Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
225.66 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Potenciar intervenção educativa sustentada foi uma das motivações da
pesquisa, que tomou como foco o papel das testemunhas de bullying em contexto
escolar: Podem elas ser consideradas aliados na prevenção do bullying? Definiramse
como objetivos identificar os papéis por elas adotados em situação e a sua
posição relativa, bem como verificar a relação entre o papel e variÔveis de
caracterização (idade, género, escolaridade, experiência prévia), clima escolar
(tipo, frequência e gravidade do bullying) experiência da situação (tipo de bullying e
emoções). Esperou-se que o clima escolar, se definido com elevada frequência de
bullying, ao potenciar habituação, comprometesse a ajuda Ć s vĆtimas (H1) e se
reconhecido como danoso para estas gerasse empatia e ajuda Ć vĆtima (H2).
Esperou-se, ainda, verificar relação positiva entre emoções como o medo e o prazer
em observar e a nĆ£o ajuda Ć vĆtima (H3, H4). Participaram na pesquisa 240
estudantes da 6ª à 9ª séries, de ambos os géneros, entre 11 e 16 anos, a maioria com
experiĆŖncia direta e diversificada de bullying. Frequentavam uma escola localizada
num bairro perifƩrico e problemƔtico de uma cidade do nordeste brasileiro. Os
principais resultados mostram (i) igual distribuição nos papĆ©is observador e apoio Ć
vĆtima e representação residual de apoio aberto ao agressor; (ii) nĆ£o confirmação
das H1 e H2; (iii) verificação parcial das H3 e H4. Os resultados aconselham
intervenƧƵes no continuum preventivo, multidimensionais (dimensƵes afetiva, moral,
social e cĆvica), destinadas a toda a população estudantil e articuladas a aƧƵes
interinstitucionais na escola toda e na e com a comunidade.
Description
Keywords
Testemunhas de bullying Papel EmoƧƵes Clima escola
Citation
In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (20-37). Lisboa: ISPA - Instituto UniversitÔrio
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada