EDUPRE - Dissertações de Mestrado
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Browsing EDUPRE - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
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- À descoberta da matemática e do conhecimento do Mundo com o projeto: Como vivem os coelhos?Publication . Amaro, Jessica Kelly Thorne dos Santos; Malhão, Vera Lúcia de FerreiraOs projetos realizados em sala são “fontes” de conhecimento, tanto para as crianças como para o educador, pois, para as primeiras, é algo que promove o contato com os diversos materiais existentes para o efeito e a possibilidade de utilização de outros que não sendo os apropriados, são também manuseados e utilizados (por exemplo, os materiais recicláveis). Já para o educador, os projetos poderão tornar-se enriquecedores e promovem, com certeza, o surgimento de novas ideias educativas, as quais poderão ser aplicadas na prática do quotidiano. Os objetivos deste trabalho centraram-se na construção de uma maquete com as crianças, o qual representasse o habitat do coelho e no aprofundamento de conhecimento matemático e do conhecimento do mundo nas crianças, durante as atividades na realização da maquete. A recolha de dados realizou-se entre 8 e 24 de Março de 2017 e teve lugar numa instituição com valência de creche e jardim de infância, pertencente ao Concelho de Cascais, através da observação das atividades realizadas pelas crianças. Após a realização do projeto, as aprendizagens foram notórias, pois as crianças ao terem feito uma pesquisa inicial em casa com os pais, dialogaram posteriormente com a educadora sobre o que tinham aprendido. Todo este momento fez com que as crianças adquiressem conhecimento em como era o habitat e a alimentação do coelho, tendo sido colocado seguidamente em prática, com o auxílio da investigadora, na concretização da maquete.
- A afetividade na relação pedagógica em contexto de jardim de infânciaPublication . Carvalhosa, Margarida da Costa Mimoso e Ataíde de; Pereira, Mónica PereiraO presente relatório consiste num estudo sobre a afetividade na relação pedagógica, em contexto de jardim de infância. Procurou-se investigar de que forma a afetividade na relação pedagógica influencia o bem-estar emocional das crianças e que estratégias pode o educador implementar que promovam o desenvolvimento de uma relação afetiva. Os dados recolhidos referem-se a um grupo composto por 25 crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos, bem como à respetiva educadora cooperante. A investigação fundamentou-se numa metodologia qualitativa, fazendo uso da observação, com recurso a notas de campo e a entrevistas conduzidas tanto com as crianças quanto com a educadora cooperante. A análise das informações recolhidas foi conduzida em diálogo com a literatura e com estudos no âmbito da temática. Os resultados obtidos demonstraram que uma relação pedagógica afetiva promove o bem-estar emocional das crianças, observando-se um aumento nos níveis de bem-estar à medida que se intensificam os afetos. Além disso, verificou-se que essa relação contribui positivamente para as aprendizagens da criança no jardim de infância, principalmente pela motivação que proporciona na realização de atividades, evidenciando a sua influência no processo educativo e de aprendizagem. Por fim, foram identificadas estratégias que podem ser aplicadas para que uma relação pedagógica afetiva potencie a resolução de conflitos, tais como envolver as crianças na resolução dos mesmos e valorizar os seus sentimentos e frustrações
- Altered states of consciousness, absorption and sexual responsivenessPublication . Ellero, Jacopo; Costa, Rui Miguel dos Santos AmaroSexual intercourse alters normal waking consciousness. Altered states of consciousness (ASC) refer to marked deviations from usual waking consciousness, and include alterations in the sense of self, attention, thought processes, and time and sensory perception. Research confirms that ASC can occur in sex, as indicated by states of attentional absorption in bodily sensations concomitant with loss of time awareness. The present study aimed at testing if, during sexual relations, higher sexual responsiveness relates to higher intensity of dimensions of ASC that can occur in other contexts, such as meditation or psychoactive substances. The personality trait of absorption appears to reflect individual differences in the proclivity to experience ASC; thus, a second aim was to examine if trait absorption relates to intensity of ASC during sex. The international sample consisted of 448 participants (303 women, 145 men). ASC were measured with four sub-scales of The Altered States of Consciousness Rating Scale (OAV): Experience of Unity, Spiritual Experience, Blissful State and Insightfulness. Trait absorption was measured by the Modified Tellegen Absorption Scale (MODTAS). Sexual functioning during the last intercourse was assessed by the sum of measures of arousal, desire, and satisfaction (sexual responsiveness), as well as by questions on the occurrence of orgasm from different sexual activities. Trait absorption and sexual responsiveness predicted independently all dimensions of ASC among women and men. In women, vaginal orgasm (during vaginal intercourse without concomitant clitoral masturbation) was an additional independent predictor of ASC. Male orgasm related to ASC, but not independently from sexual responsiveness.
- A aprendizagem mediada por materiais didáticos no 1.º CEB: um estudo no modelo highscopePublication . Trindade, Filipa Barthels; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1.º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2019/2020. A prática decorreu numa instituição de natureza jurídica privada, numa sala do 1.º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 20 alunos, com idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos. O ambiente de aprendizagem era semelhante ao da educação de infância, uma vez que a sala se encontra organizada em áreas constituídas por diferentes materiais. A manipulação de materiais era uma prática comum que vai ao encontro de alguns dos princípios orientadores da instituição, tais como: a aprendizagem ativa e o ensino diferenciado. Neste contexto, procurei compreender, recorrendo a uma observação sistemática, que contributos é que os materiais expostos e utilizados no decorrer das atividades podem ter para a aprendizagem das crianças. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi a metodologia qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação direta naturalista e a observação direta participante através dos registos do diário de bordo, dos documentos do portfólio e dos registos diários. Deste modo, a análise dos resultados, pretende dar respostas às questões colocadas, numa perspetiva de perceber a importância destes materiais para as aprendizagens assim como a forma como o professor deve planificar as atividades possibilitando um envolvimento mais ativo das crianças na sua aprendizagem. A realização deste estudo permitiu-me estabelecer uma ligação mais consistente, como futura profissional, entre o Jardim-de-Infância e o 1.º CEB. Apesar das culturas profissionais serem distintas, o trabalho pedagógico com as crianças mantem-se e deve ser contínuo e para isso é necessário uma procura constante de abordagens teóricas e modelos pedagógicos que se apliquem aos dois níveis
- Apropriação da escrita e da leitura no primeiro ano de escolaridade: Ensino e aprendizagemPublication . Ganhão, Mariana Pimpão Costa; Martins, Margarida Alves; Santana, InáciaA presente investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino básico, decorrente da prática supervisionada numa instituição de carácter privado numa turma de 1.º ano do Ensino Básico. Na instituição são implementadas práticas educativas inspiradas no modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, onde a escrita e a leitura estão presentes em todas as rotinas do grupo e onde se dá particular relevo à estratégia de trabalho de texto dos alunos em coletivo. O principal objetivo desta investigação foi compreender como é que a escrita e a leitura estavam integradas nas rotinas e perceber em que medida o trabalho de texto promove a aprendizagem da escrita e da leitura. Foi desenvolvida uma investigação qualitativa com base na observação participante e não-participante, tendo sido recolhidas evidências do contexto através da elaboração do Diário de Bordo. Foram também realizadas duas entrevistas: uma à professora cooperante, com o objetivo de compreender as suas intencionalidades pedagógicas, e outra aos alunos para compreender a sua perceção do processo de aprendizagem da escrita e da leitura. Para além disso, foram feitas três gravações, e respetivas transcrições, de momentos coletivos de trabalho de texto. Através da análise dos dados, foi possível compreender como a escrita e a leitura são utilizadas funcionalmente no quotidiano escolar. Destaca-se, neste contexto, o trabalho de texto enquanto estratégia privilegiada de aprendizagem formal, pelas crianças, do código alfabético e de todas as dimensões da língua refletidas ao longo do processo de organização textual.
- Contributos da prática para o desenvolvimento da independência e autonomia de crianças em educação pré-escolarPublication . José, Marisa Sofia Cabral; Pereira, MónicaO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada tem como objetivo analisar e compreender os contributos da prática profissional para o desenvolvimento da autonomia e da independência de um grupo de crianças em idade pré-escolar, mais concretamente com 5 anos. A problemática emerge da observação da dependência das crianças sobre os adultos, ou seja, muito frequentemente perguntavam o que iriam fazer de seguida, se poderiam realizar as tarefas que os interessava ou as necessárias à rotina diária. Esta dependência nos cuidados, na tomada de decisões sobre o espaço e sobre o uso a dar aos materiais disponíveis, assim como a falta de participação ativa sobre as regras da sala, constituíram o ponto de partida da pesquisa. Neste sentido, para analisar e compreender que estratégias poderiam contribuir para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças, implementei um plano de ação que procurei que assentasse na organização social do grupo, na participação ativa e coletiva das crianças sobre as regras da sala, com vista a promover, progressivamente, a tomada de iniciativa e a responsabilização sobre o espaço, materiais e sobre a rotina. Após a intervenção e a respetiva implementação das estratégias, constatei algumas melhorias, concretamente no que se relaciona com independência e autonomia das crianças na realização das tarefas. Estas melhorias relacionam-se com a compreensão que as crianças foram fazendo das regras da sala, bem como da apropriação que foram, gradualmente tomando do espaço e dos materiais. Apesar desta melhoria, considero que seria necessário mais tempo e mais oportunidades, sobretudo contínuas, para que as crianças progredissem ainda mais na sua autonomia ao nível da organização participada do grupo.
- Contributos do instrumento de regulação "Mostrar e Contar" para o desenvolvimento da participação e das interações em Educação Pré-EscolarPublication . Nascimento, Carla Andreia Vieira do; Pereira, MónicaNeste trabalho reflito e investigo sobre a ação pedagógica desenvolvida num contexto de jardim de infância (JI) – durante o período de 11 outubro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, e tenho como principal objetivo usufruir dos contributos da própria prática para o desenvolvimento da participação e interações entre crianças em educação pré-escolar. Para o efeito recorri a um conjunto de referenciais teóricos que contribuíram para aprofundar conhecimento sobre o objeto de estudo - participação e interação entre crianças. Além disso, no decorrer da prática em estágio optei por realizar uma pesquisa de cariz qualitativo sobre a própria prática e recolhi informações através de notas de campo, entrevistas e registo fotográfico, com vista a dar resposta às questões investigativas. Do cruzamento das informações recolhidas, constatei que a participação e a interação foi, gradualmente, ocorrendo durante o momento do Mostrar e Contar. As crianças foram interagindo com outros elementos do grupo e orientavam autonomamente o momento de forma a todos participarem em conjunto, refletindo sobre o que era falado, partilhando ideias conjuntas e desta forma socializavam uns com os outros. Apesar dos sucessos alcançados, das evoluções do grupo e de todos os desenvolvimentos adquiridos, teria sido importante que tivesse existido um maior foco de participação e de tempo para gerir melhor o grupo no momento do “Mostrar e Contar”. Gostaria de poder ter gerido melhor o grupo existindo uma maior tranquilidade, estar mais tempo com as crianças, ouvi-las, discutir os assuntos que surgiram do momento.
- Os contributos do trabalho de projeto no 1º ciclo na metodologia do movimento da escola modernaPublication . Soares, Madalena Mendonça Peixito; Matos, Ana Isabel Rio Tinto deEste relatório está integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, na Unidade Curricular de Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico. A prática ocorreu numa Instituição Particular, de natureza particular, e decorreu numa turma do terceiro e quarto ano de escolaridade, constituído por vinte cinco crianças, doze do sexo masculinos e treze do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos. Esta instituição orienta as suas práticas pedagógicas no modelo do Movimento da Escola Moderna, em que fazem parte do currículo escolar, o tempo de projetos, e por isso muito frequentes em sala de aula. O meu principal objetivo com este tema foi compreender de que forma estes tempos de projeto contribuem para o desenvolvimento das aprendizagens dos alunos e das suas competências sociais. No presente relatório, a metodologia utilizada foi de cariz qualitativo. Os instrumentos usados foram a observação participante e não participante; registos no diário de bordo e criação de instrumentos de observação. Todos os dados recolhidos permitiram dar respostas às minhas questões de investigação no que concerne aos tempos de projeto, mais propriamente no desenvolvimento das competências sociais e maximização das aprendizagens. Este relatório permitiu-me ainda, refletir sobre o meu papel enquanto futura profissional de educação e na forma como potenciar práticas de ensino para desenvolver a cooperação entre pares.
- Desafios da meia-idade: O papel do stress, ansiedade e humor deprimido no comportamento alimentar e na gestão de peso em mulheres de meia-idadePublication . Rangel, Catarina Raposo Matias; Pimenta, FilipaIntrodução: Na meia-idade pode haver uma exacerbação de sintomas psicológicos (SP) nas mulheres e um aumento de comportamentos alimentares disfuncionais (CAD) associados ao aumento de peso. A implementação de estratégias de gestão de peso pode reverter esta tendência. Este estudo explora se os SP predizem por um lado os CAD (Estudo 1) e, por outro, a implementação de estratégias de gestão de peso em mulheres de meia-idade (Estudo 2). Método: No total, 1,921 mulheres portuguesas (45-65 anos; Midade=52.21; DPidade=5.12) preencheram um questionário online, que incluiu questões sociodemográficas, de saúde e de sintomas psicológicos, o Three Factor Eating Questionnaire R-21 (que avaliou a Ingestão Emocional [IE], o Descontrolo Alimentar [DC] e a Restrição Cognitiva [RC]) e a OxFord Food and Activity Behaviours in Middle-Aged Women (que avaliou a Gestão de Impulso-Aceitação [GI-A], a Procura de Informação [PI], o Planeamento de Conteúdo [PC], a RegulaçãoRestrições [R-R] e o Apoio-Ajuda de Outros [A-AO]). Resultados: No Estudo 1, verificou-se que a ansiedade predisse os CAD (βRC= 0.076;p= 0.040; βIE= 0.117;p= <0.001; βDA= 0.137;p= <0.001). O humor deprimido predisse a IE (β= 0.182;p= <0.001) e o DA (β= 0.104;p= 0.003). No Estudo 2, a ansiedade predisse a PI (β = 0.034;p= 0.046) e o A-AO (β= 0.139;p= <0.001). O stress predisse o A-AO (β= -0.081;p= 0.049). Conclusão: A ansiedade e o humor deprimido estão associados com maior frequência a uma maior prevalência de CAD; o stress também poderá ser uma barreira à implementação de estratégias de gestão de peso, sendo que devem ser tidos em conta em futuras intervenções com este grupo de risco.
- Estratégias utilizadas pelos diferentes profissionais para incluir crianças com NEEPublication . Baganha, Carolina Pinto Fontes; Malhão, Vera Lúcia de FerreiraO presente relatório surge no âmbito da Prática do Ensino Supervisionada (PES), do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich e do Instituto Universitário Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida. Esta síntese procurase apresentar uma descrição e análise do contexto observado durante a prática pedagógica de uma turma de 3º ano de uma escola pública. O tema “Inclusão de crianças com NEE- Quais as estratégias utilizadas pelos diferentes profissionais para a inclusão de crianças com NEE”, resultou do facto de ter estado numa sala de 3º ano, em que ¼ do grupo tinha NEE variadas. Assim o objetivo deste relatório foi perceber de que forma é que os diferentes profissionais que lidam com esta turma todos os dias trabalham em conjunto para a promoção da inclusão. Para esta investigação optei pela metodologia quantitativa e foram utilizadas como técnicas de recolha de dados a observação não participante, e o recurso a instrumentos como questionários de resposta aberta. Com o estudo realizado foi possível concluir que a inclusão é um trabalho de parceria entre os diversos profissionais da turma: Na delineação de estratégias, na idealização de atividades, na construção de materiais e pelo trabalho de grupo com os pares que contribuem para uma inclusão mais eficaz e positiva de crianças com NEE. A inclusão destas crianças em escolas regulares, e o trabalho de grupo dos profissionais contribuem para um crescimento saudável da criança.