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- Atitudes e representações em educação pré-escolarPublication . Bairrão, Joaquim; Abreu, J. G.; Marques, T. N.Inexistente
- Modalidades de funcionamento psicológico do rapaz na fase pubertáriaPublication . Moita, Victor Manuel HenriquesInexistente
- Integração da criança surda em jardim infantil: Uma experiência de linguagens alternativasPublication . Martins, Maria Raquel DelgadoInexistente
- Projecto da Psicologia Transdisciplinar do comportamento desviante e auto-organizadoPublication . Agra, Cândido Mendes Martins daO autor depois de situar as relações entre a: Psicologia e a Justiça, enuncia o projecto de investigação que está na origem da criação do Centro de Psicologia do Cornportamento Desviante da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Este projecto é a procura dum novo paradigma de explicação e de intervenção sobre os comportamentos desviantes. A propósito da toxicodependência o autor defende a tese de que o novo paradigma que ela exige é o de uma Psicologia das dependências e da auto-organização. ------Resumé------ Après avoir situé des rapports entre la Psychologie et la Justice, l’auteur énnonce le project de recherche qui est à l’origine du Centre de Psychologie du Cornporternent Déviant de I’Université de Porto. Ce project c’est la recherche d’un nouveau paradigme pour l’explication et intervention sur les comportements déviants. A props de la toxicodependence l’auteur defend la thèse selon laquelle le nouveau paradigme qu’elle exige est celui de ce que l’auteur appele de Psychologie des dependences et de I’auto-organisation
- Transição da oralidade para a escrita em crianças de meios socioeconómicos diferentesPublication . Martins, Maria Raquel Delgado; Rebelo, Dulce; Atalaia, Lucinda; Marques, Maria do Carmo Lacerda; Costa, ConceiçãoO Grupo da CEFEPE apresenta os resultados de um trabalho de investigação sobre problemas de aprendizagem e ensino da língua materna, numa perspectiva de formação permanente de professores, investigadores e técnicos de educação. A investigação propõe-se caracterizar comparativamente a linguagem oral na pré- -primária e a linguagem escrita no primeiro ano de escolaridade de crianças de dois meios sócio-económicos e culturais diferenciados. Os resultados obtidos apontam para uma clivagem na escrita, levando a questionar sobre os factores que possam explicar as dificuldades desta aprendizagem. Tendo em conta a importância da aquisição da escrita para o desenvolvimento da criança e sua integração escolar fazem-se sugestões de ordem pedagógica que possam contribuir para uma mudança de atitude no ensino. A aprendizagem/ensino da língua escrita deverá valorizar os elementos diferenciadores de ordem linguística e cultural, evitando assim formar-se em factor de segregação e, consequentemente, de insucesso escolar.
- Valores e comportamento organizacionalPublication . Hesketh, José Luís; Costa, Eustáquio J.Inexistente