PEDU - Artigos em revistas nacionais
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- Abertura do colóquio: Algumas reflexões acerca de “Psicologia e Educação”Publication . Pereira, FredericoInexistente
- Aconselhamento psicológico a jovens do Ensino Superior: Uma abordagem psicodinâmica e desenvolvimentistaPublication . Dias, Graça FigueiredoNeste artigo propomo-nos explanar um modelo teórico do desenvolvimento psicológico, que consideramos permitir compreender a maioria das dificuldades que os jovens do Ensino Superior trazem para o aconselhamento, e um modelo de intervenção no aconselhamento individual dele resultante. O modelo teórico surgiu ele próprio de um vaivém dialéctico entre a prática clínica e a reflexão sobre essa prática, à luz dos modelos do desenvolvimento de vários autores psicodinâmicos. Reflexão que nos permitiu encontrar comunalidades e complementaridades entre esses modelos, apesar da utilização de terminologias diferentes pelos seus autores. O modelo teórico elaborado serviu de quadro de leitura a uma investigação empírica que permitiu consubstanciar a sua pertinência. A partir deste modelo propõe-se um modelo de intervenção que se inscreve num quadro de terapia breve psicodinâmica, o qual será explanado resumidamente e ilustrado com um caso clínico. São discutidas as vantagens e os limites deste modelo de intervenção.
- Actividade profissional da mãe e escolaridade das criançasPublication . Lantier-Rafalovzch, NicoleInexistente
- Adaptação à Universidade em estudantes do primeiro ano: Estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocionalPublication . Diniz, António Augusto Pinto Moreira; Almeida, Leandro da SilvaNeste artigo apresentamos o teste de um modelo estrutural completo não-recursivo que representa a interacção entre o relacionamento com pares (RI), o equilíbrio emocional (EE) e o bem-estar pessoal (B-E) em estudantes do primeiro ano da Universidade do Minho (amostragem de conveniência). Os constructos foram operacionalizados através da Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES: Diniz & Almeida, 2005), a qual foi aplicada no primeiro semestre e no final do segundo semestre aos participantes voluntários no estudo (N=283). O teste de identidade do modelo (LISREL8-SIMPLIS) permitiu verificar ele era plausível para descrever o fenómeno em análise. Porém, a degradação da adequabilidade do ajustamento do modelo da primeira para a segunda avaliação remeteu para o facto as dimensões psicológicas avaliadas acabarem por sofrer alterações relevantes com a progressiva adaptação dos alunos ao Ensino Superior. Ocorreu uma mudança de processo revelada pelas alterações substantivas no modelo. Verificou-se que a importância inicial do RI é mitigada no final do segundo semestre, tornando-se o EE mais importante. Este resultado indica a desejabilidade de delineamento de estratégias diferenciadas de intervenção junto dos estudantes neste período de tempo.
- Adolescents’ orientations for developmentPublication . Silbereisen, Rainer K.; Noack, PeterInexistente
- Algumas concepções actuais de Durkheim sobre a educaçãoPublication . Candeias, AntónioDans cet article nous croyons avoir focalisé et analisé trois des aspects qui nous semblent être les plus interessants et actuels de I’euvre de Durkheim, en ce qui concerne les problèmes éducatifs: Les rapports exifiants entre la société et son système éducatif, ta question de t’éducation morde et quelques aspects relevant de Ia psychdogie, dont l’auteur fait usage.
- Algumas notas sobre as teorias da aquisição da linguagem: Piaget, Chomsky, SkinnerPublication . Parot, FrançoisEn conclusion et comme élément d'un dèbat sur ces trois conceptions, il semble que ce qui est frappant, c'est plus leurs similitudes que leurs différences. Il y a à la base um conception commune de ce que doit être la psychologie. Il est vrai cependant que sur le plan epistémlogique, il est important de distinguer I'approche skinnérienne des deux autres en raison du rôle important joué par le milieu chez Skinner, révélé dans son étude des aspects exclusivement communicatifs du langage. En raison aussi de Ia pratique sociale qui découle de sa conception. Cest seulement si i'on croit que le milieu est déterminant duns le développement en général qu'on croit à la possibilité d'intervenir sur ce milieu pour «améliorer» ce développement. Reste à déterminer ce que signifie cette amélioration, même si Skinner, lui, n'a aucun doute à ce sujet. Mais à un niveau plus global, il semble que d´une certaine façon, la théorie de chacune de ces psychoiogies soit en dernier ressort la biologie. Chacun de ces auteurs recourt à une théorie de l'évolution biologique et l'utilise dans son explication du développemnt de l'enfant. Aucun d’eux ne recourt dans cette explication à ce qui fait Ia spécificité de l’homme: son rapport social à l'autre, à Ia société. L'homme y est toujours considéré comme une espèce biologique, jamais sociale. Ce qui a bien sûr des implications directes sur le travail qui est ainsi dévolu aux psychologues, même si ceiux-ci, dans leur étude du langage en tout cas, ne sont jamais vraiment chomskiens, vraiment piagétiens, vraiment skinnériens, chomskiens, vraiment piagétiens, vraiment skinnériens.
- Algumas reflexões acerca de psicologia e educação: Abertura do colóquioPublication . Pereira, FredericoInexistente
- Alunos de excelência no ensino superior: Comunalidades e singularidades na trajectória académicaPublication . Monteiro, Sílvia; Castro, Marlene; Almeida, Leandro da Silva; Cruz, José Fernando A.Várias perspectivas teóricas procuram explicar os altos níveis de desempenho. Factores de índole contextual, cognitiva, motivacional e de personalidade parecem descrever o percurso de vida dos sujeitos com elevados níveis de rendimento, sugerindo a complexidade e a multidimensionalidade da excelência humana. O presente estudo analisa o percurso académico de alunos com elevado rendimento académico nas áreas da engenharia e ciência da computação. Recorrendo à análise qualitativa do conteúdo das entrevistas identificaram-se os pontos em comum e as singularidades nos percursos dos participantes e a forma como tais variáveis se combinam no desenvolvimento e expressão dos desempenhos excelentes. Os resultados obtidos sugerem a presença de uma combinação de variáveis explicativas do sucesso académico nos seus discursos. Entre elas destacam-se as competências de auto-regulação e de auto-controlo, assim como o envolvimento e esforço dispendido na realização das tarefas. ------ ABSTRACT ------ Some theoretical perspectives try to explain the high levels of performance. Contextual, cognitive, and motivational, as well as personality factors seem to describe the way of life of the subjects with high levels of performance, suggesting the complexity and the multidimensionality of human excellence. The present study analyses the academic course trajectories of students with high academic performance in the areas of engineering and computer science. Through the content analysis of the interviews it was possible to identify the common aspects and singularities among participants, and also how such variables combine themselves in the determination development and expression of excellent performance. The results obtained suggest the presence of joint and combined variables of the academic success in their discourses. Among them we point out the abilities of selfregulation and self-control and the involvement and effort spent in the accomplishment of the tasks.
- Apoio à família e formação parentalPublication . Coutinho, Maria Teresa Perlico Machado Brandão PereiraEnquadrado nos modelos mais actualizados, em termos de Intervenção Precoce, o envolvimento activo dos pais, no processo de intervenção com os seus filhos, surge como uma forma inequívoca de potenciar e maximizar o desenvolvimento da criança. Pese embora o facto de tais modelos apontarem para as necessidades de colaboração estreita e nivelamento das relações entre pais e profissionais (através do estabelecimento de parcerias), tal só acontecerá, de facto, se os pais melhorarem o seu nível de informação, sobre temáticas relacionadas com a saúde, desenvolvimento e aprendizagem do seu filho. A criação deste tipo de oportunidades parece-nos extremamente útil e importante para os pais, permitindo-lhes sentirem-se mais informados, e eventualmente, mais competentes, em matérias que lhes interessam particularmente (não ficando determinados tipos de informação na posse exclusiva dos técnicos). Os Programas de Formação de Pais surgem como uma excelente oportunidade de melhorar os níveis de informação e as competências educativas parentais, surgindo em vários estudos, associados a resultados bastantes positivos relativamente ao desempenho da função parental. Procedemos ao enquadramento conceptual e caracterização de um programa de formação destinado a pais de crianças com Trissomia 21 com idades compreendidas entre os 6 meses e os 5 anos, desenvolvido e aplicado na região de Lisboa.