Browsing by Issue Date, starting with "2018-11-12"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Contributos da prática para o desenvolvimento da independência e autonomia de crianças em educação pré-escolarPublication . José, Marisa Sofia Cabral; Pereira, MónicaO presente Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada tem como objetivo analisar e compreender os contributos da prática profissional para o desenvolvimento da autonomia e da independência de um grupo de crianças em idade pré-escolar, mais concretamente com 5 anos. A problemática emerge da observação da dependência das crianças sobre os adultos, ou seja, muito frequentemente perguntavam o que iriam fazer de seguida, se poderiam realizar as tarefas que os interessava ou as necessárias à rotina diária. Esta dependência nos cuidados, na tomada de decisões sobre o espaço e sobre o uso a dar aos materiais disponíveis, assim como a falta de participação ativa sobre as regras da sala, constituíram o ponto de partida da pesquisa. Neste sentido, para analisar e compreender que estratégias poderiam contribuir para o desenvolvimento da independência e da autonomia das crianças, implementei um plano de ação que procurei que assentasse na organização social do grupo, na participação ativa e coletiva das crianças sobre as regras da sala, com vista a promover, progressivamente, a tomada de iniciativa e a responsabilização sobre o espaço, materiais e sobre a rotina. Após a intervenção e a respetiva implementação das estratégias, constatei algumas melhorias, concretamente no que se relaciona com independência e autonomia das crianças na realização das tarefas. Estas melhorias relacionam-se com a compreensão que as crianças foram fazendo das regras da sala, bem como da apropriação que foram, gradualmente tomando do espaço e dos materiais. Apesar desta melhoria, considero que seria necessário mais tempo e mais oportunidades, sobretudo contínuas, para que as crianças progredissem ainda mais na sua autonomia ao nível da organização participada do grupo.