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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo procura avaliar a importância da reunião semanal do «Grupo de
Crianças» com Paralisia Cerebral - intervenção grupal - e o seu impacto em termos de depressão.
A reunião semanal do «Grupo de Crianças» tem como finalidade fornecer estratégias de coping no
sentido de promover a autonomia e a interacção social. O estudo realizou-se com 24 participantes
com Paralisia Cerebral, avaliados em dois momentos temporais distintos – t1 e t2 - espaçados por
dois meses e meio quanto aos sintomas depressivos. Metade dos participantes foram submetidos a
intervenção grupal durante 10 sessões semanais com a duração aproximada de 1 hora e 30 minutos
(Grupo Experimental - GE) e a outra não foi submetida a qualquer intervenção (Grupo Controlo -
GC). A análise dos dados permitiu verificar a existência de uma redução significativa dos sintomas
depressivos apenas no grupo de participantes que foram alvo de intervenção grupal (GE). Ao
invés, nos participantes que não foram sujeitos a intervenção grupal (GC) não houve qualquer
modificação significativa dos sintomas depressivos.
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Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 364-388). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior