Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Sendo educadora-professora – aprendizagens de qualidade (re)construindo saberes

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CPE_15_389-403.pdf743.29 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Nesta Comunicação destaca-se a forma como a dimensão investigativa se revela fundamental para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para promover aprendizagens de qualidade. Estruturada em três partes, partilha-se uma reflexão cujo enfoque é colocado na construção da profissionalidade do perfil de educador/professor tendo como princípios base os que se enunciam nos Perfis Específicos e Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do Professor do 1ºCEB. Perseguem-se entendimentos onde o mesmo possa assumir-se enquanto profissional consciente, em constante aprendizagem e consequente desenvolvimento, evolução esta capaz de contribuir para o seu papel fundamental numa educação escolar de qualidade. Emergente da análise do meu próprio processo de aprendizagem, em contínuo, lança-se, em primeiro lugar, um olhar crítico e fundamentado sobre as minhas práticas pedagógicas, destacando-se a dimensão relativa ao desenvolvimento profissional ao longo da vida. No enquadramento teórico recorre-se ao pensamento de Bruner (1996) sobre os modelos de ensino e a sua relação com as conceções acerca das mentes das crianças, cruzando-o com uma perspetiva socio-construtivista da aprendizagem e o modelo pedagógico das Comunidades de Aprendizagem (Rogoff, Matusov & White, 1996). Segue-se o enfoque na dimensão investigativa, tendo em conta os seus objetivos, objetos, instrumentos e processos, mostrando como a escrita me vai permitindo aprender a aprender e a ensinar, refletindo e fazendo uma autorregulação sistemática das práticas, tomando consciência das aprendizagens realizadas, das dificuldades sentidas e projetando ações futuras. Introdução

Description

Keywords

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 389-403). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue