PDES - Artigos em revistas nacionais
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- As actividades expressivas e criativas... são experiências científicasPublication . Onofre, Pedro SoaresO autor, analisando que é no Brincar que a criança começa a dar sentido às coisas e que isso é o seu viver e o seu aprender, dá conta de que estudar o Comportamento Lúdico e o Jogo é estudar a sua vida cultural. O adulto e a escola, julgando que jogar é, antes, uma forma transitória, endurecem e impõem a pedagogia em nome da disciplina e da rentabilidade. É urgente que o adulto reaprenda a Jogar e, pondo os pés na terra, perceba que a criança vive jogando e isso é tão genético como o sangue que Lhe corre nas veias...!!! Como o adulto, o miúdo cria, recolhe, elabora, simboliza e dá vida; ... cultiva-se em animação de ir sendo. Não há, talvez, que aprender mas que realizar; ._. há que construir uma arte de viver e concretizá-la em espaço e tempo bem vividos, numa pedagogia de iniciativa e de criatividade, ... pois «entre a actividade expressiva e criativa e a experiência cientifica há uma relação muito íntima.. .» como observa Bruno Ciara.
- Adaptação psicosocial da criança ao pré-escolarPublication . Silva, Raquel Vieira da; Veríssimo, Manuela; Santos, António JoséBaseados no conhecimento de que a avaliação objectiva e rápida dos problemas comportamentais se está a tornar cada vez mais importante, este artigo trata da adaptação do questionário Adaptação Psicosocial da Criança (APSE) a Portugal. O APSE, desenvolvido no Canadá pelo Laboratoire d’Ethologie Humaine (1990), é um questionário, que através de 17 descritores comportamentais, procura detectar problemas de adaptação em crianças que frequentam o pré-escolar. Neste artigo não só se debatem as vantagens do questionário, como também ele é validado para a população Portuguesa. Analisam-se, ainda, a premência de despistagens precoces de crianças com comportamentos entendidos como em risco pelas educadoras. Várias educadoras avaliaram 398 crianças, entre os três e os cinco anos, através do questionário APSE (Strayer & Noël, 1990). Identificaram-se quatro perfis, de entre os quais o das crianças Retiradas é percebido como em risco. Analisam- se as relações existentes entre os diferentes domínios decorrentes da análise multivariada e as três idades. As análises mostraram um bom índice de coerência interna para o questionário, em todas as escalas, o que prova que ele pode ser aplicado com segurança no nosso país. *****ABSTRACT***** The early evaluation of risk behaviour is become an important objective of Developmental Psychology. This article reports the adaptation of the questionnaire Preschool Psychosocial Adaptation (APSE) to Portugal. The APSE developed in Canada by the Laboratoire d’Ethologie Humaine (1990), is a questionnaire that aims to detect problems of adaptation in children in preschool. 398 children were evaluated, between three and five years, using the APSE questionnaire (Strayer & Noël, 1990). The different domains of risk are analyzed at the three age levels. The analyses showed a good index of internal coherence for the questionnaire in all scales. Four profiles were identified, the retired children were considered as the group in risk.
- A adopção: O Direito e os afectos: Caracterização das famílias adoptivas do Distrito de LisboaPublication . Salvaterra, Maria Fernanda; Veríssimo, ManuelaA adopção como experiência humana transcende todas as culturas e existe desde sempre, tendo desempenhado diferentes funções ao longo do tempo, reflectindo as mudanças sociais relativas ao modo como a sociedade encara as necessidades da criança, os modos de guarda, consoante as necessidades dos pais biológicos e dos pais adoptivos. Nas culturas da Europa Ocidental e Americana e ainda num grande número de outras culturas, acredita-se que a família é o melhor meio para a criança crescer. Assim a adopção é um procedimento legal que visa dar uma família à criança cujos pais biológicos não são capazes, não têm vontade ou estão legalmente proibidos de tomarem conta dela, assegurando-lhe uma família de carácter definitivo, capaz de lhe proporcionar um ambiente propício ao seu desenvolvimento, assegurando as suas necessidades. Em Portugal, a legislação tem sido revista e alterada no sentido da promoção dos interesses da criança e da defesa dos seus Direitos. O presente estudo tem como objectivo geral a caracterização das famílias adoptivas do distrito de Lisboa e faz parte de uma investigação mais ampla sobre a qualidade da vinculação nas crianças adoptadas. Pudemos constatar que as famílias adoptivas apresentam a mesma diversidade e heterogeneidade que as famílias com filhos não adoptados, à excepção da sua (in)fertilidade e do número de anos de casamento (que é superior nas família adoptivas) até à chegada do primeiro filho. A adopção continua a ser, para a maioria das famílias adoptivas uma solução para o problema da infertilidade, embora as famílias procurem associar também uma motivação social. A criança adoptada está, na maioria dos casos, de acordo com a criança idealizada.
- Afiliação e dominância em grupos de crianças pré-escolaresPublication . Santos, António JoséO presente artigo tem como objectivo apresentar algumas perspectivas etológicas acerca das primeiras relações entre pares. De inicio são discutidos os trabalhos da década de 70 sobre a hierarquia de dominância em crianças de idade pré escolar. De seguida é discutido o conceito de afiliação e em particular os estudos sobre a identificação das estruturas afiliativas em grupos de crianças no pré- -escolar. Face às dificuldades encontradas com a interpretação dos sociogramas comportamentais é apresentado uma alternativa de identificar subgrupos de crianças com perfis de afiliação e a evolução deste tipo de metodologia. Finalmente, discutem-se possíveis pontes entre os conceitos de afiliação e dominância.
- Análise comparativa das atitudes em relação aos testesPublication . Marques, Carlos Alberto Alves; Freitas, Luísa SevinateEste artigo apresenta as atitudes dos psicólogos portugueses em relação aos testes aplicados em vários contextos da sua actividade profissional. O questionário, enviado a todos os profissionais inscritos no Sindicato Nacional, foi elaborado por Y. Poortinga (1982) e a tradução realizada pelo:s autores. A escolha dum instrumento já utilizado noutros países possibilita, neste caso, a comparação da!; atitudes dos psicólogos portugueses com as dos seus colegas da Holanda, Inglaterra, Bélgica, Suécia, Espanha, Irlanda e França. 'Itrl como acontece com os seus colegas espanhóis!, os psicólogos portugueses têm atitudes mais positivas em relação aos testes que os psicólogos dos outros, países envolvidos no inquérito. A generalidade dos resultados obtidos em Portugal mostram uma acentuada convergência de opiniões com os obtidos nos outros países europeus. No entanto, ao contrário dos seus colegas, grande número de psicólogos portugueses deseja um aumento da utilização dos testes. ------ ABSTRACT ------ This paper presents the attitude of Portuguese psychologists towards tests applied in different professional settings. Poortinga questionnaire (1982) was used, translated by the authors which was mailed to all members of National Union of Psychologists. The choice of this instrument allows the comparison between Portuguese psychologist's attitudes, and their colleagues from Belgium, Sweden, Netherlands, United Kingdom, Spain, Ireland and France. The Portuguese, as well as Spanish psychologists, have a more positive attitude towards the tests than psychologists from the other countries surveyed. General results in Portugal are quite similar to those found in other european countries. Nevertheless, and in opposition to European colleagues, most of Portuguese psychologists hope for increase the use of tests.
- Uma análise exploratória das relações entre as representações de vinculação do pai e o seu envolvimento em atividades práticas e lúdicasPublication . Monteiro, Lígia Maria Santos; Maia, Rita; Fernandes, C.; Fernandes, M.; Antunes, Marta; Veríssimo, ManuelaEste estudo teve como principal objetivo explorar as relações entre as representações de vinculação (script de base segura) do pai, e o seu envolvimento em atividades práticas (relacionadas com a gestão e cuidados à criança) e em atividades com características lúdicas (brincadeira/lazer). Participaram 62 famílias nucleares, com crianças entre os 2 e os 5 anos, de estatuto socioeconómico médio e de duplo- -rendimento. De modo a analisar os scripts de base segura utilizou-se as Narrativas de Representação da Vinculação em Adultos, aplicadas individualmente ao pai, tendo a mãe e o pai preenchido, de modo independente, um questionário sobre o envolvimento parental. Os resultados indicam que os pais possuem e acedem ao script de base segura em contextos onde este é elicitado; que participam mais nas atividades lúdicas, do que nas práticas; e que pais com valores mais elevados de script adulto/ /criança se encontram mais envolvidos nas atividades práticas, mesmo quando a idade da criança e as habilitações do pai são controladas.
- Ansiedade e coping em crianças e adolescentes: Diferenças relacionadas com a idade e géneroPublication . Borges, Ana Inês; Manso, Dina Susana; Tomé, Gina; Matos, Margarida Gaspar deAs relações entre a ansiedade e as estratégias de coping e as diferenças destes constructos em função do género e da idade foram estudadas numa amostra de 916 crianças e adolescentes, estudantes de escolas de diversos concelhos do país, com uma média de idades de 14,4 anos (DP=2,62), dos quais 45,7% pertenciam ao género masculino e 54,3% ao género feminino. As medidas de avaliação utilizadas para operacionalizar as variáveis foram a Multidimensional Anxiety Scale for Children – MASC (March, 1997) e o Coping Responses Inventory – Youth Form – CRI-Y (Moos, 1993). Os resultados obtidos indicaram que os jovens mais velhos e os indivíduos do género feminino apresentaram níveis de ansiedade mais elevados e utilizam mais estratégias de coping, quando comparados com os jovens mais novos e com os indivíduos do género masculino. De igual modo foi encontrada uma correlação positiva entre a ansiedade e o coping e uma correlação positiva entre idade e coping, no sentido em que a utilização das estratégias de coping aumentam com a idade. Os resultados encontrados foram discutidos à luz da literatura e das suas implicações para a prática clínica.
- Apoio à família e formação parentalPublication . Coutinho, Maria Teresa Perlico Machado Brandão PereiraEnquadrado nos modelos mais actualizados, em termos de Intervenção Precoce, o envolvimento activo dos pais, no processo de intervenção com os seus filhos, surge como uma forma inequívoca de potenciar e maximizar o desenvolvimento da criança. Pese embora o facto de tais modelos apontarem para as necessidades de colaboração estreita e nivelamento das relações entre pais e profissionais (através do estabelecimento de parcerias), tal só acontecerá, de facto, se os pais melhorarem o seu nível de informação, sobre temáticas relacionadas com a saúde, desenvolvimento e aprendizagem do seu filho. A criação deste tipo de oportunidades parece-nos extremamente útil e importante para os pais, permitindo-lhes sentirem-se mais informados, e eventualmente, mais competentes, em matérias que lhes interessam particularmente (não ficando determinados tipos de informação na posse exclusiva dos técnicos). Os Programas de Formação de Pais surgem como uma excelente oportunidade de melhorar os níveis de informação e as competências educativas parentais, surgindo em vários estudos, associados a resultados bastantes positivos relativamente ao desempenho da função parental. Procedemos ao enquadramento conceptual e caracterização de um programa de formação destinado a pais de crianças com Trissomia 21 com idades compreendidas entre os 6 meses e os 5 anos, desenvolvido e aplicado na região de Lisboa.
- Aprender vivendo: as experiências de vida no desenvolvimento e na aprendizagemPublication . Matta, IsabelAs perspectivas actuais da Psicologia representam um progresso significativo nas relações entre factores sócio-culturais e cognição. Se está mais ou menos assente que estes factores são inseparáveis, a explicação das suas intersecções tem variado segundo diferentes autores. A maioria dos estudos tem oscilado entre o estudo das práticas sociais e a mente da criança. Preocupamo- -nos em estudar a criança num mundo sócio-cultural, agindo e percebendo, tornando-se um participante competente em acontecimentos sócio-culturais, e as consequências cognitivas dessa participação. O foco é a criança com uma visão emergente da realidade e os meios que emprega para interpretar e (re)construir essa realidade. Defendemos a ideia de que os modos de representação esquemática de experiências de vida proporcionam uma estrutura que permite a comunicação e compreensão mútua (actividade social), mas também são instrumentos mediadores da actividade cognitiva. Neste processo, necessariamente associados aos progressos na linguagem, a narrativa assume um papel preponderante. Começando como organizador da comunicação e da experiência vívida com a necessidade de a narrar para um outro, depressa se revela como organizador cognitivo. A reflexão teórica é apoiada em dados de investigações empíricas que temos vindo a desenvolver. *****ABSTRACT***** Current perspectives in Psychology present significant progress in terms of the theorisation of the relations between socio-cultural factors and cognition. The idea that these factors are inseparable is widely agreed upon, but the ways in which their intersections are explained has varied among authors. Most studies have oscillated between the study of social practices and the mind of the child. We are concerned with studying the child in a socio-cultural world, acting and understanding, becoming a competent participant in socio-cultural events, and the cognitive consequences of this participation. The focus is on the child with an emerging vision of reality and the means (s)he uses to interpret and (re)construct that reality. We argue that the modes of schematic representation of life experiences provide a structure that enables communication and mutual understanding (social activity), and are also mediating instruments of cognitive activity. In this process, necessarily associated with language processes, narrative plays a central role. Starting as an organiser of the communication of lived experience, it quickly becomes a cognitive organiser. The theoretical discussion will be supported by data from empirical studies which we have undertaken.
- Aprendizagem ao longo da vidaPublication . Covita, Horácio MendesA aprendizagem ao longo da vida pode considerar- -se como um dos pilares básicos da cidadania activa e da empregabilidade, tornando-se urgente aprofundar o conhecimento sobre novos contextos de aprendizagem e proporcionar dispositivos adequados aos ritmos e disponibilidades dos cidadãos, reconhecendo que as competências também se adquirem em ambientes não formais. Neste trabalho discutem-se iniciativas que podem contribuir activamente para a identificação, transferência e apropriação de práticas bem sucedidas pelas equipas de trabalho e organizações, enquanto acções de renovação organizacional, com consequências na produtividade, na competitividade e na qualidade da inclusão de públicos vulneráveis. Por outro lado, analisam-se os Centros de Recursos em Conhecimento (CRC), dispositivos de apoio aos cidadãos e em particular às entidades formadoras e aos profissionais de formação, mobilizados e comprometidos com projectos de desenvolvimento de competências e de aprendizagem ao longo da vida, importando realçar o valor destas abordagens junto dos cidadãos que apresentam vulnerabilidades específicas.