Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
40.79 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As perspectivas actuais da Psicologia representam
um progresso significativo nas relações entre factores
sócio-culturais e cognição. Se está mais ou menos assente
que estes factores são inseparáveis, a explicação
das suas intersecções tem variado segundo diferentes
autores.
A maioria dos estudos tem oscilado entre o estudo
das práticas sociais e a mente da criança. Preocupamo-
-nos em estudar a criança num mundo sócio-cultural,
agindo e percebendo, tornando-se um participante competente
em acontecimentos sócio-culturais, e as consequências
cognitivas dessa participação. O foco é a criança
com uma visão emergente da realidade e os meios
que emprega para interpretar e (re)construir essa realidade.
Defendemos a ideia de que os modos de representação
esquemática de experiências de vida proporcionam
uma estrutura que permite a comunicação e
compreensão mútua (actividade social), mas também
são instrumentos mediadores da actividade cognitiva.
Neste processo, necessariamente associados aos progressos
na linguagem, a narrativa assume um papel preponderante.
Começando como organizador da comunicação
e da experiência vívida com a necessidade de a
narrar para um outro, depressa se revela como organizador
cognitivo.
A reflexão teórica é apoiada em dados de investigações
empíricas que temos vindo a desenvolver.
*****ABSTRACT*****
Current perspectives in Psychology present significant
progress in terms of the theorisation of the relations
between socio-cultural factors and cognition. The
idea that these factors are inseparable is widely agreed
upon, but the ways in which their intersections are explained
has varied among authors.
Most studies have oscillated between the study of
social practices and the mind of the child. We are
concerned with studying the child in a socio-cultural
world, acting and understanding, becoming a competent
participant in socio-cultural events, and the cognitive
consequences of this participation. The focus is on
the child with an emerging vision of reality and the
means (s)he uses to interpret and (re)construct that reality.
We argue that the modes of schematic representation
of life experiences provide a structure that enables
communication and mutual understanding (social activity),
and are also mediating instruments of cognitive
activity. In this process, necessarily associated with
language processes, narrative plays a central role. Starting
as an organiser of the communication of lived experience,
it quickly becomes a cognitive organiser.
The theoretical discussion will be supported by data
from empirical studies which we have undertaken.
Description
Keywords
Desenvolvimento do pensamento Representações mentais de acontecimentos Desenvolvimento da narrativa Cognitive development General event representations Development of narrative
Citation
Análise Psicológica, 22(1), 73-80.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada