UIPCDE - Actas de reuniões cientificas
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- Building instruments to understand minds and cognition in european schoolsPublication . Figueiredo, Sandra; Martins, Margarida Alves; Silva, MThis study will examine the validity and prevalence of specific language tasks to differentiate 108 second language (L2) learners, considering two main factors: the socioeconomic background and the instruction in first language (L1). All the tasks were developed for the first levels of proficiency (A2-B1, according to European benchmarks), and applied to a large sample of diverse Portuguese students (immigrants with origin in several continents). Four tasks administered are incorporated in a 15-test diagnostic. The tasks were administered between 2013 and 2014, in Lisbon schools, and were disposed on paper and on a computer screen one at a time. Data will be presented regarding the following items: verbal analogies, recall task, and cognates. Hypothesis 1: home environment has impact for tasks performance in L2, attending to employment situation and families’ economic stability identified through the professional situation of two-parent families and attending to their job skills (graduate and nongraduate). Hypothesis 2: depending on the L1 continued instruction, immigrant students have different cognitive and linguistic output. The results confirmed the hypothesis that students from low-income immigrant families experienced worst performance in general tasks, and individuals with L1 support were good performers compared to other with no home language continued instruction. Implications will be discussed considering that students from limited socioeconomic families, and the additional factor of no L1 continued instruction, have more failure at school and they experience more difficulty to adjust to daily social activities.
- A relação entre o nível conceptual de escrita, o conhecimento das letras e a consciência silábica e fonémica em crianças de Idade pré-escolar.Publication . Andreia Cristina da Silva, Reis; Proença, Margarida Vieira Martins Cid; Martins, Margarida AlvesA entrada das crianças no mundo da linguagem escrita tem sido alvo de variadíssimos estudos nos últimos anos. Analisar como a criança compreende o princípio alfabético, bem como a interação entre as variáveis que parecem influenciar os níveis de escrita, como é o caso da consciência fonológica e do conhecimento do nome e som das letras, é de extrema importância para os investigadores da área. Investigações mais recentes apontam que o desenvolvimento da escrita infantil não acontece de forma linear, sendo que nem todas as crianças passam por todas as fases de escrita. Na presente investigação procura-se compreender se existem diferenças no número de letras conhecidas, no nível de consciência fonológica (silábica e fonémica), no número de fonetizações na escrita e no nível de desenvolvimento cognitivo entre crianças classificadas com níveis conceptuais de escrita pré-silábica, início de fonetização ou silábica com fonetização. Participaram neste estudo 61 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Foi avaliado o número de letras conhecidas, o nível de consciência fonológica (silábica e fonémica) e o nível de desenvolvimento cognitivo. Foi ainda realizada uma prova de escrita, para posteriormente classificar o nível conceptual da mesma e analisar as diferenças existentes entre os grupos ao nível das variáveis avaliadas. Foram encontradas diferenças entre os grupos ao nível da consciência silábica, consciência fonémica e número de letras conhecidas. Contudo, uma análise mais pormenorizada evidenciou contradições nas relações entre as variáveis, demonstrando que o desenvolvimento das conceptualizações da escrita nem sempre decorre de forma linear. Introdução
- Leitura na voz dos alunos: um estudo no 2.º ano de escolaridade.Publication . Leonardo, Rita Magda Teixeira; Carvalho, Carolina Fernandes deA leitura é um dos componentes da linguagem onde as crianças apresentam dificuldades mais acentuadas, sendo a base de muitos estudos centrados na estruturação de medidas que potenciem mais competências leitoras. O objetivo deste estudo consistiu em avaliar os efeitos de um programa de estimulação leitora a nível de motivação e desempenho leitor de alunos do 2.º ano. Os participantes foram 33 alunos do 2.º ano de escolaridade de uma escola de 1.º Ciclo do concelho de Cascais com uma média de idades de 7 anos. Os dados foram recolhidos em três momentos. O primeiro consistiu na aplicação do questionário “Eu e a Leitura” (Monteiro & Mata, 2000) a fim de avaliar as tres dimensões da leitura (prazer/valor, autoconceito e reconhecimento social). O segundo momento, realizado individualmente, incidiu na implementação de um programa de estimulação leitora realizado semanalmente ao longo de oito semanas letivas, com base nos estudos de Gonçalves et al. (2012). O último momento respeita à repetição do questionário avaliando-se o contributo do programa em termos de desempenho leitor e/ou motivação. Com a monitorização da leitura constatou-se uma melhoria de resultados na maioria dos alunos, nomeadamente uma maior moitivação. Os resultados reforçam que “quanto mais as crianças estiverem familiarizadas com a linguagem e a literacia antes de chegarem às escolas, mais bem preparadas estarão para serem bem-sucedidas na leitura” (Nacional Research Council, 2008, p. 15).
- Transição para a vida pós escolar de alunos com nee: Respostas educativas e recursos implementados pelas escolas.Publication . Terroso, Célia; Peixoto, Daniela; Martins, Fernanda; Lopes, Celeste SousaEsta investigação tem o seu enfoque na problemática da Transição para a Vida Pós- Escolar de Alunos com NEE, nomeadamente as respostas educativas e os recursos implementados pelas escolas. Com base na revisão da literatura, procurou-se perceber a forma como os agrupamentos de escolas se organizam, quais as respostas educativas e que recursos são implementados, de modo a dar cumprimento ao definido pelo Decreto- Lei 3/2008 de 7 de Janeiro, nomeadamente no que respeita aos Planos Individuais de Transição e à Transição para a Vida Ativa. No estudo empírico contou-se com uma amostra participante de trinta profissionais, envolvidos no processo educativo de alunos a usufruir de Currículo Específico Individual e de Plano Individual de Transição. Foi utilizada a metodologia quantitativa, designadamente inquérito por questionário. O estudo permitiu evidenciar a complexidade intrínseca à Escola, sendo que esta organização não poderá ser a única responsável por todo o processo. A articulação entre escola, família e a comunidade é, portanto, imprescindível
- Suporte social, autoconceito e comportamentos de risco em adolescentes com deficiência mental ligeira a moderada.Publication . Sardica, Helena; Faria, Maria CristinaNa atualidade, o adolescente quando chega a esta etapa da sua vida, depara-se com problemas de ordem diversa, que podem fazer sobressair situações comportamentais, ameaçadoras e perigosas para os próprios. Assim, os adolescentes necessitam por parte dos adultos, em particular da família e da escola, de toda a compreensão e ajuda de forma a ultrapassar essa fase e suas fragilidades.É fundamental dinamizar estratégias de intervenção que permitam trabalhar algumas competências de resiliência, pessoais e sociais, tendo em vista uma efetiva contribuição para uma diminuição do risco nos comportamento dos adolescentes. Mas, se o adolescente em causa é portador de uma deficiência mental ligeira ou moderada ? O presente estudo tem como principal objetivo conhecer de que forma a adoção de comportamentos de risco em adolescentes com deficiência mental está relacionada com o autoconceito e o seu suporte social. Em termos específicos, pretendemos mostrar a relação entre as dimensões do suporte social e as do autoconceito do adolescente com deficiência mental ligeira a moderada, identificar os seus comportamentos de risco e a conotação (positiva ou negativa) de autoconceito e conhecer a matriz multidimensional percetiva dos comportamentos de risco com o suporte social e o autoconceito. É ainda apresentada uma proposta de intervenção para o grupo estudado.
- Crianças com paralisia cerebral: Efeito da intervenção grupal na redução dos sintomas depressivos.Publication . Barata, Nuno E.O presente estudo procura avaliar a importância da reunião semanal do «Grupo de Crianças» com Paralisia Cerebral - intervenção grupal - e o seu impacto em termos de depressão. A reunião semanal do «Grupo de Crianças» tem como finalidade fornecer estratégias de coping no sentido de promover a autonomia e a interacção social. O estudo realizou-se com 24 participantes com Paralisia Cerebral, avaliados em dois momentos temporais distintos – t1 e t2 - espaçados por dois meses e meio quanto aos sintomas depressivos. Metade dos participantes foram submetidos a intervenção grupal durante 10 sessões semanais com a duração aproximada de 1 hora e 30 minutos (Grupo Experimental - GE) e a outra não foi submetida a qualquer intervenção (Grupo Controlo - GC). A análise dos dados permitiu verificar a existência de uma redução significativa dos sintomas depressivos apenas no grupo de participantes que foram alvo de intervenção grupal (GE). Ao invés, nos participantes que não foram sujeitos a intervenção grupal (GC) não houve qualquer modificação significativa dos sintomas depressivos.
- Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberesPublication . Couveiro, Cristel; Folque, Assunção; Costa, Conceição Leal daNesta Comunicação destaca-se a forma como a dimensão investigativa se revela fundamental para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para promover aprendizagens de qualidade. Estruturada em três partes, partilha-se uma reflexão cujo enfoque é colocado na construção da profissionalidade do perfil de educador/professor tendo como princípios base os que se enunciam nos Perfis Específicos e Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1ºCEB. Perseguem-se entendimentos onde o mesmo possa assumir-se enquanto profissional consciente, em constante aprendizagem e consequente desenvolvimento, evolução esta capaz de contribuir para o seu papel fundamental numa educação escolar de qualidade. Emergente da análise do meu próprio processo de aprendizagem, em contínuo, lança-se, em primeiro lugar, um olhar crítico e fundamentado sobre as minhas práticas pedagógicas, destacando-se a dimensão relativa ao desenvolvimento profissional ao longo da vida. No enquadramento teórico recorre-se ao pensamento de Bruner (1996) sobre os modelos de ensino e a sua relação com as conceções acerca das mentes das crianças, cruzando-o com uma perspetiva socio-construtivista da aprendizagem e o modelo pedagógico das Comunidades de Aprendizagem (Rogoff, Matusov & White, 1996). Segue-se o enfoque na dimensão investigativa, tendo em conta os seus objetivos, objetos, instrumentos e processos, mostrando como a escrita me vai permitindo aprender a aprender e a ensinar, refletindo e fazendo uma autorregulação sistemática das práticas, tomando consciência das aprendizagens realizadas, das dificuldades sentidas e projetando ações futuras. Introdução
- Satisfação das famílias com necessidades educativas especiais em intervenção precoce.Publication . Correia, Inês; Helena, MartinsO presente estudo pretende avaliar o grau de satisfação das famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a usufruir do serviço de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Para avaliar a satisfação de 67 famílias de crianças, em idade pré-escolar com NEE, a usufruir do serviço de IPI, num dos Agrupamentos de Escolas de referência, no sotavento Algarvio, recorreuse à Escala Europeia de Satisfação das Famílias em Intervenção Precoce (ESFIP, adaptada por Cruz, Fontes & Carvalho, 2003). Os resultados gerais demonstram que o índice de satisfação das famílias inquiridas é de 1,24, o que traduz um nível de satisfação bom. A análise destes resultados permitiu perspetivar um conjunto de áreas onde será necessário proceder a algumas alterações, nomeadamente na acessibilidade e divulgação do serviço de IPI e também ao nível das oportunidades que deverão permitir aos pais entrar em contacto com outros pais. Ao compararmos o índice global de satisfação das famílias em Portugal com os índices obtidos em serviços similares de outros países verificamos que, em termos de desempenho, Portugal se situa entre dois países
- Student questioning in higher education: A gender perspective.Publication . Santos, Mariana; Almeida, Patrícia Albergaria; Dias, José TeixeiraThis study refers to a comprehensive research project aimed at contributing to a better understanding of student questioning in the teaching, learning and assessment processes in higher education (HE). Several authors hold that the development of the students’ questioning attitude has the potential to enhance the quality of teaching and, accordingly, the quality of learning. Having in mind that the gender of the student is depicted as a determinant factor in students’ academic performance, conceptual understanding and success in HE (Dayioglu & Turut-Asik, 2007), this study intends to investigate and characterize feminine and masculine student questioning profiles in HE, both in traditional classes and in online environments. The research is being conducted with first year chemistry students at the University of Aveiro in Portugal, and follows a mixed methodology (qualitative and quantitative). Data is being collected through observation, interviews, focus groups, one inquiry and an online forum. Preliminary findings suggest that: a) only a small number of oral questions were formulated either by male or female students during lectures; b) even a smaller number of students’ questions were written in the pieces of paper provided in class and collected after the end of each class; c) males pose more questions in class than girls; d) by the end of the semester students pose more questions online than during the beginning or middle of the semester, but those questions are mainly referring to the evaluation procedures rather than chemistry content; e) students pose more questions in laboratory classes, than in lectures
- Terra das maravilhas... As atitudes face à estatística em estudantes universitários do norte de Portugal.Publication . Nascimento, Maria Manuel; Martins, José Alexandre; Estrada, AssumptaÉ importante valorizar as atitudes dos alunos ao iniciar novo processo de formação por duas razões fundamentais: os resultados formativos e a sua influência no próprio processo de ensino-aprendizagem. Seguindo esta linha, este estudo enquadra-se numa investigação sobre atitudes face à estatística de professores e alunos que analisa as suas componentes e estuda o efeito de algumas variáveis sobre as mesmas. O objetivo presente é o de continuar a análise das atitudes em relação à Estatística de estudantes de ensino superior para poder planificar e decidir as ações educativas mais adequadas à formação estatística destes alunos. Para tal, utilizámos como instrumento de medição das atitudes a Escala de Actitudes hacia la Estadística de Estrada, EAEE, cuja versão portuguesa foi validada por um painel de peritos. Esta escala é de Likert com ítens, que se distribuem segundo componentes pedagógicas e antropológicas. Podemos indicar que as atitudes foram moderadamente positivas e, apesar da análise ter insidido sobre grupos distintos de alunos, surpreendeu-nos a semelhança de resultados relativos às atitudes, tanto em pontuações totais, como por grupos. A formação e a alteração das atitudes é um processo longo e árduo, difícil de controlar precisamente devido à multidimensionalidade do construto. Contudo, as atitudes positivas são promissoras e segundo o Gato de Cheshire: And you've picked up a bit of an attitude, still curious and willing to learn, I hope.