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- A satisfação no trabalho: Teorias processuais: Uma revisão de aspectos teoricos e práticosPublication . Shackleton, V.; Hassard, JohnInexistente
- Modalités de réponse au Rorschach et statut sociometrique chez les préadolescents: Contribution a l'étude de la personnalité du garçon puberePublication . Moita, Victor Manuel HenriquesInexistente
- Os aspectos psicológicos da ErgonomiaPublication . Gaussin, JoséCom as mesmas dificuldades técnicas, com o mesmo material herdwore, é possível conceber diversos logiciels, diferentes software; isto significa que é possível organizar o trabalho, não apenas de uma forma, mas de várias forma diferentes. Algumas destas organizações do trabalho serão adoptadas ao homem; outras, não. O contexto, a longo termo, é o da saúde e da higiene pública Sentimo-nos na direito de afirmar que actualmente, um bom conhecimento dos processos cognitivos, conjuntamente com um acesso activo d constituição dos logiciels, reunirá a preocupação já estabelecida da preservação da saúde e da salubridade dentro e fora da empresa.
- Aprender a ser...o quê? Modelando a educação nas «Sociedades em desenvolvimento»Publication . Dale, RogerInexistente
- Validação de um teste de associações remotas para medida do potencial criativoPublication . Hesketh, José LuísA partir das relações entre capacidade de associação e criatividade postuladas pela sua teoria das associações remotas, Mednick (1962) desenvolveu o RAT (Remot Associates Test) como uma tentativa para medir a criatividade. No seu teste, ele caracteriza as pessoas mais criativas como aquelas que realizam poucas relações esteriotipadas ou comuns, enquanto que a pessoa menos criativa seria aquela que dá muitas respostas esteriotipadas. Vários pesquisadores têm relatado problemas com o uso do RAT como teste de criatividade. Clark e Mirels (1970) demonstraram que a fluência é um elemento que influencia tanto medidas da criatividade e da inteligência, enquanto Taft e Rossiter (1966) mostraram que o RAT está amplamente relacionado com medidas de pensamento convergente. Além disso, Datta (1964) afirma que o RAT só parece ser adequado à cultura norte-americana e é muito dependente do nível de habilidade verbal do sujeito. Hesketh e Valle (1976) apresentaram um projecto para construção de um teste de criatividade, com base na habilidade de fazer associações, aproveitando os critérios estabelecidos por Worthen e Clark (1971). Foram elaboradas duas formas experimentais que foram aplicadas juntamente com um teste do tipo Guilford para medida do pensamento divergente e um questionário biográfico. A amostra incluiu 462 sujeitos, estudantes universitários, sendo 280 homens e 182 mulheres, com idade média de 21,8 anos. Os resultados encontrados parecem de modo geral em acordo com a literatura pertinente. Não foram encontradas diferenças significativas devidas ao sexo, naturalidade, religião e outros aspectos sociais. Foi constatada uma alta correlação positiva entre idade e ambas medidas de criatividade, assim como entre essas medidas e o desempenho académico. As correlações elevadas encontradas entre os resultados nas formas experimentais do teste de associações remotas e aS outras medidas de criatividade confirmam ser esse instrumento adequado para medida do potencial criativo.
- Cada criança um professorPublication . Foot, H. C.; Chapman, Anthony; Sweeney, C. A.; Gormly, C. M. R.Inexistente