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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo pretende avaliar o grau de satisfação das famílias de crianças com
Necessidades Educativas Especiais (NEE) a usufruir do serviço de Intervenção Precoce na
Infância (IPI).
Para avaliar a satisfação de 67 famílias de crianças, em idade pré-escolar com NEE, a usufruir do
serviço de IPI, num dos Agrupamentos de Escolas de referência, no sotavento Algarvio, recorreuse
à Escala Europeia de Satisfação das Famílias em Intervenção Precoce (ESFIP, adaptada por
Cruz, Fontes & Carvalho, 2003).
Os resultados gerais demonstram que o índice de satisfação das famílias inquiridas é de 1,24, o que
traduz um nível de satisfação bom. A análise destes resultados permitiu perspetivar um conjunto
de áreas onde será necessário proceder a algumas alterações, nomeadamente na acessibilidade e
divulgação do serviço de IPI e também ao nível das oportunidades que deverão permitir aos pais
entrar em contacto com outros pais.
Ao compararmos o índice global de satisfação das famílias em Portugal com os índices obtidos em
serviços similares de outros países verificamos que, em termos de desempenho, Portugal se situa
entre dois países
Description
Keywords
Satisfação familiar Crianças com necessidades educativas especiais Intervenção Precoce na Infância
Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 2-16). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Superior