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Advisor(s)
Abstract(s)
Esta investigação tem o seu enfoque na problemática da Transição para a Vida Pós-
Escolar de Alunos com NEE, nomeadamente as respostas educativas e os recursos implementados
pelas escolas. Com base na revisão da literatura, procurou-se perceber a forma como os
agrupamentos de escolas se organizam, quais as respostas educativas e que recursos são
implementados, de modo a dar cumprimento ao definido pelo Decreto- Lei 3/2008 de 7 de Janeiro,
nomeadamente no que respeita aos Planos Individuais de Transição e à Transição para a Vida
Ativa. No estudo empírico contou-se com uma amostra participante de trinta profissionais,
envolvidos no processo educativo de alunos a usufruir de Currículo Específico Individual e de
Plano Individual de Transição. Foi utilizada a metodologia quantitativa, designadamente inquérito
por questionário. O estudo permitiu evidenciar a complexidade intrínseca à Escola, sendo que esta
organização não poderá ser a única responsável por todo o processo. A articulação entre escola,
família e a comunidade é, portanto, imprescindível
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Citation
In L. Mata, F. Peixoto, J. Morgado, J. C. Silva & V. Monteiro (Eds.), Actas do 12.º Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Educação, aprendizagem e desenvolvimento: Olhares contemporâneos através da investigação e da prática (pp. 335-349). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
ISPA - Instituto Univeristário