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- As dificuldades dos alunos de 6º ano na resolução de problemas de matemáticaPublication . Leitão, Ana Paula Marcelino Neto; Ramalho, GlóriaO presente estudo está inserido num Projecto mais abrangente desenvolvido pelo Gabinete de Avaliação Educacional do Ministério da Educação (GAVE - ME) ao nível da Avaliação Aferida. O referido projecto tem como finalidade identificar as dificuldades sentidas pelos alunos de 6o ano de escolaridade na realização de alguns problemas da Prova de Aferição de Matemática de 2001. Neste âmbito foi elaborado o estudo que agora é apresentado e que tem como propósito construir base de conhecimentos sobre as dificuldades, os erros e as estratégias dos alunos na resolução de problemas relativos à área de número e cálculo, e estatística. Para garantir a validade da informação recolhida recorreu-se a uma metodologia qualitativa (entrevista do tipo clínico) realizada a duas turmas do 2o ciclo (n=37), uma em Lisboa (grupo 1) e outra na Beira Baixa (grupo 2). Foi também aplicado um questionário que procura descrever a realidade dos alunos ao nível do seu enquadramento familiar e escolar. Os alunos foram ainda questionados sobre a Prova de Aferição, e os resultados obtidos através da realização dos problemas foram comparados com os dados nacionais. As conclusões elaboradas revelam que os alunos consideraram a Prova de Aferição de Matemática fácil. Os nossos resultados foram superiores aos totais nacionais na maioria dos problemas. As dificuldades encontradas mostram que os problemas mais difíceis foram os que fazem parte da área de número e cálculo. Considera-se que este estudo será mais um contributo para a continuação da investigação ao nível da Educação Matemática, no que diz respeito à identificação das dificuldades dos alunos na matemática.
- Análise de duas experiências de competência numérica em golfinhos-roazes (tursiops truncatus)Publication . Martins, Ana Paz Gonçalves; Santos, Manuel Eduardo dosNos últimos anos, a capacidade de discriminar estímulos diferindo na numerosidade começou a ser escudada em espécies filogeneticamente distantes. Com o objectivo de determinar a capacidade de competência numérica em Tursiops truncatos, quatro destes animais foram treinados a associar um determinado sinal ao número de argolas que deveriam recolher da piscina. Numa Fase I dois golfinhos foram treinados diariamente a discriminar dois estímulos visuais, constituídos por figuras geométricas bidimensionais representadas numa placa, correspondentes aos números 2 e 4. De modo a testar a sua capacidade de distinguir os dois sinais foram efectuados treinos de Delayed matching-to sample (DMTS) entre as placas, aliados aos treinos com argolas. Estes consistiram numa sequência de trials durante as quais, após a apresentação do estímulo, o animal deveria trazer o número de argolas correspondente. A análise aos resultados das sessões de teste mostra que não ocorreu uma discriminação entre as placas, nem uma associação entre o sinal visual e o número de argolas. Posteriormente, na Fase II, aos restantes golfinhos-roazes foram apresentados estímulos acústicos, representando os números 1 e 2. A utilização de sons como estímulos é geralmente caracterizada por uma aprendizagem rápida e, aparentemente, com pouco esforço por parte do animal. Tal como na Fase anterior o animal deveria trazer o número de argolas dependendo do som emitido e apenas as respostas positivas eram recompensadas. Os resultados obtidos nas sessões de teste, mostraram que, de um modo geral, o número de argolas recolhido foi independente do som emitido. Pode-se concluir que os animais tiveram uma grande dificuldade em interpretar os estímulos apresentados, não tendo efectuado uma associação entre o sinal emitido e o número de argolas a recolher. São apresentadas e discutidas as variáveis que deverão ser controladas em trabalhos futuros, assim como os aspectos metodológicos que poderão ter enviesado os resultados.
- Cancro infantil e comportamento parentalPublication . Silva, Sofia A.; Pires, António Augusto Pazo; Gonçalves, Mónica; Moura, Maria de Jesus Catarino deProcurou construir-se uma teoria sobre o comportamento de pais de crianças com cancro. Os participantes são oito mães e um pai de crianças com cancro diagnosticado entre os oito meses e os dez anos de idade. Foram feitas entrevistas semiestruturadas, codificadas e analisadas segundo o método Grounded Theory. Quatro das entrevistas tinham sido realizadas anteriormente por Gonçalves (2000). A partir do momento do diagnóstico, a maior preocupação dos pais é o medo da morte da criança e a incerteza inerente, que se traduz num choque, é inexplicável, permanente, invasiva, e que os pais procuram ocultar. Perante este receio, os pais desenvolvem uma estratégia fundamental – a centralização na criança. A criança doente torna-se o centro da dinâmica familiar, exigindo novos recursos e competências ao papel parental: apoio conjugal ou de terceiros, estratégias de minimização do sofrimento, a focalização das atenções no filho doente, procurar viver um dia de cada vez e do modo mais aproximado da normalidade possível. ------ ABSTRACT ------ The purpose of this study is to construct a theory about the behaviour of parents of children with cancer. The participants are eight mothers and one father of children with cancer diagnosed between eight months to ten years old. We coded and analysed eight semi-structured interviews according to the Grounded Theory method. We included in this analysis four interviews previously made by Gonçalves (2000). Since the moment of diagnosis, parents’ main concern is the fear of the child’s death and the inherent uncertainty, which is shocking, unexplainable, permanent, invasive and which parents try to hide. Confronted by this fear, parents develop a main strategy – centralisation on the ill child. Child becomes the centre of the family’s dynamic, which requires new resources and competencies of the parental functions: conjugal or others’ support, strategies of reducing pain, focusing on the ill child, trying to live one day at a time and as near to normality as possible.
- Implicação com o sindicato: O papel das percepções de suporte e de instrumentalidadePublication . Mascarenhas, Helena; Cunha, Miguel Pina eEste trabalho teve como objectivo estudar a implicação com o sindicato e os possíveis factores de influência nessa implicação. Gordon et al. (1980) definiram implicação com o sindicato como o desejo de continuar membro de um sindicato, de trabalhar para ele e como uma aceitação e crença nos objectivos desse sindicato. Com o presente estudo, foi possível verificar que, para que esta relação de troca entre um membro e um sindicato conduza ao desenvolvimento e à manutenção da implicação com o sindicato, é necessário que este mostre não só que valoriza o membro em questão mas também que está implicado com ele enquanto indivíduo (suporte do sindicato). Por outro lado, a instrumentalidade do sindicato também parece estar positivamente relacionada com a implicação com o sindicato, isto é, os membros percepcionam a capacidade do sindicato em obter os resultados desejados, e é essa percepção que parece levá-los a estarem mais ou menos implicados com o sindicato. Todavia, nem a antiguidade no sindicato, nem a ideologia de troca, parecem moderar estas duas relações: suporte-implicação e instrumentalidade-implicação.
- Activity rhythms and cyclical changes of microhabitat preferences in the intertidal pipefish Nerophis lumbriciformis (Pisces: Syngnathidae)Publication . Monteiro, Nuno Miguel; Vieira, Maria Natividade; Almada, Vítor CarvalhoAs an inhabitant of the intertidal zone, Nerophis lumbriciformis predictably should show a clear rhythmic activity, with its maximum closely correlated with the high tide period, as observed in several other rocky intertidal fish species. We investigated the rhythmic activity patterns of N. lumbriciformis and analysed to what extent specific substratum preferences may be linked to water level and, ultimately, to the particular activity rhythm patterns of the fish. To determine N. lumbriciformis substratum preferences, two different experiments were conducted. The first evaluated substratum preferences from among a group of the four most common substrates found in the sample area. The second experiment evaluated the fish’s maintenance of that substratum preference, after alteration of the water level in a simulated ebb tide. From the available substrata, N. lumbriciformis displayed a clear preference for algae until the water level began to decrease. Then, the preference radically shifted from algae to boulders. N. lumbriciformis showed a clear rhythmic activity, affected by both tidal and circadian periodicity, producing asymmetrical activity peaks. Unlike the rhythms of other rocky intertidal fish species, the maximum activity peaks were not centred at the expected high tide period. The adaptive explanation for the apparently peculiar activity peaks appears to be related to the particular substratum preferences of N. lumbriciformis. The detected circatidal period seems, consequently, closely related to small migrations between substrata, whilst the observed increase in diurnal activity, independent of the tidal cycle, may be related to predatory activity, since N. lumbriciformis is a visual feeder.
- A relação entre o que a criança ouve, vê e recorda: Efeitos do tipo de estruturação do discurso e da apresentação da informação na memória e no conhecimento das crianças em idade pré-escolarPublication . Gomes, Marta; Matta, IsabelO presente estudo pretendeu investigar os efeitos provenientes da forma de apresentação de um acontecimento na memória de crianças em idade pré-escolar. Com base num acontecimento “Fazer Bolos de nozes e chocolate", com uma estrutura logicamente ordenada, criaram-se assim, quatro condições experimentais para o efeito: uma situação denominada Não Verbal, onde não ocorria um acompanhamento verbal do adulto aquando da apresentação de cartões com as imagens referentes às acções do acontecimento, e três condições verbais, nas quais o acompanhamento verbal do adulto surgia a par da apresentação das imagens, assumindo três formatos específicos, Script, História, ou Descrição. Com base na manipulação da forma de apresentação e do tipo de discurso utilizado pelo adulto previram-se duas hipóteses. Na primeira hipótese postulámos, que as crianças sujeitas ao acompanhamento verbal do adulto durante a apresentação do acontecimento iriam apresentar um desempenho superior em relação às crianças da modalidade não verbal. Sugerimos ainda numa segunda hipótese, tendo em conta os três estilos linguísticos das modalidades verbais, que a verbalização do adulto num formato tipo script providenciaria uma superioridade no desempenho das crianças, comparativamente aos restantes formatos verbais, História e Descrição. Para estudar estes efeitos, avaliámos a recordação livre efectuada pelas crianças em três momentos, Recordação Imediata 1 (correspondente à primeira apresentação do acontecimento); Recordação Imediata 2 (a seguir à repetição da apresentação do acontecimento); e Recordação Diferida (após uma semana). A partir destas recordações, feitas nestes três momentos, analisámos a quantidade de informação recordada; a organização da informação recordada, o nível de discurso relativo à recordação da criança, e os conteúdos recordados. Na experiência participaram 128 crianças do pré-escolar de 9 Jardins de Infância pertencentes à Santa Casa da Misericórdia de Cascais. A análise dos resultados veio revelar que as crianças das modalidades verbais beneficiaram da verbalização do adulto, apresentando um melhor desempenho que as crianças da modalidade não verbal. Constatámos que estas últimas recordaram menos informação acerca do acontecimento, e fizeram-no de forma mais incompleta e parcial, referindo menos acções completas e mais acções isoladas (sem incluir os seus alvos e. complementos) e elementos isolados (objectos e ingredientes, sem referir as acções a desempenhar com eles), do que as crianças das modalidades verbais. Por seu turno, também se registou na situação não verbal um maior número de intrusões na recordação. Os efeitos da ausência de verbalização do adulto também foram observados numa menor capacidade das crianças desta condição ordenarem temporalmente o acontecimento, reflectindo-se consequentemente, num menor nível de estruturação da própria verbalização que realizaram a propósito da recordação do acontecimento. Das situações verbais abordadas, a verbalização do adulto num formato de um script veio a demonstrar maiores benefícios na recordação das crianças, comparativamente com os restantes formatos verbais. As crianças desta condição recordaram uma maior quantidade de unidades de informação pertencentes ao acontecimento, e numa forma verbal mais completa, referindo mais acções com os seus alvos e complementos e uma menor quantidade de intrusões, do que as das restantes condições verbais. Também foi nesta condição que se encontraram os maiores níveis de informação ordenada canonicamente e consequentemente, os níveis mais elevados de estruturação do discurso produzido pelas próprias crianças, resultante da sua recordação livre a propósito do acontecimento apresentado. Estes resultados sugerem que a linguagem organizou a memória e que as crianças do nosso estudo foram sensíveis ao estilo linguístico do adulto. Dependendo do formato verbal utilizado pelo adulto para apresentar o acontecimento geraram-se desempenhos muito diferenciados, nos quais o script se veio a destacar, favorecendo o acesso à representação do acontecimento, a recordação e a descrição verbal do mesmo.
- Comportamentos de adesão ao rastreio do cancro do colo do útero: Estudo exploratório numa amostra de utentes do centro de saúde de PenichePublication . Patrão, Ivone Alexandra Martins; Leal, Isabel PereiraO objectivo desta investigação (de tipo descritivo, correlacional, exploratório e transversal) foi estudar as variáveis que estão significativamente relacionadas com os Comportamentos de Adesão ao rastreio do Cancro do Colo do Útero. Definiu-se os Comportamentos de Adesão como a variável principal, e as variáveis de Caracterização das Participantes e as Psicológicas, como as de influência. A amostra é constituída por 400 mulheres (entre os 18 e 65 anos) utentes do Centro de Saúde de Peniche, que preencheram um questionário. Para o tratamento dos dados recorreu-se à estatística não paramétrica. Verificou-se que existe um comportamento de baixa adesão (74,8%) à citologia. As mulheres com um comportamento de baixa adesão posicionam-se de forma indiferente na crença de obstáculos, têm uma baixa crença de vulnerabilidade e preocupação com o Cancro do Colo do Útero e atribuem um baixo valor à sua saúde. Para além disso, são mais novas, solteiras, não têm filhos, fumam, vão ao Médico por doença, nunca foram a consultas de planeamento familiar, não usam método contraceptivo, as que têm filhos não realizaram a revisão do parto, não têm recomendação médica e não têm intenção de realizar a citologia, e preferem um Médico do sexo feminino. As mulheres com um comportamento de elevada adesão têm uma baixa crença de obstáculos, uma elevada crença de vulnerabilidade e preocupação média com o Cancro do Colo do Útero e atribuem elevado valor à sua saúde. Estas mulheres são mais velhas, casadas, têm filhos, não fumam, vão ao Médico para vigiar a saúde, vão a consultas de planeamento familiar, usam a pílula, realizaram a revisão do parto, têm recomendação médica, intenção de realizar a citologia, e não têm preferência pelo sexo do Médico. ------ ABSTRACT ------ The objective of the present investigation is to study the Adherence Behavior to the Cervical Cancer Screening, and also explore witch variables have a significant correlation. This is a descriptive, correlational, exploratory and transversal study. For the present study the Adherence Behavior was defined has the main variable The psychological variables and the one’s who characterize the participants were the influenced variables. The data were obtained assessing 400 women using a questionnaire (their age range between 18 and 65 years old). All of them were patients in the Peniche Health Center. For the purposes of the study we used data from descriptive and percentage statistics and also non-parametric tests. The results suggest that exist a low adherence behavior (74,8%) to cytology. The relation between variables seems interesting because it characterize the cytology adherence behaviors. Women, who have a low adherence behavior, have indifferent barriers beliefs to adherence. They are less vulnerable, have less worry cancer thoughts and give a lower value to their health. Furthermore, they are younger, single, doesn’t have children, smoke, go to the doctor just when they have symptoms, doesn’t go to birth control program appointments and do not use any contraceptive method. The one’s who have children, did not go to the after birth control appointments, don’t have any medical recommendations and they don’t think in doing the cytology. Also, they prefer female doctors. On the other hand, women who have higher levels of adherence, do not create barriers to adherence. They have higher levels of vulnerability beliefs and are middle worriers about the Cervical Cancer. They give a high value to their health. The women of this group are older, married, has children, they not smoke and do regular appointments with their family doctor. This women are more likely to go to the birth control appointments, they use more frequently birth control methods, went to the after birth appointments, have medical recommendations and they intend to do the cytology. In contrast, they don’t have any preference in doctors’ gender.
- A classificação do desempenho escolar: Um estudo exploratório e contextualizadoPublication . Salgueiro, Pedro Augusto de Oliveira; Martins, Margarida AlvesNo sentido de esclarecer como é que os estagiários lidam com a prática da classificação do desempenho escolar efectuámos um estudo exploratório com o objectivo de procurar perceber quais os critérios em que se baseiam estagiários do 2o ciclo ao classificarem uma prova de composição de língua portuguesa e de perceber se haverá alguma diferença entre o início e o final do estágio. No estudo exploratório que realizámos trabalhámos com uma amostra de 18 estagiários que frequentavam pela primeira vez o último ano da licenciatura em professores do ensino básico do 2o ciclo na variante português francês e que não tinham contacto anterior com a profissão de professor. A informação foi obtida através de duas entrevistas individuais, uma no início e outra no finai do estágio, nas quais os estagiários explicavam porque é que tinham atribuído uma determinada classificação a uma prova de composição dos seus alunos de estágio. As respostas dos sujeitos foram alvo de uma análise de conteúdo a partir da qual foram geradas 21 categorias. Seguidamente procedeu-se a um agrupamento das categorias e desse agrupamento resultaram três tipos de critérios a que os estagiários recorrem: características pessoais do avaliado, características da composição avaliada e informações dadas por outros. Posteriormente procedeu-se ao tratamento estatístico dos resultados. As análises estatísticas efectuadas revelaram um aumento significativo de referências a esses três critérios no final do estágio. De entre o conjunto das 21 categorias foram identificadas as categorias memória e linguagem (características pessoais do aluno); tema (características da composição); família e professor orientador (informações dadas por outros) como aquelas cuja mudança é estatisticamente significativa no sentido do aumento de referências no finai do estágio. Foi também identificada uma categoria relativa ao modo de correcção cuja análise revelou uma mudança significativa entre o início e o final do estágio no sentido de serial para global. Verificámos que na classificação do desempenho escolar se cruzam aspectos que não são quantificáveis nem comparáveis uma vez que não se baseiam apenas em características da prova avaliada. Chegámos à conclusão de que a inclusão desses aspectos poderá ser uma estratégia do estagiário para auto-protecção do seu estatuto de aluno de estágio. Verificámos igualmente que essa estratégia poderia estar na origem do impacto que as informações dadas pelos professores orientadores têm nas classificações que os estagiários atribuem e no modo como estes corrigem as composições. Finalmente constatámos a ausência de critérios relacionados com os modelos de aprendizagem e desenvolvimento que fazem parte da formação curricular dos estagiários.
- A new species of Calma Alder & Hancock, 1855 (Gastropoda: Nudibranchia) with a review of the genusPublication . Calado, Gonçalo; Urgorry, VictorianoThis paper presents the description of a new species of the genus Calma (Alder & Hancock, 1855). To date only one valid species, Calma glaucoides (Alder & Hancock, 1854), has been assigned to this genus, which feeds exclusively upon eggs of littoral teleost fishes. New morphological and ecological data, and review of the literature on the species attributed to this genus, lead us to conclude that there are two distinct species previously put together under the same specific name. Calma gobioophaga new species is described based upon consistent morphological differences, such as the diameter and position of the eyes, the size of the propodial tentacles, and the size of the metanefridium. Whereas Calma gobioophaga feeds on spawn of Gobius niger, Calma glaucoides feeds on eggs of Lepadogaster lepadogaster, Lepadogaster purpurea, Lepadogaster candollei, Parablennius gattorugine, and Parablennius pilicornis.
- Em torno do pensamento pós-formalPublication . Marchand, HelenaPassados 30 anos sobre as mais importantes teorizações do pensamento pós-formal ainda subsistem diversas questões quanto à natureza desse pensamento. O presente artigo tem por objectivos: (1) descrever sucintamente o que se entende por pensamento pós-formal e (2) analisar algumas questões que se colocam em torno da caracterização deste nível de pensamento.