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Satisfação das famílias com necessidades educativas especiais em intervenção precoce.

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O presente estudo pretende avaliar o grau de satisfação das famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a usufruir do serviço de Intervenção Precoce na Infância (IPI). Para avaliar a satisfação de 67 famílias de crianças, em idade pré-escolar com NEE, a usufruir do serviço de IPI, num dos Agrupamentos de Escolas de referência, no sotavento Algarvio, recorreuse à Escala Europeia de Satisfação das Famílias em Intervenção Precoce (ESFIP, adaptada por Cruz, Fontes & Carvalho, 2003). Os resultados gerais demonstram que o índice de satisfação das famílias inquiridas é de 1,24, o que traduz um nível de satisfação bom. A análise destes resultados permitiu perspetivar um conjunto de áreas onde será necessário proceder a algumas alterações, nomeadamente na acessibilidade e divulgação do serviço de IPI e também ao nível das oportunidades que deverão permitir aos pais entrar em contacto com outros pais. Ao compararmos o índice global de satisfação das famílias em Portugal com os índices obtidos em serviços similares de outros países verificamos que, em termos de desempenho, Portugal se situa entre dois países

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Keywords

Satisfação familiar Crianças com necessidades educativas especiais Intervenção Precoce na Infância

Citation

In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 2-16). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário

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ISPA - Instituto Superior

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