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- A fome necessáriaPublication . Saraiva, Maria Leonor Tavares
- Judiciário e exclusão: O linchamento como mecanismo de reafirmação de poderPublication . Souza, LídioO objetivo do presente trabalho foi identificar as implicações das instituições policiais e judiciárias em um linchamento ocorrido em uma cidade do interior brasileiro em que foram executados três suspeitos de autoria de um homicídio cometido na localidade. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, realizado através da análise do conteúdo dos processos legalmente constituídos para esclarecer a ocorrência e através de informações coletadas junto aos meios de comunicação, entrevistas e conversas informais com moradores. As evidências processuais que permitiriam a identificação dos envolvidos no linchamento, foram obscurecidas por um conjunto de falhas técnicas, depoimentos inverídicos e negligências que transformaram os processos em peças de sustentação da impunidade de seus autores, protegidos pela comunidade e autoridades. A análise dos processos evidenciou a construção de uma verdade jurídica que se distanciou da verdade dos fatos e, além disso, indicou o envolvimento das instituições judiciárias e policiais com interesses políticos locais. Na ocorrência analisada o judiciário abdicou de suas prerrogativas relativas ao monopólio da vingança e outorgou aos próprios membros das elites locais o poder de fazer a justiça. O linchamento estudado se constituiu em um instrumento de controle social, à semelhança daqueles ocorridos no Brasil no final do século XIX.
- As representações de experiências sociais enquanto mediadoras do processo de construção de significações partilhadasPublication . Matta, IsabelO nosso trabalho inspira-se na dupla enfatização do carácter socio-cultural do desenvolvimento, presente na obra de Vygotsky: a importância da interacção social e a apropriação dos instrumentos culturais, que vão possibilitar uma actividade mediada. Temos explorado o papel das representações de experiências sociais, enquanto mediadores da interacção social e da actividade cognitiva. Os resultados mostram como o processo de apropriação de estruturas esquemáticas (de tipo script e formato narrativo) é revelador da grande complexidade presente no processo de reconstrução a nível representativo da experiência social. Mostram ainda, a importância deste tipo de estruturas esquemáticas enquanto organizadores da actividade socio-cognitiva.
- O técnico, a pessoa,... e o burnout no Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior: Estudo exploratórioPublication . Seabra, Alexandra; Cunha, Miguel Pina ePretendemos neste estudo exploratório, compreender de forma mais aprofundada o Burnout enquanto conceito multidimensional e a sua relação com as estratégias de coping e o suporte social no trabalho, nos técnicos de saúde (médicos e enfermeiros) do hospital Dr. José Maria Antunes Júnior. Para isto, realizamos um levantamento bibliográfico com o objectivo de compreender as implicações da Instituição e doença enquanto stressores no técnico-pessoa, na equipa e a sua relação com o Burnout. Foi avaliada uma amostra de 33 técnicos de saúde (S médicos e 25 enfermeiros) do Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, através de uma entrevista semi estruturada, o Maslach Burnout Inventory (M.B.I.), a Escala de Modos de Reagir, e da sub escala de Relacionamento da Work Enviroment Scale (W.E.S.). Concluímos através da análise estatística, que existe Burnout, enquanto conceito multidimensional num nível baixo, intermédio. Que o Burnout se encontra relacionado com as estratégias de coping utilizadas pelos técnicos, nomeadamente que as estratégias de evitamento e foco na emoção se correlacionam com a despersonalização indo ao encontro de autores que afirmam que esta dimensão surge enquanto estratégia para lidar com a exaustão emocional. Não foi encontrada relação entre as dimensões do Burnout e do suporte social no trabalho, mas também não foi provado o contrário. Os dados mostraram que outras variáveis intervêm, como a idade, estado civil, ter filhos, profissão, trabalho por turnos e anos na profissão, lançando novas questões para estudos futuros. Tentamos mostrar o papel da Psicologia em geral e da Psicologia da Saúde em particular, na avaliação, prevenção e intervenção do Burnout, de forma a melhorar a qualidade de prestação de serviços de saúde e a realização do técnico enquanto profissional e pessoa.
- Adolescentes, saúde e representações sociaisPublication . Patrocínio, CarlaA representação social influência a nossa relação com o real. As instituições de saúde e, em particular, os centros de saúde são parte desse mesmo real a ser interiorizado pelo senso comum sob a forma de representação. A função preventiva destas instituições e a sua proximidade com a população faz com que estas assumam um papel privilegiado na promoção de estilos de vida e comportamentos saudáveis junto dos adolescentes. Partindo dos pressupostos anteriores, o presente estudo foi realizado a fim de conhecer quais as representações dos adolescentes acerca dos Centros de Saúde, sendo que, posteriormente foram comparadas entre si tendo em conta um meio rural e um meio urbano. Trata-se de um estudo descritivo no qual participaram 186 adolescentes (entre os 13 e os 23 anos; 93 de uma freguesia da Covilhã e 93 de uma freguesia de Lisboa), sendo a variável representação social avaliada através da Escala de Representações Sociais construída para o efeito com base nos pressupostos de FELIU (1993). Esta escala comporta três sub-escalas; resultando a Representação Social de três factores: Informações; Crenças; e Intenções Comportamentais. Os resultados revelaram a existência de diferenças significativas entre os adolescentes do meio rural e os adolescentes do meio urbano no respeitante à variável crenças. Apresentando os adolescentes lisboetas crenças mais positivas relativamente aos Centros de Saúde. Foi igualmente verificada a influência da variável sexo na construção da representação social, tendo o sexo feminino evidenciado uma representação mais positiva.
- A relação entre a satisfação do colaborador e do cliente: Uma abordagem hierárquicaPublication . Candeias, Ana Maria Simões MarecosAs atitudes desempenham um papel central nas organizações, sendo só por si uma fonte inesgotável de investigação devido à sua importância, merecendo por isto, por parte dos gestores uma atenção permanente. As percepções, atitudes e intenções de ambos, trabalhadores e clientes, acerca das organizações de serviços sugerem que a literatura do marketing, e mais especificamente do comportamento do consumidor e do comportamento organizacional têm contribuições a dar uma à outra. Ambas as disciplinas parecem aproximar conceptualmente questões semelhantes, por isto, desenhámos neste estudo um modelo paralelo para clientes e trabalhadores. Ambas as literaturas assumem que a satisfação está de alguma forma relacionada com os comportamentos de trabalhadores e clientes, quer dizer, tanto as saídas das empresas por parte dos trabalhadores (Mobley, 1982; Mowday, Porter & Steers, 1982) como a "não-recompra" por parte do cliente (Westbrook, 1981). Também ambas as literaturas, conceptualizam a satisfação em termos de expectativas encontradas (Locke, 1976; Oliver, 1980). E ainda ambas as disciplinas começaram a concentrar-se nas intenções, como sendo o melhor preditor de comportamento e cada uma delas reflecte o modelo de crenças, atitudes e comportamentos (Fishbein & Ajzen, 1977). Partindo dos tradicionais modelos de gestão de pessoal e gestão de recursos humanos, perspectivados no essencial como sistemas fechados às organizações e ao mercado, este estudo defende um modelo de gestão de pessoas aberto, em que a análise comportamental de colaboradores e clientes assume um papel central. Em muitos contextos organizacionais surge a necessidade de dar uma perspectiva paralela de colaboradores e clientes: gestão do bem estar do colaborador por um lado e gestão do bem estar do cliente por outro. 3 O interesse principal deste estudo consiste em saber se a diferentes níveis de satisfação de trabalhadores correspondem diferentes níveis de satisfação de clientes. Para tal, foi desenvolvido um modelo de análise constituído por duas escalas hierárquicas de satisfação relativas aos dois pólos em estudo: clientes e trabalhadores em contacto directo com estes, contemplando o estado actual e o estado alternativo a este (como por exemplo: trabalhar, não trabalhar; viajar, não viajar). Em ambos os pólos partimos de atitudes mais gerais para atitudes mais específicas, cuja avaliação é feita ao longo do processo de prestação de serviços. Foi concebido um questionário de escalas de atitudes para os clientes e utilizado um questionário de escalas de atitudes para os trabalhadores (Nunes, 1995), para uma amostra de 300 clientes e de 10 equipas cada uma constituída por 10 trabalhadores. Foram testadas quatro hipóteses. O contexto de aplicação seleccionado foi a aviação comercial. Os resultados apresentados, conjuntamente com estudos recentes, apoiam algumas das conclusões acerca do comportamento organizacional e do consumidor no sector de serviços. As crenças, atitudes e intenções de clientes parecem estar relacionados com a experiência dos trabalhadores, quer no seu papel específico de prestadores de serviços, quer no seu papel geral de trabalhadores da organização. As práticas organizacionais, os serviços e recursos humanos, são uma fonte de pistas visíveis para os clientes e são usadas por estes para avaliar a qualidade de serviços. A primeira hipótese do estudo enuncia a relação positiva entre satisfação de trabalhadores e satisfação de clientes. Uma segunda hipótese pretende testar se atitudes mais específicas na hierarquia de satisfação no trabalho estão mais associadas com as atitudes de satisfação de clientes. A terceira hipótese reforça a ideia de que as atitudes mais específicas, quer face à função desempenhada por parte do trabalhador, quer face ao serviço prestado, por parte de cliente, estão mais associadas à satisfação de ambos. A quarta hipótese foi apenas parcialmente confirmada, demonstrando que os valores elevados de satisfação nas atitudes de topo da hierarquia estão associados à satisfação nas atitudes mais baixas da hierarquia, mas também em todas as outras dimensões.
- Temporal variation in male traits, nesting aggregations and mating success in the peacock blennyPublication . Oliveira, Rui Filipe; Almada, Vítor Carvalho; Forsgren, E.; Gonçalves, Emanuel JoãoAt the beginning of the breeding season male Salaria pavo that have eggs in their nests are larger, have more developed anal glands and less intense eye-spots and are located in breeding aggregations. These differences cease to occur from the peak of the breeding season (June–July) onwards. Two scenarios are presented that may explain these results: (1) smaller and younger males may begin to breed later devoting part of the warm season to growth; (2) females may cease to be selective as the nesting space begins to be saturated with eggs. These results raise one methodological and one conceptual question. The search for correlates of male reproductive success must cover different phases of the breeding season to capture the overall dynamics of the processes involved. The operational sex ratio for cavity-spawning fishes should take into account the availability of spawning sites rather than just counting the sexually mature members of each sex.
- Raciocínio contrafactual e modelos mentaisPublication . Byrne, Ruth M. J.; Quelhas, Ana CristinaA ideia central deste estudo é de que «... raciocinar sobre factos e raciocinar sobre possibilidades e impossibilidades, baseia-se nos mesmos tipos de representações mentais e processos cognitivos» (Byrne, 1997, p. 107). Quer dizer que as pessoas raciocinam através da construção e revisão de modelos mentais (e.g., Johnson-Laird, Byrne, 1991). As condicionais contrafactuais requerem que os raciocinadores tenham em mente não apenas o que é suposto ser verdadeiro, mas também o que é supostamente verdadeiro mas factualmente falso (Byrne, 1997, p. 117; cf. Johnson-Laird, Byrne, 1991, pp. 72- -73). E a hipótese de que a representação inicial de uma condicional contrafactual é mais explícita do que a de uma condicional factual, permite prever que as inferências Modus Tollens e Negação do Antecedente deverão ser feitas com maior frequência a partir das condicionais contrafactuais do que das factuais. Byrne e Tasso (in press) encontraram evidência para esta hipótese. No estudo que apresentamos, também procuramos replicar esses resultados encontrados por Byrne e Tasso, e acrescentamos algumas hipóteses relacionadas com as latências para compreender os dois tipos de condicionais, e para escolher a conclusão. Utilizamos condicionais neutras do tipo «Se houve um círculo, então houve um triângulo», e apresentamos aos participantes os quatro silogismos condicionais no programa SUPERLAB.
- Variation and resilience of rocky intertidal fish in western PortugalPublication . Faria, Cláudia Barreiros Macedo de; Almada, Vítor CarvalhoA monthly census of resident fishes in tide pools was made at 3 sites on the Portuguese west coast, from 1993 to 1997. A total of 43 tide pools was monitored. Results of manipulation (addition and removal) experiments are presented. There is a very high level of consistency in the numbers of species at 1 site. Experiments on removal and addition show that the number of fish in the pools returns to normal in a few weeks. The inter-annual fluctuations of recruitment are less pronounced as the fish grow, possibly due to density dependent mortality. At the other 2 sites, where the pools are disturbed by storms that reshape their contents and move large quantities of sand, there is a less consistent pattern. The agonistic behaviour of tide pool fishes is strongly related to the priority of access to holes and crevices and this may place limits on the number of fishes of a given size that can exist in each pool as a function of topograph~c complexity.
- Intervenção precoce: Estudos dos efeitos de um programa de formação parental destinado a pais de crianças com Síndroma de DownPublication . Coutinho, Maria Teresa Perlico Machado Brandão Pereira; Leitão, Francisco Alberto RamosInexistente