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Advisor(s)
Abstract(s)
É importante valorizar as atitudes dos alunos ao iniciar novo processo de formação por
duas razões fundamentais: os resultados formativos e a sua influência no próprio processo de
ensino-aprendizagem. Seguindo esta linha, este estudo enquadra-se numa investigação sobre
atitudes face à estatística de professores e alunos que analisa as suas componentes e estuda o efeito
de algumas variáveis sobre as mesmas. O objetivo presente é o de continuar a análise das atitudes
em relação à Estatística de estudantes de ensino superior para poder planificar e decidir as ações
educativas mais adequadas à formação estatística destes alunos. Para tal, utilizámos como
instrumento de medição das atitudes a Escala de Actitudes hacia la Estadística de Estrada, EAEE,
cuja versão portuguesa foi validada por um painel de peritos. Esta escala é de Likert com ítens, que
se distribuem segundo componentes pedagógicas e antropológicas. Podemos indicar que as
atitudes foram moderadamente positivas e, apesar da análise ter insidido sobre grupos distintos de
alunos, surpreendeu-nos a semelhança de resultados relativos às atitudes, tanto em pontuações
totais, como por grupos. A formação e a alteração das atitudes é um processo longo e árduo, difícil
de controlar precisamente devido à multidimensionalidade do construto. Contudo, as atitudes
positivas são promissoras e segundo o Gato de Cheshire: And you've picked up a bit of an attitude,
still curious and willing to learn, I hope.
Description
Keywords
Atitudes Estatística Ensino-aprendizagem
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 1678-1692). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior