Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
115.23 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo inscreve-se na problemática da moralidade,
centrando-se no problema da acção moral consistente.
A mobilização de variáveis cognitivas e afectivas para
a compreensão desta questão, e a operacionalização
empírica da consistência no quadro das contribuições
da abordagem desenvolvimental e estrutural da
moralidade constituem traços centrais da pesquisa.
Para a recolha da informação foi construído um
questionário, o qual foi administrado a 156 participantes,
dos 8º e 11º anos de escolaridade, rapazes e
raparigas.
Relativamente aos resultados confirmaram-se
algumas das hipóteses colocadas, embora a sua
interpretação não se apresente linear. Assim, a relação
entre a cognição e a consistência apresentou-se
positiva, mas fraca; já a relação entre a variável
afectiva e a consistência apresentou-se igualmente
positiva, mas mais confiável. Também o género parece
contribuir para a variabilidade da consistência.
Inteiramente não confirmadas foram as hipóteses sobre
a contribuição da escolaridade na consistência, bem
como o efeito mediador da satisfação perspectivada na
relação entre a cognição e a consistência. Finalmente,
a análise integrada da contribuição das variáveis
preditoras na consistência mostrou que todas elas, com
excepção da escolaridade, contribuem para explicar a
variabilidade da consistência, aliás, mais do que
qualquer uma delas isoladamente considerada.
ABSTRACT
The present study is based on a moral problem, and
focus on the issue of consistent moral action. The
mobilization of cognitive and affective variables for
the understanding of this issue, and the empirical
operationalization of consistency, within the frame of
the contributions of a developmental and structural
approach to morality, constitute central features of this
research.
In order to gather information a questionnaire was
structured and applied to 156 8th and 11th grade boys
and girls.
The results have confirmed some of the formulated
hypotheses, although their interpretation is not
straightforward. The relationship between cognition
and consistency presented a positive, however weak,
result regarding the relationship between the affective
variable and consistency, the latter being more
reliable. Gender also seems to play a role in the
consistency variability. The assumptions on the
contribution of schooling to consistency, as well as
the mediating effect of satisfaction, understood in the
relationship between cognition and consistency, have
not been confirmed. Finally, the integrated analysis of
the contribution of predictor variables for consistency
showed that all of them, with the exception of
schooling, help to explain the variability of
consistency, in fact, more than each one of them
considered per se.
Description
Keywords
Afectos Cognição moral Consistência moral Escolaridade Género Affect Gender Moral cognition Moral consistency Schooling
Citation
Análise Psicológica, 28(1), 85-105.
Publisher
Instituto Superior de Psicologia Aplicada