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- A complementaridade dos diversos espaços interiores e exteriores na aprendizagem e desenvolvimento das crianças em educação pré-escolarPublication . Pereira, Carolina Azevedo; Pereira, MónicaCom o objetivo de identificar e compreender os benefícios, desafios e estratégias para promover a complementaridade entre os espaços educativos interiores e exteriores, dentro e fora do contexto do jardim de infância, apresenta-se um estudo desenvolvido numa sala de educação pré-escolar, envolvendo um grupo de dezassete crianças com idades heterógenas (3- 6 anos). O estudo, de natureza qualitativa, baseou-se na observação das dinâmicas diárias de um grupo de crianças e nas informações provenientes de uma entrevista realizada à educadora cooperante do estágio. Esta abordagem permitiu uma análise e reflexão aprofundadas sobre o objeto de estudo: a organização e a complementaridade dos espaços educativos. Os resultados revelaram benefícios relacionados com o desenvolvimento de competências como autonomia, independência e criatividade nas crianças, à diversidade de experiências e ao desenvolvimento de aprendizagens mais significativas, decorrentes da sua ligação direta com as vivências das crianças. No que se relaciona com as dificuldades, os dados evidenciaram que as condições climatéricas adversas e a escassez de tempo e recursos são os principais obstáculos identificados pela educadora entrevistada. Na investigação sobre a complementaridade entre espaços educativos, os dados evidenciaram que diversificar as experiências das crianças entre os espaços dentro e fora do jardim de infância, englobando contextos públicos e privados, culturais e recreativos, foi fundamental para enriquecer e atribuir significado às suas vivências. Esta abordagem serviu de suporte ao desenvolvimento curricular como também se revelou crucial para promover de forma significativa o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.
- Envolvimento, motivação e bem-estar emocional das crianças em jardim de infânciaPublication . Ribeiro, Bárbara Dos Santos; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesEste relatório de estágio em prática de ensino supervisionada analisa a importância do envolvimento e bem-estar das crianças na educação pré-escolar, particularmente nos Jardins de Infância. O envolvimento é descrito como um estado de atividade mental intensa e satisfação, associado à motivação intrínseca e ao incremento da aprendizagem e desenvolvimento. O bem-estar emocional é caracterizado por emoções positivas, autoconfiança e sensação de realização, influenciando a disposição das crianças para participarem em atividades. O estudo identifica diferentes níveis de envolvimento com base em indicadores como concentração, energia e persistência. Os educadores desempenham um papel crucial na promoção de ambientes propícios ao envolvimento, proporcionando atividades desafiantes e significativas, feedback construtivo e reconhecendo os interesses das crianças. A investigação revela que as crianças manifestam diversos graus de envolvimento e bem-estar emocional, dependendo da atividade e dos seus interesses individuais. Estratégias para melhorar o envolvimento incluem oferecer opções, desafios adequados e criar oportunidades para exploração e criatividade. Em conclusão, o estudo realça a natureza interdependente e crucial do envolvimento e bem-estar emocional nas experiências educativas das crianças. Encorajase os educadores a implementar estratégias que correspondam às necessidades e interesses individuais das crianças, assegurando ambientes seguros e estimulantes para a aprendizagem e desenvolvimento.
- Travessias: Adolescência e pandemia em sonhosPublication . Baldo, Joana Horst Rescigno; Gonzalez, António JoséEsta dissertação propõe-se a investigar os sonhos de adolescentes brasileiros durante a pandemia de COVID-19 que compõem o acervo Inventário de Sonhos. Realizamos a leitura/escuta desses sonhos, analisando as imbricações das travessias da adolescência e da pandemia a partir das narrativas oníricas, sustentados pela ética da psicanálise. Guiados pela atenção flutuante, deixamo-nos atravessar pelo critério transferencial na seleção de 16 dentre os 45 sonhos de adolescentes do acervo, que nos interpelaram e suscitaram interrogações. Observamos nesses enredos oníricos a intensidade do trabalho psíquico do adolescente para se ressituar na sua relação com o universo discursivo. Reconhecemos manifestações do caráter invasivo e imprevisível da pandemia, retratando o sofrimento decorrente das privações impostas pelo contexto pandêmico, como o isolamento social, cujos efeitos são especialmente dramáticos nesse tempo da adolescência. Percebemos representações de angústia e imagens de desamparo, bem como manifestações relativas aos diversos lutos em causa nesse contexto, às transformações do corpo e à reorganização pulsional próprias da passagem adolescente. Identificamos ainda que nesse enredo onírico há algo de paradigmático do que se estava vivendo no período de pandemia no Brasil. Compreendemos que o sonho opera como um recurso para realizar a travessia da noite, que as narrativas oníricas carregam em si possibilidades transmissão da experiência compartilhada, e que a função do sonhar – pelo trabalho de linguagem de que o sonho é feito e sua consequente polissemia significante – pode produzir uma abertura de sentidos que instaura uma dimensão tanto de testemunho quanto de criação, na direção de uma ética do despertar.
- A afetividade na relação pedagógica em contexto de jardim de infânciaPublication . Carvalhosa, Margarida da Costa Mimoso e Ataíde de; Pereira, Mónica PereiraO presente relatório consiste num estudo sobre a afetividade na relação pedagógica, em contexto de jardim de infância. Procurou-se investigar de que forma a afetividade na relação pedagógica influencia o bem-estar emocional das crianças e que estratégias pode o educador implementar que promovam o desenvolvimento de uma relação afetiva. Os dados recolhidos referem-se a um grupo composto por 25 crianças, com idades compreendidas entre os quatro e os seis anos, bem como à respetiva educadora cooperante. A investigação fundamentou-se numa metodologia qualitativa, fazendo uso da observação, com recurso a notas de campo e a entrevistas conduzidas tanto com as crianças quanto com a educadora cooperante. A análise das informações recolhidas foi conduzida em diálogo com a literatura e com estudos no âmbito da temática. Os resultados obtidos demonstraram que uma relação pedagógica afetiva promove o bem-estar emocional das crianças, observando-se um aumento nos níveis de bem-estar à medida que se intensificam os afetos. Além disso, verificou-se que essa relação contribui positivamente para as aprendizagens da criança no jardim de infância, principalmente pela motivação que proporciona na realização de atividades, evidenciando a sua influência no processo educativo e de aprendizagem. Por fim, foram identificadas estratégias que podem ser aplicadas para que uma relação pedagógica afetiva potencie a resolução de conflitos, tais como envolver as crianças na resolução dos mesmos e valorizar os seus sentimentos e frustrações