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Advisor(s)
Abstract(s)
A entrada das crianças no mundo da linguagem escrita tem sido alvo de variadíssimos
estudos nos últimos anos. Analisar como a criança compreende o princípio alfabético, bem como a
interação entre as variáveis que parecem influenciar os níveis de escrita, como é o caso da
consciência fonológica e do conhecimento do nome e som das letras, é de extrema importância
para os investigadores da área. Investigações mais recentes apontam que o desenvolvimento da
escrita infantil não acontece de forma linear, sendo que nem todas as crianças passam por todas as
fases de escrita. Na presente investigação procura-se compreender se existem diferenças no
número de letras conhecidas, no nível de consciência fonológica (silábica e fonémica), no número
de fonetizações na escrita e no nível de desenvolvimento cognitivo entre crianças classificadas
com níveis conceptuais de escrita pré-silábica, início de fonetização ou silábica com fonetização.
Participaram neste estudo 61 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 6 anos. Foi
avaliado o número de letras conhecidas, o nível de consciência fonológica (silábica e fonémica) e
o nível de desenvolvimento cognitivo. Foi ainda realizada uma prova de escrita, para
posteriormente classificar o nível conceptual da mesma e analisar as diferenças existentes entre os
grupos ao nível das variáveis avaliadas. Foram encontradas diferenças entre os grupos ao nível da
consciência silábica, consciência fonémica e número de letras conhecidas. Contudo, uma análise
mais pormenorizada evidenciou contradições nas relações entre as variáveis, demonstrando que o
desenvolvimento das conceptualizações da escrita nem sempre decorre de forma linear.
Introdução
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 284-298). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior