Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Aconselhamento psicológico a jovens do Ensino Superior: Uma abordagem psicodinâmica e desenvolvimentista

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
2006_24(1)_39.pdf86.56 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo propomo-nos explanar um modelo teórico do desenvolvimento psicológico, que consideramos permitir compreender a maioria das dificuldades que os jovens do Ensino Superior trazem para o aconselhamento, e um modelo de intervenção no aconselhamento individual dele resultante. O modelo teórico surgiu ele próprio de um vaivém dialéctico entre a prática clínica e a reflexão sobre essa prática, à luz dos modelos do desenvolvimento de vários autores psicodinâmicos. Reflexão que nos permitiu encontrar comunalidades e complementaridades entre esses modelos, apesar da utilização de terminologias diferentes pelos seus autores. O modelo teórico elaborado serviu de quadro de leitura a uma investigação empírica que permitiu consubstanciar a sua pertinência. A partir deste modelo propõe-se um modelo de intervenção que se inscreve num quadro de terapia breve psicodinâmica, o qual será explanado resumidamente e ilustrado com um caso clínico. São discutidas as vantagens e os limites deste modelo de intervenção.

Description

Keywords

Aconselhamento psicológico Desenvolvimento Ensino superior

Citation

Análise Psicológica, 24(2), 39-50.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada