Psicologia Social
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Psicologia Social by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 362
Results Per Page
Sort Options
- Problemas didácticos da introdução a dinâmica de grupoPublication . Silva, Manuel Tavares daInexistente
- A criança como símbolo socialPublication . Vala, JorgeO autor analisa a representqáo da criança nos manuais do ensino primário português, enquanto produções culturais, numa perspectiva dimensional e recorrendo ao mérodo de análise de conteúdo. O autor propõe uma leitura dos eixos constituitivos da representação da criança enquanto sistema de valores. A análise efectuada põe em evidência a criaça como símbolo social, expressão de valores e modelos pessoais e colectivos.
- Para um estudo metodológico da análise do «discurso do poder»Publication . Bogalheiro, José; Miguez, José; Reto, LuísInexistente
- A satisfação no trabalho: Teorias processuais: Uma revisão de aspectos teoricos e práticosPublication . Shackleton, V.; Hassard, JohnInexistente
- Validação de um teste de associações remotas para medida do potencial criativoPublication . Hesketh, José LuísA partir das relações entre capacidade de associação e criatividade postuladas pela sua teoria das associações remotas, Mednick (1962) desenvolveu o RAT (Remot Associates Test) como uma tentativa para medir a criatividade. No seu teste, ele caracteriza as pessoas mais criativas como aquelas que realizam poucas relações esteriotipadas ou comuns, enquanto que a pessoa menos criativa seria aquela que dá muitas respostas esteriotipadas. Vários pesquisadores têm relatado problemas com o uso do RAT como teste de criatividade. Clark e Mirels (1970) demonstraram que a fluência é um elemento que influencia tanto medidas da criatividade e da inteligência, enquanto Taft e Rossiter (1966) mostraram que o RAT está amplamente relacionado com medidas de pensamento convergente. Além disso, Datta (1964) afirma que o RAT só parece ser adequado à cultura norte-americana e é muito dependente do nível de habilidade verbal do sujeito. Hesketh e Valle (1976) apresentaram um projecto para construção de um teste de criatividade, com base na habilidade de fazer associações, aproveitando os critérios estabelecidos por Worthen e Clark (1971). Foram elaboradas duas formas experimentais que foram aplicadas juntamente com um teste do tipo Guilford para medida do pensamento divergente e um questionário biográfico. A amostra incluiu 462 sujeitos, estudantes universitários, sendo 280 homens e 182 mulheres, com idade média de 21,8 anos. Os resultados encontrados parecem de modo geral em acordo com a literatura pertinente. Não foram encontradas diferenças significativas devidas ao sexo, naturalidade, religião e outros aspectos sociais. Foi constatada uma alta correlação positiva entre idade e ambas medidas de criatividade, assim como entre essas medidas e o desempenho académico. As correlações elevadas encontradas entre os resultados nas formas experimentais do teste de associações remotas e aS outras medidas de criatividade confirmam ser esse instrumento adequado para medida do potencial criativo.
- Alguns desenvolvimentos actuais em ErgonomiaPublication . Whitfield, D.; Stammers, Robert BobInexistente
- Factores de absentismo e quebra de rentabilidade do pessoal de enfermagem qualificado do Serviço Nacional de SaúdePublication . Spurgeon, PeterOs problema do absentismo são discutidos dentro do contexto do Serviço de Saúde. São analisados factores (externos e pessoais) relacionados com o absentismo e a quebra de rendibilidade, incluindo estudos sobre a satisfação no emprego, com especial referência aos traços organizacionais do Serviço de Saúde. É discutida a relação entre o absentismo e a quebra de rendibilidade e sugere-se que uma teoria geral pode não ser conveniente. Antes se deve dar uma grande ênfase às necessidades do indivíduo e da organização como uma combinaçõo i. e., as necessidades do indivíduo quando ausente e a resposta da organização. ------ ABSTRACT ------ The problems of absenteeism are discussed in the context of the Health Service. Factors (external and personel) related to absence and wastage are considered including job satisfaction studies with special reference being made to organisational features of the Health Service. The relationship between absence and wastage is discussed and it is suggested that a general theory may not be suitable. Rather a great emphasis should be placed upon individual and organisational needs as a unique combination, i. e., individual needs when absent and the organization’s response.
- Características do anúncio utilizado como fonte de recrutamento em selecção de pessoalPublication . Rocha, António M. MenezesCom síntese deste estudo quero realçar alguns aspectos desenvolvidos ao longo do mesmo: - 0s anúncios na imprensa constituem a fonte de recrutamento de pessoal mais utilizada. - 0s anúncios utilizados para o recrutamento de pessoal têm certas características que são comuns aos anúncios publicitários. Por isso devem atrair a atenção do leitor, provocar o interesse pelo seu conteúdo, e estimular o desejo de responder -Nos anúncios não só é importante cuidar do conteúdo, que deve ser claro, mas também da linguagem e do estilo utilizados. - O estilo dos anúncios tem dois aspectos: o modo como está formado e o seu enquadramento gráfico dentro do periódico. - O conteúdo do anúncio deve resumir-se às informações necessárias, atirando-se, portanto, as fórmulas vagas como a de «situação com futuro», «remuneração interessante», etc. - O conteúdo do anúncio deve, por outro lado, esclarecer se determinado requisito é indispensável, muito importante ou apreciável.