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- A organização da resposta em educação especialPublication . Soares, VítorO autor chama a atenção para a necessidade de um estudo sistemático do processo de desenvolvimento da criança, que permita um diagnóstico válido para uma intervenção educativa. A utilidade de uma taxonomia clara que vise categorizar os problemas das crianças, e não a criança com problemas, não permitindo assim uma «etiquetagem de prateleira ou estante»; a definição de estratégias educacionais que permitam uma adaptação das metodologias ao caso concreto da criança; a programação cuidada de estratégias educacionais que permitam respostas institucionais adequadas aos vários níveis de solicitações.
- Estatuto socioeconómico, uso, da linguagem e progresso na educaçãoPublication . Robinson, William PeterInexistente
- Das instituições aos «grupos de apartamento»Publication . Carugati, FelicePartindo de uma contestação às instituições- internatos, o autor apresenta os «grupos de apartamento» como uma tentativa para as ultrapassar. A primeira experiência foi feita em Bolonha durante o ano de 1970-1971 e os grupos foram alojados em apartamentos comuns, acompanhados por 3 educadores; cada grupo tinha 6 a 8 raparigas. Experiências semelhantes foram feitas noutras cidades, no período de 1972 a 1976 em Ravena, Ferrara e Imola. Após uma fase de crise por que passaram os grupos, verificou-se uma outra de reorganização caracterizada por comportamentos mais autónomos. O autor avança a sugestão de que estes grupos podem promover a ressocialização dos jovens e prevenir a colocação em instituições. ------- ABSTRACT ------- Leaving from a contestation of «Institution- boarding school», the writer introduces the «group-flat» as an attempt to go beyond them. The first experience took place at Bolonha in the year of 1970-71 and the groups that had been lodged in ordinary flats, were followed by 3 educators and were composed to 6 to 8 girls. Similar experiences took place at other cities, like Ravena, Ferrara and Imola during the period af 1972-76. After passing through a crisis phase, the groups had another one of reorganisation wich was characterized by a more autonomous behaviour. The writer advances the suggestion that the groups can promove the youth resocialization and prevent the placing in boarding-schools.
- Condicionamento operante e autisrno infantilPublication . Jensen, Robert G.Este artigo propõe-se dar uma perspectiva funcional ou comportamental como método, na alteração do comportamento de crianças autistas. Princípios do condicionamento operante: quando os condicionadores operantes se referem ao comportamento, estão-se a referir a um tipo específico de comportamento, isto é, um comportamento que é emitido ou evocado. O condicionador operante fala do comportamento que ocorre na presença de acontecimentos ambientais. Para ele, o comportamento observável torna-se num dos elementos dominantes da sua matéria de estudo. Todos os Programas de Tratamento para crianças autistas, devem ter em conta a relação entre acontecimentos antecedentes e o comportamento dessas crianças, devendo também incluir o controlo de estímulos através de um programa que discrimine certos aspectos do ambiente. O método de modificação do comportamento insiste na observação e registo de comportamentos claramente definidos. Contudo, essa observação e registo não indicam apenas a intensidade, fraqueza ou alterações deste, mas também se o comportamento varia muito de um para o outro com frequência.
- Realidades portuguesas e o ensino politécnico: Um estudo da intervencão da Banco Mundial na reestruturação do ensino médio em PortugalPublication . Stoer, StephenL’auteur analyse la réstructuration de l’enseignment supérieur au Portugal, et, particulièrement, la création de l’enseignment polytechnique. Il considère deux aspects détérminants: 1 - la politique des govenements constitutionels dans la sphère éducationell; 2-l’aide de la Banque Mondiale pour la réalization de cette politique et le rôle que celle-ci et autres organizations internationales ont joué dans les pays en voie de dévéloppment, et, en particulier dans les pays périphériques européens. En faisant un rapport avec la révolution Cubaine en ce que corcerne l’éducation, l’auteur constate que quelque chose de semblable a été éssayé au Portugal (dynamique de mobilisation) comme issue pour l’arrièration du systèm éducatif mais la ligne économiste (de réorganisation) a influencié de manière decisive toute la politique de l’éducation après le 25 Novembre 1975. Même si la Banque Mondiale avait pensée, dans son rapport de 1974, à un changement dans sa politique traditionelle pour l’éducation, le fait est que cela n’a pas dépassé le simple niveau de la déclaration d’intentions. Pourra-t-on concilier la politique de la Banque Mondiale avec les profondes carences et inégalités existants au Portugal?
- O alienista e a subjectividade: Em redor de Sade e PinelPublication . Pereira, FredericoL’auteur analyse les idées institutionelles du Marquis de Sade et de Ph. Pinel. A un prémier niveau, tout parait indiquer une certaine ressemblance de perspectives entre le philosophe libertain et l’aliéniste philantrope. Toutefois, l’examen appronfondi des deux oeuvres, révèle une différence radicale entre les deux auteurs - différence qui prend toute sa dimension surtout au niveau anthropologique. L’Homme pinelien n ’advient que par le rapport intersubjectif, l’homme sadien se fonde sur la dialectique de la négation et la solitude absolue.
- Aprendizagem e deficiência mentalPublication . Fonseca, Vítor daO autor parte de uma perspectiva interdisciplinar da aprendizagem, para posteriormente abordar a problemática desviante e atípica da aprendizagem no âmbito da Deficiência Mental. Em seguida, o autor expõe várias medidas de intervenção, nomeadamente as relacionadas com: a prevenção, a identificação precoce, papel dos pais, importância dos currículos e dos programas escolares e sugestões de desinstitucionalização. ------- ABSTRACT ------ The autor follows an interdisciplifiar perspective about learning, comparing, afterwords, the deviante view of leaming in Menthal Deficiency. The autor continues on facing severa1 aspects of thR intervention in the field, presenting some sugestions in: prevention, early identification, parents environment, curriculum design, school programs and desinstitutionalisation.
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