Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
85.04 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Várias perspectivas teóricas procuram explicar os
altos níveis de desempenho. Factores de índole
contextual, cognitiva, motivacional e de personalidade
parecem descrever o percurso de vida dos sujeitos com
elevados níveis de rendimento, sugerindo a complexidade
e a multidimensionalidade da excelência humana.
O presente estudo analisa o percurso académico de
alunos com elevado rendimento académico nas áreas
da engenharia e ciência da computação. Recorrendo à
análise qualitativa do conteúdo das entrevistas
identificaram-se os pontos em comum e as singularidades
nos percursos dos participantes e a forma como tais variáveis se combinam no desenvolvimento e
expressão dos desempenhos excelentes. Os resultados
obtidos sugerem a presença de uma combinação de
variáveis explicativas do sucesso académico nos seus
discursos. Entre elas destacam-se as competências de
auto-regulação e de auto-controlo, assim como o envolvimento e esforço dispendido na realização das
tarefas. ------ ABSTRACT ------ Some theoretical perspectives try to explain the
high levels of performance. Contextual, cognitive,
and motivational, as well as personality factors seem
to describe the way of life of the subjects with high
levels of performance, suggesting the complexity and
the multidimensionality of human excellence. The
present study analyses the academic course trajectories
of students with high academic performance in the
areas of engineering and computer science. Through
the content analysis of the interviews it was possible to
identify the common aspects and singularities among
participants, and also how such variables combine
themselves in the determination development and
expression of excellent performance. The results
obtained suggest the presence of joint and combined
variables of the academic success in their discourses.
Among them we point out the abilities of selfregulation
and self-control and the involvement and
effort spent in the accomplishment of the tasks.
Description
Keywords
Alta realização e rendimento Ensino superior Excelência Realização excepcional Sucesso académico Academic success Excellence Exceptional performance High performance and achievement Higher education
Citation
Análise Psicológica, 27 (1), 79-87
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada