EDUPRE - Dissertações de Mestrado
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- O jardim-de-infância, a família e a cidade: Uma trilogia educativaPublication . Silva, Adelaide Margarida Trindade da; Gomes, Elisabete XavierO presente relatório surgiu no âmbito da Prática Supervisionada em Educação Pré-Escolar, com um grupo de dezanove crianças de Jardim-de-Infância, numa Instituição de cariz Publico-Particular, da zona de Lisboa. Faz uma abordagem às três modalidades educativas e ao que elas têm em comum com as cidades educadoras; refere-se ainda como é que esta relação pode ser potenciada através da relação entre o Jardim-de-Infância, a família e a comunidade. Esta investigação surgiu da necessidade de incentivar as famílias e crianças no contexto de estágio a utilizar de forma mais dinâmica os espaços culturais, cívicos, jardins, entre outros, que a comunidade e a cidade oferecem. O trabalho desenvolvido ao longo da Prática Supervisionada implicou a criação de diversas estratégias para chegar aos objetivos pretendidos, de natureza pedagógica, educativa e também curricular. Este estudo é inspirado na metodologia da investigação-ação, visto que se considera uma abordagem fundamental nas práticas do educador, na medida em que apoia a reflexão sobre a ação que investiga. Nesta investigação efetuou-se entrevistas às famílias que ocorreram antes e depois da intervenção pedagógica e da proposta de diversas atividades para as crianças e para as famílias realizarem com as crianças. Esta investigação constata que é essencial um trabalho em parceria entre o Jardim-de-Infância e a família, o papel do/a educador/a é fundamental neste caminho para conseguir incentivar as famílias a participarem mais ativamente na vida e na educação das crianças em contextos educativos diferentes mas numa forma natural e informal. IV
- Literacia na Educação Pré-EscolarPublication . Semedo, Gracinda Tavares; Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesO presente Relatório da Prática do Ensino Supervisionada nasceu da vontade de compreender melhor a intervenção pedagógica na Educação Infantil, no âmbito da literacia emergente. Assim, estabelecemos como principais objetivos: motivar as crianças para a descoberta e exploração de leitura e da escrita; promover oportunidades de uma maior participação das famílias no processo da aprendizagem das crianças; criar condições de o grupo desenvolver os seus conhecimentos sobre a funcionalidade da linguagem escrita. Implementámos as atividades com crianças do JI, de cinco e seis anos, promovendo a interação das famílias, a fim de chegar à melhor forma de construir uma pedagogia de qualidade na Educação Pré-Escolar (EPE) e de motivar as crianças para a leitura e escrita. Para a recolha de dados reorganizámos e dinamizámos a área da Biblioteca, com a escolha de um novo móvel, num outro recanto da sala, apetrechado de novos livros, que as crianças requisitassem. E ainda realizámos entrevistas às crianças, que contemplassem a funcionalidade da leitura e da escrita, e promovemos atividades de descoberta e de exploração da leitura e da escrita. Para este trabalho usámos a metodologia qualitativa definida como investigação-ação, a qual implica um processo de avaliação contínua. Os resultados das atividades permitiram concluir que os pais acompanharam efetivamente os seus filhos no processo de aprendizagem; verificámos que ocorreram mudanças no ambiente educativo da sala e houve algum crescimento no grupo alvo, dada a crescente motivação das crianças no âmbito da literacia emergente.
- Qual o contributo de estratégias de diferenciação pedagógica para o envolvimento das crianças nas atividades proposta em sala de aula de 1º CEBPublication . Araújo, Sandra Isabel Matias; Gomes, Elisabete XavierEste relatório tem como finalidade reflectir sobre/analisar o contributo de estratégias de diferenciação pedagógica para o envolvimento de crianças com diferentes níveis de aprendizagem / desempenho (NEE) e em diferentes níveis de escolaridade nas atividades propostas em sala de aula. O presente relatório foi realizado numa turma com dois anos de escolaridade (1.º e 2.º ano) envolvendo crianças com idades compreendidas entre os 7 e 9 anos de idade. A finalidade deste estudo consiste em compreender como pode ser feita a diferenciação pedagógica em 1.ºCEB, a partir da análise de estratégias utilizadas em contexto para responder às diversidades de cada aluno incluindo-os no ensino-aprendizagem, ao longo da Prática Supervisionada em 1ºCEB. A metodologia que me permitiu responder a esta problemática foi de caráter qualitativo sendo o principal instrumento de recolha de dados a observação directa participante e não participante. Para responder à problemática em causa, analisam-se autores de referência na área, o que permite entender melhor os conceitos chave. As estratégias de diferenciação pedagógica implementadas na sala foram diversas, tendo utilizado fichas diferenciadas / adaptadas quanto ao nível de aprendizagem/ desempenho e o scaffolding, ou seja, uma tutoria dos alunos do 2.ºano de escolaridade para com os alunos do 1.ºano. As estratégias utilizadas mostraram-se vantajosas para o envolvimento do grupo, o que também possibilitou um ambiente de sala inclusivo.
- A diferenciação pedagógica no contexto de sala de aulaPublication . Raposo, Mariana Ribeiro Telles Andrade; Morgado, JoséO atual relatório foi realizado no âmbito da Prática Supervisionada em 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano letivo 2018/2019. A prática decorreu numa instituição privada, numa sala de 2º ano do Ensino Básico. A turma era composta por 19 alunos – 10 rapazes e 9 raparigas, todos eles de nacionalidade portuguesa. Neste contexto, percebi que todas as crianças tinham oportunidade para aprender, independentemente das suas diferenças. Eram estas diferenças que moviam as aprendizagens da sala para apoiar um ensino de qualidade no dia a dia. Assim, fiquei motivada para compreender quais eram os elementos essências a ter em conta numa sala de aula que acolhe a diferenciação pedagógica no seu processo de ensino e aprendizagem e perceber como era o papel do professor, como promotor e regulador dessas diferenças. A metodologia utilizada para a realização deste relatório é a investigação qualitativa. Os instrumentos utilizados foram a observação livre e sistemática, através de grelhas de observação. Assim, a análise dos resultados, pretende dar resposta às questões colocadas, numa perspetiva de entender não só o papel do professor na resposta às necessidades de cada aluno no contexto de aprendizagem, como também as diferentes perspetivas que devem ser tidas em conta para alcançar um ensino de qualidade aceitando e respeitando as diferenças que cada criança trás para dentro da sala.
- Desenvolver o gosto pelo aprender: Uma experiência de flowPublication . Esteves, Marta Maria CastelBranco da Silveira de Sena; Malhão, Vera Lúcia de FerreiraO presente estudo, inserido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), tem como âmbito temático o gosto pela aprendizagem e investiga as experiências educativas que mais o promovam. Emerge igualmente de um forte desejo pessoal em compreender e detetar as motivações ou experiências que levam crianças a envolver-se e desenvolver o gosto pelas aprendizagens de um modo cada vez mais autónomo e fluido. Após revisão de literatura na perspetiva humanista, dinâmica e multivariada, Csikszentmihalyi afiança-se como investigador central na área da pedagogia motivacional. Sem desvirtuar a ambição cognitiva de toda a educação, este autor promove a estabilidade emocional na relação interativa em sala de aula como promotora da aprendizagem, inclusive a intelectual, otimizando e agilizando as competências sensoriais e intelectuais numa única vivência fluida de criatividade, a que chama precisamente Flow. Na prática com crianças do 1º CEB procurei estratégias que provocam e conduzem à Experiência de Flow. Identifiquei-as enquanto resultado de um feedback imediato e oportuno, uma clareza de metas calmamente expostas no inicio da atividade, num equilíbrio ponderado entre desafios e competências, e ainda em aulas de estilo dinâmico e sensorial onde os alunos livremente assumiram as suas escolhas autónomas, sem receio e com responsabilidade. O resultado objetivo, alcançado através de uma metodologia qualitativa, baseada em investigação participante e em questionários, aponta a uma aprendizagem mais personalizada, motivada e ótima (na expressão de Csikszentmihalyi: optimal experience). Apura-se a conveniência de uma aprendizagem por competências integrais e recomenda-se a sua inclusão nos projetos educativos contemporâneos mediante Experiências de Flow.
- Estratégias de aprendizagem ativa num contexto de ensino transmissivoPublication . Vacas, Maria Teresa Brejo; Frazão, Rogério MartinsNo âmbito do Curso de Mestrado do 1º Ciclo do Ensino Básico, elaborou-se o presente relatório a partir da PS realizada com uma turma do 1.º CEB, inserida num contexto educativo, marcado ainda pela presença do ensino tradicional. Pretende-se, com este estudo, provar a possibilidade de melhorar as competências/capacidades dos alunos e interiorização de conhecimentos pelos mesmos, através da implementação de uma metodologia de aprendizagem ativa. Nesta, o aluno assume um papel ativo na construção das suas aprendizagens, descobrindo e explorando autonomamente situações criadas, quer na sala de aula, quer no meio envolvente, sempre em interação com o grupo turma. Por sua vez, o professor assume um papel orientador, auxiliando o aluno sempre que necessário na sua caminhada. O projeto “Da Semente à Planta…” foi planificado de acordo com a metodologia acima referida, havendo a preocupação de diversificar as estratégias e suscitar nos alunos aprendizagens interdisciplinares e que contribuíssem também para a sua formação integral. Na avaliação do projeto, optei por uma metodologia qualitativa, tendo recolhido dados nas diferentes intervenções pedagógicas, através de registos de observação, notas de campo e até de um teste de autoavaliação. Neste relatório, é apresentado o que se revelou mais significativo durante a PS, principalmente no que respeita às aprendizagens realizadas e aos conhecimentos adquiridos pelos alunos, resultantes de estratégias baseadas na metodologia de aprendizagem ativa, privilegiando-se o contacto direto com o meio envolvente. Por fim, será apresentada uma reflexão sobre a minha prática e a forma como a minha intervenção contribuiu para a formação dos alunos, bem como os reflexos que teve na construção da minha identidade profissional.
- O ambiente natural como promotor de aprendizagens em jardins de infânciaPublication . Ascensão, Alexandra Tavares; Gerardo, Maria IsabelO presente relatório intitulado de “O ambiente natural como promotor de aprendizagens em jardins-de-infância” tem como objetivo evidenciar a interação das crianças com a natureza, na medida em que este espaço é um promotor natural de aprendizagens e do desenvolvimento holístico da criança. Com base na abordagem do modelo Forest School, o contacto com o ambiente natural promove, igualmente, o desenvolvimento de melhores atitudes face à relação com os outros, no cuidado intrapessoal, para além de que origina práticas de respeito e de consciência pelo meio ambiente, levando a que a criança se sinta bem quer a nível físico, como social, emocional e intelectual. Ao longo do relatório são evidenciados os variados benefícios do contacto com a natureza e a sua importância para o desenvolvimento das crianças, sendo que nos espaços ao ar livre as crianças têm mais oportunidades de se desafiarem e testarem os seus limites, assim como as coloca em contacto direto com os elementos da natureza, tornando as aprendizagens mais estimulantes e significativas. Perante isto, torna-se necessário alertar e desafiar os profissionais de educação para proporcionarem mais momentos de interação e exploração da natureza, uma vez que se trata de um recurso que mesmo tratando-se de um “espaço pequeno” é uma fonte enorme de estímulos e aprendizagens para as crianças. O trabalho aqui exposto apresenta atividades realizadas na e com a natureza, evidenciando a potencialidade destes espaços para o processo de aprendizagem e desenvolvimento holístico das crianças e das suas capacidades de imaginação e criatividade.
- Brincar, por que não lá fora?Publication . Santos, Catarina Freire Fernandes Dos; Gerardo, Maria IsabelO presente relatório tem como objetivo compreender e valorizar a importância da criança brincar no espaço exterior. Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade, motricidade e autonomia da criança e ainda para o desenvolvimento das suas relações com as outras crianças. O facto de poderem brincar também no exterior proporciona importantes experiências de comunhão entre a natureza humana e o próprio meio ambiente. O conceito de educar e as suas metodologias têm sofrido muitas alterações ao longo dos tempos, adequando-se e desenvolvendo-se em função de muitos fatores sendo o meio ambiente disponível uma condicionante de peso. A oportunidade de as crianças brincarem num espaço exterior remete-nos para a maioria das nossas atuais cidades com poucos espaços verdes realçando que uma escola sem recreio exterior é muito diferente de uma outra que o tenha. A qualidade de um recreio ao ar livre seguro e estimulante é cada vez mais importante porque as rotinas de vida, inclusive as das crianças, são restritivas e sedentárias e cada vez mais, nas cidades, é difícil manter um espaço exterior que seja seguro e adequado. O espaço exterior desperta e desafia a criatividade, estimula a curiosidade, promove a autonomia e a motricidade das crianças. Deve ser articulado com o papel fulcral que o educador tem no processo de aprendizagem das crianças de maneira a potenciar as condições adequadas para o processo educativo. O presente relatório pretende relatar a prática pedagógica num Jardim-de-Infância onde os momentos de brincadeira no espaço exterior são privilegiados com base nas observações e na intervenção realizada.
- Promover a participação e a cooperação da relação escola-famíliaPublication . Pereira, Cláudia Sofia Carmezim MartinsO presente relatório insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) e foi elaborado a partir da experiência vivenciada no decurso do estágio curricular, numa sala de três anos, de um Jardim de Infância inserido numa Instituição de Solidariedade Social (IPSS) em Lisboa. A problemática desta investigação circunscreve-se na relação entre a escola e a família. Desta forma, foi utilizado como referencial teórico o modelo explicativo da tipologia do envolvimento parental Epstein (2001), pretendendo-se compreender de que forma é vivenciada a relação escola/família, em contexto pré-escolar, no sentido de melhor conhecer a participação e cooperação entre os agentes educativos. A investigação foi alicerçada numa metodologia qualitativa que recorreu a questionários, aplicados aos pais (das salas de três anos) e aplicados às educadoras das respetivas salas. A observação direta e os respetivos registos em diário de campo também complementaram a recolha da informação necessária a esta investigação. Verificou-se que a instituição estabelece relação com as famílias embora não seja demonstrada a participação de todas as famílias no que diz respeito às propostas desenvolvidas pelo contexto escolar.
- A diferenciação pedagógica no contexto de sala de aulaPublication . Moreira, Rita Maria Gomes; Frazão, Rogério MartinsNa escola atual, há cada vez mais existência de salas heterogéneas com diversos parâmetros, transportando grandes desafios para os professores. Estudos aprofundados, principalmente nas áreas da Educação e da Psicologia, demostram que as aprendizagens são feitas de uma forma subjectiva. Pois estão intimamente ligadas às características individuais de aprendizagem. Por isso, é importante adequar o ensino, para que cada aluno aprenda consoante as suas características específicas (Tomlinson, 2008). Assim, o presente relatório aborda o tema «A diferenciação pedagógica em contexto de sala de aula», apontando para a utilização das diferentes estratégias, métodos e processos dentro da sala de aula, com o intuito de responder às necessidades de cada um dos alunos no processo de aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, onde o aluno desempenha um papel ativo e o professor o mediador, decisor e possibilitador de oportunidades neste processo. A metodologia utilizada para realização deste relatório é a investigação qualitativa, tendo como o instrumento de recolha de informação, a observação participante. Portanto, este tema aparece no âmbito deste relatório como forma de responder mais adequadamente às necessidades de cada aluno no contexto de aprendizagem, como também pôr em prática uma outra forma de ensinar e de estar dentro de uma sala de aula. Assim, o objetivo que defini assenta-se, fundamentalmente, em tentar pôr em prática o ensino diferenciado e perceber e refletir sobre os benefícios que este traz para cada um dos alunos.