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- Sobre o uso de estatística de simulação em estudos de comportamentoPublication . Almada, Vítor Carvalho; Oliveira, Rui FilipeNeste artigo discutimos sucintamente as potencialidades da estatística de simulação nas ciências do comportamento. São apresentadas duas aplicações: uma desenvolvida por Estabrook e Estabrook (1 989) para a análise de tabelas de contingência e uma outra desenvolvida na nossa unidade de investigação para testes de verosimilhança. Ambos os procedimentos superam os problemas de valores esperados baixos que limitam o uso da estatística X2 em muitas circunstâncias, e oferecem ainda a possibilidade de se avaliar a significância de células/classes específicas. ------- ABSTRACT ------ In this paper we discuss briefly the potential of simulation statistics in the behavioural sciences. We present two applications: one developed by Estabrook and Estabrook ( 1989) for the analysis of contingency tables and another developed in our research unit for goodness-of-fit tests. Both procedures overcome the problems of low expected values that limit the use of X2 statistic in many ciscunstances, and offer the possibility of assessing the significance of specific cells/ /classes.
- Concepção do comportamento agressivo em alunos do 4º e 7º ano de escolaridadePublication . Cortes, Luisa Maria; Pereira, FredericoEste estudo tem por principal objectivo o conhecimento das diferentes formas de concepção da agressão em crianças e pré-adolescentes, tendo em conta a influência de três variáveis: nível de escolaridade ( 20 - 4a ano, 20 - 7o ano), sexo (20 masculino, 20 feminino.) e agressividade (7 - agressivos, 8 - não agressivos). A avaliação da concepção em causa foi feita através das respostas dadas pelo sujeitos a um questionário e a um episódio crítico de agressão. Os resultados obtidos, sendo demonstrativos da existência de traços comuns na forma de pensar a agressão pelo universo dos sujeitos, revelam igualmente a presença de características próprias em cada um dos grupos estudados: -As crianças do 4o ano têm uma concepção da agressão com características específicas que se distingue da dos pré-adolescentes do 7o ano; -As raparigas têm uma concepção da agressão com características específicas que se distingue da dos rapazes; -As crianças e pré-adolescentes "agressivos" têm uma concepção da agressão com características específicas que se distingue da dos "não agressivos".
- Identidade social, auto-estima e resultados escolaresPublication . Senos, JorgeA existência de uma associação positiva entre a auto-estima e os resultados escolares, bem como a identificação de estratégias de manutenção da autoestima perante o insucesso escolar, constituem matéria de crescente importância no domínio da psicologia educacional. Neste estudo pretende-se verificar, na linha teórica da identidade social, a mobilização de uma estratégia de protecção da auto-estima perante o insucesso escolar, centrada na dinâmica social do grupo de pares, num escalão etário em que existe uma tendência para uma mais estreita afiliação de pares, enquanto as influências familiares e parentais tendem a diminuir. No quadro deste objectivo, postula-se que os alunos com mais fraco rendimento académico tenderão a formar grupos de pares de rendimento contrastado, exibindo uma auto-estima com valores idênticos aos dos alunos com melhor rendimento académico, piores expectativas e uma atitude negativa face ao trabalho escolar.
- Embryonic and larval development of the giant goby Gobius cobitis (Pisces: Gobiidae)Publication . Gil, Fátima; Gonçalves, Emanuel João; Faria, Cláudia Barreiros Macedo de; Almada, Vítor Carvalho; Baptista, Maria Céu; Carreiro, Helena Alexandra VazData are presented on the embryonic and larval development of Gobius cobitis (Pisces: Gobiidae). Embryonic development lasts from 15 days at 15°C to 17 days at 18°C. Larval development takes 37–44 days. Larvae begin to settle on the bottom at 1·3–1·4 cm total length. After five and a half months juveniles are about 5·5 cm total length.
- Relative importance of cleaning behaviour in Centrolabrus exoletus and other wrasse at Arrábida, PortugalPublication . Henriques, Miguel; Almada, Vítor CarvalhoUnderwater behavioural observations were conducted to evaluate the relative importance of cleaning behaviour in three species of common north-eastern Atlantic wrasse (Teleostei: Labridae). At the study site, the only cleaner was Centrolabrus exoletus. A total of 12 species was cleaned, with the wrasse, Symphodus melops and Labrus bergylta being the species most frequently cleaned. Neither S. melops nor Ctenolabrus rupestris, known to be cleaners in other sites or in captivity, could be observed cleaning other fishes. Centrolabrus exoletus was found to be a facultative cleaner fish with cleaning acts representing only 7% of the observed feeding acts. In focal observations of host fishes, the incidence of cleaning acts reached a level (11 h-1 per host) similar to that reported for tropical reef fishes and probably reflects the high numbers of cleaners available. Some factors that may affect the origin of the cleaning interactions are discussed.
- Os modelos log-lineares em investigação psicológicaPublication . Garcia-Marques, Teresa; Quelhas, Ana Cristina; Gomes, Jorge, F.O recurso aos modelos log-lineares em psicologia começa a ganhar relevo por permitir uma compreensão mais estruturada dos dados de planos experimentais associados a variáveis de natureza nominal. Nomeadamente, planos experimentais factoriais com uma ou mais variáveis dependentes discretas (frequências) e planos correlacionais, onde todas as variáveis de medida têm uma natureza nominal e se pretende estudar as associações entre elas. Neste artigo pretendemos apresentar a abordagem log-linear, referindo-nos igualmente ao modelo logit. Ilustraremos o uso da técnica no âmbito de um estudo de raciocínio dedutivo, comparando-a com uma abordagem fragmentada em tabelas de contingência bivariadas (recurso a testes de homogeneidade e independência).
- Aprendizagem da leitura e escrita: Motivação e facilitaçãoPublication . Moreira, Maria de Lurdes de Oliveira dos Reis; Martins, Margarida AlvesPartindo da ideia de que a aprendizagem da leitura e escrita, tal como as outras aprendizagens básicas, deve ser apresentada como um conhecimento natural e não académico, como um meio e não um fim, como algo que serve um propósito prático e necessário para a criança, procurou-se criar um programa de computador que, ao reunir estas características, introduzisse a criança na aprendizagem da leitura e escrita. Assim, foi criado um programa lúdico/educativo tendo por base a apresentação de um livro, em versão multimédia interactiva, com a história do Gato das Botas. No programa do Gato das Botas, procura-se fornecer material sobre o qual a criança possa reflectir, de modo a estimular o desenvolvimento da compreensão e conceptualização da leitura e escrita. O programa contém diversos exercícios baseados nas palavras chave da história do Gato das Botas, com a função de trabalhar e desenvolver determinados aspectos e capacidades necessárias à aquisição da leitura. A apresentação das palavras chave, em conjunto com outras palavras, pretende chamar a atenção da criança para determinados aspectos e características específicas da construção das palavras e da lógica da relação entre a palavra oral e a palavra escrita.
- Proactividade na socialização organizacional - O comportamento de procura de informação do enfermeiro recém-formadoPublication . Potra, Teresa Santos; Jesuíno, Jorge CorreiaA preocupação com a fase inicial da socialização organizacional dos enfermeiros recém-formados levou ao presente estudo, que se centra no papel activo que estes podem desempenhar para compreender e aprender o seu papel organizacional. A proactividade do enfermeiro recém-formado foi estudada, tendo por base, os seus esforços para obter informação. Este estudo tem, pois, como finalidade descrever e analisar o processo de procura de informação dos enfermeiros recém-formados. Tem como base os estudos de Ashford (1986) e Morrison (1993a; 1993b), que demonstram que a procura de informação constitui um importante recurso para a integração dos recém-admitidos em novos contextos organizacionais. As questões de investigação formuladas incidiram na forma como os enfermeiros recém-formados desenvolvem o processo de procura de informação, que tipos de informação procuram, a que fontes recorrem para adquirir informação e que tácticas utilizam para a adquirirem. Procurou-se ainda estabelecer a existência de alguns factores que influenciam o comportamento de procura de informação, bem como analisar a influência deste processo na integração inicial do enfermeiro recém-formado à vida profissional. O estudo consta de uma primeira fase exploratória tendo-se, através de entrevistas semi-estruturadas, realizado um primeiro contacto com o tema em análise. Para se validarem os resultados do estudo exploratório e para se aprofundar a problemática em estudo, foi realizado um segundo estudo com um plano longitudinal. Os sujeitos foram inquiridos duas vezes, aos três e seis meses, após o início da vida profissional. Para a realização do estudo longitudinal foi elaborado um questionário que continha perguntas de resposta fechada, aberta e escalas tipo Likert. Para medir a procura de informação, o domínio da função e a integração social, foram traduzidas e adaptadas as escalas de Morrison (1993a; 1993b) e de Price e Mueller (1986). O conflito e ambiguidade de papel foi medido por uma tradução portuguesa da escala de Cook et al. (1981), já utilizada em diversos estudos portugueses. Foi ainda medida a informação fornecida pelo canal passivo explícito e os custos associados à procura de informação, através de duas escalas construídas para este estudo e inspiradas em Morrison (1993a; 1993b) e Ashford (1986). Os resultados demonstram que os enfermeiros recém-formados procuram vários tipos de informação, sendo a informação técnica a mais procurada ao fim de três meses e o "saber fazer dos modelos" e "feedback desempenho dos modelos", as mais procuradas ao fim de seis meses. Para adquirirem informação, os recém-formados recorrem a várias estratégias, sendo o "prestar atenção a colegas mais experientes" e "o perguntar a colegas mais experientes", as mais utilizadas. Ficou também demonstrado que a fonte privilegiada para inquirirem são os colegas mais experientes, com excepção da informação referente, no segundo momento. Os resultados evidenciam ainda, que a percepção de custos associados à procura de informação influencia, se bem que modestamente, o "perguntar ao chefe" e o "perguntar aos colegas mais experientes", em relação a alguns tipos de informação. Os resultados encontrados, só confirmam parcialmente, a relação entre a informação fornecida pelo canal passivo explícito e a procura de informação. Relativamente à influência do comportamento de procura de informação, verificou-se alguma influência deste processo nas medidas de socialização consideradas. Por último, os resultados do estudo suportam uma visão do recém-formado como agente proactivo na sua socialização organizacional. As conclusões do estudo enfatizam o papel dos colegas mais experientes como fontes de todos os tipos de informação estudadas. Para além de serem as fontes mais inquiridas, eles estão igualmente sujeitos a observação frequente. As conclusões do estudo também apontam para a necessidade de um ambiente de apoio aos novos graduados. A investigação colocou algumas interrogações em relação ao instrumento de recolha de dados, aponta algumas sugestões práticas e deixa em aberto propostas para investigações futuras.
- People first: Strategies of empowerment in work organizationsPublication . Francescato, Donata; Morganti, MonicaThe Community Psychologists in the 80's began to see that the working environment could be a determining factor in the well-being of the individuals so they began to engage in training, research and consultancy for Companies and Trade Unions. The objective is to promote positive strategies amongst work organizations, Trade Union Organizations, health, social and recreational services, local political institutions, Ministries and Associations in a given area in order to confront problems of common interest. Once the network is informally set up the community psychologist attempts to make it completely authonomous and diminuishes his or her involvement by delegating competency to the member of the network themselves. Conditions are created in which there is opportunity for growth for other organizations and greater level of competency for the community as a whole.
- Atitudes dos professores face às funções do psicólogo na escolaPublication . Vaz, João Carlos Antunes; Santos, António JoséEste trabalho centra-se na perspectiva dos principais agentes do processo pedagógico, pretendeu-se aferir as posições dos professores, relacionadas com as intervenções desenvolvidas pelos psicólogos nas escolas, analisando-se, a partir das reacções avaliativas, as atitudes dos professores face às funções a desempenhar pelo psicólogo em meio Institucional. Alguns estudos dirigiram o seu enfoque às relações psicólogo-escola (Andrey, 1979; Dousset. 1995), psicólogo-professor (Pallazolli, 1983) e, algumas revisões críticas tiveram lugar sobre as funções do psicólogo na escola, bem assim como sobre os modelos de intervenção psicológica na escola (Bernard, 1979; Grilo, 1987; Blanc & Guiilain & Kerangueven & Richard-G, 1988; Guillemard. 1995). Ao longo dos tempos estas análises e outros estudos vêm promovendo mudanças de referentes epistemológicos e metodológicos, nas abordagens da Psicologia na escola, que se caracterizaram no decurso da sua evolução por orientações relacionadas com as problemáticas defectológica e psicopatológica, metodologia psicotécnica; orientação segregativa, ortopedagógica, psicoclínica, psicossociológica e psicopedagógica (Guiilemard, 1995). Os referentes epistemológicos originais, das sucessivas e renovadas formas de intervenção a partir das quais se veio a constituir, em França, a Psicologia Escolar, encontram-se nos primórdios das relações da Psicologia Científica com as Ciências da Educação e nas crescentes exigências que a evolução da sociedade tecnológica impos à educação escolar e, em particular, ao resultado da sua expansão. Em Portugal, as relações e os contributos da Psicologia Científica para o sistema educacional, seguiram de peno e durante algum tempo aquelas transformações e acompanharam o que de mais importante aconteceu noutros países Europeus, neste domínio, mas mercê de razões ideológicas que condicionaram a política geral e em particular a política educacional, sofrem a partir dos anos 30 e até à década de 70 alguns retrocessos. Estas questões são objecto de análise, procedendo-se para esse efeito a uma caracterização do contexto que favoreceu o aparecimento da função social da psicologia e as suas primeiras orientações, procedeu-se a uma revisão das contribuições da Psicologia para as Ciências da Educação e das principais concepções da Psicologia Educacional que a consideram uma disciplina "ponte" entre a Psicologia e a Educação, por fim, passou-se em revista os principais modelos de intervenção da Psicologia na escola e o desenvolvimento da Psicologia em Portugal e as suas relações com a educação e o ensino. Em virtude do professor representar um dos primeiros, mas privilegiado elo de ligação entre o aluno e os demais agentes que intervêm no sistema educativo, constituindo por isso, na escola, a tela onde toda a problemática associada ao desenvolvimento, nomeadamente o cognitivo, toma forma, tornando-se assim eco das perturbações das estratégias e relações que o aluno mantém com o processo de aprendizagem e com as modalidades de interacção que este estabelece com os demais elementos do microssistema escolar. Porque teve recentemente início o processo de recrutamento, para dotar a rede nacional de escolas, com psicólogos, conviria analisar, à luz do paradigma da psicologia das Atitudes, as reacções avaliativas dos professores sobre as funções mais pertinentes do psicólogo na escola, com vista a melhorar e facilitar o processo pedagógico, estas avaliações foram distribuídas por quatro escalas (Intervenção psicopedagógica, Formação/Informação, Intervenção Psicoterapêutica-1 e Intervenção Psicoterapêutica-2) a que poderão corresponder outras tantas modalidade de intervenção do psicólogo. Assim interessou-nos analisar se existiam diferenças de atitudes entre os professores que leccionam em escolas onde existe Psicólogo e, professores que trabalham em escolas onde ele não existe. Porque a formação curricular em psicopedagogia é um importante factor para o empreendimento do trabalho Interdisciplinar, concedendo, àqueles agentes, visibilidade sobre os mecanismos técnicos e as potencialidades teóricas dos modelos de intervenção psicopedagógica na escola, facilitando a integração de diferentes perspectivas na abordagem de um mesmo objecto de estudo, Interessou-nos também saber se em relação ao curriculum dos professores existiam diferenças de atitudes entre os professores que possuíam no seu curriculum conteúdos psicopedagógicos e os que o não possuíam.