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- Educação ambiental, envolvimento familiar e mudança de comportamentoPublication . Ribeiro, Susana Isabel RochaA área da educação ambiental (EA) é essencial nos dias de hoje, em que cada vez mais se assiste à degradação e depleção dos recursos naturais, urna vez que procura dotar os cidadãos de conhecimentos e comportamentos ambientalmente correctos, recorrendo para isso a estratégias potenciadoras dessas mesmas mudanças. Neste estudo procurou-se, através de um projecto de educação ambiental, fomentar a mudança de comportamentos relativamente ao uso eficiente do recurso natural água em alunos do 3o e 4o anos do l°Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Santarém, durante o ano lectivo 2003/2004. No sentido de potenciar essas mudanças de comportamentos, fomentou-se a participação da família, através da apresentação de duas formas de participação dos encarregados de educação, uma através da realização de actividades de acompanhamento pontual do projecto, executadas em casa, e a outra pela participação numa campanha internacional de limpeza dos cursos de água intitulada Clean Up the Med. O instrumento de avaliação de comportamentos aplicado neste estudo baseou-se na adaptação de um inquérito sobre o impacte das atitudes e dos valores na determinação do comportamento de alunos do ensino superior, realizado por Dillon e Gayford (1997), na Universidade de Reading, no Reino Unido, que por sua vez tinha como base de construção o Modelo do Comportamento Planeado de Ajzen. Este instrumento de avaliação de comportamentos era constituído por um Inquérito sobre a água e uma Tabela de utilização da água. Além deste instrumento foi ainda aplicado um Inquérito preliminar a todos os encarregados de educação, cujos filhos participavam no projecto, com o objectivo de perceber se estes estariam interessados numa maior participação no projecto de educação ambiental. Após análise dos resultados do Inquérito sobre a água verificou-se não haver diferenças significativas entre os alunos que não participaram no projecto {Grupo Controlo), os alunos envolvidos no projecto {Grupo Experimental) e os alunos que além de estarem envolvidos no projecto tinham participação da família {Grupo Experimental com Envolvimento Familiar). No entanto, verifica-se uma tendência para a adopção de comportamentos de utilização racional de água à medida que aumenta o nível de envolvimento dos alunos no projecto de EA. No sentido de perceber qual o factor do Modelo do Comportamento Planeado que mais influencia a Intenção comportamental (variável dependente), foi realizada uma Regressão linear-Stepwise aos dados do Inquérito sobre a água e verificou-se que o factor Atitude era o único que apresentava uma influência muito significativa na Intenção comportamental Quando analisadas as afirmações da Tabela de utilização da água, não se verificaram diferenças estatisticamente significativas apesar de se notar uma tendência para a aquisição de comportamentos de utilização racional da água à medida que se passa do Grupo Controlo para o Grupo Experimental com Envolvimento Familiar. No entanto, a análise da questão aberta deste instrumento indica que os alunos do Grupo Experimental apresentam mais comportamentos de utilização racional da água, sendo o Grupo Controlo o que apresenta menos comportamentos relativos ao uso racional da água. Verifica-se ainda que o Grupo Controlo apresenta mais comportamentos gerais de utilização racional da água, enquanto que os alunos dos Grupos Experimentais referem comportamentos de utilização de água mais específicos, dentro e fora de casa. Os testes estatísticos confirmam a tendência identificada pela análise descritiva, revelando diferenças significativas (p=0,012) em relação à categoria da Higiene pessoal entre alunos do Grupo Controlo e alunos do Grupo Experimental com Envolvimento, sendo este último o grupo que indica a realização de mais comportamentos, de utilização racional da água, relacionados com esta categoria Também se verificaram diferenças, apesar de pouco significativas, na mesma categoria, entre o Grupo Controlo e os Grupos Experimentais e entre este e o Grupo Experimental com Envolvimento Familiar. Os resultados da questão aberta da Tabela de utilização da água indicam que o envolvimento dos alunos em projectos de EA e a participação da família potenciam a adopção de comportamentos correctos em relação à utilização da água na higiene pessoal dos alunos, confirmando assim parcialmente as hipóteses levantadas neste estudo. No que se refere à diversidade de comportamentos, a análise descritiva, revela que na categoria Limpeza de casa a maior diversidade de comportamentos se refere aos alunos do Grupo Experimental com Envolvimento Familiar. No entanto, no geral das 4 categorias, o Grupo Controlo é o que apresenta uma maior percentagem de comportamentos diferentes. Para concluir, considero que o instrumento de estudo deveria fazer referência a comportamentos mais específicos sobre a utilização do recurso natural água. Deveria ainda ser considerada a introdução de mais questões abertas no instrumento de avaliação, assim como o recurso a outros métodos qualitativos. Outro aspecto importante é a avaliação de comportamentos que já se tornaram hábitos, como acontece com muitos dos comportamentos relacionados com a utilização de água. Este tipo de comportamentos habituais não implica processos deliberativos que é um dos requisitos no Modelo do Comportamento Planeado. Deve ainda ser considerada a continuidade dos projectos de educação ambiental, assim como um maior envolvimento dos professores no processo de construção dos projectos e uma maior participação da comunidade educativa no seu desenvolvimento.
- Development and early life history behaviour of aquarium reared Syngnathus acus (Pisces: Syngnathidae)Publication . Silva, K.; Monteiro, Nuno Miguel; Almada, Vítor Carvalho; Vieira, Maria NatividadeSome notes on development and early life history behaviour of aquarium-reared Syngnathus acus are presented and compared with other syngnathid species, namely S. abaster. Implications in population dynamics and connectivity are discussed.
- Marketing de ideias e construção de redes: As duas vias de atracção de recursos para novos empreendimentosPublication . Lopes, Miguel Pereira; Cunha, Miguel Pina e; Reis, FilipaEste artigo apresenta uma abordagem para explicar o modo como os empreendedores atraem os recursos que são críticos para a criação e desenvolvimento de um novo empreendimento. Nessa abordagem, o empreendedor é concebido como um magnetizador que estabelece relações com os detentores de recursos relevantes através de duas vias possíveis: uma via directa, referente ao modo como o empreendedor procura envolver outros para o empreendimento e tenta persuadi-los a apoiar os seus esforços empreendedores; e uma via indirecta, que diz respeito aos efeitos de atracção que derivam da sua posição nas redes sociais e da legitimidade do empreendimento. A abordagem que propomos constitui um avanço nas teorias sobre empreendedorismo, na medida em que adopta uma posição de nível meso, não privilegiando nem os traços individuais de personalidade nem os constrangimentos socio-económico-culturais. No final, são ainda discutidas as contribuições práticas da abordagem apresentada.
- As histórias das crianças: Um estudo sobre competência e capacidade narrativa com crianças em situação de pobrezaPublication . Glicéria, GilEste estudo analisou os factores de risco, a competência e a capacidade narrativa de um grupo de crianças em situação de pobreza. Uma revisão da literatura destacou as narrativas produzidas pelas crianças como um instrumento com interesse para a análise da resiliência ou competência das crianças. Participaram nesta investigação 40 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos, que frequentavam três Jardins de Infância do concelho de Portimão. Os instrumentos utilizados foram o Early Development Instrument (EDI), o teste de avaliação da linguagem oral, a ficha de dados demográficos e o MacArthur Story Stem Battery, que avaliaram, respectivamente, a competência geral das crianças, o nível de risco familiar e as capacidades narrativas. Cada narrativa foi codificada por unidades informativas, nível de cronologia e organização. Os resultados demonstraram que as crianças que possuíam níveis mais elevados de competência elaboraram narrativas com mais conteúdos informativos. O nível de risco experienciado pelas crianças relacionou-se significativamente com a linguagem oral e a capacidade narrativa. As meninas revelaram-se mais competentes nas narrativas do que os meninos. De um modo geral, os dados enfatizam a importância da relação entre a competência e a capacidade narrativa e de como estas duas características são importantes na promoção do sucesso educativo das crianças.
- Quatro em linha : O jogo entre clima, confiança, satisfação e criatividade no trabalhoPublication . Almeida, Rute IsabelSão diversas as forças que impulsionam as mudanças que as organizações têm de antecipar e gerir, com o objectivo de assegurar a sua sobrevivência e sucesso. A melhor solução que permite às empresas acompanhar estas mudanças, prende-se com o desenvolvimento e implementação de ideias criativas indutoras de procedimentos, produtos e serviços inovadores. Noutras palavras, para alcançar uma boa posição no mercado competitivo, o trabalho criativo deverá ser encorajado. O trabalho criativo requer que os colaboradores tenham competências criativas, mas mais do que isso depende também do ambiente que se vive no seio da organização e das atitudes resultantes da influência do mesmo, no dia-a-dia dos colaboradores. A relação entre a criatividade e variáveis macro-organizacionais como o clima organizacional e atitudinais como a satisfação no trabalho e expectativas face ao líder ou organização no seu todo, tem sido estudada internacionalmente. No entanto, a escassez de literatura na nossa sociedade, leva-nos a explorar ainda mais esta temática. Para tal, recorremos a um estudo correlacional, onde procurámos averiguar relações entre a criatividade e variáveis como o clima de inovação , satisfação e confiança . De forma a que os resultados reflictam a nossa cultura (societal), e na impossibilidade de recorrer a uma amostragem aleatória, decidimos contactar empresas dos mais variados sectores, tendo conseguido uma amostra de 515 participantes, que participaram no estudo através do preenchimento de um questionário colocado on-line, composto por quatro escalas: "Climate for Innovation", de Scott e Bruce (1994); " Trust in the leader" de Dirks (2000); "Job Satisfaction" de Spector (1985) e "Creativity" de Zhou e George (2001). Os resultados indicam-nos que, ao contrário do que tem sido sugerido na literatura, a criatividade não se relaciona significativamente com as variáveis atitudinais e relacionais em estudo (satisfação no trabalho e a confiança no líder), relacionando-se no entanto com o clima organizacional, relação esta largamente apoiada pela literatura existente. Estes dados levam-nos a concluir, por exemplo, que alguns dos instrumentos poderão não estar correctamente adaptados para a população portuguesa, comprometendo consequentemente a fiabilidade dos resultados. A consequência é que as conclusões aqui obtidas não deverão ser fielmente extrapoladas. No entanto, e apesar das fracas associações observadas, a relação positiva entre clima e criatividade, permite-nos igualmente concluir que independentemente dos indivíduos possuírem ou não um conjunto de características disposicionais que favorecem a criatividade, é imprescindível que a organização promova um clima aberto a novas ideias e à heterogeneidade, de forma a estimular o potencial criativo dos seus recursos humanos. O nosso estudo permitiu-nos tecer também algumas directrizes que se forem adoptadas cuidadosamente pelas organizações poderão incentivar o pensamento dito "irreverente". Foram levantadas por fim algumas questões com o intuito de orientar futuras investigações.
- Renovação noética: Fundamento da verdade no encontro terapêuticoPublication . Lopes, Raul GuimarãesO autor desenvolve conceitos de relação de ajuda e de psicoterapia existencial à luz dos ensinamentos e da biografia de Kierkegaard. Dá sentido ao instante existencial, à atenção existencial, à anamnese e à ananeose. Aprofunda as formas de renovação e o sentido da renovação noética. Estabelece os passos da psicoterapia para quem nela se inicia.
- Apresentação da versão portuguesa de uma escala de avaliação da susceptibilidade hipnóticaPublication . Carvalho, Cláudia Maria Constante Ferreira de; Mazzoni, Giuliana; Kirsch, Irving; Leal, Isabel PereiraA hipnose é um procedimento pouco habitual em investigação em Portugal pelo que são inexistentes instrumentos de avaliação do comportamento hipnótico devidamente adaptados à língua portuguesa, que permitam ao investigador estabelecer parâmetros de avaliação válidos e fiáveis. Neste artigo apresentamos a versão Portuguesa da escala de avaliação da susceptibilidade hipnótica Waterloo-Stanford Group C (WSGC) Scale of Hypnotic Susceptibility (Bowers, 1993, 1998). A versão original do instrumento constituída por uma indução hipnótica de cerca de 20m seguida da apresentação de 12 sugestões hipnóticas foi sujeita a um processo de tradução e retroversão e a versão portuguesa resultante foi administrada a uma amostra de 707 estudantes universitários voluntários, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 17 e os 49 anos. Os resultados mostram valores médios da distribuição semelhantes aos da amostra de referência, correlações com as amostras de referência altamente significativas e um valor de Alpha de Cronbach (0,62) que embora inferior ao das amostras de referência encontra-se numa zona de aceitabilidade para este tipo de instrumento. A versão portuguesa da WSGC:C proposta revela ser um instrumento com boas qualidades psicométricas passível de ser utilizado pelos investigadores interessados em avaliar a susceptibilidade hipnótica de grupos de indivíduos. ------ ABSTRACT ------ Hypnosis is an unusual procedure in Portuguese research. Therefore reliable and valid scales in Portuguese language suitable to assess hypnotic behaviour are inexistent. In this article a Portuguese version of the Waterloo-Stanford Group C (WSGC) Scale of Hypnotic Susceptibility (Bowers, 1993, 1998) is presented. The original scale of a 20m standard induction procedure and 12 hypnotic suggestions was translated to Portuguese and back into English to ensure protocol fidelity. The sample consisted of 707 volunteer’s college students of both sexes, age form 17 to 49 years old. The findings show similar distribution and high significant correlations to the references samples. Although Alpha de Cronbach reliability coefficient is lower than similar coefficient in the reference samples (.62) is still acceptable for this type of scale. The Portuguese version of the WSGC:C has psychometric properties and can be utilized by Portuguese language-based researchers interested in assessing hypnotic susceptibility in group samples.
- Social modulation of androgens in male vertebrates: Meta-analyses of the challenge hypothesisPublication . Hirschenhauser, Katharina; Oliveira, Rui FilipeThe challenge hypothesis (Wingfield et al. 1990, American Naturalist, 136, 829–846) predicts varying androgen responses to mating, breeding or territorial behaviour in avian males. At the interspecific level, the highest androgen responsiveness has been observed in males from monogamous species with paternal incubation, and the lowest in males from promiscuous, nonpaternal species. Studies of a number of vertebrate species have discussed the extension of the challenge hypothesis predictions to nonavian vertebrates, but a general ‘vertebrate consensus’ has not been achieved. For this quantitative review we included data from all vertebrate species available in the literature into several meta-analyses. We distinguished between the effects of androgens on sexual, aggressive and paternal behaviour and the effects of behaviour on androgen levels and compared these effects between taxa, mating systems and types of parental care.We observed large variations between taxa in all data sets. Nevertheless, at the vertebrate level the challenge hypothesis predictions originating from the avian literature were confirmed for the modulation of androgen responsiveness (1) to sexual behaviour by paternal care but not by mating system, and (2) to paternal behaviour by mating system but not the degree of paternal care. In contrast, our results provide (3) no support for the predicted modulation of androgen levels in response to agonistic interactions by mating and parental care system at the vertebrate level. Furthermore, our meta-analyses suggest that the effects of exogenous testosterone on sexual and agonistic behaviour, as a rule of thumb, may be expected to be larger in nonpaternal than in paternal systems.
- Quando uma escola contrói uma ponte nunca mais fica sóPublication . Freitas, José Sebastião RamosEste trabalho insere-se no estudo das práticas e dos processos de qualidade: optou-se pelo estudo de uma Escola diferente na sua organização e nos seus processos, dando assim a conhecer novas práticas inspiradoras de qualidade e de respeito pela heterogeneidade da população escolar. A sua escolha baseou-se em literatura onde eram relatadas as suas práticas, diferentes das demais escolas, no contexto educativo nacional. Após a aceitação por parte da escola da realização do nosso estudo, optou-se por analisar os processos decorridos na escola através dos indicadores de qualidade, procedendo-se a uma revisão de literatura que focasse aspectos de qualidade em escolas anteriormente estudadas, abordando-se também uma dimensão pedagógica das práticas de qualidade. Reviu-se literatura que tinha sido inspiradora na organização e no uso de determinados dispositivos escolares. Estes tipos de organização pedagógica teriam elas também de ser geradoras de processos de qualidade. Assim, definiu-se como primeiro objectivo do estudo o descrever as práticas da escola de modo a perceber o modo de organização desta escola. Esta descrição permitirá desenvolver uma ligação contextualizada da literatura revista com as práticas executadas na escola. O segundo objectivo do estudo, é o de cruzar a organização descrita no primeiro objectivo com os indicadores de qualidade e os modelos pedagógicos analisados de modo a se entender o tipo de organização e de trabalho praticado na escola escolhida para este estudo. Sendo um estudo de caso duma instituição com um carácter qualitativo, este teve um primeiro momento de visitas e de integração no grupo de modo a que a nossa presença fosse aceite para melhor entender a organização e funcionamento da escola e para que na altura da recolha de informação, não existisse estranheza que causasse dificuldades na obtenção da informação. Procedeu-se posteriormente à recolha de dados em documentos oficiais, sendo aqui analisados com maior detalhe o Projecto Educativo da Escola e um Relatório de Avaliação Externa proposto pelo Ministério da Educação. Outra fonte de recolha de dados foram as entrevistas, onde foram escolhidos e entrevistados aleatoriamente 24 alunos num total de 195; 8 professores num total de 27 e 4 encarregados de educação num total de 190, Foi escolhida a entrevista aberta de 11 modo a permitir ao entrevistado explorar os temas propostos, dando-nos assim uma informação da realidade presente em relação ao objecto do estudo. Os resultados revelaram que é um projecto de qualidade, onde se destaca o trabalho diferenciado e a inclusão que é praticada na escola. É uma escola que respeita as crianças, permitindo que estas aprendam consoante o seu ritmo, os seus interesses e as suas vivências, ligando-as ao Currículo Nacional. Existe uma cultura de solidariedade, cooperação e inclusão muito presentes, quer a nível dos alunos quer a nível dos professores, onde todos praticam a ajuda ao outro. Aspectos menos positivos encontrados são o facto do aluno poder estar em determinados momentos do seu percurso de aprendizagem sozinho no meio do grupo e a existência de uma logística deficiente, mais especificamente, a falta de condições físicas para o elevado número de alunos que esta possui. Outro aspecto a considerar, é o facto duma parte do corpo docente não ser estável, levando a alterações dos seus quadros todos os anos. O estudo teve resultados muito semelhantes ao realizado pela Comissão Externa de Avaliação do Ministério da Educação, podendo assim concluir-se que é uma escola de qualidade, com um projecto activo e dinâmico, também ele de qualidade, sendo por isso pertinente afirmar que este modelo de trabalho e de organização é um modelo de qualidade.
- Senescence effects in an extremely long-lived bird: The grey-headed albatross Thalassarche chrysostomaPublication . Catry, Paulo; Phillips, Richard A.; Phalan, Ben; Croxall, John P.Studies attempting to document reproductive or other pre-lethal senescence effects in wild birds typically face an array of problems, including flaws in statistical analyses, non-adaptive philopatry to deteriorating environments, confounding effects arising from cohort heterogeneity and differential death rates of phenotypes and the frequent pairing of old birds to younger mates. Furthermore, recent studies suggest that birds could maintain a high level of physical fitness until old age, before being struck by a catastrophic illness leading quickly to their demise. The presence of terminally ill individuals in most datasets (and their greater incidence in older age categories) may therefore provide a false impression of progressive senescence in cross-sectional analyses. This study was designed explicitly to avoid all the known pitfalls linked to the demonstration of progressive senescence in wild populations, and involved one of the very longest-lived bird species.We show that, during incubation, old (aged 35 years and over) male grey-headed albatrosses Thalassarche chrysostoma make longer foraging trips, and have lower daily mass gains, than experienced mid-aged individuals (aged up to 28 years). This is, to our knowledge, the first report documenting reduced foraging performance with old age. Hatching and breeding success of pairs composed of two old individuals were reduced in comparison to mid-aged pairs. Overall results were very similar when analyses were repeated using only individuals known to have survived 1 or 2 years beyond field measurements (hence probably not suffering from the effects of an advanced terminal illness). We conclude that extremely long-lived individuals usually experience some degree of general physical deterioration, leading to reduced foraging and breeding performance, long before their final demise.