Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.78 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho investiga o papel que as abordagens Ă aprendizagem desempenham na realização de resumos escritos em duas condiçÔes distintas: na presença do texto e na ausĂȘncia do texto. Partindo dos pressupostos teĂłricos defendidos por Biggs (1993) na explicação do processo de aprendizagem dos alunos e das investigaçÔes conduzidas por Kirby, na dĂ©cada de 90, sobre o resumo escrito - este trabalho desenvolveu-se em dois momentos: i) identificação do tipo de abordagem Ă aprendizagem adoptada pelos alunos adultos que frequentam o Ensino SecundĂĄrio Recorrente a DistĂąncia no CNED, atravĂ©s da aplicação de uma adaptação realizada por RosĂĄrio (1998) do Learning Process Questionnaire desenvolvido por Biggs em 1987; ii) realização do resumo escrito nas condiçÔes de texto ausente e texto presente por 30 alunos, dos quais 15 adoptam uma abordagem superficial e os restantes uma abordagem profunda da aprendizagem. PrevĂȘ-se que os alunos adoptem estratĂ©gias de aprendizagem congruentes com o seu tipo de motivação para aprender e que existam diferenças significativas entre os dois grupos de alunos -superficiais e profundos â em relação ao desempenho acadĂ©mico e na realização dos resumos nas duas condiçÔes atrĂĄs citadas. Os resultados demonstram que os alunos do CNED adoptam estratĂ©gias de aprendizagem congruentes com a sua motivação. Verificou-se que 80% desta população de alunos adopta uma abordagem Ă aprendizagem profunda e os restantes uma abordagem superficial. Apesar das diferenças observadas entre estes dois grupos nĂŁo serem significativas, os resultados vĂŁo no sentido das hipĂłteses, i.e., os alunos profundos obtĂ©m melhores desempenhos que os superficiais: quer a nĂvel acadĂ©mico quer na tarefa do resumo escrito. No que respeita Ă condição de realização do resumo, constatou-se que, contrariamente ao que se previa, na condição de texto ausente os alunos profundos baixam o seu desempenho enquanto que os alunos superficiais conseguem melhores resultados.
Description
Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacion
Keywords
Psicologia educacional Aprendizagem Estratégias Compreensão Leitura Contexto Estudos de aprendizagem Educational psychology Learning Strategies Comprehension Reading Learning styles Instruments
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada