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Abstract(s)
Na atualidade, o adolescente quando chega a esta etapa da sua vida, depara-se com
problemas de ordem diversa, que podem fazer sobressair situações comportamentais, ameaçadoras
e perigosas para os próprios. Assim, os adolescentes necessitam por parte dos adultos, em
particular da família e da escola, de toda a compreensão e ajuda de forma a ultrapassar essa fase e
suas fragilidades.É fundamental dinamizar estratégias de intervenção que permitam trabalhar
algumas competências de resiliência, pessoais e sociais, tendo em vista uma efetiva contribuição
para uma diminuição do risco nos comportamento dos adolescentes. Mas, se o adolescente em
causa é portador de uma deficiência mental ligeira ou moderada ? O presente estudo tem como
principal objetivo conhecer de que forma a adoção de comportamentos de risco em adolescentes
com deficiência mental está relacionada com o autoconceito e o seu suporte social. Em termos
específicos, pretendemos mostrar a relação entre as dimensões do suporte social e as do
autoconceito do adolescente com deficiência mental ligeira a moderada, identificar os seus
comportamentos de risco e a conotação (positiva ou negativa) de autoconceito e conhecer a matriz
multidimensional percetiva dos comportamentos de risco com o suporte social e o autoconceito. É
ainda apresentada uma proposta de intervenção para o grupo estudado.
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 350-363). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior