Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Contributos do instrumento de regulação "Mostrar e Contar" para o desenvolvimento da participação e das interações em Educação Pré-Escolar

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
24983.pdf967.24 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste trabalho reflito e investigo sobre a ação pedagógica desenvolvida num contexto de jardim de infância (JI) – durante o período de 11 outubro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, e tenho como principal objetivo usufruir dos contributos da própria prática para o desenvolvimento da participação e interações entre crianças em educação pré-escolar. Para o efeito recorri a um conjunto de referenciais teóricos que contribuíram para aprofundar conhecimento sobre o objeto de estudo - participação e interação entre crianças. Além disso, no decorrer da prática em estágio optei por realizar uma pesquisa de cariz qualitativo sobre a própria prática e recolhi informações através de notas de campo, entrevistas e registo fotográfico, com vista a dar resposta às questões investigativas. Do cruzamento das informações recolhidas, constatei que a participação e a interação foi, gradualmente, ocorrendo durante o momento do Mostrar e Contar. As crianças foram interagindo com outros elementos do grupo e orientavam autonomamente o momento de forma a todos participarem em conjunto, refletindo sobre o que era falado, partilhando ideias conjuntas e desta forma socializavam uns com os outros. Apesar dos sucessos alcançados, das evoluções do grupo e de todos os desenvolvimentos adquiridos, teria sido importante que tivesse existido um maior foco de participação e de tempo para gerir melhor o grupo no momento do “Mostrar e Contar”. Gostaria de poder ter gerido melhor o grupo existindo uma maior tranquilidade, estar mais tempo com as crianças, ouvi-las, discutir os assuntos que surgiram do momento.
In this work I reflect and research about the pedagogical action that was developed in a Kindergarten - from October 2017 to March 2018 - and my main goal was to analyze and understand how the sharing periods and dissemination of knowledge among children, using the regulation instrument "Show and Tell", can promote participation and interactions For this purpose, I used a set of theoretical references which helped me to expand the knowledge about my research subject - participation and interaction between children. Throughout my internship experience I chose to make a qualitative research about my own action, starting by gathering up field notes, interviews and photos, in order to answer to the research question. When I crossed all the collected information, I realized that the interaction and participation were gradually occurring during the "Show and Tell" moments. I noticed that children were interacting with other members of the group and independently oriented the moment so that everyone could participate together, reflecting on what was said, sharing common ideas and thus socializing with each other. I wish I could have managed the group better, with greater tranquility, being longer with the children, listening to them, discussing with them the issues that arose from the moment

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar

Keywords

Educação pré-escolar Participação Interações Pre-school education participation interactions

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue