O presente estudo procurou analisar se estas variáveis sofriam alterações dependendo do grupo de recrutamento do professor, no contexto das escolas de 2º e 3º Ciclo da Região Autónoma da Madeira (RAM). Os dados foram recolhidos através de um questionário online, utilizando algumas perguntas de caráter sociodemográfico, uma escala referente à motivação, Factors Influencing Teaching (FIT)-Choice Scale e um instrumento avaliativo da resiliência Multidimensional Teacher´s Resilience Scale (MTRS). De notar que o abandono de profissão foi medido através de uma pergunta referente à intenção de abandonar a profissão, que é considerada uma medida que prevê o abandono em si. O estudo contou com 198 participantes, 145 do sexo feminino e 53 do sexo masculino, sendo que estes docentes possuíam entre 1 a 49 anos de experiência na profissão. Por fim, os resultados evidenciaram diferenças entre a motivação dos professores de diferentes grupos de recrutamento, permitiram observar a relação entre a motivação e a resiliência como preditores da intenção de abandono de profissão e adicionaram literatura importante para o contexto docente da RAM
- A relação entre as crenças sobre o erro dos alunos, as emoções e o clima do erro na disciplina de matemática em alunos do 3º e 4º anoPublication . Malaquias, Petra Andreia Correia; Peixoto, FranciscoA matemática e percecionada pelos alunos como um desafio, e a perceção que os alunos têm quanto ao seu ambiente em sala de aula pode ter um grande impacto na forma como aprendem. O erro ao ser praticamente inevitável durante o processo de aprendizagem, pode ser percecionado de diversas formas e ter repercussões quanto as suas emoções e crenças de aprendizagem em sala de aula. O estudo teve como objetivo analisar as relações entre a perceção que os alunos têm quanto ao ambiente em sala de aula em relação ao erro, a perspetiva dos alunos quanto aos erros e as emoções sentidas pelos alunos em sala de aula. Neste estudo participaram 197 alunos do 1º ciclo, sendo que 99 alunos frequentavam o 3º ano de escolaridade e 98 alunos frequentavam o 4o ano de escolaridade. A recolha de dados foi realizada em sala de aula através de três questionários que analisaram a perceção dos alunos relativamente ao clima em sala de aula e aos erros e as emoções relativamente a matemática. Os resultados obtidos indicaram que o clima de aprendizagem e uma variável que se apresenta correlacionada com diversas variáveis como as emoções, a reação negativa do professor e a utilização do erro para a aprendizagem.
- Abordagem à aprendizagem dos alunos do curso superior de fisioterapiaPublication . Cruz, Eduardo; Ramalho, GlóriaInexistente
- Abordagem à aprendizagem e resultados escolares obtidos noa alunos dos cursos de terapia ocupacional e fisioterapiaPublication . Pinto, Élia Maria C. P. da SilvaA presente investigação é um estudo descritivo e comparativo, enquadrado no modelo Presságio-Processo-Produto (modelo 3P) de Biggs, com base no qual se seleccionaram as variáveis e se estabeleceram as questões orientadoras. Este modelo 3P tem como significado a palavra P. as três dimensões intervenientes, presságio, processo e produto. O modelo considera que a dimensão presságio existe quando o aluno é confrontado com a situação de aprendizagem. Biggs (1985, 1987, 2001) caracteriza a dimensão presságio através de dois factores: os factores do estudante, que compreendem o conhecimento prévio, experiências educativas anteriores, capacidades (estilos cognitivos, coeficiente de inteligência), personalidade (locus de controle), idade, níveis de ensino dos pais e abordagens preferidas para a aprendizagem; e os factores do ensino que estão relacionados com as áreas de estudo, a estrutura do curso, os métodos de ensino, o tempo disponível para a execução da tarefa e o currículo. Contudo, cada um destes factores afecta o outro factor, de forma a que, por exemplo, a abordagem preferida do estudante se ajuste ao contexto e curso particular a ser leccionado, e ao sucesso ou, de outro modo, ao resultado. Para Biggs (2001) o coração do sistema de ensino/aprendizagem está ao nível do processo, onde a actividade relacionada com a aprendizagem produz ou não os resultados esperados. Pretendemos verificar, de acordo com o modelo 3P, quais os factores inerentes ao estudante que se relacionam entre si e com a abordagem (motivo e estratégia) e com os resultados por eles alcançados (classificação) e também comparar esses resultados com os obtidos por Cruz em 1998. Relativamente a este modelo verificamos quanto à dimensão presságio os factores do estudante e tivemos em conta a idade, o locus de controle, as habilitações literárias dos pais e a profissão destes. Na dimensão processo fomos ver quais as abordagens seleccionadas (estratégia e motivação) e no que concerne à dimensão produto verificamos quais os valores obtidos na classificação das disciplinas. Para atingir os objectivos do estudo foram utilizados três questionários: um de caracterização da amostra, um outro « Student Process Questionnaire» Biggs (1987, traduzido por Rosário, 1995) para identificar os processos de estudo e por último o questionário da Escala IPC de Levenson que pretende avaliar o locus de controle. Estes questionários foram ministrados aos alunos que frequentavam os 1o e os 3o anos dos Cursos Bietápicos de Licenciatura em Terapia Ocupacional e Fisioterapia. Com estes instrumentos obtivemos as respostas para alguns dos itens das dimensões descritas por Biggs, para os factores do estudante e para o tipo de abordagem seleccionado. Para a dimensão produto consultamos as classificações dos alunos. Os resultados desta investigação indicam que, genericamente, as abordagens e as concepções da aprendizagem são alto rendimento, segundo os valores obtidos através do questionário de processos de estudo. Os resultados obtidos na Escala IPC de Levenson apontam para valores significativos na expectativa de controle interno. Estes resultados revelam que o tipo de abordagem privilegiada é a abordagem alto rendimento existindo, assim, uma correlação significativa entre o tipo de abordagem profunda e de alto rendimento e a Escala IPC de Levenson demonstrando estes resultados que se identificam na sua plenitude com o que os autores afirmam. Segundo Dubois (1996), os indivíduos com expectativas de controle interno têm em geral mais sucesso académico e profissional, parecem mais motivados para o sucesso, mostram mais eficácia na selecção e utilização da informação e utilizam as suas experiências anteriores como fontes de informação. Este tipo de comportamento é usual nos indivíduos com abordagens profundas. Comparativamente com a investigação feita por Cruz (1998) os resultados deste foram diferentes dos nossos no que se refere ao tipo abordagens seleccionadas pelos alunos em 1998. Os alunos do 1o ano, do Curso de Fisioterapia em 1998, obtiveram valores significativos na estratégia superficial, na motivação profunda, na motivação e estratégia alto rendimento, na abordagem superficial e na abordagem alto rendimento, podemos dizer que estes alunos revelam um perfil de abordagem alto rendimento. Os alunos do 3o ano deste mesmo curso obtiveram valores significativos na estratégia alto rendimento. Os alunos dos 1o ano e 3o ano em 2004 apresentam valores significativos na variável estratégia e abordagem alto rendimento. Não obtivemos diferenças significativas em relação à variável motivação.
- Abordagem centrada na familia: Avaliação de práticas num projecto de intervenção precocePublication . Cara-Linda, Maria Antónia do Carmo Paulo ReisA evolução de modelos e práticas em Intervenção Precoce tem sofrido, nas últimas décadas grandes alterações em função dos avanços nas conceptualizações teóricas e investigações' associadas, mobilizando um número cada vez maior de estudos ao nível da comunidade científica. O estudo que apresentamos, enquadra-se no âmbito da investigação em Intervenção Precoce, e propõe-se avaliar as práticas desenvolvidas num Projecto de Intervenção Precoce, auscultando famílias, técnicos e estruturas educativas da comunidade, na perspectiva de melhorar e ajustar essas práticas aos actuais modelos conceptuais e às necessidades das famílias que são atendidas, tendo em conta o contexto onde o projecto se insere. Neste sentido definiram-se três objectivos de investigação: - Auscultar o parecer dos técnicos do PIP e estruturas educativas sobre as práticas desenvolvidas pelo mesmo. - Analisar a opinião das educadoras do ensino regular com crianças apoiadas pelo PIP sobre o apoio / orientação recebidas por parte deste. - Conhecer e analisar as percepções dos pais e técnicos sobre o envolvimento familiar nos processos de avaliação e intervenção. Para o desenvolvimento do estudo utilizamos uma metodologia de natureza essencialmente qualitativa. Aplicamos questionários para conhecer a opinião de técnicos, coordenadores e educadores das estruturas educativas. Para conhecer as percepções das famílias e técnicos sobre o envolvimento familiar nos processos de avaliação e intervenção optámos por um questionário aplicado às famílias em situação de entrevista, de forma a assegurarmo-nos que todas as questões eram compreendidas. Na mesma altura foi também solicitado em paralelo o preenchimento de um questionário paralelo ao técnico que acompanhava a família. Os resultados do estudo indicam uma prática de Intervenção Precoce, com uma articulação interserviços em que a equipa constituída por técnicos de formação diversificada assume um papel relevante de suporte e apoio às práticas. O envolvimento parental activo é referido por vários autores, como indispensável em Intervenção Precoce, devendo as práticas de IP devem implicar uma cooperação participada dos pais nos processos de avaliação, planificação e intervenção. Os resultados do estudo indicam que as famílias apoiadas se percepcionam envolvidas quer nos processos de avaliação, quer na intervenção e que esse envolvimento é igualmente percepcionado pelos técnicos. Numa análise comparativa, os resultados indicam que, nas práticas de intervenção, não há diferenças significativas entre pais e técnicos. No entanto, o envolvimento dos pais na avaliação é percepcionado pelos técnicos como mais elevado, havendo diferenças significativas relativamente às percepções dos pais. Os resultados mostram também que há alguns aspectos que a equipa deve reequacionar, nomeadamente no que se refere à formalização e entrega de registos escritos aos pais. Na sua globalidade, os resultados obtidos revelam indicadores de qualidade, na linha das principais teorias defendidas na revisão de literatura: no trabalho com as famílias, no trabalho de equipa e na articulação de serviços.
- Abordagens à aprendizagem num contexto de ensino superior profissional: Distância e presencialPublication . Bento, Maria Fernanda; Ramalho, GlóriaO presente estudo insere-se no âmbito de uma tentativa de procura de qualidade no Ensino Superior, adoptando a perspectiva das abordagens dos alunos à aprendizagem como instrumento conceptual para a compreensão de motivações e comportamentos de estudo e de aprendizagem. Nesta perspectiva são distinguidas três formas básicas de abordar a aprendizagem: superficial (reprodução de conhecimento, com incidência em estratégias de memorização); profunda (procura do significado e transformação do conhecimento, através do relacionamento de ideias e pensamento crítico); estratégica (foco nos critérios e características do sistema de avaliação). O projecto de investigação concretiza-se num contexto específico de Ensino Superior, orientado para o sector profissional bancário e pretende, como finalidade, a identificação de possíveis pistas de intervenção susceptíveis de melhorar a experiência académica dos alunos. O seu objectivo global traduz-se na caracterização e diferenciação dos alunos de dois Cursos que, partilhando um mesmo contexto institucional, adoptam sistemas específicos de ensino distintos, a distância e presencial. Neste estudo a experiência académica é observada em função das abordagens à aprendizagem, complementando com uma análise das concepções de aprendizagem dos alunos, resultados académicos obtidos e, ainda, atribuição causal para o sucesso. Pretende-se também analisar, transversalmente, as mudanças susceptíveis de ocorrer ao longo do tempo, consoante o ano escolar em que o aluno se encontre, sendo ainda exploradas as interacções com outras variáveis de cariz mais demográfico (sexo, idade, actividade profissional, experiência académica anterior). A metodologia adoptada baseia-se na aplicação do Inventário de Abordagens à Aprendizagem desenvolvido por Noel Entwistle (ASI'- Approaches to Studying Inventory) a uma amostra de 228 alunos dos dois Cursos do Instituto Superior de Gestão Bancária. Os resultados, embora não sustentando totalmente a operacionalização das abordagens à aprendizagem presente no ASI, reforçam a superioridade de concepções mais profundas de aprendizagem, quer em termos de desempenho académico, quer nos recursos motivacionais e estratégicos mobilizados. Surge, como característica susceptível de ser atribuível à particularidade do ensino a distância e/ou da situação profissional, um critério de sucesso mais parcimonioso, acompanhado da adopção de estratégias de estudo mais pragmáticas
- Abordagens ao resumo escrito na presença e ausência do textoPublication . Alves, Ana Catarina Pedro; Martins, Margarida AlvesEste trabalho investiga o papel que as abordagens à aprendizagem desempenham na realização de resumos escritos em duas condições distintas: na presença do texto e na ausência do texto. Partindo dos pressupostos teóricos defendidos por Biggs (1993) na explicação do processo de aprendizagem dos alunos e das investigações conduzidas por Kirby, na década de 90, sobre o resumo escrito - este trabalho desenvolveu-se em dois momentos: i) identificação do tipo de abordagem à aprendizagem adoptada pelos alunos adultos que frequentam o Ensino Secundário Recorrente a Distância no CNED, através da aplicação de uma adaptação realizada por Rosário (1998) do Learning Process Questionnaire desenvolvido por Biggs em 1987; ii) realização do resumo escrito nas condições de texto ausente e texto presente por 30 alunos, dos quais 15 adoptam uma abordagem superficial e os restantes uma abordagem profunda da aprendizagem. Prevê-se que os alunos adoptem estratégias de aprendizagem congruentes com o seu tipo de motivação para aprender e que existam diferenças significativas entre os dois grupos de alunos -superficiais e profundos – em relação ao desempenho académico e na realização dos resumos nas duas condições atrás citadas. Os resultados demonstram que os alunos do CNED adoptam estratégias de aprendizagem congruentes com a sua motivação. Verificou-se que 80% desta população de alunos adopta uma abordagem à aprendizagem profunda e os restantes uma abordagem superficial. Apesar das diferenças observadas entre estes dois grupos não serem significativas, os resultados vão no sentido das hipóteses, i.e., os alunos profundos obtém melhores desempenhos que os superficiais: quer a nível académico quer na tarefa do resumo escrito. No que respeita à condição de realização do resumo, constatou-se que, contrariamente ao que se previa, na condição de texto ausente os alunos profundos baixam o seu desempenho enquanto que os alunos superficiais conseguem melhores resultados.
- Achievement emotions and motivation towards mathematics in primary school students : the portuguese and serbian realityPublication . Dinis, Filipa de Campos GomesAs emoções e a motivação são relevantes para o desempenho dos alunos, e indissociáveis do contexto académico, sofrendo influências de características individuais dos alunos, como idade, género ou cultura. Assim, este estudo teve como primeiro objetivo compreender como o país e o ano de escolaridade influenciam as emoções e a motivação na matemática. Em segundo lugar, visou-se identificar diferentes perfis relativos às emoções de realização dos alunos e compreender como estes se relacionam com o desempenho e a motivação dos alunos para a matemática. Procurou estudar-se as diferenças na distribuição dos alunos nos diferentes clusters, com base no país, género e ano de escolaridade. Participaram neste estudo 1632 alunos sérvios e portugueses, que frequentavam entre o 3º e o 6º ano do ensino básico, e responderam ao Achievement Emotions Questionnaire - Elementary School e à Math Motivation Scale. Os resultados mostraram diferenças significativas nas emoções e motivação dos alunos, com base no país e ano de escolaridade. A análise de clusters diferenciou vários clusters relativos às emoções académicas dos alunos. O Grupo de Alunos com Prazer parece ser o mais adaptativo, com níveis mais elevados de motivação e desempenho. Inversamente, o Grupo de Estudantes Aborrecidos e Ansiosos exibiu os níveis mais baixos de motivação e desempenho a matemática. A distribuição dos alunos nos clusters mostrou depender do sexo, do ano escolar e do país dos alunos. Os resultados são discutidos dentro das teorias de expectativa-valor e controlo-valor. Implicações práticas e limitações do estudo são consideradas, e direções futuras são sugeridas.
- Actividade lúdica e cegueira precoce: Estudo da actividade lúdica individual de quatro crianças cegas de idade pré-escolar e do efeito da interacção com pares normovisuaisPublication . Silva, Maria Helena Pacheco Teixeira da; Ramalho, Glória