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Abstract(s)
O presente estudo insere-se no âmbito de uma tentativa de procura de qualidade no Ensino Superior, adoptando a perspectiva das abordagens dos alunos à aprendizagem como instrumento conceptual para a compreensão de motivações e comportamentos de estudo e de aprendizagem. Nesta perspectiva são distinguidas três formas básicas de abordar a aprendizagem: superficial (reprodução de conhecimento, com incidência em estratégias de memorização); profunda (procura do significado e transformação do conhecimento, através do relacionamento de ideias e pensamento crítico); estratégica (foco nos critérios e características do sistema de avaliação). O projecto de investigação concretiza-se num contexto específico de Ensino Superior, orientado para o sector profissional bancário e pretende, como finalidade, a identificação de possíveis pistas de intervenção susceptíveis de melhorar a experiência académica dos alunos. O seu objectivo global traduz-se na caracterização e diferenciação dos alunos de dois Cursos que, partilhando um mesmo contexto institucional, adoptam sistemas específicos de ensino distintos, a distância e presencial. Neste estudo a experiência académica é observada em função das abordagens à aprendizagem, complementando com uma análise das concepções de aprendizagem dos alunos, resultados académicos obtidos e, ainda, atribuição causal para o sucesso. Pretende-se também analisar, transversalmente, as mudanças susceptíveis de ocorrer ao longo do tempo, consoante o ano escolar em que o aluno se encontre, sendo ainda exploradas as interacções com outras variáveis de cariz mais demográfico (sexo, idade, actividade profissional, experiência académica anterior). A metodologia adoptada baseia-se na aplicação do Inventário de Abordagens à Aprendizagem desenvolvido por Noel Entwistle (ASI'- Approaches to Studying Inventory) a uma amostra de 228 alunos dos dois Cursos do Instituto Superior de Gestão Bancária. Os resultados, embora não sustentando totalmente a operacionalização das abordagens à aprendizagem presente no ASI, reforçam a superioridade de concepções mais profundas de aprendizagem, quer em termos de desempenho académico, quer nos recursos motivacionais e estratégicos mobilizados. Surge, como característica susceptível de ser atribuível à particularidade do ensino a distância e/ou da situação profissional, um critério de sucesso mais parcimonioso, acompanhado da adopção de estratégias de estudo mais pragmáticas
Description
Dissertação de mestrado em Psicologia Educacional
Keywords
Psicologia educacional Aprendizagem Ensino superior Estilos de aprendizagem Ensino Estudantes Motivação Atitudes Educational psychology Learning Hight education Learning styles Teaching Students Motivation Attitudes
Citation
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada