Psicologia Social
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia Social by Title
Now showing 1 - 10 of 362
Results Per Page
Sort Options
- À procura de efeitos de congruência emocional específica de appraisal em estimação de probabilidadesPublication . Dias, Inês Galhardas Vicente da CruzAs emoções que sentimos modelam a forma como percebemos o mundo que nos rodeia. Nesta tese abordámos como as emoções afetam as estimativas de probabilidade de acontecimentos emocionais. A investigação prévia salienta que tendemos a sobrestimar acontecimentos com congruência de valência (Johnson & Tversky, 1983; MacLeod & Campbell, 1982; Mayer et al., 1992) e que indivíduos num dado estado emocional tendem a sobrestimar acontecimentos do mesmo tonus emocional do que de outros (DeSteno et al., 2000). Com base na evidência que sugere que as emoções partilham dimensões avaliativas de appraisal (Smith & Ellsworth, 1985; Roseman, 2011) e num estudo piloto (Dias, 2008) estabelecemos a hipótese de que a estrutura de appraisal dum estado emocional pode definir um nível intermédio de congruência entre valência (nível dimensional) e emoção (nível específico). Focámos o appraisal de certeza/incerteza por ser uma variável relevante para os julgamentos de probabilidade em contexto de incerteza. Realizámos cinco estudos, nos quais manipulámos tanto a dimensão de certeza/incerteza isolada da emoção como os estados emocionais que diferiam no appraisal de certeza/incerteza. Verificámos os efeitos destas manipulações sobre as estimativas de probabilidade referentes a acontecimentos neutros e acontecimentos emocionais (quer instâncias quer categorias emocionais). Testámos o efeito de congruência quando se manipula puramente a dimensão de certeza/incerteza tanto em 1) acontecimentos neutros emocionalmente (ambíguos ou não em certeza, Estudo 1), como em 2) acontecimentos que variam por serem associados a emoções com appraisals de certeza vs incerteza, Estudo 2. Testámos se a manipulação de emoções, variáveis em níveis de certeza/incerteza, influencia a forma como avaliamos a probabilidade de acontecimentos neutros emocionalmente (ambíguos ou não em certeza), Estudo 3. Testámos se a manipulação de emoções, variáveis em níveis de certeza/incerteza, influencia 1) a forma como avaliamos a ocorrência de efeitos de emoções idênticas e não idênticas (efeitos de congruência especifica) e 2) a forma como avaliamos a estimação de probabilidade de acontecimentos associados a emoções com uma congruência específico ao nível do appraisal, Estudos 4, 4b e 5. A evidência recolhida ao longo de todos os estudos não replicou quer o efeito de congruência emocional específico (DeSteno et al., 2000), nem sustenta a existência de um efeito emocional intermédio (Dias, 2008). Discutimos estes dados tendo em perspetiva as razões metodológicas e teóricas que podem ter concorrido para a não obtenção dos padrões de dados publicados na literatura, e focando a relevância de se testarem novas hipóteses suscitadas pelos dados obtidos.
- Abordagens psicológicas no estudo do trabalhoPublication . Marques, Carlos Alberto AlvesO artigo apresenta duas categorias psicológicas do estudo do trabalho, técnica e metodologicamente distintas mas complementares na intervenção organizacional: a perspectiva ergonómica e a da representação das características das tarefas. Em relação a primeira, para além da sua apresentação, o autor discute níveis de intervenção ergonómica, destacando as áreas de acção da psicologia cognitiva e da Ergonomia dos Sistemas, borderline da psicologia das organizações. Em relação a segunda, são recenseados os pontos fortes e fracos do estado dos conhecimentos da representação das tarefas, apontando-se a necessidade de desenvolvimento de trabalhos empíricos em Portugal.
- Adaptação da “the resilience scale” para a população adulta portuguesaPublication . Deep, Claudia Ng; Leal, IsabelEste artigo descreve a adaptação da “The Resilience Scale” para portugueses adultos. Procedeu-se à retradução e validação psicométrica. Fez-se pré-teste e reteste. Obteve-se equivalência linguística/conceptual e validação psicométrica com alpha de Cronbach 0,868 para 23 itens, sugerindo consistência interna. A análise fatorial agrupou 23 variáveis em 4 fatores: I – Perseverança; II – Sentido de vida; III – Serenidade; IV – Autossuficiência e autoconfiança, com valores alpha de Cronbach satisfatórios para cada fator. Verificou-se sensibilidade dos itens através do coeficiente de assimetria e achatamento e comprovou-se a estabilidade temporal. A escala revela boas características psicométricas aferindo níveis de resiliência nesta população.
- Adaptação da Escala NADS ao contexto português: Um Estudo sobre Discriminação por Idade no Trabalho em Trabalhadores com Mais de 50 AnosPublication . Moura, David Manuel Avelar de; Sabino, Ana Margarida Fernandes Pereira do NascimentoPerante o crescente envelhecimento da população, o Idadismo, na sua forma de Discriminação por Idade no Trabalho (DIT), tornou-se um tema emergente a nível mundial, especialmente entre os trabalhadores mais velhos. O objetivo deste estudo foi adaptar a Escala NADS (Nordic Age Discrimination Scale) ao contexto laboral português, resultando na versão NADS_PT. Através do método hipotético-dedutivo e com recurso a inquéritos de autorrelato, este estudo quantitativo obteve dados de 195 indivíduos com 50 anos ou mais. Os resultados indicam que a NADS_PT é uma escala psicométrica robusta (α = .894) e unidimensional. Foi também observado que a experiência de DIT se relaciona negativamente com variáveis psicológicas do contexto de trabalho, como Autoeficácia, Capacidade de Trabalho e Satisfação no Trabalho e na Vida, bem como com aspetos de Interação Social com Colegas e Chefias. Também se verificou um aumento nos níveis de Stress entre os que experimentam DIT, embora não tenha havido um impacto significativo nas Intenções de Reforma ou no absentismo por Baixa Médica. O estudo explora ainda as diferenças de perceção de DIT em grupos sociodemográficos específicos, revelando que indivíduos com mais de 57 anos e desempregados têm uma maior perceção de DIT. Este estudo beneficiou da aplicação de uma escala anteriormente validada em três países nórdicos e em Espanha. Em resumo, o estudo sublinha a importância de abordar a DIT em Portugal e disponibiliza um instrumento válido para esse efeito. Estas conclusões oferecem uma base sólida para futuras investigações, e intervenções por parte de psicólogos e especialistas de RH, visando combater o idadismo nas organizações.
- Adaptação portuguesa da versão reduzida do Perfil de Estados de Humor – POMSPublication . Viana, Miguel Faro; Almeida, Pedro Henrique Garcia Lopes de; Santos, Rita C.Este trabalho apresenta os resultados de uma adaptação para Portugal da versão reduzida do Perfil de Estados de Humor (Profile of Mood States – POMS; McNair, Loor & Droppleman, 1971). A versão portuguesa reduzida do POMS foi aplicada a uma amostra de 373 atletas e não atletas, apresentando-se uma análise factorial exploratória dos resultados, consistência interna, assim como uma análise das diferenças entre sexos e entre praticantes e não praticantes de desporto. A análise realizada aponta para uma estrutura factorial válida e consistente com a estrutura original, coeficientes de fidelidade bastante satisfatórios para as seis escalas, assim como um padrão de diferenças entre grupos, congruentes com a literatura. A versão reduzida do POMS revela-se um instrumento válido e preciso para medir os estados de humor em indivíduos praticantes e não praticantes de desporto. A recolha de dados de aferição para Portugal deverá prosseguir com amostras mais amplas e, em especial, com populações psiquiátricas.------ ABSTRACT ------ This work presents the results of the Portuguese adaptation of the short version of the Profile of Mood States – POMS; McNair, Loor & Droppleman, 1971). The Portuguese version of the POMS was administered to 373 athletes and non-athletes. This study presents the results of an exploratory factor analysis, internal consistency and the differences between gender and athletes and non-athletes. The factor structure is valid and consistent with the original one. The internal coefficients are adequate and the inter group differences are also align with the results published in the literature. This version of the POMS provide valid and reliable measures of mood states in athletes and non athletes. The adaptation of the instrument to Portugal should continue with larger samples, and specially with psychiatric subjects.
- Adaptive transnational identity and the selling of soccer: The new england revolution and lusophone migrant populationsPublication . Moniz, MiguelThe essay provides an overview of adaptive transnational identity processes related to soccer among Lusophone migrant communities in New England. Particular attention is paid to how the New England Revolution soccer team (in the US first division) markets the club to Lusophone migrants and as a result participates in the transnational social field, important for migrant economic and social integration in local contexts. The essay provides insight into adaptive transnational migration processes by examining an institution that may not discursively linked to the migrant group, but that nonetheless participates in the construction and maintenance of the adaptive transnational social category.
- Agressão e vitimação entre adolescentes, em contexto escolar: Um estudo empíricoPublication . Martins, Maria José D.Este estudo apresenta dados que permitem conhecer a frequência de vários tipos de condutas de agressão e vitimação – físico, verbal e indirecto ou relacional – ocorridos entre adolescentes que frequentavam as escolas básicas 2/3 e as escolas secundárias do ensino oficial de uma cidade do Norte Alentejo. O estudo compara a frequência dos tipos de agressão/vitimação (bullying) que ocorrem entre géneros; entre três níveis de escolaridade e entre três níveis socioeconómicos com base nos resultados obtidos a partir de um questionário de comportamentos referidos pelo próprio (self-report). Os resultados obtidos são ainda comparados com os resultados obtidos por outros estudos europeus sobre este tema.
- Alguns desenvolvimentos actuais em ErgonomiaPublication . Whitfield, D.; Stammers, Robert BobInexistente
- Amor, paixão e atracção: Compreensão e delimitação de conceitosPublication . Santos, Carolina Manteigas Vieira dos; Garcia-Marques, TeresaAs relações interpessoais são das temáticas mais estudadas em Psicologia Social, nomeadamente os fenómenos de amor, atracção e paixão. Tais conceitos têm sido alvo de compreensão e tentativa de diferenciação devido a serem por vezes considerados erradamente como sinónimos. Para chegarmos às diferenças, semelhanças e a uma maior compreensão da natureza dos mesmos, foram aplicados questionários compostos pela Love Attitude Scale (LAS), Passionate Love Scale (PLS) e o Índice de Atracção Inicial (IAI) a 252 participantes que se distribuíram aleatoriamente por quatro condições experimentais definidas pelo alvo das escalas: uma pessoa pela qual sente fraquinho; uma pessoa pela qual não sente nem se sentiu um fraquinho; uma pessoa pela qual se sente paixão; e uma pessoa pela qual não sente nem sentiu paixão. As escalas foram estudadas em termos psicométricos e ajustamento às escalas originais. Testou-se o comportamento de cada escala na diferenciação dos alvos relativamente à Paixão e à simples Atracção. Tal procedimento possibilitou salientar o poder discriminativo de todas as escalas em diferenciar Paixão de Não Paixão e Fraquinho de Não Fraquinho e salientar o Índice de Atracção Inicial como a escala com maior poder discriminatório dos alvos em questão.
- Análise cinematográfica da liderança servidora como ferramenta da aprendizagem ao longo da vida: o caso dos filmes "Erin Brockovich", "Coach Carter" e "Freedom Writers"Publication . Campos, Patrícia Maria Alves de; Sabino, AnaO presente estudo pretende dar a conhecer novas formas de ensino e desenvolvimento de competências de liderança, tendo-se adotado o modelo de liderança servidora. O objetivo da investigação é explorar como a liderança servidora se encontra representada no meio cinematográfico, e demonstrar como os filmes podem ser ferramentas pedagógicas eficazes no ensino de competências de liderança servidora. Para tal, foram analisados três filmes com base em critérios pré-definidos, os quais serviram também de base para a criação de exercícios de desenvolvimento de competências de liderança servidora. Os resultados obtidos na análise qualitativa e cinematográfica dos filmes foram avaliados e discutidos em linha com os objetivos propostos e com a literatura existente, após foram sugeridos quatro outputs formativos que demonstraram como os filmes podem ser ferramentas eficazes para o desenvolvimento de competências para a partilha de conteúdos teóricos. Por fim, foram apresentadas e discutidas possíveis limitações, e as implicações teóricas e práticas que o presente estudo apresenta para a gestão.