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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo propomo-nos explanar um modelo teórico
do desenvolvimento psicológico, que consideramos
permitir compreender a maioria das dificuldades
que os jovens do Ensino Superior trazem para o aconselhamento,
e um modelo de intervenção no aconselhamento
individual dele resultante. O modelo teórico
surgiu ele próprio de um vaivém dialéctico entre a prática
clínica e a reflexão sobre essa prática, à luz dos
modelos do desenvolvimento de vários autores psicodinâmicos.
Reflexão que nos permitiu encontrar comunalidades
e complementaridades entre esses modelos,
apesar da utilização de terminologias diferentes pelos
seus autores. O modelo teórico elaborado serviu de
quadro de leitura a uma investigação empírica que permitiu
consubstanciar a sua pertinência. A partir deste
modelo propõe-se um modelo de intervenção que se
inscreve num quadro de terapia breve psicodinâmica, o
qual será explanado resumidamente e ilustrado com um
caso clínico. São discutidas as vantagens e os limites
deste modelo de intervenção.
Description
Keywords
Aconselhamento psicológico Desenvolvimento Ensino superior
Citation
Análise Psicológica, 24(2), 39-50.
Publisher
ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada