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Advisor(s)
Abstract(s)
Nesta Comunicação destaca-se a forma como a dimensão investigativa se revela
fundamental para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para promover
aprendizagens de qualidade.
Estruturada em três partes, partilha-se uma reflexão cujo enfoque é colocado na construção da
profissionalidade do perfil de educador/professor tendo como princípios base os que se enunciam
nos Perfis Específicos e Geral de Desempenho Profissional do Educador de Infância e do
Professor do 1ºCEB. Perseguem-se entendimentos onde o mesmo possa assumir-se enquanto
profissional consciente, em constante aprendizagem e consequente desenvolvimento, evolução
esta capaz de contribuir para o seu papel fundamental numa educação escolar de qualidade.
Emergente da análise do meu próprio processo de aprendizagem, em contínuo, lança-se, em
primeiro lugar, um olhar crítico e fundamentado sobre as minhas práticas pedagógicas,
destacando-se a dimensão relativa ao desenvolvimento profissional ao longo da vida.
No enquadramento teórico recorre-se ao pensamento de Bruner (1996) sobre os modelos de ensino
e a sua relação com as conceções acerca das mentes das crianças, cruzando-o com uma perspetiva
socio-construtivista da aprendizagem e o modelo pedagógico das Comunidades de Aprendizagem
(Rogoff, Matusov & White, 1996).
Segue-se o enfoque na dimensão investigativa, tendo em conta os seus objetivos, objetos,
instrumentos e processos, mostrando como a escrita me vai permitindo aprender a aprender e a
ensinar, refletindo e fazendo uma autorregulação sistemática das práticas, tomando consciência das
aprendizagens realizadas, das dificuldades sentidas e projetando ações futuras.
Introdução
Description
Keywords
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 389-403). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior