Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
76.94 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Baseados no conhecimento de que a avaliação objectiva
e rápida dos problemas comportamentais se está
a tornar cada vez mais importante, este artigo trata da
adaptação do questionário Adaptação Psicosocial da
Criança (APSE) a Portugal. O APSE, desenvolvido no
Canadá pelo Laboratoire d’Ethologie Humaine (1990),
é um questionário, que através de 17 descritores comportamentais,
procura detectar problemas de adaptação
em crianças que frequentam o pré-escolar. Neste artigo
não só se debatem as vantagens do questionário, como
também ele é validado para a população Portuguesa.
Analisam-se, ainda, a premência de despistagens precoces
de crianças com comportamentos entendidos como
em risco pelas educadoras. Várias educadoras avaliaram
398 crianças, entre os três e os cinco anos, através
do questionário APSE (Strayer & Noël, 1990).
Identificaram-se quatro perfis, de entre os quais o das
crianças Retiradas é percebido como em risco. Analisam-
se as relações existentes entre os diferentes domínios
decorrentes da análise multivariada e as três
idades. As análises mostraram um bom índice de coerência
interna para o questionário, em todas as escalas,
o que prova que ele pode ser aplicado com segurança
no nosso país.
*****ABSTRACT*****
The early evaluation of risk behaviour is become an
important objective of Developmental Psychology.
This article reports the adaptation of the questionnaire
Preschool Psychosocial Adaptation (APSE) to Portugal.
The APSE developed in Canada by the Laboratoire
d’Ethologie Humaine (1990), is a questionnaire
that aims to detect problems of adaptation in children
in preschool. 398 children were evaluated, between
three and five years, using the APSE questionnaire (Strayer
& Noël, 1990). The different domains of risk are analyzed
at the three age levels. The analyses showed a
good index of internal coherence for the questionnaire
in all scales. Four profiles were identified, the retired
children were considered as the group in risk.
Description
Keywords
Risco Pré-escolar Desenvolvimento social Risk Preschool Social development
Citation
Análise Psicológica, 22(1), 109-118.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada