Browsing by Issue Date, starting with "2018-10-03"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos do instrumento de regulação "Mostrar e Contar" para o desenvolvimento da participação e das interações em Educação Pré-EscolarPublication . Nascimento, Carla Andreia Vieira do; Pereira, MónicaNeste trabalho reflito e investigo sobre a ação pedagógica desenvolvida num contexto de jardim de infância (JI) – durante o período de 11 outubro de 2017 a 31 de janeiro de 2018, e tenho como principal objetivo usufruir dos contributos da própria prática para o desenvolvimento da participação e interações entre crianças em educação pré-escolar. Para o efeito recorri a um conjunto de referenciais teóricos que contribuíram para aprofundar conhecimento sobre o objeto de estudo - participação e interação entre crianças. Além disso, no decorrer da prática em estágio optei por realizar uma pesquisa de cariz qualitativo sobre a própria prática e recolhi informações através de notas de campo, entrevistas e registo fotográfico, com vista a dar resposta às questões investigativas. Do cruzamento das informações recolhidas, constatei que a participação e a interação foi, gradualmente, ocorrendo durante o momento do Mostrar e Contar. As crianças foram interagindo com outros elementos do grupo e orientavam autonomamente o momento de forma a todos participarem em conjunto, refletindo sobre o que era falado, partilhando ideias conjuntas e desta forma socializavam uns com os outros. Apesar dos sucessos alcançados, das evoluções do grupo e de todos os desenvolvimentos adquiridos, teria sido importante que tivesse existido um maior foco de participação e de tempo para gerir melhor o grupo no momento do “Mostrar e Contar”. Gostaria de poder ter gerido melhor o grupo existindo uma maior tranquilidade, estar mais tempo com as crianças, ouvi-las, discutir os assuntos que surgiram do momento.