Browsing by Author "Carita, Ana"
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- O conflito interpessoal na sala de aula: Representações dos estudantes e qualidade desenvolvimental do contextoPublication . Carita, Ana; Azevedo, MarioInexistente
- O conflito na sala de aula: Representações mobilizadas por professoresPublication . Carita, AnaPretende-se dar conta de parte de uma investigação realizada no âmbito da relação pedagógica e particularmente da relação pedagógica em situação de conflito na aula. Visou-se, entre outros objectivos, explorar as representações sociais de professores do 3º ciclo sobre o conflito na aula - a significação e origem que lhe atribuem e as modalidades de gestão que vulgarmente mobilizam. O artigo apresenta a seguinte estrutura: em primeiro lugar definimos o campo da relação pedagógica tal como nós a postulamos. Em segundo lugar referimo- -nos ao estudo da relação pedagógica, sumariando brevemente algumas correntes de investigação e desenvolvendo a referência a estudos que valorizam a exploração dos fenómenos representacionais como um contributo importante para a compreensão da relação pedagógica (Gilly, Mollo, Meyer, Estrela). De seguida apresentam-se e comentam-se os dados recolhidos no âmbito da nossa investigação, os dados relativos a representação do conflito na aula.
- Conflito, justiça e cidadaniaPublication . Carita, AnaAnuncia-se a finalidade da investigação em que se inscreve a presente comunicação: averiguar a qualidade do ambiente da aula enquanto ambiente facilitador do desenvolvimento sociomoral dos estudantes. Refere-se que os conflitos interpessoais na aula e, em particular, os processos de resolução dos mesmos, foram tomados como indicadores da qualidade desenvolvimental do contexto aula. Enunciam-se de seguida os pressupostos da pesquisa, de que se destaca a ênfase atribuída ao conceito de escola como comunidade justa apresentado e operacionalizado por L. Kohlberg (1980). Dá-se conta da metodologia utilizada e da composição da amostra. De seguida apresentam-se alguns resultados relevantes da pesquisa, os quais não nos permitem inferir uma definição da aula como um ambiente suficientemente bom para o desenvolvimento sociomoral dos estudantes. *****ABSTRACT***** The aim of this study was to analyse the quality of the classroom environment as an environment which facilitates the sociomoral development of pupils. Interpersonal conflicts in the classroom and, particularly, the processes and strategies used to deal with these conflicts were used as indicators of the developmental quality of the context of the classroom. The theoretical principles which framed this study are presented, with a particular emphasis on the concept of school as a just community, presented and operationalised by L. Kohlberg (1980). The methodology of the study and the composition of the sample are described. Some relevant results of the study are discussed and we demonstrate that these results do not allow us to define the classroom as a sufficiently good environment for the sociomoral development of pupils.
- A dinâmica da consistência moralPublication . Carita, Ana; Tomé, GonçaloO estudo inscreve-se na problemática da moralidade, centrando-se no problema da acção moral consistente. A mobilização de variáveis cognitivas e afectivas para a compreensão desta questão, e a operacionalização empírica da consistência no quadro das contribuições da abordagem desenvolvimental e estrutural da moralidade constituem traços centrais da pesquisa. Para a recolha da informação foi construído um questionário, o qual foi administrado a 156 participantes, dos 8º e 11º anos de escolaridade, rapazes e raparigas. Relativamente aos resultados confirmaram-se algumas das hipóteses colocadas, embora a sua interpretação não se apresente linear. Assim, a relação entre a cognição e a consistência apresentou-se positiva, mas fraca; já a relação entre a variável afectiva e a consistência apresentou-se igualmente positiva, mas mais confiável. Também o género parece contribuir para a variabilidade da consistência. Inteiramente não confirmadas foram as hipóteses sobre a contribuição da escolaridade na consistência, bem como o efeito mediador da satisfação perspectivada na relação entre a cognição e a consistência. Finalmente, a análise integrada da contribuição das variáveis preditoras na consistência mostrou que todas elas, com excepção da escolaridade, contribuem para explicar a variabilidade da consistência, aliás, mais do que qualquer uma delas isoladamente considerada. ABSTRACT The present study is based on a moral problem, and focus on the issue of consistent moral action. The mobilization of cognitive and affective variables for the understanding of this issue, and the empirical operationalization of consistency, within the frame of the contributions of a developmental and structural approach to morality, constitute central features of this research. In order to gather information a questionnaire was structured and applied to 156 8th and 11th grade boys and girls. The results have confirmed some of the formulated hypotheses, although their interpretation is not straightforward. The relationship between cognition and consistency presented a positive, however weak, result regarding the relationship between the affective variable and consistency, the latter being more reliable. Gender also seems to play a role in the consistency variability. The assumptions on the contribution of schooling to consistency, as well as the mediating effect of satisfaction, understood in the relationship between cognition and consistency, have not been confirmed. Finally, the integrated analysis of the contribution of predictor variables for consistency showed that all of them, with the exception of schooling, help to explain the variability of consistency, in fact, more than each one of them considered per se.
- Interacção educativa em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professorPublication . Carita, AnaApresenta-se sinteticamente as conclusões de uma investigação realizada no campo da relação pedagógica. Identifica-se o quadro teórico de referência - teoria das representações sociais - e discute-se a pertinência e significado do estudo. A investigação centra-se na posição do professor (de alunos do 3P ciclo de escolaridade), e dirige-se a exploração das suas representações do aluno e do conflito professor-aluno, enquanto factores cognitivos esclarecedores da relação educativa. Tendo os discursos sido recolhidos junto de professores em início de carreira e meio de carreira, procede- se a análise comparativa das suas representações e analisam-se os dados i luz das suas potenciais implicações na dinâmica das representações e da relação educativa. Termina-se aludindo as representações sociais como elemento do currículo oculto da Escola e discute-se a essa luz, algumas questões decorrentes dos resultados encontrados.
- Interacção professor-aluno em situação de conflito: Representações mobilizadas pelo professorPublication . Carita, Ana; Martins, Margarida AlvesInexistente
- Professores do 3.' Ciclo e Ensino Secundário: A sua representação do alunoPublication . Carita, AnaDá-se conta de uma investigação centrada na exploração da representação de professores de terceiro ciclo de escolaridade, em início e meio de carreira, sobre cis alunos desse ciclo. A pesquisa insere-se no quadro da Teoria das Rcpresentações Sociais e foi conduzida com base na recolha dos discursos dos professores, através de eritrevista semi-estruturada. Recorreu-se quer a diversos contextos de produção dos discursos (alunos em geral, bom aluno, mau aluno, aluno ideal), quer, posteriormente, a diversas modalidades de análise dos mesmos (temática e categoria], avaliativa e estrutural). Salienta-se que a análise dos dados revela a existência de uma forte estabilidade e coerência interna da representação em estudo, especialmente assente na mobilização escolar do aluno e na relação que estabelece com o seu professor. A força destas dimensões da representação encontra confirmação em pesquisas anteriores e justifica as leituras que sublinham a relevância de uma apreensão do aluno muito marcada por uma pedagogia sobretudo tradicional. Salienta-se também o forte impacte das avaliações negativas - possíveis indicadores de uma atitude desfavorável em relação ao aluno -, apesar da ligeira prevalência das avaliações positivas. É particularmente este último dado, mas também o peso avassalador das questões instrucionais que nos Icvam a questionar em que medida a relação pedagógica se oferece como um bom contexto de desenvolvimento pessoal e social dos alunos.
- O psicólogo na escola : Factores condicionantes e sentido geral da intervençãoPublication . Carita, AnaAnalisam-se alguns dos factores condicionantes da intervenção do psicólogo educacional na Escola, com especial destaque para a evolução da situação social, a história da psicologia, as características da instituição escolar e as de cada escola em particular. Refere-se ainda a interferência da história pessoal do psicólogo e a dinâmica da equipa de trabalho, no estilo da intervenção. Articula-se o reconhecimento da complexidade do contexto e das referências da intervenção com a necessidade de o psicólogo proceder a escolhas. Dá-se conta de um modo de operacionalizar essas escolhas e respectivos conteúdos
- Testemunhas de bullying no ensino fundamental numa escola do nordeste brasileiroPublication . Carita, Ana; Macedo, Ana CristinaPotenciar intervenção educativa sustentada foi uma das motivações da pesquisa, que tomou como foco o papel das testemunhas de bullying em contexto escolar: Podem elas ser consideradas aliados na prevenção do bullying? Definiramse como objetivos identificar os papéis por elas adotados em situação e a sua posição relativa, bem como verificar a relação entre o papel e variáveis de caracterização (idade, género, escolaridade, experiência prévia), clima escolar (tipo, frequência e gravidade do bullying) experiência da situação (tipo de bullying e emoções). Esperou-se que o clima escolar, se definido com elevada frequência de bullying, ao potenciar habituação, comprometesse a ajuda às vítimas (H1) e se reconhecido como danoso para estas gerasse empatia e ajuda à vítima (H2). Esperou-se, ainda, verificar relação positiva entre emoções como o medo e o prazer em observar e a não ajuda à vítima (H3, H4). Participaram na pesquisa 240 estudantes da 6ª à 9ª séries, de ambos os géneros, entre 11 e 16 anos, a maioria com experiência direta e diversificada de bullying. Frequentavam uma escola localizada num bairro periférico e problemático de uma cidade do nordeste brasileiro. Os principais resultados mostram (i) igual distribuição nos papéis observador e apoio à vítima e representação residual de apoio aberto ao agressor; (ii) não confirmação das H1 e H2; (iii) verificação parcial das H3 e H4. Os resultados aconselham intervenções no continuum preventivo, multidimensionais (dimensões afetiva, moral, social e cívica), destinadas a toda a população estudantil e articuladas a ações interinstitucionais na escola toda e na e com a comunidade.