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Authors
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Abstract(s)
Potenciar intervenção educativa sustentada foi uma das motivações da
pesquisa, que tomou como foco o papel das testemunhas de bullying em contexto
escolar: Podem elas ser consideradas aliados na prevenção do bullying? Definiramse
como objetivos identificar os papéis por elas adotados em situação e a sua
posição relativa, bem como verificar a relação entre o papel e variáveis de
caracterização (idade, género, escolaridade, experiência prévia), clima escolar
(tipo, frequência e gravidade do bullying) experiência da situação (tipo de bullying e
emoções). Esperou-se que o clima escolar, se definido com elevada frequência de
bullying, ao potenciar habituação, comprometesse a ajuda às vítimas (H1) e se
reconhecido como danoso para estas gerasse empatia e ajuda à vítima (H2).
Esperou-se, ainda, verificar relação positiva entre emoções como o medo e o prazer
em observar e a não ajuda à vítima (H3, H4). Participaram na pesquisa 240
estudantes da 6ª à 9ª séries, de ambos os géneros, entre 11 e 16 anos, a maioria com
experiência direta e diversificada de bullying. Frequentavam uma escola localizada
num bairro periférico e problemático de uma cidade do nordeste brasileiro. Os
principais resultados mostram (i) igual distribuição nos papéis observador e apoio à
vítima e representação residual de apoio aberto ao agressor; (ii) não confirmação
das H1 e H2; (iii) verificação parcial das H3 e H4. Os resultados aconselham
intervenções no continuum preventivo, multidimensionais (dimensões afetiva, moral,
social e cívica), destinadas a toda a população estudantil e articuladas a ações
interinstitucionais na escola toda e na e com a comunidade.
Description
Keywords
Testemunhas de bullying Papel Emoções Clima escola
Pedagogical Context
Citation
In L. Mata, M. Martins, V. Monteiro, J. Morgado, F. Peixoto, A. Silva & J. C. Silva (Eds.), Colóquio Internacional de Psicologia e Educação: Diversidade e educação: Desafios atuais (20-37). Lisboa: ISPA - Instituto Universitário
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
